POIS É.


Tex Dias

Recommended Posts

Não sou novo por estas andanças dos salgados, mas na terça feira, dia de carnaval, tive uma partida daquelas mesmo a serio!

 

Sai de casa na sexta, enquanto estava tudo ok, para ir para a terra.

 

Alimentador.... agua de reposição.... tudo OK.

 

POis é na terça quando entro em casa senti um cheiro daqueles ....... meu deus.

 

encontrei tudo morto, desde peixes a corais tudo se estava a desfazer. Foi muito duro. Acreditem. Nem podia imaginar. Neste momento nem consigo ver o video que tinha feito dias antes. DASSSSSSSSSS.

 

Causa. dijuntor no quadro em baixo.

 

Alguem tem alguma solução para estes casos de energia?

 

Vou voltar a estaca 0 e vou fazer de novo.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento saber isso, é muito mau estar numa situação dessas, eu já fico desfeito quando qualquer vivo do meu aquario morre, quanto mais ter tudo morto.

 

Podes ter um problema com o diferencial do dinjuntor, (ser muito sensivel e isso causa um disparo do dijuntor sempre que há uma anomalia na rede) em mas isso quem te pode dar melhor informação é um electricista, eu por uma questão de prevenção mesmo sem ter o aquario (devido ao frigorifico e a arca congeladora) sempre que me ausento peço a alguem conhecido para dar um olhinho se não há problemas com a electricidade. mesmo pensar numa UPS para o sistema nunca seria capaz de aguentar o sistema por muito tempo, até porque não foi um corte de energia, mas sim um disparo do dijuntor.

 

Agora ultrapassada a causa, que tal saber a razão ? é que se for uma problema no fornecimento da EDP, o que podes verificar junto da mesma se houve alguma anomalia na tua area, sempre podes pedir responsabilidades a mesma, não sei se eles irão te ressarcir, mas pelo menos podes tentar!!!!

 

um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yikesyikes:shock: ...terrivel!!

 

Felizmente nos meus 15 anos de aquariofilia nunca me aconteceu nada disso...mas sempre que volto de fim de semana...é um alivio ver que quando chego a casa esta tudo bem!!!

 

O ideal para prevenir estas coisas é:

1- Ter uma UPS das razoáveis, no qual devemos ligar a bomba de retorno, 1 bomba de circulação e se possível um aquecedor fraquito!

Já existem algumas no mercado da aquariofilia que são boas e a um preço justo acho! Existem as Zeus por exemplo que sao a um preço razoável!

Penso que dependendo das baterias conseguem aguentar 1-3 dias...

2- Usar o sistema da profilux que manda sms sempre que há alguma falha/alteração no aquario...

Muito bom, mas bastante caro...

 

Eu estou inclinado para comprar uma UPS...é que para além de se perder tudo, ainda é muito dinheiro investido que vai à vida!!!

 

Força aí.... :whocares:

 

Cumps

Joao

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou novo por estas andanças dos salgados, mas na terça feira, dia de carnaval, tive uma partida daquelas mesmo a serio!

 

Sai de casa na sexta, enquanto estava tudo ok, para ir para a terra.

 

Alimentador.... agua de reposição.... tudo OK.

 

POis é na terça quando entro em casa senti um cheiro daqueles ....... meu deus.

 

encontrei tudo morto, desde peixes a corais tudo se estava a desfazer. Foi muito duro. Acreditem. Nem podia imaginar. Neste momento nem consigo ver o video que tinha feito dias antes. DASSSSSSSSSS.

 

Causa. dijuntor no quadro em baixo.

 

Alguem tem alguma solução para estes casos de energia?

 

Vou voltar a estaca 0 e vou fazer de novo.

 

Um abraço

 

De facto é frustrante saber uma noticia dessas.

Eu ainda sou muito caloiro nos aquarios de agua salgada, ainda tenho o meu no inico do ciclo.

Mas esse problema, pode não ter nada a ver com a EDP, se foi algum disjuntor ou o diferencial que desligou.

Pode ter sido alguma sobrecarga de algum equipamento, ou mesmo algum curto-circuito que tenha desligado o disjuntor diferencial.

Isso normalmente acontece quando se tem muitos equipamentos ligados numa só tomada, há sobrecarga na linha e o disjuntor vai abaixo ao minimo problema.

No meu caso eu estou sujeito a que isso me aconteça, porque tenho todos os equipamentos (calha de iluminação, bombas, escumador, termostato, etc, etc) ligados na mesma tomada, com extenções e triplas.

A minha sorte é que tenho uma potencia contratada de 6.6 KVA e disjuntores de alta amperagem.

Se fosse a ti, pensava em aumentar a amperagem do disjuntor que te alimenta essas tomadas onde tens ligados todos os equipamento do aqua.

Há pessoas que tem, por exemplo, disjuntores de 15 amperes e depois ligam tudo e mais alguma coisa nessa tomada e o resultado é??

Pois, o disjuntor não aguenta e à minima coisa...vai abaixo.

Mas quero deixar-te aqui o meu abraço e, força, não desistas

 

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tex Dias

Quero deixar aqui a minha solidariedade, pois é um acontecimento bastante desanimador, infelizmente conheço essa senssação.

è necessário coragem e amor á aquariofilia para continuar.

moro em Vialonga, se for necessário alguma ajuda dentro das minhas possibilidades envia-me uma menssagem que eu responderei.

Conforme aqui já foi referido, uma solução será de facto comprar uma UPS, mas atenção que quanto maior for a autonomia maior é o preço, no entento pode sempre fazer-se algumas alterações, por exemplo, eu vou este fim de semana comprar uma ao super mercado ao lado do estádio do Benfica, que suporta 600W e tem uma autonomia de 10 minutos custa 49,90 euros, mas pretendo abri-la e deligar os fios da bateria para lhe ligar uma bateria externa de automóvel, ficando assim com uma autonomia muito superior dependendo da capacidade da bateria claro, isto é o que eu vou fazer.

desejo boa sorte na nova montagem, e força .

cumprimentos

afonso

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tex Dias

Quero deixar aqui a minha solidariedade, pois é um acontecimento bastante desanimador, infelizmente conheço essa senssação.

è necessário coragem e amor á aquariofilia para continuar.

moro em Vialonga, se for necessário alguma ajuda dentro das minhas possibilidades envia-me uma menssagem que eu responderei.

Conforme aqui já foi referido, uma solução será de facto comprar uma UPS, mas atenção que quanto maior for a autonomia maior é o preço, no entento pode sempre fazer-se algumas alterações, por exemplo, eu vou este fim de semana comprar uma ao super mercado ao lado do estádio do Benfica, que suporta 600W e tem uma autonomia de 10 minutos custa 49,90 euros, mas pretendo abri-la e deligar os fios da bateria para lhe ligar uma bateria externa de automóvel, ficando assim com uma autonomia muito superior dependendo da capacidade da bateria claro, isto é o que eu vou fazer.

desejo boa sorte na nova montagem, e força .

cumprimentos

afonso

 

Olá Afonso,

 

Isso de ligar uma bateria de automóvel não vais dar "asneira"...? não são de 12V?

E fica mais barato fazer essa adapração? Uma bateria de automóvel ainda custa uns bons 80€...

 

Paulo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá placas boa tarde

As UPS's para grande autonomia custam uma fortuna, esta é a forma que eu penso ser mais económica .

numa UPS pequena que normalmente se usa em casa para o computador ou outroa aparelhos a autonomia não vai além dos 10 minutos pois a bateria no seu interior é muito pequena, o que eu pretendo fazer é desligar essa bateria, aproveitar todo o sistema electrónico e usar uma bateria de grande capacidade para em caso de falta de energia da EDP eu ficar com uma autonomia muito superior (depende da capacidade da bateria que se utilize claro).

é evidente que este não é o sistema ideal, mas desenrasca para pequenos cortes de energia.

No caso de um disjuntor se ir abaixo e não estiver niguém em casa, é aí que a porca torce o rabo, pois quando se acabar a carga da bateria voltamos á estaca zero.

Atenção eu sou apenas mais um engenhocas gosto destas coisas mas não quero fazer-me passar por nenhum "expert" .

cumprimentos

afonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá placas boa tarde

As UPS's para grande autonomia custam uma fortuna, esta é a forma que eu penso ser mais económica .

numa UPS pequena que normalmente se usa em casa para o computador ou outroa aparelhos a autonomia não vai além dos 10 minutos pois a bateria no seu interior é muito pequena, o que eu pretendo fazer é desligar essa bateria, aproveitar todo o sistema electrónico e usar uma bateria de grande capacidade para em caso de falta de energia da EDP eu ficar com uma autonomia muito superior (depende da capacidade da bateria que se utilize claro).

é evidente que este não é o sistema ideal, mas desenrasca para pequenos cortes de energia.

No caso de um disjuntor se ir abaixo e não estiver niguém em casa, é aí que a porca torce o rabo, pois quando se acabar a carga da bateria voltamos á estaca zero.

Atenção eu sou apenas mais um engenhocas gosto destas coisas mas não quero fazer-me passar por nenhum "expert" .

cumprimentos

afonso

 

eu entendi o projecto Afonso, fiquei foi admirado de uma bateria de carro poder alimentar um aparelho de 220V (é que eu também não sou nenhum expert :music_singguitar:

depois, quando recuperares do choques eléctricos.....(brincadeira).... conta se a bateria funciona e a autonomia :smile2:)

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais