Quantidades para co2 caseiro


Puer

Recommended Posts

Tenho notado que existem dúvidas quanto à quantidade dos ingredientes para formar CO2 caseiro...

Deixo o que tenho feito. Comentários serão bem-vindos...

Cada aquariófilo utiliza as suas medidas que vão estabelecendo por tentativa e erro. Existem vários factores que impossibilitam dar uma medida exacta dos ingredientes: tamanho do aquário, iluminação, flora, existência ou não de fauna...

 

As medidas mais comuns e que tenho utilizado são:

 

1 chávena de chá de açucar

1 litro de água

15 g de bicabornato de sódio (2 colheres de café)

9 g de fermento e padeiro supér rápido "Vahiné".

 

 

Puer

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Puer,

Podias me dar a medida em gramas da tua chávena de chá.

Em relação aos factores que falas, eles apenas se referem à duração(dias/mês) da mistura, para gerar/injectar a quantidade de CO2 necessário ao aquário ou também a quantidade/saturação de cada bolha por ela produzida?

 

Qual é o ingrediente que tem a função de saturar mais ou menos a mistura de CO2

 

abraço

Pedro Saúde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a medida em gramas do açucar por exemplo nao precisa de ser muito precisa...o açucar é o alimento das leveduras e por isso mais açucar implica mais duração....

 

no entanto existem dois factores que limitam a duração da garrafa, o alcool produzido na fermentação e a acidez. O primeiro é contrariado pela água ja que mais agua implica maior diluição do alcool e o 2º é contrariado pelo bicarbonato de sódio que faz de alcalinidade impedindo a descida do pH.

 

O açucar limita na medida em que se acabar antes de se atingirem os niveis mortais para as leveduras, a garrafa acaba mais cedo.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais