Filtros...


AM

Recommended Posts

Boas!

 

Qual é o tipo de filtro que utilizam nos vossos aquários de Discus ?

 

O meu voto vai para os Aquaclear, que se colocam no exterior dos aquários. Só ponho esponjas como matéria filtrante e, para além disso, coloco uma outra esponja no tubo de entrada do filtro para uma pré-filtragem. São fáceis de limpar e até à data nunca me deram problemas.

 

cmts,

AM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Para além de esponja (1º fina e depois + larga) uso também bastante cerâmica, isto em filtros feitos por mim.

 

Aproveito para perguntar qual a regularidade com que as esponjas devem ser limpas, pois sou bastante preguiçoso neste aspecto.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

eu tambem uso o mesmo, tenho um EHEIM, 1º filtragem mecanica(esponjas), 2º filtragem biológica (cerâmica), novamente esponja, e por fim filtragem quimica (QuemiPur) elimina Nitratos, odores e torna a água + cristalina etc.

Quanto á regularidade da limpeza das esponjas, diz-me a experiencia que deve ser ai uns 3 meses, pois nas manutenções a que fui obrigado a fazer na turbina do filtro demonstrou algum sedimento nas esponjas, devemos lavar com a água do aquario, até tinha caracois no interior e musgo de Java (os caracois fugiram do Botia Palhaço) :lol:

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um Eheim 2217, num aqua de 450 litros e uso:

 

Esponja fina

Esponja mais "larga"

Esponja mais "larga"

Esponja mais "larga"

Cerâmica

Esponja para baixar a dureza

Esponja mais "larga"

Perlon

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis!!

Tu tens a vantagem de poderes observar o estado da limpeza do teu filtro, acho que isso basta para saberes quando deves intervir...

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um filtro AZOO CF 1200.

 

Lá dentro tenho esponjas no 1º nivel (superior), depois o carvão, depois bioballs com esponja no interior (bio-tech clam) e no inferior tenho bio glass (parece ceramica mas é um produto diferente).

 

Isto era o que vinha com o filtro. Depois ainda coloquei um bocado de zeolite e de AZOO WATER SOFTENER, um material para colocar nos filtros para tirar a dureza excessiva das àguas. Estes dois foram colocados no nivel do carvão.

 

E estou satisfeito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos meus aquarios que sao:

1 - 450 l. uso 1 Eheim 2217 para f/mecanica, (contendo so la de vidro

1 - 450 l. idem

Estes aq. que estao ao nivel 1,50 m de alt. estao ligados pela gravidade a um aq. biologico que esta no chao que contem uma bomba Eheim de 3500 l. que eleva a agua de retorno

Por baixo destes aqs. existem 2 de 250 l cada com 1 Eheim 2217 para a f/mecanica, tambem contendo so la de vidro e que pela gravidade cai num aq.biobolas, com a respectiva bomba de retorno.

Tambem tenho mais 2 aq. de 100 l com o mesmo cistema.

A par disto tudo como tenho um compressor que me permite manter em cada aq. um filtro tipo esponja que funciona quer biologico quer na parte de arejar cada aq.

E claro que este cistema so pode funcionar num anexo a minha casa.

Dou-me muito bem com este sistema e faço a limpeza de 2 a 2 meses nunca ao mesmo tempo, pra nao destruir as bacterias.

Com isto tenho 35 discus ou seja 6 casais, 18 semi-adultos e 9 adultos para se acasalarem. So uso carvao depois de ter usado qualquer medicamento. Tambem uso agua de osmose nas mudanças.

Peço desculpa por nao utilizar os acentos mas o comp. deixou deixou-me mal.

So uma pergunta para o ZOOEXOTICO usa sempre o carvao no filtro? E nunca teve a doença dos buracos na cabeça dos discus ?

Ok E at´´e ja Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá. Rui

 

Será que poderias colocar umas fotos dos teus filtros ?...

... ou explicar como é que a água que cai de gravidade dos aquas é igual à que retorna através das bombas...?

Tens os aquas furados ???

Explica lá, que eu gostaria de experimentar o sistema, que já vi em fotos de alguns criadores.

 

Abraços.

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-------------------------------------------------------------------

Boas!

Como ainda sou maçarico nestas coisas da moderação, ao subdividir um tópico juntei duas mensagens que não queria, pelo que tive de retirá-las desse tópico e voltei a colá-las aqui em meu nome! As desculpas às "vítimas"!!

---------------------------------------------------------------------

ruitaborda

Visitante

 

Ola

Sim osmeus aq. estã todos furados na parte lateral na parte de cima.

Porque desta maneira so sai a agua que entra, Toda a agua que cai, cai dentro de um aq. que esta dividido em metade com biobolas tendo estas por cima uma cama de la de vidro ou entao uma esponja fina para filtrar as impurezas. Estes aq. estao ligados dois a dois pelo filtro biologico mas se quizer posso liga-los que por acaso estao nesta altura todos ligados atraves dos filtros biologicos. Neste momento nao tenho forografias mas penso tirar algumas. Vai ser dificil pois como estao junto ao chao torna-se dificil.

Quanto a filtragem atraves do carvao tenho lido que apos certo tempo de filtragem atraves do carvao este deixa de ser benefico e passa a ser prejudicial pois começa a libertar tudo que esteve a purificar dando por vezes azo a doença dos buracos na cabeça. Muita concorda mas tambem ha quem n~~ao esteja de acordo. Ja tive discus com esta doença a maoir parte safou-se com o medicamento, outros safaram-se e ficaram imunes e outross morreram. Eu penso que o carvao e benefico para purificar a agua depois de tratamento. Mas tambem penso que se ele se mantiver muito tempo no filtro acabara por libertar aquilo que esteve a purificar. Estou aberto a opinioes quer a favor ou contra. Peço desculpa pela falta de assentos nas palavras, Talvez este fim de semana remedeie esta falta dos assentos. Um abraço RUI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais