[duvida] fertilizante + co2


danny08

Recommended Posts

Boas a todos, gostaria de saber se com uma maior quantidade de nutrientes disponível na água as plantas usam mais Co2, enquanto se a água estiver pobre de nutrientes as plantas utilizariam menos Co2? :P

 

desculpe-me se é uma pergunta idiota :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola danny,

 

De uma forma "geral" isso e verdade... no entanto não e uma verdade absoluta!

 

Depende das plantas que tens, se forem muito exigentes, sim, mais CO2 significara que consumirão mais nutrientes. No caso de plantas menos exigentes ja nao se aplica essa afirmação.

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estou em erro, há plantas de metabolismo mais rápido e mais lento, por sua vez a sua exposição a um espectro de luz mais rico e mais forte aumentará o metabolismo de uma determinada planta, isto pq a maior incidência de luz fará com que a planta pratique mais trocas gasosas com o meio ambiente, ou seja + luz pede + co2, se existir co2 suficiente para produzir o2 pela fotossíntese induzida pela incidência de luz a planta irá necessitar de maior energia e desenvolvimento e assim se irá desenvolver normalmente e de forma saudável se o meio lhe poder fornecer os recursos que esta requer.

 

 

O esquema é do género:

 

 

|||||||||||||||||||||||| --> luz solar

.....V

.....V

......o

..__|__ ..............................<--- Entrada CO2

......|..............---> planta......................................Fotossíntese = aumento do metabolismo da planta induzido pela incisão da luz solar

..__|__...............................-----> Saída de o2.............(troca de gases com o meio envolvente, a agua, tb existe a recolha de nutrientes na coluna de agua)

......|

......|

......|

?????????? ---> camada inerte

?????????? ---> camada fértil (com o aumento do metabolismo aumenta a recolha dos nutrientes pelas raízes)

 

 

Nos períodos nocturnos sem incidência de luz, não ocorre fotossíntese, mas sim um processo inverso, a planta consome o2 e produz co2. Esta troca de gases é mínima comparada com a troca de gases na fotossíntese, mas significativa em ambientes pequenos e fechados. exemplos: plantas emersas num quarto pequeno fechado, plantas imersas num aquário pequeno sem aeração e com vivos, entre outros...

 

OBS:

- Ignorem os ''......''.

- A ideia do esquema não é minha já vi um esquema semelhante aqui no fórum, já não me recordo do assunto... mas a ideia da ilustração fica todo o credito devido ao(S) primeiro(s) que o usaram por aqui... o tópico e escrito por mim... a ideia do esquema feito assim é de terceiros...

 

;)

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, gostaria de saber se com uma maior quantidade de nutrientes disponível na água as plantas usam mais Co2, enquanto se a água estiver pobre de nutrientes as plantas utilizariam menos Co2? ;)

 

desculpe-me se é uma pergunta idiota bang

 

 

Respondendo directamente, não é o co2 que pede mais nutrientes, nem são os nutrientes que pedem mais co2, mas sim a luz a razão do aumento do desenvolvimento da planta e do processo químico desta na fotossíntese, todo esse esforço requer a tal energia captada nos nutrientes... inevitavelmente sem o gás co2 não há produção de co2... ora sem isso não há fotossíntese nem aumento do metabolismo... logo tenta-se que em ambientes fechados ou parcialmente fechados que não exista carência no co2 para que a planta produza o2 e aumente metabolismo dentro dos seus limites e padrões de desenvolvimento e luz induzida.

 

+ luz - co2 = fraca fotossíntese » menos nutrientes necessários (metabolismo lento)

- luz + co2 = fraca fotossíntese » menos nutrientes necessários (metabolismo lento)

- luz - co2 = fraca fotossíntese » menos nutrientes necessários (metabolismo lento)

+ luz + co2 = forte fotossíntese » mais nutrientes necessários (metabolismo rápido)

 

Essa é a real relação que se aplicam a todas as plantas... apenas têm que haver o ajuste a cada planta visto que um fraco desenvolvimento dentro dos padrões normais é muito bom para uma planta de 'crescimento lento' que é diferenciado de uma planta com as mesmas características com um crescimento ainda mais lento quando está exposta a carência nos padrões estabelecidos. O mesmo se aplica a uma planta de 'rápido crescimento' se esta em padrões normais sem qualquer carência se ira desenvolver dentro do seu normal, ora qualquer deficiência nos padrões irá provocar atrofiamento ou estagnação no desenvolvimento e crescimento normal.

A questão resume-se sempre que nós aquariofilistas tentamos sempre aproximar os nossos aquários, sistemas parcialmente fechados, aos sistemas abertos presentes na natureza e no meio ambiente natural, pois na natureza não existem limites ao retirar do meio ambiente os recursos necessários.... ora isso nos nossos aquários não acontece pois nós somos os gestores e manipuladores destes meios ambientes que não sao mais que sistemas parcialmente fechados, e estes ambientes estão condicionados ao que nós fornecemos ou não na tentativa e preocupação de reproduzir a natureza da forma mais completa.

 

Tudo se resume a um equilíbrio que digo desde já que e deveras difícil de manter, eu induzo co2 no aquário por botija e vi o meu ph a cair... tentei o equilíbrio com pedras calcarias.... a ver vamos se aquelas chegam.... tenho algumas plantas... aquário pequeno.... camada ''inerte'' akadama, substracto fértil é humos de minhota adr meter aquilo do ph a 7... mas esta difícil...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais