aquario comunitario com 3,30metrso


Major

Recommended Posts

Boa noite a todos, tenho um aquario com 330 centimetro de frente, 60 cm de altura e 40 de profundidade.

iluminado com 9 lampadas florescentes da sera, 6 tipo grolux e 3 intensificador de azuis.

tem 3 termostatos de 300w e dos filtros exteriores com lampadas UV com capacidade 300 litros/hora cada.

ph establizado nos 6,8 e temperatura nos 24,5ºC.

Muito plantado com plantas naturais que se estão a dar bem e a crescer e os habitantes são:

16 tetras serpa

32 neons

17 zebras

3 limpa vidros de cor clara (não sei o nome)

2 limpa fundos loricaria filamentosa

2 peixes gatos Corydoras ...?

2 mollis negras

2 mollis Marmores

12 espadas

6 platys

1 colisa lalia

4 trichogaster leeri

4 trichogaster trichopterus

2 trichogaster microlepis

3 colisa labiosa

6 guppy macho

4 guppy femea

5 escalares 2 discus

2 peixe gato q nao sei identificar (cinza quase branco com pintas pretas e bigodes maiores que eles)

agradeço o vosso conselho:

-Posso por mais peixes no aquario?

-Se tenho que dispensar algum, qual?

-Vivo em apartamento, por isso só posso dar alimentação de compra,

tou a misturar 12 tipos de comida (incluindo Tubifex, dáfnias etc.)

Misturei tudo (deu quase 1 Kg. de comida e vou dando misturada)

Que quantidade posso dar por dia

- paderá algum destes reproduzir em cativeiro sem cuidados especiais, (tem zonas de esconderijo e um

canto só com musgo de java. obrigado a todos

Jorge Major

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo menos os guppys é provavel que se comecem a produzir.

Só um reparo, não tens, de longe, filtragem suficiente para essa litragem. Se fosse a ti revia isso.

agradeço a tua atenção

fui ver os filtros que são uma eapecie de balde de 10 a 15 litros cada de volume marca "prodac" e em letras pequeninas diz 1400 litros/hora mas acho muito

quanto aos guppis eu não tenho maternidade nem condições para tal, será que vão sobreviver?

obrigado Jorge major

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se eu não me enganei nas contas, o teu aquário leva cerca de 750l, mais coisa menos coisa. Para uma filtragem minimamente eficiente, o teu filtro deverá fazer 3 ciclos por hora. Ou seja, no minimo, 750*3 l/h. Ou seja, se usasses 2 desses ficavas bem servido. Mas espera por alguém mais experiente, não esteja eu a dizer alguma barbaridade.

Quanto aos guppys, com tanta fauna, é provável que os alevins sirvam de alimento para os maiores que tens pelo aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

excelente aquario em termos de dimensao, mas uma selecção de peixes um bocado "infeliz" na minha opiniao. uma salgalhada...

 

não metas mais nenhuma especie (mesmo que espectacular) sem antes tirar umas quantas, pois vai dar um ar piroso ao aquario.

 

recomendava ofereceres peixes muito articializados e que se reproduzem como ratos a amigos, de preferencia machos para um amigo e femeas para outro amigo, para nao passares a batata quente aos outros.

 

logo

trocava (tendo em conta o meu gosto pessoal, deves ter outro...)

10 guppies + 4 mollies + 6 platies ----> 5 peixe arco-iris (escolhe a subespecie que aches mais apelativa).

4 trichogaster leeri--- > 2 ciclideo boca-de-fogo

12 espadas ---> 10 Barbos tigre

 

convem saberes que peixes tens, a forma como colocaste o que tens, nem sabes, tudo à salgalhada, mostra muito desleixo e pouco cuidado. nem todos temos tempo e paciencia é verdade.

 

Recomendo seleccionares bem a fauna, vai ser muito mais interessante olhares para o aquario. Nesse mega-aquario, deves ter 3 ou 4 cardumes (não considero escalar como cardume), mais que 5 cardumes vai ficar feio. podes por variedade nos peixes de fundo, porque eles se escondem, logo aparecem de vez em quando criando interesse num comunitario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao volume do aquário pelas minhas contas são quase 800Litros e deves ter entre 2400 - 4000L/hora de filtragem 3 - 5 x o volume do aquário.

 

Claro que são Litros brutos o que pode reduzir com o substrato e com com mais decorações. A verdade é que quanto maior o aquário e menor densidade de peixes, porque a malta com um aquário menor tem tendência a ter mais peixes por cm3, menor vai ser o volume de litros por hora que precisas.

 

De qualquer modo, deves ter em atenção que o caudal indicado pelos filtros não é muito fiável e é de ter em atenção o volume do canister, pois podes ter menos caudal mas mais matéria filtrante, e com muitos peixes eu apostava em volumes maiores.

 

Em relação aos peixes, sinceramente não sou de comentar ou deixar de comentar as escolhas de cada um, em relação ao que gosta e que quer por no seu aquário, desde de que não cometa algum disparate que provoque sofrimento ou morte nos peixes - Já vi muita malta a comprar peixes para ver os outros desaparecerem 1 a 2 dias depois....comidos.

 

Assim o único conselho adicional que posso dar é: num aquário de 800L podes por muito peixe, porque se não forem peixes grandes isso vai parecer um deserto, até pq tens alguns peixes de fundo o que sinceramente não conta como uma grande ocupação de espaço:)

 

Só para teres uma ideia, num aquários de 400L já vi colocar 100 peixes de 1-2cm sem grande stress, não vejo que não o possas fazer no teu...

 

Num dos meus tanques tenho 1000L com 4 Oscars, 6 Polypterus e 2 Ls com mais de 20cm, aposto que o peso/volume deles será muitas vezes superior ao que poder colocar aí, e garanto a qualidade de vida deles.

 

Só tomava atenção como referiram a filtragem.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa tou curioso quanto ao aquario. Tenta meter fotos quando poderes.

 

O vidro é que que grossura? tem travessas? Podes fazer ai uma coisa muito bonita. Os guppys devem de começar a aparecer, vão ser mais que as maes, depois vais vendendo ou oferecendo e são sempre uma fonte de alimento vivo, o que te controla também um bocado a população.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dei a minha opiniao, visto que ele a pediu. De certeza que se ele pediu opinioes é porque algo nao está bem na fauna. E, por isso lhe dei sugestoes para que o aquario fique interessante para ele ver, e para as visitas!

 

num comunitario em condições não é apenas peixe grande come peixe pequeno, é também para teu deleite, logo meter peixes que se escondem e aparecem de vez em quando, evitar comprar peixes claramente manipulados pelo homem (ha manipulados com aspecto totalmente natural, mas a grande maioria 90% sao horriveis, poluem o aquario e tiram toda a piada). Um bom comunitario precisa de uns cardumes funcionais (conforme o tamanho do aquario, penso que para ficar bem pode ir de 1 a 3 cardumes), meter um casal de peixes com mais personalidade, uns invertebrados (caracois resulta melhor), uns limpa-fundos e limpa-vidros, etc etc... e organizar as pedras e plantas para a bicharada se sentir em casa e ficar visualmente apelativo e com o aspecto mais natural possivel.

 

penso que num mega-aquario grande, um aquario comunitario resulta muito bem, até sera mesmo o ideal. meter peixes grandes nisso, ia ser a chacina geral. Se bem que também poderia fazer um aquario com mega-peixes e umas plantas grandes, mas não diria que é melhor que um mega-comunitario, nem pensar.... sao coisas diferentes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos e obrigado a todas as opinioes dadas, para mim isso é importante.

Sou um aprendiz em aquariofilia. no que diz respeito às especies escolhidas, tem a ver com a opção pessoal de ter uma grande variedade, e sinceramente quantas mais espécies melhor, uma vez que não pretendo ser criador. Desde já uma vénia de respeito pelos criadores, principalmente aos que se dedicam às especies de dificil reprodução. para mim o desafio é ter a maior variedade possivel em armonia

Agradeço que me ensinem a por fotografias, entretanto uma breve descrição: fiz uma cantoneira em ferro a toda a volta enchi de selicone e introduzi vidro de 8 milimetros, forrei o ferro com selicone para não enferrujar, e emblezei o ferro por fora com fita de carpinteiro a imitar madeira igual à do móvel em que está inserido.

O aquario tem 2 meses e tive uma morte de uma guppy que não percebi porque, pois analiso 1 a 1 todos dias e não vi nada no dia seguinte estava morta. nos primeiros dias os neos apareceram com as barbatanas ratadas, mas aumentei à alimentação e o problema desapareceu.

Já agora que falo em alimentação fiz o seguinte, comprei de duas das mais conhecidas marcas da praça uma embalagem de cada tipo, num total de 16 embalagens (gastei mais de 120€) misturei tudo numa bacia (o tubifex por exemplo partios aos bocadinhos) e voltei a guardar nos frascos.

Portanto, vem vindas mais opiniões / conselhos e realmente já convenci um amigo a montar um aquario e os peixes que começarem a estar amais nomeu aquário vão para ele, o meu fornecedor tambem está disponivel para ficar com os meus excessos

PARA MIM O MAIS IMPORTANTE É NÃO TER ESPÉCIES QUE ATAQUEM OU MATEM OS OUTROS

e é nesse seguimento que peço atodos conselho.

O aquario tem galerias em xistos, muita vegetação natural e musgo de java em pontos escondidos para que os mais frágeis ou timidos se possão refugiar

Obrigado

Jorge Major

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.