Móvel de cerejeira será fiável para 150x40x50???


Recommended Posts

Caros,

 

tenho andado nas últimas semanas a falar com lojas, a ler posts, a conversar com a minha mulher, enfim a pensar em aquários dia e noite.

 

Tudo porque tenho um 180 litros que já foi um agradável plantado e que hoje está para ser remodelado.

A preferência ia para um salgado mas os custos de conversão são relevantes e estamos com receio de avançar.

 

Mas como não gostamos de desistir, talvez haja aqui uma possibilidade.

 

É assim. Tenho um móvel na sala que é sob comprido. Tem 2,20 de comprimento e tem uma superfície plana no topo com 40cm.

Eis a foto dele:

11022010.jpg

Era suposto ser de todo de cerejeira mas não é. Nas laterais é laminado a cerejeira e tem por dentro tábuas de contraplacado com (suponho) 2cm.

As que ladeiam as gavetas (na vertical) têm 2,5cm.

Isto será capaz de aguentar um aquário com 150x40x50????

Ou é algo arriscado? Para 'aliviar' peso poderia considerar ter a calha de iluminação suspensa, por exe.

Já agora, fazem ideia de quanto poderá custar uma calha com este comprimento???

 

De qualquer forma este pequeno sonho só seria possível de concretizar vendendo primeiro o actual aquário.

Um Aquatlantis Ambiance 101 (101x41x50), de 180 litros com tampa e calha de 2x30W T8 e filtro externo Hydor Prime 20.

Pode ser visto na img abaixo e, em detalhe, no site oficial da marca

12022010.jpg

Alguém me sabe dizer quanto seria um valor justo para a venda deste conjunto???

Está em muito boas condições e não tem riscos.

 

Se este não for o local correcto para colocar este post, peço desde já desculpa.

É que, se por um lado, o movel seria para um salgado, por outro o actual aqua é de água doce... fiquei sem saber o que escolher. E como estou mais familiarizado com a malta da água doce, optei por colocar aqui...

 

Obrigado pela atenção dispensada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo, eu não arriscaria.. mais talvez se voce botasse algum reforço pelos meios reforssaria! Seu Aqua ficaria com 300L + ou - 350 Kilos Montado!

 

Eu acho um pouco pesado para esse movel!

 

Agora a calha deste tamanho não passa de R$ 250,00 aqui no meu estado. Agora essas importadas nem imagino o preço!

 

 

Esse site irá te ajudar um poukito>>> http://www.aquaricamp.com.br/detalhesProduto.php?id=515

 

 

Abrax!

Editado por David Cabete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

Não vejo o pq de não aguentar..o meu de 160*38*55 aguenta em cima de um movel feito por mim em contraplacado com apenas uns reforços. Mas na minha opinião com uma estrutura revestida estavas totalmente descansado.

 

Eu digo isto pq além disso estas a pensar num salgado e as exigencias destes são bem maiores que num vulgo aquario de água doçe. Sump, escumadores, reactores, coluna seca de ligação entre o aquario e sump etc, etc. Tudo isso vai ter de estar escondido "dentro" do movel. Logo, algo de raiz como uma estrutura metalica revestida era do ideal.

 

Iluminação:

Agua Doce: para um plantado a sério 4*80w T5, lampadas de 1,45m - fica-te entre 200-300€. Para água salgada as exigencias são maiores por isso acredito que nunca menos de 300€

 

Ps- efectivamente um salgado envolve custos iniciais relevantes. É todo um conjunto de equipamentos que teras de comprar além de tem um "know how" diferente do doces. Por isso de avançares para um salgado vai com muita calma..le, aprende, nem que demores um ano a montar, se fizeres tudo como deve de ser, acho que acaba por ser compensador.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ob pela resposta!

Se, por um lado, estou a pensar fazer uma sump e meter dentro do lado direito do móvel (ficando as gavetas e as portas do lado esquerdo para as arrumações da mulher ;) ), por outro percebo o que referes... para além da água há que contar com vários quilos de rocha, não é?

 

Eu ontem estive a estudá-lo (ao móvel) ao pormenor e percebi que, em termos de apoio vertical, não posso contar com a parte de trás do móvel, pois esta não passa de uma fina placa sem resistência nenhuma.

Na prática, tenho as duas laterais exteriores e as duas peças verticais que ladeiam as gavetas para sustentar o peso.

 

Já pensei se não faria sentido mandar fazer dois U's em ferro para meter, por dentro, a meio de cada uma das portas laterais. Ou seja, ficavam com a abertura virada para baixo e encostados à parte de cima do móvel...Passava de 4 pontos de apoio para 6.

 

Tenho andado a falar com várias lojas e os valores que me têm dado para adaptar o antigo que tenho andam entre os 500 e os 750 euros. É muito de uma vez...

Daí ter pensado em vender o que tenho, mandar fazer um de raiz, apostar numa sump DIY e arrancar com o mínimo (areia, rocha morta e pouca ou nenhuma viva e escumador). Depois ciclar ainda demora tempo e só quando a água estivesse OK investia na iluminação e na compra de vivos.

 

Outra questão que ainda me apoquenta são os custos fixos de manutenção. Quanto vou gastar por mês a condicionar água, quanto vou aumentar a conta da luz, etc, etc... Umas lojas falam em 20 euros, outras em 50... :eusathink:

 

A verdade é que gostava de saltar para salgados mas não me importava de continuar nos plantados com um aqua maior e com iluminação de jeito.

Não tive dificuldades em ter sucesso (moderado pk com 60W p/180 litros...) nos plantados e dava-me gosto perceber como as plantas reagiam. Estou convencido que peixes qualquer um tem. Já plantas 5 estrelas, é outra conversa...

Mas a mulher queria algo com mais cor e nisso os salgados metes os de água doce a um canto.

 

Estamos dispostos a ter um caixote de vidro, areia e água na sala durante algum tempo, se for necessário.

 

Mas vamos ver... ainda não tive resposta ao pedido de orçamento que fiz (sim, tb preciso de perceber qt me pode custar um aqua daquele tamanho) não faço ideia de quanto pode valer o meu.

 

São muitas condicionantes e vamos ver onde isto me vai levar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva...

Se estas a pensar em fazer um salgado eu apostaria em tudo novo. estrutura ja fechada, com aquario e sump ja com as ligações feitas. Existem lojas, que fazem aquarios e os respctivos moveis (patrocinadores) aqui no forum que te podem dar uma ideia uma ideia de tudo no conjunto. Mas para teres uma ideia a mim para o meu aquario (dimensoes semelhantes) pediram-me cerca de 325 euros pelo móvel. Acabei por n avançar e deixar ter o que actualmente tenho, mas ficas com uma ideia que tudo, móvel, aquario e sump ja com ligações devete ir para os 500-600€...digo eu! :eusathink:

 

Se é para manter o plantado acho que o teu movel com um ou outro reforço vai la sem grandes problemas. N te esquecas que um plantado com sump é dificil de "produzir", ja que perde-se o CO2 muito necessario às plantas. Um aquario com esse tamanho com um filtro de 1500/h, cerca de 240-320w luz, CO2 e substrato fertil, fazes algo muito mas muito engraçado.

 

Mais uma vez te digo - para um salgado tens um "mar de coisas" que tens de ter em atenção por isso olha primeiro aos €€€..para n começares sem ter tudo pronto. EU sou apologista do esperar e ir comprando e nem que fique varios meses à ate montar. no caso so salgado primero movel aquario e sump, dp iluminação, reactores, escumadores e so no fim arranjar a RV e rocha morte e por a coisa a funcionar.

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não querendo influenciar em nada que possa correr mal eu tive um aqua de 200 litros num móvel desse tipo e não houve problemas...

 

Este veio de Paços de Ferreira. O seu também? :eusathink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Resposta ao post#9:

 

Sabes que o espaço é a minha sala de estar/jantar. Nunca me ficaria barato mandar fazer um movel novo (como aliás referes mais à frente) em condições.

De qualquer forma, se ficar pelo plantado, nunca teria sump. O problema é que a peixarada da água doce (se tirarmos os discos que não seriam opção para mim) são muito pouco 'coloridos' (voltamos à tal questão da minha mulher... eu pouco me importa se os peixes são violetas ou fushia LOL Têm é que viver bem porque o meu target na água doce são mesmo as plantas).

Ao fim e ao cabo é como dizes e estamos dispostos a seguir esse caminho. Se efectivamente avançarmos, seguimos esses passos, sem precipitações que possam ter consequências para os animais (k n têm culpa nenhuma!) e para a minha carteira.

 

Já agora, da lista que referes, reactores julgo ser algo que pode ser dispensável de início, ou não?

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva....

ai já tens de ir tirar duvidas ao sitio certo.

já me transcende :transport027:

Pergunta nos salgados....para plantados ai tenho conhecimentos para dizer qq coisa..agora salgados só mm o básico, n sou a pessoa indicada para te ajudar :)

mas discus pq n? n gostas?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto dos animais. São muito belos e até podiam ser encarados como uma forma de amortizar o investimento pois um aqua deste tamanho permitia-me ter 3 casais (seria muito???) cujas posturas poderiam depois ser rentabilizadas...

 

Só que, do que tenho lido, parecem-me ser animais exigentes em termos de qualidade de água (na perspectiva de que nada pode falhar) e em termos de alimentação, ou seja, os granulados que se compram nas lojas parecem ser insuficientes para os manter em excelentes condições. Daí haver tanta gente a 'cozinhar' literalmente para eles.

Com isso, devido ao elevado valor nutricional da comida, sujam a água e voltamos ao primeiro ponto: toca a fazer mudas de água quase diárias!

 

Não tenho disponibilidade diária para isso... mas era uma solução para o nosso caso! :)

Ela quer cor, eu podia continuar com plantados! LOL

 

Vou seguir a tua dica e perguntar custos mensais na zona de salgados. OB + uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.