Inicio de uma nova fase


Rafael Ribeiro

Recommended Posts

olá

 

recentemente numa ocasiao construi para a minha namorada um complexo de dois pequenos aquarios que ofereci e que depois foram povoados com dois betas CT. um macho e uma femea.

É certo que os bettas nunca me tinham chamado muito a atenção mas quando tive oportunidade de observar os seus comportamentos reprodutivos fiquei absoluamente fasinado por esta especie e pela sua beleza e imediatamente começei a ler e digerir informação sobre estes.

 

Proponho me manter e reproduzir bettas e este é para ja o meu projecto, uma pequena bateria caseira para bettas. vou utiizar cubos vodafone e o esquema que iria utiizar era este.

 

 

bateriabeta.jpg?t=1266706551

 

 

a ideia era deixar o utimo cubo (possivelmente metade de um cubo) que seria destinado ao filtro e ao termostato sendo que o fluxo filtrado seria encaminhado para o primeiro cubo com uma tubagem para permitir circulação de agua e manutenção da temperatura em todos os cubos por acção de um termóstato.

 

a parte exterior dos cubos, que ficará unida seria pintada de preto como na foto para impedir a visão entre cubos e os furos, feitos a serra craniana, seriam cobertos com uma rede de malha muito fina, fina o suficiente para deixar passar a agua e impedir a visão entre os bettas assim como a sua passagem.

 

gostava de pedir as vossas opinioes e gostava que me fizessem todas as criticas construtivas que acharem necessárias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Rafael

 

Parabéns tens ai um bom projecto, todas as pessoas que têm os bettas num cubinho pequeno e sem aquecimento deviam seguir o teu exemplo.

 

No projecto em si, única coisa que tenho a dizer, é que a bomba da água tem de ser de muito pouco potencia para que o betta que leva com a saida não ter muita movimentação de água. De resto parece viavel e uma boa maneira de manter os bettas macho

 

Aproveito para tirar uma dúvida... nunca tive cubos de vodafone, quantos litros leve aproximadamente?

 

P.S. tem cuidado com a tinta que vais usar...

Editado por Jorge Bento

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Jorge,

 

queria começar por agradeçer o facto de criticar o meu projecto. como o senhor disse as vezes vejo bettas em condições que chegam a ser revoltantes.

 

agora por pontos, para a bomba de agua vou utiizar um daqueles filtros pequenos e regulaveis para que o fluxo fitrado seja forte apenas o suficiente para empurrar a agua até a outra ponta da tubagem. se vir que ainda assim gera muita corrente, e de equacionar outro cubo para o lado esquerdo que tambem iria ficar vazio apenas para receber o fluxo de agua.Isto seria positivo pela questao do fluxo e para aumentar a litragem do sistema. quanto a tinta nao penso que seja muito importante pois vai ficar no exterior dos cubos contudo vou tentar escolher uma segura :medieval_mace: .

 

ah e um cubo tem aproximadamente 5 litros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

não achas que, se a rede for fina de maneira que eles não se vejam, ela própria vai acabar por servir de filtro , isto é, com a circulação da água vai haver ''lixo'' que não passa na rede...

Se calhar é melhor testares a espessura antes de começares.

Continua, estás no bom caminho, e dá sempre pica inventar...

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

não achas que, se a rede for fina de maneira que eles não se vejam, ela própria vai acabar por servir de filtro , isto é, com a circulação da água vai haver ''lixo'' que não passa na rede...

Se calhar é melhor testares a espessura antes de começares.

Continua, estás no bom caminho, e dá sempre pica inventar...

 

nunca tinha pensado nesse ponto de vista. realmente tenho de estudar bem o caso. mas se pensarmos que lixo será formado? fezes, e restos de folhas resultantes das plantas que tambem nao andam assim sempre a cair felizmente. isto não e nada que uma remoção manual periodica( e penso que nem será em intervalos de tempo muito pequenos) nao resolva. contudo vou aceitar a sugestão e testar diferentes malhas. obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou aproveitar para fazer uma pergunta, se nao pintar os cubos, se os bettas se virem, há algum problema? faz mal a eles?

desculpem a mimnha ignorancia, mas tinha pensado num projecto parecido, mas nunca pensei na parte deles nao se verem de ai a minha duvida

 

obrigado

 

Rafael esta ai um bom projecto, e pelo que já li aconcelho-te mesmo usares os cubos das pontas vazios, por causa do fluxo da água, e se em vez de quereres por uma rede, faz antes secalhar buracos fininhos com algum espaço entre eles nos varios cubos axim resolves o problema do lixo e eles não se veêm a mesma

 

 

algo deste estilo:

 

gallery_44240_2058_13875.jpg

 

cumprimentos e boa sorte

Editado por psycodream
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao de eles nao se verem penso que nao fará propriamente mal mas teriamos os peixes constantemente stressados pela proximidade de uma luta com outro macho.

 

 

inicialmente tambem pensei nisso dos pequenos furos. o problema é o seguinte, eu pretendo colar cubo com cubo e para fazer varios furinhos tinha de garantir que eles estavam exactamente no mesmo sitio nos dois cubos vizinhos para que aquilo ficasse realmente estanque. é certo que não é impossivel mas penso que a outra solução seria mais prática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao de eles nao se verem penso que nao fará propriamente mal mas teriamos os peixes constantemente stressados pela proximidade de uma luta com outro macho.

 

 

inicialmente tambem pensei nisso dos pequenos furos. o problema é o seguinte, eu pretendo colar cubo com cubo e para fazer varios furinhos tinha de garantir que eles estavam exactamente no mesmo sitio nos dois cubos vizinhos para que aquilo ficasse realmente estanque. é certo que não é impossivel mas penso que a outra solução seria mais prática.

 

o que eu estou a pensar fazer e colalos e depois de todos colado e que vou furar, mas nao e a cortar, e com um bico quente atravessa-los de um lado ao outro varias vezes axim em todos, assim os buracos ficariam tambem completamente estanques:D

 

entendes?

 

e que nao tenho la muito jeito para me explicar bem lol:S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a questao de eles nao se verem penso que nao fará propriamente mal mas teriamos os peixes constantemente stressados pela proximidade de uma luta com outro macho.

 

 

inicialmente tambem pensei nisso dos pequenos furos. o problema é o seguinte, eu pretendo colar cubo com cubo e para fazer varios furinhos tinha de garantir que eles estavam exactamente no mesmo sitio nos dois cubos vizinhos para que aquilo ficasse realmente estanque. é certo que não é impossivel mas penso que a outra solução seria mais prática.

 

Se vais usar cubos separados o melhor que fazes, na minha opinião é a seguintes:

 

deixas os tubos separados sem qualquer furo, a mangueria por cima dos cubos fazes um furo de maneira que cada cubo tenha um furo para ele, depois metes os cubos com bettas mais alto que o com o filtro, fazes um furo em cada um dos cubos e punhas uma mangeira a redicionar a agua que vai sair para o cubo com o filtro.

Isto tem um setup um pouco mais complicado

 

Se nao percebeste diz-me que faço um desenho.

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Psycodream,

 

realmente essa era uma boa ideia, e de facto, ao atravessares os dois cubos possivelmente o acrilico ira fundir se com o calor tornando a passagem entre os furos completamente estanques.

 

 

 

Jorge,

 

A proposta é interessante mas encontro - lhe alguma objecções que vou passar a expor.

 

o que acontece e que vamos ter quatro ou cinco cubos a um nivel superior do que o cubo do termostato e filtro a debitar agua para esse mesmo cubo. Daqui decorre uma situação que era a sincronia entre a quantidade de aqua que era debitada para o cubo e a quantidade de agua bombeada pelo filtro teria de ser igual e perfeita sob pena do cubo transbordar e isto sinceramente parece me complicado. ou entao para resolver este problema tinhamos de ter o cubo perfeitamente selado, o que é possivel mas iriamos perder o acesso ao termostato e ao filtro.

 

e ainda outra, ao termos um furo para cada cubo iriamos ter movimentaçao de agua excessiva em cada cubo.

 

agradeço que me corrija porque esta análise que fiz pode estar incorrecta.

 

obrigado aos dois

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Psycodream,

 

realmente essa era uma boa ideia, e de facto, ao atravessares os dois cubos possivelmente o acrilico ira fundir se com o calor tornando a passagem entre os furos completamente estanques.

 

 

 

Jorge,

 

A proposta é interessante mas encontro - lhe alguma objecções que vou passar a expor.

 

o que acontece e que vamos ter quatro ou cinco cubos a um nivel superior do que o cubo do termostato e filtro a debitar agua para esse mesmo cubo. Daqui decorre uma situação que era a sincronia entre a quantidade de aqua que era debitada para o cubo e a quantidade de agua bombeada pelo filtro teria de ser igual e perfeita sob pena do cubo transbordar e isto sinceramente parece me complicado. ou entao para resolver este problema tinhamos de ter o cubo perfeitamente selado, o que é possivel mas iriamos perder o acesso ao termostato e ao filtro.

 

e ainda outra, ao termos um furo para cada cubo iriamos ter movimentaçao de agua excessiva em cada cubo.

 

agradeço que me corrija porque esta análise que fiz pode estar incorrecta.

 

obrigado aos dois

 

 

de nada rafael estamos cá é para partilhar ideias, experiencias para todos aprendermos

 

a ideia que eu tenho e se tudo correr bem em breve estara pronta e mesmo essa, porque com o calor tudos os burcaos ficaram estanques sem hipotesses de fuga:D

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

faz também uns furos rente ao fundo, ou se tiveres areão, logo a seguir, para limpar alguma coisa.

Se por acaso tiveres tempo e \'\'dedicação\'\', não precisas do filtro, pões os furos para o termostato aquecer o aqua e efectuas trocas parciais de água uma vez por semana, deve ser suficiente.

Mas o projecto é teu, decide e podes sempre melhorá-lo...

Vou tirar umas fotos ao \'\'meu\'\' projecto e por aqui para tu veres...

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Psycodream,

 

realmente essa era uma boa ideia, e de facto, ao atravessares os dois cubos possivelmente o acrilico ira fundir se com o calor tornando a passagem entre os furos completamente estanques.

 

 

 

Jorge,

 

A proposta é interessante mas encontro - lhe alguma objecções que vou passar a expor.

 

o que acontece e que vamos ter quatro ou cinco cubos a um nivel superior do que o cubo do termostato e filtro a debitar agua para esse mesmo cubo. Daqui decorre uma situação que era a sincronia entre a quantidade de aqua que era debitada para o cubo e a quantidade de agua bombeada pelo filtro teria de ser igual e perfeita sob pena do cubo transbordar e isto sinceramente parece me complicado. ou entao para resolver este problema tinhamos de ter o cubo perfeitamente selado, o que é possivel mas iriamos perder o acesso ao termostato e ao filtro.

 

e ainda outra, ao termos um furo para cada cubo iriamos ter movimentaçao de agua excessiva em cada cubo.

 

agradeço que me corrija porque esta análise que fiz pode estar incorrecta.

 

obrigado aos dois

 

Isso resolve-se facilmente da seguinte maneira, fazes um cilco, isto é, o tubo que sai do filtro passa pelos aquarios e a ponto voltas a colocar no mesmo cubo do filtrao, assim já nao precisas de te preocupar com o fluxo, fazes uns buracos e inseres uns tubos propios de regra que vai pingando para dentro do tubo o exsceo de agua volta para o mesmo cubo.

Unica preocupaçao que tens é nao entopir o buraco que sai dos cubos dos bettas para o cubo do filtro isso evitas facilmente usando um tubo com um diametro de cerca de 8mm, eu usava esse sistema sem problemas. :character0050:

Obrigado

Jorge Bento

Licenciado em Biologia Marinha e biotecnologia no ramo de aquacultura

Presidente da Associação Portuguesa de Bettas splendens e selvagens

www.apbettas.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge, á experiencia e visto que disponho de espaço, vou montar as duas versoes para ver qual será mais eficaz em termos de distribuição de temperatura e facilidade de manutenção. depois vou postar os resultados.

 

Gaio, realmente é uma boa ideia essa dos furos a cima do nivel do areão.

 

 

quanto ao setup dos cubos estou a pensar por uma pequena camada de areão para nao retirar muita litragem e algumas Ceratophyllum demersum pela sua facil manutençao.

 

o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

aqui estão as fotos do meu ''bettanário''.

Quando encher de água nem quero ver... :( !!!

 

1- Projecto

semttulozr.th.png

 

2- Vista Geral

95327042.th.jpg

 

3- Vista Geral

94554310.th.jpg

 

4- Três prateleiras com 8 cubos vodafone cada

35278605.th.jpg

 

5- Vista prateleiras

47487599.th.jpg

 

6- Vista prateleiras

90751280.th.jpg

 

7- Cada prateleira têm torneira de controlo do caudal assim como cada cubo

72660617.th.jpg

 

8- Furo na traseira do cubo controla altura da água e faz escoamento para a Sump por tubo PVC

34335672.th.jpg

 

9- Tubo PVC escoamento

25329623.th.jpg

 

10- Tubo PVC escoamento

57685556.th.jpg

 

11- Tubo PVC escoamento

67783737.th.jpg

 

12- Entrada do tubo PVC escoamento na Sump

88021621.th.jpg

 

13- Sump

45964253.th.jpg

 

14- Bomba de água

48272657.th.jpg

 

15- Filtro UV

37912309.th.jpg

 

 

Todo o sistema está sobre placas de esferovite para isolar o calor.

 

Muito trabalho e tempo para montar tudo, finalmente acabei............

 

Como disse no início, falta encher de água e peixes....

Editado por Gaio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Gaio. mas que rico bettanário, sem duvida que me inspirou. deixa me fazer te uma pergunta, onde arranjaste essas estantes?

 

Obrigado, as estantes comprei no AKI, são 2 juntas, não me lembro do preço, mas são baratas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tenho um projecto parecido montado, mas com muitos mais cubos. São 20 cubos divididos em 4 filas de 5, em forma de escada.

 

Posso dizer desde já que tem como desvantagem a limpeza dos mesmos, visto que estão colados, torna-se muito difícil. No teu caso como são apenas quatro, talvez seja uma pequena dificuldade sem importância. Outra desvantagem tem a ver com a temperatura, não se consegue um temperatura igual por todos os cubos. No teu caso como são apenas quatro, talvez seja uma pequena diferença.

 

Defendo por estas razões que a ideia do Jorge é melhor. Nada de cubos colados e com entradas separadas de agua. As saídas em tubos de 8mm. Não te preocupes que não vai haver transbordos. A agua que cai nunca será mais que a que entra.

 

Se optares por colar os cubos, não deves fazer furos muito em baixo e passo a explicar a razão. Se porventura um dos cubos quebrar vai escoar agua toda do mesmo e dos outros. Deves fazer do meio para cima na minha opinião. Mas defendo que devem ser no limite da altura de agua que tencionas ter nos cubos.

Não precisas pintar os cubos, com um pouco de lixa podes torna-los opacos e resolve-te o problema de eles terem visibilidade entre eles.

 

Qualquer coisa dispõe.

Editado por Diabrete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá diabrete,

 

realmente tens ra~zão, principalmente na parte da manutenção dos cubos. mas se pensarmos.... 5 subos.... ficam com cerca de noventa centimetros.

 

não é mada de mais..... acho que da perfeitamente para fazer a manutenção. mas de qualquer maneira vou montar os cubos das duas maneiras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais