Nano Art Reef


ARTUR LOPES

Recommended Posts

Olá a todos os Forenses, fica aqui uma ideia que talvez possa inspirar alguém....

 

1week.jpg

 

 

Antes de mais benvindos à minha humilde casa, alugada, aqui para os lados do Magoito.

 

 

geralbia.jpg

 

 

 

Com algumas experiências no passado, estive sem a presença de aquário durante uns bons meses, devido a situações particulares

que envolveram deslocações ao estrangeiro e mudança de casa...

 

Como para mim a aquariofilia é mais do que um hobbie, mas um estilo de vida, tornava-se pertinente a aquisição de um recepiente de vidro constituído maioritariamente de àgua salgada,

rocha, areia e montes de vida colorida...para manter a minha sanidade (ou insanidade :) ) mental....

 

O espaço que dispunha não era dos maiores e a opção de colocação no móvel que divide a entrada da sala pareceu-me boa, pois assim poderia observar o Little Reef Tank de qualquer local...

 

Algumas semanas de reflexão, levaram a que me decidisse pela instalação deste pequeno Nano....

 

geralconst3.jpg

 

 

 

geralconst2.jpg

 

 

 

O conceito base deste pequeno aquário de recife assenta na filosofia do "Small is Beatifull" e "Kiss (Keep it simple Stupid)", onde a a simplicidade e ausência de sump ou refúgio, foi substituida pela colocação de um filtro de cascata,

onde tenho colocado o ChemiPure( um must have - na minha opinião) e onde se encontra pendurado o escumador TMC Nano 80...

 

geralconst.jpg

 

Ficam aqui as fotos dos primeiros habitantes e poderei, como é lógico e se assim o pretenderem, exemplificar o set-up ou postar up-dates deste pequeno e humilde sistema....- dentro do tempo que tenho disponivel e que não é muito!

 

1week_side.jpg

 

gsp.jpg

Thanks Baltasar - Led man

 

pal.jpg

 

histrixgalaxea.jpg

Thanks Ricardo Oliveira

zoamush.jpg

parazoas.jpg

hitchiker.jpg

 

O meu muito obrigado ao Rui Melo pelo magnifico modelo de aquário que desenhou e construiu, ao João Judicibus pela a ajuda, ao Paulo Almeida pelas ideias técnicas, entre outros....

 

 

Um abraço e lembro os membros mais novos nestas lides que a aquariofilia é um percurso e não um destino......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural.

 

Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta.

 

Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes.

 

 

Abraço

Abraço,

 

João Judicibus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda não tinha visto o resultado final. Está porreiro, e como se quer simples e natural.

 

Acho que poderias meter fotos da calha ( desligada de preferência ), e fotos do filtro com o escumador a trabalhar, para assim poder servir de ideia para a malta.

 

Uma actualização nessas fotos também não era mau, pois sei que estas são do inicio e que agora o aqua está mais composto, e com peixes.

 

 

Abraço

ÓÓHH Meu caro Amigo João, os Seus desejos são ordens.....

 

Então é assim:

A calha é um aproveitamento da estante superior ao aqua, onde coloquei 5 casquilhos normais E27 e dois suportes T8:

 

IMG_27812.jpg

 

Utilizei na parte posterior uma lampada de 32W 6700ºk mais duas azuis de 15W em cada lado desta. À frente coloquei uma 6700ºk e uma azul, ambas de 15W. Adquiridas no Aki!!!! No centro conto com uma PowerGlo e uma actinica com 14W.

 

Posso descrever que visualmente um tom de luz tipo Ice Blue com uma boa resolução de vermelhos, que me agrada muito e torna natural o ambiente, propicio ao desenvolvimento dos corais!

 

Relativamente à questão do escumador, este encontra-se pendurado no filtro de cascata, de modo a esconder a AquaBee(As preferidas do João Judicibus...eheheh) Up500 que alimenta de modo ultra silencioso este excelente escumador....

IMG_27712.jpg

IMG_2770.jpg

 

No campo ainda do DIY, construí um repositor automático, com análise de niveis baixos, médios e altos que por sua vez comanda uma bomba de reposição da Tunze, que está colocada num depósito em vidro azul, made by Rui Melo( Este gajo é o maior....Lol) colocado na retaguarda do aqua....

IMG_2722.jpg

IMG_2724.jpg

IMG_2728.jpg

 

Quanto ao resto do set-up:

IMG_2716.jpg

 

Aquecimento : Elemento de titânio da Shego ( Thanks João) ligado ao controlador digital de temperatura.

 

Circulação : Vortech MP10 - A melhor invenção a seguir à roda.

 

IMG_2714.jpg

 

 

De resto, estou poderei esclarecer qualquer dúvida deste set-up:

IMG_2711.jpg

IMG_2782.jpg

 

Ficam aqui umas fotos da rapaziada....

IMG_2700.jpg

 

Debelius...

IMG_27782.jpg

 

Parazoathos e outra cena azul que não sei o que é ( any :evilbat: ? please...)

IMG_27752.jpg

 

IMG_2754.jpg

 

IMG_2753.jpg

 

IMG_2751.jpg

 

IMG_27022.jpg

 

IMG_2760.jpg

 

O meu favorito...

 

IMG_2755.jpg

 

IMG_27682.jpg

 

Last but not least....

 

IMG_2763.jpg

 

Abraço e o meu especial agradecimento a toda a equipa do Forum por manterem este lugar especial que visito à quase 5 anos!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur

 

As cenas azuis junto aos parazooanthos leva-me a crer que sejam "Anthelias",pode tambem acontecer serem "Clavulárias",pois são muito parecidas...mas inclino-me para a "Anthelia",que normalmente è azul...ao passo que a "Clavulária" è em tons verdes.

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Cjorgene,

obrigado. Por acaso eu estava inclinado para clavulária azul,

mas estes pólipos são menores - apresentam um "caule" mais curto! - diferentes dessas duas hipoteses.

Comprei-os na Bubbles e como não estavam identificados tem sido um pouco difícil atribuir uma identificação.

Grande abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Filipe.

É claro que continuareí a postar up-dates e é com muito gosto que pudereí ajudar ( dentro da minha humildade ) a explicar o meu set-up.

Quanto à vortech, é de facto fantástica, pois permite num espaço muito reduzido uma total circulação aleatória por toda a disposição do aquário, com muitos modos de uso e um efeito de movimento quase "mágico". Além de ser extremamente silenciosa. De referir que eu tenho estado a experimentar entre o modo Lagoon e o Reef Crest com a potencia a 50%. Acho que prefiro o Reef Crest..... Quando as luzes se apagam está programada para o Night Mode e aasim fica mais suave.... Espectacular!!!!!

 

Abraço e cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Parabéns, esta a ficar bastante interessante.

 

Tens tido bons resultados com o sistema DIY de reposição?

Pergunto porque eu tentei fazer um parecido no meu, mas deu problemas com a bóia, não e muito de fiar, nem sempre dispara a bomba.

Se poderes coloca mais informação desse sistema.

 

Cumprimentos e boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema....

Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...)

Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de:

- um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 €

- uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta)

- um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 €

- uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 €

- uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau :girlhitboy: ...

 

De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero!

 

De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição....

 

Qualquer coisa dispôe....

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Olá Bruno,

gostava de saber mais dados relativos à eventual falha do teu sistema....

Para mim, este sistema funciona com gestão entre niveis, mas poderia ter feito algo mais simples com a colocação directa ao relé de acoplamento ( este componente é essencial, pois as bóias de nivel não têm capacidade de intercalar tensões e correntes muito elevadas! podem até queimar o contacto interno e entrar em curto...)

Seria dificil estar a explicar detalhadamente o circuito que presentemente tenho, no entanto, para um sistema de reposição simples recomendo a utilização de:

- um relé de baixa voltagem(6 V com saida para 3A ) - cerca de 3 €

- uma bomba de reposição da Tunze - cerca de 15 € (estas são recomendadas para funcionar entre 9 a 12 v, mas funcionam bem a 6 e de forma mais lenta)

- um transformador dos chineses (a funcionar a 6v com o minimimo de 1A) - 2 €

- uma bóia de contacto normalmente fechado - cerca de 5 €

- uma dose de paciência e jeito com o ferro de soldar - uma imperial e um pastel de bacalhau :D ...

 

De salintar que intercalei uma espécie de reactor DIY para Kalkwasser. Posso explicar posteriormente e tem um custo de quase zero!

 

De resto o meu sistema funciona bem e com precisão, sem chatices.... O depósito tem capacidade para cerca de 2 semana de reposição....

 

Qualquer coisa dispôe....

 

Abraço

 

Boa Noite.

 

No meu caso o sistema funciona com uma bomba de ar que ao criar pressão no depósito obriga a água a correr pelo tubo ate ao aquário. Quando comprei a bóia foi-me dito que bastava colocar a bóia no meio do circuito eléctrico que abastece a bomba de ar. Ou seja trabalha com a corrente da tomada. Isto foi o que me disseram na loja de electrónica. O meu problema e que nem sempre ela dispara quando a bóia sobe ou desce, resultado ou não faz a reposição ou provoca inundação.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais