Ovos no vidro


Espada

Recommended Posts

Boas

tenho no meu aqua varios ovinho,nao sei se

e das helenas ou nao.

No aquario tenho umas 6 Helenas,2 ampularias e

uma praga de melanoides

aqui ficam umas fotos

 

Imagem829.jpg

 

Imagem828.jpg

 

Imagem827.jpg

 

agradeço ajudar

 

ps:desculpem as fotos nao da para tirar melhor

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa





Telmo Espada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá das ampularias e melanoides não são, ampulárias são cachos com vários ovos fora de água, os melanoides são tipo gosma.

 

Podem ser de helenas mas estão desfocadas não se vê bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

robintiago,das corydoras nao e de certeza,nao tenho la nenhuma

hugo r. silva

nao consigo tirar melhor,bem que tentei mas a maquina

nao e la grande coisa

podes me dizer como e que sao os ovos das helenas???

obg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa





Telmo Espada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

hugo silva ... onde viste ovos de melanoides ? nao estas a confundir com planorbis ou phisias ? esses sim , sao gelatinosos. os melanoides acho que nascem ja formados ...

ampularias nao sao de certeza.

que mais fauna tens no aqua ?

esses ovos estao sempre no mesmo sitio ? digo isto porque á muitos anos atras , quando vi pela primeira vez lapas no aqua achei que eram ovos de qualquer coisa. e pelas fotos nao parecem ser todos do mesmo tamanho.

os helena nao deixam os ovos no vidro. costumam deixa-los em plantas , pedras , por norma "escondidos". ja agora os ovos de helenas parecem uns cubos transparentes com um ponto amarelo la dentro, e espalhados pelo aqua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sao da Helenas ou dos planorbis e phisias que nem sabes que tens..pois das ampularias nao sao certamente..os ovos destas sao postos fora de agua,normalmente perto da luz (calor) e por la ficam durante uns tempos..todos juntos "num mega ovo" tipo casulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

menano

 

eu tenho muitos helena e nunca vi ovos assim no vidro, acho pouco provavel.

de phisia e planorbis nao sao de certeza , estes poem os ovos em aglomerados gelatinosos.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

menano

 

eu tenho muitos helena e nunca vi ovos assim no vidro, acho pouco provavel.

de phisia e planorbis nao sao de certeza , estes poem os ovos em aglomerados gelatinosos.

 

 

phisia e planorbis sim metem em aglomerados mas quando saiem do aglomerado passam e comecam a andar pelo aquario (vidro)..E é por experiencia propria que falo..pois tenho um aquario so com phisas e planoris e o meu vidro por vezes é igual ao da foto que ele mostra..

 

quanto as helenas nao sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois ...

 

sem uma foto mais nitida é dificil ter alguma certeza ...

 

menano ... quando andam a passear pelo aquario ... ja nao sao ovos. lol.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Também me apareceu uma coisa parecida ou igual no meu aquário, aquilo é tipo gosma transparente e por dentro tem vários pontos brancos! Alguem me sabe dizer o que? é bom ou mau?

Ricardo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

se esses ditos ovos se mexerem sao caracois acabados de nascer.

spiuk

sim sao ovos.se é bom ou mau depende de q caracois tiveres.

neste caso ou sao plarnorbis ou physias.geralmente s eo aglomerado for grande sao de physias se for mais pequeno é de plarnorbis.

 

 

 

cumps joni

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o problema é que já tenho alguns caracois maiorzitos e os ovos tenho espalhados pelo aquário tudo, principalmente nas partes mas quentes(junto ao termostato). Vou-lhes ter que espetar com fluvermal senão daqui a pouco tenho mais caracois do que peixes!

Ricardo Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...

Boas!

Isso já não são ovos... :)

São planorbis acabados de nascer!

Se repares bem eles vão percorrendo o vidro do aquario... Quando não tem luz eles aprecem no vidro, mas com a luz desaparecem, não é assim?

 

Eu tenho alguns num aqua de invertebrados e gosto da presença deles. Nunca os vejo de volta de plantas e também não se tornaram praga até agora. Mas se pesquisares no forum ha algumas formas de reduzir a sua população, seja através da redução da alimentação no aqua, boa limpeza do substrato, ou o truque da folha de alface ou pepino durante a noite, a qual na manha seguinte deverá ter alguns deles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais