O mundo da Aquariofilia


Pereira77

Recommended Posts

Boa dia/tarde

 

Agradecia imenso que disponibiliza-se apenas 2min para responderem a este inquérito, que contribui para o meu projecto final de curso que, pretende desenvolver e melhorar a área comercial/Empresarial.

 

 

LINK DO INQUÉRITO - https://spreadsheets.google.com/viewform?fo...sLTFHZG5rMEE6MA

 

 

Sem outro assunto, agradeço a vossa disponibilidade.

 

 

Atenciosamente Francisco Murta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a reveres alguns items no teu inquérito, de forma a não ser tão restritivo. Assim como o tens actualmente, não apresenta qualquer validade estatística... Também te aconselho a reveres as questões éticas e deontológicas relativas a qualquer tipo que seja de colheitas de dados sobre sujeitos.

 

Das criticas que te darei daqui para a frente parto do principio que tens alguma formação, por minima que seja, na área da estatistica e tratamento de dados, assim como na área da Investigação e epistemologia, e caso não tenhas formação pelo menos umas noções e acesso a bibliografia acerca do assunto. Caso não tenhas eu posso-te indicar onde podes pesquisar para melhorar o teu trabalho.

 

Não sei a que nivel académico da tua formação te referes quando dizes que é um trabalho de final de curso, quando tu te DEVES SEMPRE identificar, o que estás a fazer, e no contexto de trabalho de final de curso deves referir que curso estás a tirar etc. Seja um curso profissional, ou um curso superior deixa já que te diga que este teu inquérito tem um marcado deficit de qualidade tecnica e metedológica. Peço-te que não me leves a mal, mas para te ser sincero, se eu tivesse apresentado um inquérito assim no meu primeiro ano de faculdade á minha professora de investigação teria levado um enorme puxão de orelhas de caixão á cova, e quando dizes que é um trabalho de final de curso a coisa mostra-se realmente grave a meu ver. Não leves a mal, pode parecer que estou a depreciar-te o teu trabalho com critica somente destrutiva, mas na realidade verás que estou a criticar o teu trabalho, sim, mas no entanto dar-te-ei dicas acerca de como o melhorar.

 

 

 

Ora vejamos...

 

A introdução do teu inquérito é francamente insuficiente, não dás qualquer garantia de anonimato, não há uma politica referido no referente aos resultados da colheita de dados, não explicas correctamente ao que estamos a responder, nem tão pouco enuncias o objectivo do teu estudo, apenas referes a área a que dirige. "Este trabalho consiste em criar/desenvolver um novo segmento de mercado," então o novo segmento de mercado é a elaboração de inquéritos? Como disse anteriormente, se vais fazer um inquérito convem explicares á pessoa o que queres fazer cp, ela, porquê, como, em português correcto e bem estruturado com frases simples e com nexo, algo que falta ai. Compreendo a hipotética necessidade de secretismo da empresa, no entanto "Este trabalho consiste em criar/desenvolver um novo segmento de mercado," não é uma forma correcta de iniciar um inquérito. - Pesquisa acerca das questões éticas e deontologicas envolvidas na aplicação de qestionários/"inquéritos", algo que é de extrema importancia caso enveredes por um caminho profissional em que tenhas que aplicar colheitas de dados, não só estás a fazer as coisas nos conformes como evitas potenciais problemas juridicos se atentares aos critérios e preceitos da ética e deontologia.

 

Faixa Etária, partes do principio que todos os clientes têm no minimo mais de 25 anos de idade, o que está errado em termos de metodologia de Categorização, logo aí os resultados obtidos serão á partida enviesados se não mesmo inúteis para tratamento estatístico futuro. Aconselho-te a recategorizar o inquerito de forma a abarcar não só mais categorias etárias, como idades mais jovens, pois aquariofilos jovens são muitos, ao contrário da ideia menos informada.

 

Profissão, novamente este item apresenta sinais de fraca categorização para posterior tratamento futuro. Das duas umas, ou incluis todas as profissões possiveis e imaginários, o que como todos nós sabemos é impraticavel a menos que uses perguntas abertas ou fechadas(mas ai não seria um questionário, mas sim uma entrevista), ou então mudas as categorias profissionais mais abrangente e menos especifico. Posso-te assegurar que nem todos os aquariofilos são # Vendedor # Arquitecto # Médico # Advogado # Psicólogo # Bancário # Professor # Operadores Call-center # Bancários # Administrador. O meu conselho é, faz categorias do género, Ramo de trabalho, como por exemplo Trabalhadores rurais, trabalhadores industriais, profissionais de saude, profissionais tecnicos superiores e coisas do género, de forma a que o maximo dos vossos clientes se incluam nas categorias e assim voces conhecerem melhor a vossa clientela estatisticamente.

 

É empresário em nome idividual? Sendo um questionário dirigido a clientes esta pergunta não faz sentido pois nem todos somos empresários.... Conselho, ou retiras, ou refazes a pergunta de forma a ser algo mais....Correcto...

 

É trabalhador por conta de outrem? Considerando a questão anterior esta pergunta torna-se redundante, ide ler acerca da redundancia em inqueritos no teu livro de estatistica e investigação...

 

"Se respondeu sim faça a sua opção:" Novamente tens items demasiado restritivos para o tipo de registo em que fazes o estudo, aconselho-te a reveres as categorias que enunciaste de forma a que seja algo mais correcto com o registo de colheita de dados que estás a utilizar... PS: Não existe tal coisa chamada de "Função Privada", ou é privado ou não é, mas função dificilmente.

 

"Qual o seu rendimento? *" Rendimento mensal? Anual? Liquido? Iliquido? A pergunta em si não está mal, mas convem especificares onde é necessário, e este é um local desses.

 

"Têm Aquário?" Se este é um estudo dirigido a aquariofilos não achas esta questão algo redundante? Que tal perguntar antes "Quantos aquarios possui actualmente em funcionamento", ou algo do genero.

 

"Não têm Aquário? " Idem

 

"Qual a média de gastos mensais em Aquariofilia?" Boa Pergunta e com uma boa categorização, mas eu incluiria abaixo dos 20€....

 

Adicionava também a questão- "Tem ganhos monetários com os seus aquários" - Sim - Não A resposta mais facil será o não, mas há gente que ganha uns trocos com venda de algumas especies, nomeadamente discus, ciclideos africanos e pessoal dos salgados que venda frags de corais etc.

 

"Como tomou conhecimento? " (relativamente á aquaplante) Eu adicionaria uma outra opção para o pessoal que descobriu a loja por si próprio a passar na rua, ou assim.

 

"O que acha que poderia melhorar na Aquaplante?" Isto não é uma questão que se dê a este registo, o inquérito, é uma pergunta aberta por excelencia, nenhum item que indiques irá servir para expressar a opinião do utente da loja pois, a subjectividade não encaixa na sua totalidade num inquerito de resposta previamente escolhida. É o mesmo que dizer, "Ah! E tal, gostas do Salazar?" e as respostas serem apenas sim, sim sim sim, percebes? Através dos items indicados não obtens uma resposta fidedigna. A maneira de resolver é dar espaço a cada utente que responda que diga de sua justiça em poucas linhas. Mas decididamente esses items que indicaste não são nem de perto nem de longe os items chave para uma loja/empresa de Aquariofilia.... Tenta antes por exemplo, qualidade do atendimento, qualidade dos produtos, qualidade dos serviços prestados, qualidade dos serviços pós venda etc etc, agora questoes arquitectonicas e estéticas? isso neste ramo é algo secundário....

 

"Com que frequência visita a Aquaplante? " Novamente Pergunta mal elaborada, tens que enunciar um periodo de tempo em analise, por exemplo Com que frequência visita a Aquaplante por mês, ou por cada 6 meses etc... Nesse caso terias que alterar o item 1 para menos ou igual a 1 vez.

 

As restantes perguntas estão bem elaboradas, no entanto, penso que estão demasiado dirigidas a colectividades, novamente não somente são as colectividades que contraem este tipo de serviço, existem também privados, refrasea a pergunta de forma a pores hipoteses mais amplas.

 

Não quero ofender-te, nem desanimar-te, mas sendo esse um trabalho de final de curso, aconselho-te sinceramente a olhares para o questionário, pois afinal de contas um trabalho de investigação, seja ele de ordem meramente estatistico, ou de qualquer outra ordem, apoia-se em dados, dados esse que devem ser o quanto mais acertados e eficientes possiveis considerando o objectivo do Estudo. Isso implica uma criteriosa e cuidado colheita de dados com um uso rigorosamente correcto de meios de colheita, sejam eles a entrevista (nas suas muitas encarnações) o inquérito (que para tua informação tem regras e preceitos bem explicitos). Caso falhes na colheita de dados, não conseguirás honestamente chegar a que conclusão que seja a não ser que fizeste asneira no inicio do processo. Podes chegar a conclusões. mas não serão nem honestas, nem verdadeiras cientificamente, e muito menos é isso que se espera de um trabalho de final de curso.

 

Chegados ao fim das questões, e voltando á pequena introdução que deste: "Este trabalho consiste em criar/desenvolver um novo segmento de mercado, dar notoriedade a marca, mehorar os serviços e aumentar o nível de exigência dos Colaboradores da empresa." Ora que chegados ao fim do inquérito, como avaliaste a eficácia e qualidade dos serviços prestados pelos colaboradores? Como podes então partir dos Dados para inferir as áreas em que é necessário investir na formação, e passar a exigir mais dos colaboradores? Percebes? O Inquérito não responde, nem mesmo tenta responder ás questões de partida para o teu estudo, porque não tens questões que se incluam na qualidade dos serviços prestados, nem sequer a qualidade percepcionada pelo cliente das informações e acções dos vossos funcionários.

 

Não me leves a mal, mas vai reler tudo o que tenhas de investigação e epistemologia a que tenhas acesso, pede ajuda aos teus professores e ou colegas, pois como tens esse inquérito, irás ter graves problemas na avaliação académica assim que entregares o trabalho ao professor/juri e ele vir esse inquérito.....

 

Conselhos, apoiados na teórica, e justificados já eu te dei bastantes agora se os aproveitas é contigo.... Não me leves a mal, mas isso como está actualmente está muito fraquinho, e já estou a ser simpático. Tenta melhorar esse teu inquérito substancialmente antes de começares sequer a colher dados, ou a avaliação desse trabalho não culminará numa boa nota quase de certeza.

 

Reflecte também no restante do trabalho por trás desse questionário, muitas vezes o questionário é a face mais visível de todo o trabalho de pesquisa e preparação, determinação da pergunta de partida etc. Quando surgem erros tão proeminentes na colheita, pode ser sinal de que algo também não esteve bem mais atrás.

 

Para as próximas vezes aconselho-te a leres tu próprio o questionário antes de o aplicares seja a quem for, com olhos de ver, e seres critico sobre o teu próprio trabalho e melhorá-lo caso sintas necessidade. Seguidamente selecciona um sujeito experimental de teste, uma primeira pessoa a quem administras o inquerito, com o objectivo de fazer uma "test run" ao teu inquérito. Se surgirem duvidas problemas, voltas á fase de design do inquérito, voltas a fazer uma "test run" com um outro sujeito. Repetes até que o inquérito seja o mais conciso e correcto possivel. Altura em que está pronto para ser usado no grupo de sujeitos que tu definiste como o universo amostral.

 

Agora fazer aquilo que se chama a "fuga para a frente" um dos erros mais comuns dos investigadores ainda inexperientes, não é o caminho mais indicado=P

 

Espero que as minhas sugestões te ajudem a melhorar o teu trabalho =)

 

Cumprimentos Gervas.

 

PS: Se precisares de ajuda é só perguntar. Não sou um suprasumo das investigações, mas sei algumas coisas, e posso-te ajudar naquilo que puder ou souber.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O amigo gervas deve estudar sociologia.

 

E faz ele muito bem.

 

Se calhar deu mais "ajuda" que aquela que muitos dos professores do Pereira77 se disponibilizaram a ceder.

 

Há tambem que ter em conta que em alguns cursos apenas pedem uma bateria de dados para ser trabalhados, e deles se retirarem algumas conclusões, sem importar a inferência.

 

No fundo, não interessa se se aplica ou se são fiáveis as conclusões. Discordo desse método de trabalho, não devia sequer ser encorajado, já que se aprende algo, aprenda-se das base ao topo.

Atenção que não sei se é o caso!!!

 

De qualquer forma, "bravo" gervas.

 

Força aí Pereira77.

 

Cumps a todos.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estudo sociologia, mas tive uma componente muito importante de investigação e epistemologia na minha formação tanto enquanto aluno de psicologia transitorio, como aluno e profissional de enfermagem. Também levei muitos puxoes de orelhas durante a minha formação.. eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive uma componente muito importante de investigação e epistemologia na minha formação tanto enquanto aluno de psicologia transitorio, como aluno e profissional de enfermagem.

 

Ora bem.

 

Tudo acenta tudo sobre as bases.

Acredito que bases em ciências sociais e humanas só te podem ter tornado melhor enfermeiro.

 

Cumps.

"Só se nos detivermos a pensar nas pequenas coisas chegaremos a compreender as grandes."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais