Desmistificar calhas de LEDs


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Para começar quero salientar que este post em nada tem o intuito de dizer mal de este ou aquele produto nomeadamente a "AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra" da TMC pois irá ser referenciada como exemplo para justificar algumas características atendendo a ser uma das calhas recente mais conhecidas no nosso mercado a preço considerável acessível embora alto para o que é, na minha opinião.

 

Espero que ao lerem este post fiquem com uma boa ideia e possam facilmente identificar alguns aspectos menos correctos que os fabricantes colocam nas embalagens e publicidade das mesmas, para alem de esclarecer uma vez por todas o mito que existe ainda sobre este tipo de iluminação para aquários.

Não falando que como todos já sabem usando este tipo de iluminação terão um consumo de electricidade mais baixo possível e pelo menos até 10 anos não precisam de substituir qualquer lâmpada resultando num custo mais elevado inicial mas rapidamente contrabalançado em pouco tempo.

 

1- Não podemos comparar a potencia (watts) de um LED com a mesma potencia de outro tipo de iluminação, mas podemos +/- ver a coisa no seguinte prisma, uma vulgar lâmpada antiga incandescente poderia produzir 10-15 lumens p/W e já uma de halogéneo mais recente pode ir aos 20 lumens p/W, ora os LEDs já andam dos 20 lumens para cima actualmente.

Sendo assim podemos dizer vulgarmente que a potencia LED é +/- 3, 4 ou mais vezes superior a mesma potencia noutro tipo de iluminação.

Neste quadro podem ver para os LEDs que vulgarmente trabalho de 5W o branco tipicamente produz 200 lumens, tendo um valor mínimo de 129.5 lumens (linha sublinhada a azul).

 

LED-Q1.jpg

 

 

2- Tirando os LEDs brancos todos os outros das restantes cores não se identificam pela sua temperatura de cor (medido em Kelvin's), mas sim por comprimento de onda (medido em nanómetros), logo será vulgar e nunca mais que isto ter um LED branco com uma máximo de 10000K geralmente considerado como "Cool White" ou "Bright White" e ter um azul com 455nm ou 460nm como podem ver também neste outro quadro exemplo mais uma vez para LEDs de 5W:

 

LED-Q2.jpg

 

 

3- O verdadeiro actinico de 420nm, aqui os LEDs falham um pouco pois não existe nenhum LED que dê luz com este comprimento de onda, mas sim muito perto dai que ao comprar LEDs azuis convém procurar um que tenha o valor mais baixo e perto dos 420nm, normalmente estes valores encontram-se nos LEDs chamados de "Royal Blue" ou "Dental". Podem ver aqui outro quadro exemplo de um Royal Blue de 5W.

 

LED-Q3.jpg

 

 

4- UV (Ultravioletas, compriemnto de onda de 400nm para baixo) sim ou não? Embora todos saibamos que o UV é nocivo para os corais pois queima-os e começam a descolorar dai que os maiores fabricantes de calhas principalmente com lâmpadas HQI tem vidros especiais que filtram a maior ou totalidade dos UV's gerados pelas lâmpadas, o LED não tem este problema pois não produz qualquer espectro de UV a não ser usando LEDs UV mesmo. Há quem use e tenha calhas com LEDs UV, confesso nesta área não fiz experiencias nenhumas, os LEDs UV tem uma potencia muito fraca comparando com outros tipos de iluminação que geram UV logo não queima facilmente os corais, mas varias informações que li ninguém mostrou grande vantagem em usar, somente mesmo em termos de termos uma cor mais a atirar para o violeta visualmente ou seja alterando um pouco o aspecto normal de um aquário que tenha uma luz de cor perto do verdadeiro sol nos locais onde habitam as espécies que temos.

 

 

5- Dispersão da luz, aqui os LEDs ao contrario de outro tipo de iluminação tem um ângulo muito fechado e devido ainda mais as lentes usadas para que o feixe de luz seja mais concentrado e consiga penetrar na coluna da agua e iluminar correctamente um fundo de aquário temos geralmente valores de 30º a 50º graus se quisermos ter bons resultados, facto este que gera o inconveniente de ter que ter maior numero de LEDs lado a lado de forma a cobrir a mesma área ao contrario de outro tipo de iluminação.

 

 

6- Criar calhas com arrays de LEDs ou em linha? Sendo em linha colocar LEDs de cores intercalados ou somente em cada linha todos da mesma cor?

Bem para estas perguntas e pela varias experiencias que tive tiro esta conclusão principalmente devido as características dos LEDs focada no ponto anterior.

 

Arrays se for um único e grande que cubra a área total que se pretenda do aquário tudo bem, caso contrario gera dois problemas:

 

- Tem de se colocar muitos arrays e bem juntos lado a lado para evitar ter o efeito "pente" (ora luz, ora sombra) como exemplificado nesta foto:

 

LED_array_problem.jpg

 

- Para solucionar o problema anterior temos que colocar a calha mais alta até ao ponto que devido a abertura do ângulo se chega a uma determinada distancia que os feixes de luz já estarão a cruzar-se ou muito perto um dos outros eliminando assim as sombras entre cada array, pecando na qualidade da luz sendo esta mais fraca no fundo do aquário devido a elevada distancia da calha.

 

Linhas de LEDs ao comprimento do aquário parece ser a solução com relação qualidade de luz preenchimento da superfície do fundo a iluminar mais correcta, mas atenção intercalar LEDs ora azuis ora brancos vamos voltar a ter o efeito "pente" de novo e desta vez temos ora fundo só azul ora só branco devido a direccionalidade da luz do LED.

 

Conclusão final com exemplo calha da TMC.

Após estes factores fundamentais sobre LEDs e se agarrarmos a informação técnica da "AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra" da TMC que podem ver aqui:

 

TMC1000HD.jpg

 

Quando se referem que o espectro de luz vai de 14000K a 50000K leva-me a pensar que produz uma luz demasiado azulada, pois os 10000K como referencia é o mais indicado com a mistura do azul para subir um pouco claro, não falando que se referem também que o comprimento de onda desta calha vai de 405nm a 750nm, ok os 750nm esta um pouco correcto pois é perto do limite da luz visível branca embora a referencia costume ser nos 700nm, mas para baixo os 405nm já me parece um pouco estranho pois a única forma de ter esse comprimento de onda e usar LEDs UV que tem uma curva de valores geralmente de 390nm a 410nm. Mais conclusivo ainda será que nitidamente ao olharmos e também documentado no site deles esta calha tem 10 x LEDs CREE X-RE Q+, sendo 7 brancos e 3 azuis como podem ver aqui nesta imagem e no site oficial (TMC: Aquarium Products - AquaRay AquaBeam 1000 HD Ultra Lighting Tile):

 

(foto retirada do site da marca)

aquabeam1000.jpg

 

Mais ainda sabendo que usam os LEDs da CREE e vendo informação oficial dos mesmo nada bate certo com as características documentadas pela TMC, não existe nenhuma versão de LED CREE X-RE Q+ com os comprimentos de onda ou Kelvins anunciados como podem ver aqui no PDF dos LEDs e neste quadro resumido:

 

LED-Q4.jpg

 

Sendo assim e baseado nos factos do fabricante CREE leva-me a concluir que os 7 LEDs brancos são os "Cool White" que vão ate 10000K e não 14000K como anunciado e os 3 azuis serão os "Royal Blue" que são os com comprimento de onda mais baixo possível na marca ou seja 450nm e nunca 405nm como também anunciado, a não ser que a CREE tenha fabricado algo especifico só para a TMC não comercializado para mais ninguém, que não me parece também, mas são livres de tirar as vossas conclusões e até fica aqui o link da pagina oficial da CREE:

 

CREE | XLamp XR-E LEDs, leading the revolution in lighting

 

 

 

Espero ter ajudado com estas informações para que toda a gente possa construir as suas próprias calhas ou quando comprarem já feitas saberem pelo menos melhor identificar o que vão comprar e os resultados que vão ter.

Peço desculpa por alguma informação que possa estar menos correcta e aceito comentários ou sugestões.

Em breve e a medida que tiver mais fotos ou informações importantes de outros testes/exemplos irei actualizando este post.

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Eu também já tinha visto essa página da Cree e parece-me que os valores da potência luminosa anunciados pela TMC também são exagerados, pois 7 leds XR-E dão - na melhor das hipóteses - 7x107=749 Lm. Mas pode ser, de facto, que eles usem alguma versão cujos dados não estão listados no site da Cree. A bem da transparência seria bom que a própria TMC os publicasse. Eu vou enviar um e-mail a pedi-los. Se tiver resposta posto aqui.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

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Atenção que o que eles se referem para 20000 são LUX e não Lumens, os LUX's não são directamente proporcionais aos Lumens pois têm em conta a área do "footprint" de uma lâmpada em metros quadrados sendo calculados usando esta formula:

 

lux = (lumens/m2)

 

Exemplo: Uma lâmpada fluorescente que produza 1000 Lumens numa cozinha com uma área de 1m2 daria 1000 LUX's, mas se essa cozinha tiver 10m2 então teríamos só 100 LUX's.

 

Logo no teu calculo que dá 749 Lumens por calha seria 749 LUX num "footprint" de 1m2, sendo que os 20000 LUX que referem pode ser para o quadradinho pequeno que aquilo é pois certamente gera um "footprint" muito inferior até a 0,5m2 e assim sobe os LUX's ...eheheh não fiz as contas ao certo... , logo até poderá estar certo ai. :P

Editado por David Cabete
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Recebi resposta da TMC. Usam uma versão específica dos power-leds XR-E da Cree efectivamente com 14.000K e daí não termos os valores disponíveis no site da Cree. O mesmo com os leds actínicos que são feitos em especial para a TMC. Também falaram de preferência na escolha dos bins pelo que podemos contar com os melhores power-led da Cree nas barras da TMC. Podemos confiar no valor da radiação emitida (PAR) que é muito elevada no caso da Aquaray 1000HD Ultra: 300microEinstein/(m².s) é realmente equivalente a uma HQI de 250W (310-330microEinstein/(m².s)).

Uma coisa que não tinha pensado: enquanto os led enviam toda a luz para baixo, as fluorescentes enviam no máximo uns 85-90% se tiverem um (muito) bom reflector, o mesmo se passando com as HQI.

As minhas perguntas incidiram sobretudo na GroBeam pois eu sou mais de doces que de salgados mas a resposta da TMC foi simplesmente profissional. E nada de marketing barato, pedi dados técnicos e foi o que obtive!

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

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boas ,

 

isto das calhas de led`s tem dado muito que falar ...

eu pessoalmente gostaria de colocar iluminacao de led`s no meu aquario de 120x50x50 (nao fosse o preco tao "puxado") ...

 

apesar do preco recomendado pela tmc consegue se arranjar a cerca de 250€ +ou- ...

visto os led`s da aquabeam 1000 serem feitos propositadamente para a tmc e a partida as informacoes fornecidas por eles serem verdadeiras, acho que excluindo o preco excessivo , esta iluminacao torna se fiável e duradoura para aquarios pequenos ... possibilitando tambem poupar mensalmente na conta da edp ... mas tambem com o preco inicial ... será preciso algum tempo para notar a poupanca ...

 

se eles dizem que cada um ilumina 50x50 , um aquario de 100x50x50 estaria bem iluminado com 2 aquabeam 1000hd .. certo ?

 

pessoalmente se tivesse possibilidades (€€€€) colocaria iluminacao de led`s no meu aquario ...

ja tenho observado numa loja um aquario em exposicao para venda que tem esta iluminacao da tmc montada , e parece me muito bem , a mim parece me uma luz menos artificial do que t5 ... aparentemente .... pois o aquario nao tem nada la dentro , se por ventura tivesse eu poderia nao ter esta opiniao ...

e claro tambem nao percebo nada de led`s nem de iluminacao como é o caso do membro que deu inicio a este topico, que sabe do que está a falar ..

 

e ja agora deixo aqui uma pergunta em relacao as outras calhas de leds disponiveis no mercado :

 

- KR 92 , diz o fabricante que dá para sps ...

- LUMEN AQUA OCEAN (a pouco tempo li numa loja on line que foi concebida para lps e sps , pois sempre pensei que fosse para aquas doces)

e tambem das calhas de led da SOLARIS ..

 

serao estas calhas fiáveis que as da tmc ?

 

isto dos led`s ... as opinioes divergem muito , ja li alguns topicos em alguns foruns e a conclusao a que chego é que isto da iluminacao de led`s para salgados ainda agora esta a comecar ... e de momento seria má compra ...

 

 

cumprimentos ..

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@MoreiraMan:

Bem não vou argumentar nem dizer que não acredito na informação técnica dada pela TMC, mas acho muito estranho serem então os únicos no mundo que conseguem que alguma marca produzam LEDs com tremenda especificidade, quando ninguém mais tem mesmo. No entanto posso salientar que os 14000K podem estar correctos pois resultam da junção (acessos) dos leds brancos com os azuis, pois somente brancos ligados nunca conseguiriam dar mais de 10000K, pelo menos os que andam no mundo agora esses especiais como digo não posso desmentir sem factos e uma analise concreta e vários testes com aparelhos que leiam esses valores.

 

Quando aos BINs sim esta correcto dentro de cada fabricante e marca de LEDs existe para um só modelo vários BINs e cada um deles no caso dos leds brancos mais perto dos 10000K.

Deixo aqui mais uma foto de um gráfico onde podem ver isso, reparem que os BIN Y0 e YA no caso destes LEDs são os que andam mais em cima do valor máximo dos 10000K:

 

bins.jpg

 

 

@ricardo,z

Tenho de discordar quando dizes "seria má compra", pois por experiencia própria que tenho e uso LEDs a mais de 8 meses no meu aquário e que no meu ultimo ano de aquariofilia em salgados tenho dedicado quase todo o tempo disponível a este assunto, feito muitas pesquisas e muitos testes com este e aquele fabricante de LEDs, calhas etc. posso dizer que único problema que vejo mesmo é um incorrecto calculo e dimensionamento das calhas de LEDs propriamente ditas em relação ao aquário que se vai aplicar, não falando ainda de haver um pouco a ideia do mito e que as pessoas estão muito renitentes neste tipo de iluminação devido a haver pouca informação correcta pelo menos.

 

Agora posso afirmar que para mim não existe uma luz mais natural em termos que não altera em nada o colorido real dos corais, peixes etc. ao contrario de outros tipos de iluminação que quando olho se percebe logo que as cores que se está a ver não são reais, facto esse para mim e na minha opinião claro, muito importante.

 

Depois temos o factor de ser uma luz concentrada e não dispersa como já aqui se referiu também, por exemplo no caso das T5 que acho ser uma excelente iluminado e mesmo com muito bons reflectores não se tem a percentagem total da luza incidir em cima do aquário não falando mais uma vez para mim na minha opinião e gosto pessoal que sou incapaz de estar sentado a ver TV com uma T5 ali ligada ao lado pois aquilo manda um espalho de claridade para fora do aquário um pouco chato... heehheh.

Factor mais importante em relação a poupança do consumo de energia é que não se precisa de efectuar as regularas trocas de máximo ao ano por lâmpadas novas e mesmo que haja perdas na intensidade do LED até 80%, max 75% no tempo de fim da vida útil dele (que estamos a falar em regra geral +/- de 10 anos), esses 75% de intensidade de luz é igual ao que se consegue retirar dos outros tipos de iluminação mesmo quando se coloca a lâmpada novinha no momento.

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boas

 

quando me referi a nao ser muito boa compra , referi me em relacao ao preco , pois como mencionei em cima , se eu tivesse possibilidades monetarias possivelmente colocaria 2 x aquabeam 1000hd no meu aquario , apesar de com 2 ficar umas sombras nos cantos a sempre especies de peixes e invertebrados no nosso aquario que tambem gostam de sombras ..

 

ja agora , que led`s esta a usar no aquario ? é diy ou ... ?

 

desde ja deixo os meus parabens pelo post , pois vem dar uma ajuda a muitos indecisos no que toca a iluminacaode led`s ...

 

cumprimentos ..

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Baltasar, olha que é normal, numa primeira fase, os fabricantes de material electrónico disponibilizarem algumas das suas gamas apenas para os OEM e colocarem essas mesmas gamas acessíveis ao "público geral" algum tempo depois.

O que o técnico da TMC me escreveu é que os Led brancos eram mesmo de 14.000K e os azuis eram de uma cor seleccionada pela TMC por ter o comprimento de onda que eles queriam. Claro que isto é a informação dada por eles, fabricantes e interessados em vender :busted_red:.

Eu comprei uma GroBeam 500 para o meu amazónico, instalei-a ontem (10 minutos para fazer tudo com cuidado e nas calmas) e gostei do efeito e da potência luminosa. Vamos ver agora o que "dizem" as plantas e os peixes. Face à instalação de uma nova T5, só começo a poupar lá para o 6º ou 7º ano (consoante a taxa de substituição das T5 seja de 12 ou 24 meses).

Nos salgados, a economia alcançada é impressionante: a mesma radiação de uma HQI de 250W com apenas 30W! Se fizermos as contas para o ciclo de vida dos Led (50.000h) compensa e muito.

João Moreira

"Imagination is more important than knowledge" A. Einstein

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Eu tenho Aquarays, Marine Blue, Reef Blue e Marine White, e a penetração luminosa das Marine White e Blue é superior a uma T5 de 18K montada numa boa calha alemã com reflector.

 

Ambas chegam ao fundo dos 55cm de água duma forma interessante.

A ReefBlue é quase um moonlight mas tbm chega ao fundo muito bem.

 

O único senão é a amplitude lateral, que obriga a várias Aquarays para cobrir o que uma T5 cobre.

 

Estou a pensar arranjar tbm umas GroB, mas estou à espera de uma promo... ou que caiam do céu....

PauloA :eusathink:

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@alfapa - Pois as Aquaray tem um ângulo nos LEDs muito fechado. Nas minhas calhas com as lentes de 45º consigo ter os leds espaçados ate 12cm entre cada eles e uns 15cm ou mais entre cada calha que me cobre o fundo todo sem qualquer problema.

 

 

Quanto ao ponto anterior e já falado sobre a TMC terem encomendado LEDs CREE especiais parece-me mesmo conversa de vendedor e não um facto 100% correcto tecnicamente, pois realmente os 14000K são facilmente conseguidos misturando os leds azuis e tendo os ligados em simultâneo com os brancos, mas os brancos somente ligados não se consegue mesmo mais que um limite já muito máximo de pico nos 10000K. Não existe nenhuma substancia semi condutora capaz de dar directamente uma luz branca azulada só misturando na mesma cápsula outro LED com semicondutor que produza luz azul, tal como fazem nos LEDs mais potentes (na casa dos 10W e 15W) são ao fim ao cabo vários leds de 3W ou mais Watts colocados no mesmo invólucro dando assim mais luminosidade, claro com o factor de consumirem tanto como os mesmo 3 ou 4 fossem ligados separadamente lado a lado. Com esta técnica poderias ser possível ter os tais LEDs de 14000K ou mais até, embora eu não conheça também nenhum fabricante que tenha criado tal possível combinação branco/azul para alem dos vulgares leds RGB que produzem as três cores básicas.

 

Mesmo assim e curioso na expectativa que poderia ter aparecido algum avanço recente nesse sentido contactei directamente a CREE sobre a possibilidade de alguém no mundo ou eles mesmo neste caso já conseguirem produzir LEDs com uma temperatura de cor superior ao pico dos 10000K e deram-me esta resposta que passo aqui na integra:

 

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Hi Baltasar,

 

Thank you for your interest in Cree and our products. All product information can be found at our website: www.cree.com. The highest Color Temperature we have for Xlamp products is 8,300K(Cool White). When Color Temperature goes over 10,000K, the color will turn out pretty bluish which is not our target market at this point. Thanks again for contacting us and you have a nice day!

 

Thanks & regards,

 

Barret Fang

8am to 5pm ET Mon-Fri

US Toll Free 1-800-533-2583 x 5932

FAX: 919-313-5451

Email: Barret_Fang@Cree.com

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Baltasar,

 

O problema não são os leds em si, mas o reflector enorme e eficiente que as T5/T8 podem ter.

 

Tenho uma Aquaray Marine Blue no cubo de 50, com 42cm de coluna de água e cobre o fundo todo com boa intensidade. No aqua principal a calha faz melhor serviço mas tem 2 lampadas.

 

Por outro lado o que me faz mais confusão, mas ainda não tive paciencia para testar e tbm ainda não as tenho suspensas como ficarão no futuro, é a dispersão luminosa lateral.

O que me parece é que 2 Aquarays podem substituir uma T5 (em amplitude lateral). E 5 Aquarays podem substituir 2 T8.

 

No aqua grande, a adição das Aquaray veio mostrar cores até então escondidas. As plantas de superficie (sim... é de água doce...) têm um crescimento louco e as anubias, no fundo de 55cm de água, quando ficam expostas, deitam folhas novas de um verde lindo.

 

PauloA :angelic008:

Editado por alfapa
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  • 1 mês depois...

Só agora apanhei esta discussão mas gostaria de acrescentar mais algumas coisas.

 

 

1- Não podemos comparar a potencia (watts) de um LED com a mesma potencia de outro tipo de iluminação, mas podemos +/- ver a coisa no seguinte prisma, uma vulgar lâmpada antiga incandescente poderia produzir 10-15 lumens p/W e já uma de halogéneo mais recente pode ir aos 20 lumens p/W, ora os LEDs já andam dos 20 lumens para cima actualmente.

Sendo assim podemos dizer vulgarmente que a potencia LED é +/- 3, 4 ou mais vezes superior a mesma potencia noutro tipo de iluminação.

 

Engraçado fazeres a comparação com incandescente e halogeneo, dois tipos de iluminação que não são nunca utilizados em aquario, mas nada de comparação com fluorescentes compactas ,HQI, T8/T5 que a nivel de eficiencia também deixam claramente o halogeneo e o incandescente a milhas de distância.

 

Neste quadro podem ver para os LEDs que vulgarmente trabalho de 5W o branco tipicamente produz 200 lumens, tendo um valor mínimo de 129.5 lumens (linha sublinhada a azul).

 

LED-Q1.jpg

 

pegando no teu quadro , e sabendo que é para leds de 5W temos então 200lm/5W = 40 lm/W qualquer coisa como menos de metade de algumas lampadas T5, variando esta medida com a temperatura de cor e com a consequente construção espectral que varia com os fosforos utilizados.

 

 

3- O verdadeiro actinico de 420nm, aqui os LEDs falham um pouco pois não existe nenhum LED que dê luz com este comprimento de onda, mas sim muito perto dai que ao comprar LEDs azuis convém procurar um que tenha o valor mais baixo e perto dos 420nm, normalmente estes valores encontram-se nos LEDs chamados de "Royal Blue" ou "Dental".

 

Mas quem é que raio definiu o "verdadeiro" actinico como 420nm? e por alguma razão especial? é que actinico é uma expressão que já existe muito antes de aquariofilia e não tem um comprimento de onda definido... mas sim uma gama de comprimentos de onda bastante vasta...

 

 

4- UV (Ultravioletas, compriemnto de onda de 400nm para baixo) sim ou não? Embora todos saibamos que o UV é nocivo para os corais pois queima-os e começam a descolorar dai que os maiores fabricantes de calhas principalmente com lâmpadas HQI tem vidros especiais que filtram a maior ou totalidade dos UV's gerados pelas lâmpadas,

Nem todos os UV's são nocivos, alguns são até benéficos estando envolvidos em alguns processos metabólicos em muitos organismos superiores. Por outro lado a reacção de um coral a certos UV's não é descolorar mas sim produzir proteinas fluorescentes que são responsaveis pela fotoconversão e que são responsaveis por parte das pigmentações visiveis.

 

Obviamente que a resposta depende das espécies, da aclimatação e dos niveis de radiação e do seu comprimento de onda. Mas não faz qualquer sentido afirmar que isto é verdadeiro para todos os corais e peixes.

 

Basta pensar que muitos corais são de zonas tropicais onde os niveis de radiação luminosa são mais elevados, e que muitos são de zonas de superficiais ficando alguns ciclicamente expostos fora de agua a todo o espectro que atinge a superficie terrestre, UVA e UVB incluidos.

 

 

 

TMC1000HD.jpg

 

 

é engraçado que esta tabela tenha tanta frase muito bem pensada, muito marketing mas muito pouca ciencia,

 

Mais ainda sabendo que usam os LEDs da CREE e vendo informação oficial dos mesmo nada bate certo com as características documentadas pela TMC, não existe nenhuma versão de LED CREE X-RE Q+ com os comprimentos de onda ou Kelvins anunciados como podem ver aqui no PDF dos LEDs e neste quadro resumido:

 

é tipico do marketing colocar frases chamativas, mas com pouco de ciencia e que roçam (quando não cruzam descaradamente a barreira da verdade).

 

No seguimento desta analise, devias fazer também uma analise espectral de leds vs HQI ,t5 , t8 para perceberes que comparar tudo por lumens especialmente em leds brancos é optimo para os leds, no entanto comparações:

 

energia consumida vs radiação visivel emitida

ou

energia consumida vs par emitido

 

pode ser muito desfavoravel para os LEDS.

 

ou seja... com leds vemos maior intensidade, porque são ajustados á curva de resposta dos nossos olhos ( e dai mais lumens, ainda que abaixo de vários sistemas fluorescentes)

 

no entanto a radiação como é percebida por outros organismos quer a nivel de visão, quer a nivel metabólico é uma coisa totalmente diferente.

 

 

Recebi resposta da TMC. Usam uma versão específica dos power-leds XR-E da Cree efectivamente com 14.000K e daí não termos os valores disponíveis no site da Cree. O mesmo com os leds actínicos que são feitos em especial para a TMC. Também falaram de preferência na escolha dos bins pelo que podemos contar com os melhores power-led da Cree nas barras da TMC. Podemos confiar no valor da radiação emitida (PAR) que é muito elevada no caso da Aquaray 1000HD Ultra: 300microEinstein/(m².s) é realmente equivalente a uma HQI de 250W (310-330microEinstein/(m².s)).

Uma coisa que não tinha pensado: enquanto os led enviam toda a luz para baixo, as fluorescentes enviam no máximo uns 85-90% se tiverem um (muito) bom reflector, o mesmo se passando com as HQI.

As minhas perguntas incidiram sobretudo na GroBeam pois eu sou mais de doces que de salgados mas a resposta da TMC foi simplesmente profissional. E nada de marketing barato, pedi dados técnicos e foi o que obtive!

 

até fazem leds especiais com tecnologia que não existe se for preciso, ou pelo menos é o que o marketing diz...

 

as equivalencias com HQI também são faceis de fazer...basta contar com um mau sistema, com lampadas inapropriadas e podem-se fazer todas as comparações possiveis...e sair sempre vencedor...no entanto os dados de industria dizem coisas ao contrario...

 

 

 

 

@MoreiraMan:

Bem não vou argumentar nem dizer que não acredito na informação técnica dada pela TMC, mas acho muito estranho serem então os únicos no mundo que conseguem que alguma marca produzam LEDs com tremenda especificidade, quando ninguém mais tem mesmo. No entanto posso salientar que os 14000K podem estar correctos pois resultam da junção (acessos) dos leds brancos com os azuis, pois somente brancos ligados nunca conseguiriam dar mais de 10000K, pelo menos os que andam no mundo agora esses especiais como digo não posso desmentir sem factos e uma analise concreta e vários testes com aparelhos que leiam esses valores.

 

existem leds brancos no mundo com temperatura de cor superior a 10.000K basta terem menos fosforo de fotoconversão, ou fosforos alterados, o que não quer dizer que a emissão a comprimentos de onda anunciados seja sequer relevante...

 

Quando aos BINs sim esta correcto dentro de cada fabricante e marca de LEDs existe para um só modelo vários BINs e cada um deles no caso dos leds brancos mais perto dos 10000K.

Resultam das incertezas da deposição dos materias, a classificação por bins é feita após a fabricação por processos de medição da emissão. Não é um processo controlado totalmente mas um processo estatistico.

 

 

Agora posso afirmar que para mim não existe uma luz mais natural em termos que não altera em nada o colorido real dos corais, peixes etc. ao contrario de outros tipos de iluminação que quando olho se percebe logo que as cores que se está a ver não são reais, facto esse para mim e na minha opinião claro, muito importante.

 

Estás claramente enganado, o espectro dos leds está muito longe de um espectro natural, que terá sempre como referencia a luz solar. Por outro lado na aquariofilia de água salgada ninguem (ou muito poucos) anda atrás de espectros naturais, mas sim de espectros que:

 

-façam o aquario parecer bonito

-favoreçam o desenvolvimento das várias espécies.

 

Depois temos o factor de ser uma luz concentrada e não dispersa como já aqui se referiu também, por exemplo no caso das T5 que acho ser uma excelente iluminado e mesmo com muito bons reflectores não se tem a percentagem total da luza incidir em cima do aquário não falando mais uma vez para mim na minha opinião e gosto pessoal que sou incapaz de estar sentado a ver TV com uma T5 ali ligada ao lado pois aquilo manda um espalho de claridade para fora do aquário um pouco chato... heehheh.

 

 

 

aqui não tem a ver com qualidade mas com engenharia dos reflectores, e a forma que os mesmos apresentam...é possivel conceber reflectores para lampadas fluorescentes em que o angulo de saida da iluminação seja 1% se necessário ( a matemática das parabólicas é sobejamente conhecida para isso), ou podem ser utilizadas também lentes... fisicamente é perfeitamente possivel, mas não é isso que as pessoas querem...

 

 

Factor mais importante em relação a poupança do consumo de energia é que não se precisa de efectuar as regularas trocas de máximo ao ano por lâmpadas novas e mesmo que haja perdas na intensidade do LED até 80%, max 75% no tempo de fim da vida útil dele (que estamos a falar em regra geral +/- de 10 anos), esses 75% de intensidade de luz é igual ao que se consegue retirar dos outros tipos de iluminação mesmo quando se coloca a lâmpada novinha no momento.

Acho que devias verificar estes numeros, estão muito longe da realidade, e fazer pelo menos comparações aceitaveis...dizer que se troca uma lampada ao fim de um ano porque tem um desvio espectral e perda de eficiencia e dizer que não acontece o mesmo nos leds, que utilizam uma tecnologia de conversão luminosa idêntica, é dar um grande pontapé na fisica dos materiais para o meio da rua.

 

depois comparar o MTBF dos LED com um tempo estipulado na aquariofilia para substituição de lampadas é mais uma vez muito marketing, pouca ciencia...

 

 

Baltasar, olha que é normal, numa primeira fase, os fabricantes de material electrónico disponibilizarem algumas das suas gamas apenas para os OEM e colocarem essas mesmas gamas acessíveis ao "público geral" algum tempo depois.

O que o técnico da TMC me escreveu é que os Led brancos eram mesmo de 14.000K e os azuis eram de uma cor seleccionada pela TMC por ter o comprimento de onda que eles queriam. Claro que isto é a informação dada por eles, fabricantes e interessados em vender :music_singguitar: .

Eu comprei uma GroBeam 500 para o meu amazónico, instalei-a ontem (10 minutos para fazer tudo com cuidado e nas calmas) e gostei do efeito e da potência luminosa. Vamos ver agora o que "dizem" as plantas e os peixes. Face à instalação de uma nova T5, só começo a poupar lá para o 6º ou 7º ano (consoante a taxa de substituição das T5 seja de 12 ou 24 meses).

Nos salgados, a economia alcançada é impressionante: a mesma radiação de uma HQI de 250W com apenas 30W! Se fizermos as contas para o ciclo de vida dos Led (50.000h) compensa e muito.

 

engraçado é que daqui a 6 ou 7 anos...já tiveste que substituir os leds...e portanto...acho que não vai compensar... é que 50.000h são MTBF... o que significa :

 

-cada led em média dura 50.000 horas... há leds que vão pifar antes, leds que vão pifar depois.

-o MTBF é independente da degradação espectral, ou da degradação de eficiencia.

 

alguem já foi ver qual é o MTBF de lampadas T5 e T8? talvez tenham surpresas...

 

 

Quanto ao ponto anterior e já falado sobre a TMC terem encomendado LEDs CREE especiais parece-me mesmo conversa de vendedor e não um facto 100% correcto tecnicamente, pois realmente os 14000K são facilmente conseguidos misturando os leds azuis e tendo os ligados em simultâneo com os brancos, mas os brancos somente ligados não se consegue mesmo mais que um limite já muito máximo de pico nos 10000K. Não existe nenhuma substancia semi condutora capaz de dar directamente uma luz branca azulada só misturando na mesma cápsula outro LED com semicondutor que produza luz azul, tal como fazem nos LEDs mais potentes (na casa dos 10W e 15W) são ao fim ao cabo vários leds de 3W ou mais Watts colocados no mesmo invólucro dando assim mais luminosidade, claro com o factor de consumirem tanto como os mesmo 3 ou 4 fossem ligados separadamente lado a lado. Com esta técnica poderias ser possível ter os tais LEDs de 14000K ou mais até, embora eu não conheça também nenhum fabricante que tenha criado tal possível combinação branco/azul para alem dos vulgares leds RGB que produzem as três cores básicas.

 

estás enganado quanto ao processo de funcionamento dos LED's brancos, já te perguntaste porque é que os LED's brancos são amarelos quando estão desligados...? pesquisa sobre o principio envolvido na excitação dos semi-condutores, qual a radiação emitida e quais os métodos de fotoconversão envolvidos...

 

Mesmo assim e curioso na expectativa que poderia ter aparecido algum avanço recente nesse sentido contactei directamente a CREE sobre a possibilidade de alguém no mundo ou eles mesmo neste caso já conseguirem produzir LEDs com uma temperatura de cor superior ao pico dos 10000K e deram-me esta resposta que passo aqui na integra:

 

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Hi Baltasar,

 

Thank you for your interest in Cree and our products. All product information can be found at our website: www.cree.com. The highest Color Temperature we have for Xlamp products is 8,300K(Cool White). When Color Temperature goes over 10,000K, the color will turn out pretty bluish which is not our target market at this point. Thanks again for contacting us and you have a nice day!

 

Thanks & regards,

 

Barret Fang

8am to 5pm ET Mon-Fri

US Toll Free 1-800-533-2583 x 5932

FAX: 919-313-5451

Email: Barret_Fang@Cree.com

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Mais depressa se apanha um mentiroso do que um coxo... se bem que a fabricação é possivel, mas mudar um processo de fabrico de vários milhoes de leds para produzir uns milhares, ou ter maquinas a produzir uma quantidade tão pequena, numa area que esta em tão rápida mudança...é economicamente pouco rentavel...

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
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