Recommended Posts

boas pessoal, ontem comprei um aquario de 80 cm em segunda mao, acontece que reparei depois que a silicone que tem parece-me ser da silicone comum, ou seja nao é a propria para aquarios, o aquario em questao, tem cerca de 4 anos, o antigo dono diz nunca ter tido problemas com a silicone, mas o meu receio é que me acabe por dar problemas, pois vou lá colocar 2 casais de escalares a criar, será que a silicone mesmo nao sendo a apropriada perde o poder toxico ao passar dos anos? ou terei de trocar tudo?

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem ... eu sou químico e trabalhei alguns anos com culturas de bactérias, quando recebiamos um novo reator(Dorna ... tipo um balde onde ficam as culturas de bactérias) haviam valvulas e bombas que eram coladas ao sistema ... bem mas vou chegar na parte que tem haver com teu aquario agora ... colocavamos ele para rodar (como um aquario a ciclar) só com água para que as substâncias tóxicas para as bactérias se diluíssem na água, que era trocada várias vezes durante períodos que podiam chegar a semanas até que em testes de laboratórios não detectássemos mais a presença de tais substâncias.

 

Acho que o masmo ocorre em aquários tudo que já tinha de tóxico no silicone já passou pra água durante os anos que ficou com seu antigo dono. Acho que mexer agora talvez seja mais prejudicial para o aquário pois pode expor partes do silicone cujas subtâncias tóxicas ainda não foram solubilizadas. Ná fabrica onde trabalhei tínhamos sérios problemas quando precisávamos substituir uma válvula (era uma indústria de alimentos) pois as borrachas de vedação, colas, encanamentos por vezes calsavam alterações no sabor... pois liberavam substâncias no produto.

 

Resumindo ... a menos que teu aquário esteja vazando ... acho que não deves mexer nele .

 

Esta é minha opinião.

 

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, António!

 

E já agora, eu perguntaria, o que te levou a pensar que o silicone com que esse aquário foi construído, não fosse próprio para o efeito?

É que se foi pelo aspecto, não entendo bem como se pode distinguir um do outro, ainda menos depois de curado e passados 4 anos...

 

Ao que parece, também há fabricantes de silicone que dizem que o seu produto não é adequado para aquários, pela simples razão de que não querem receber reclamações quanto a eventuais derrames (e consequentes estragos em móveis, pavimentos, etc.) provocados por uma aplicação menos cuidada ou alguma bolha ocasional, deixada na aplicação por algum amador (como a maior parte de nós).

Por cada tubo que eventualmente venderiam para usar em aquários, vendem de certeza muitíssimos milhares de tubos para usar em cozinhas e casas de banho, onde a água não exerce qualquer pressão sobre as juntas, aplique quem aplicar, logo as hipóteses de reclamação nessas utilizações são praticamente nulas...

 

Já num aquário, a pressão torna-se apreciável no fundo, e é maior quanto maior é a sua profundidade, então basta uma falha no silicone do diâmetro de um cabelo, para ele poder verter...

Às vezes, questões como imagem de marca e marketing passam-nos muito ao lado, mas para os fabricantes, são fundamentais e fazem todo o sentido.

 

Abraços,

JPB

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.