Algas verdes ou cianobactérias?


goliath_2k

Recommended Posts

Como distinguir umas de outras?

 

Pergunto, porque desde que aumentei a iluminação, estou a ter um surto de algas de umas coisas verdes nas rochas e areão. Parece um veludo verde. Agarrado ao vidro do aqua (se be que aqui é mais fácil limpar) também tenho um pozinho verde.

 

Nas rochas nem me chateia, até acho giro, mas parece que se vêm em suspensão e no areão branco tb fica feio...

 

Como eliminar? Tenho substracto fertil (JBL), CO2 da AquaGro, faço fertilização liquida e iluminação 3x39W para 120L de água. Incialmente comecei com 8 horas, mas agora reduzi para 6 a ver se melhorava.

 

Já alguém me disse que se forem algas as plantas deixam de crescer. Mas as minhas plantas têm crescido que é uma coisa parva. A sessiflora então parece uma selva, a mandar filhos para todo o lado. Uma outra (acho que é uma sagitária) a mesma coisa....

 

Se forem cianobactérias é prejudicial aos peixes?

 

Preciso de ajuda :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom tb tinha algas verdes.

O tratamento que dei foi apenas raspar,

TPA 30%

coloquei anubia e feto java que comem nutrientes da coluna de água

limpei o filtro

reduzi a luz em 50%

 

no entanto, meti várias neritinas: 1 Zebra, 3 Obscuras e 1 Delessert, são todos exclusivos comedores de algas, que sem elas morrem, e não sei se alguma delas é exclusiva de algas verdes que agora não tenho, logo já aumentei novamente a luminosidade para 100%. estes bichos especialmente as obscuras e Delessert dão alto aspecto natural às pedras. Visto que aqui na Póvoa, os rochedos estão sempre cheios de moluscos, logo é algo que vejo como o mais natural.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como comprei neritinas so fiz uma... tenho algas verdes a zero... mas as minhas eram so ponto verde. ve quem tenha resolvido de outras formas... nomeadamente a quimica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais