Kribensis: Quantos casais em 180 litros???


Recommended Posts

Vou desmanchar e limpar o meu Aquatlantis de 180 litros.

A minha mulher queria que eu montasse algo com cor, com vida.

 

Já estive tentado a ir para ciclídeos (daqueles acinzentados, amarelados e azulados como os que aparecem no aqua do 5 para a Meia-noite da RTP2) por causa de achar muito bonita aquela areia de silica mas desisti porque não queria deixar de ter plantas e esse substrato não é o indicado.

Hoje já andei a ler bastante acerca de discos. Os cuidados com a água (mtas TPAs) e com a delicada alimentação fazem-me vacilar...

 

Depois tenho a possibilidade de arranjar uns Kribensis mas é um animal que, para além de algumas fotos, pouco conheço.

 

Sei que são agressivos durante a criação mas... conseguem partilhar um 180 litros com outras espécies?

Se sim, quantos casais colocar nesse 180 litros?

Costumam atacar plantas?

O que comem???

E num aqua de 20 litros? Dá para ter um casal? É muito pequeno, não é?

 

Obrigado pela atenção!

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Podes pesquisar as características da espécie. Tens aqui um exemplo: http://www.ciclideos.com/pelvicachromis-pulcher-f60.html

 

Um casal em 20 litros, nem pensar! 60-80 litros já pode ser.

 

É um ciclídeo, por isso conta com o facto de ser territorial e de defender o território em acasalamento. Tive um casal em 240 Litros e convive bem com a maioria das espécies de porte idêntico, desde que tenha espaço (escalares, tetra do congo, bótia).

 

Não ataca plantas. Come comida variada. É relativamente simples a sua criação e vale mesmo a pena observar o casal progenitor a cuidar e defender a sua prole.

 

Os ciclídeos de que falas permitem alguma vegetação (essencialmente valisnérias, anúbias e fetos de java).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já responderam mas cá vao os meus dois centimos

Já estive tentado a ir para ciclídeos (daqueles acinzentados, amarelados e azulados como os que aparecem no aqua do 5 para a Meia-noite da RTP2) por causa de achar muito bonita aquela areia de silica mas desisti porque não queria deixar de ter plantas e esse substrato não é o indicado.

Hoje já andei a ler bastante acerca de discos. Os cuidados com a água (mtas TPAs) e com a delicada alimentação fazem-me vacilar...

os kribensis gostam de pesquisar na areia e escavar para fazer o ninho, tal como os ciclideos desse programa da RTP 2.

 

Sei que são agressivos durante a criação mas... conseguem partilhar um 180 litros com outras espécies?

sim. eu mantenho-o num comunitário. Ou seja adaptam-se a varias espécies. Apesar de serem algo rufias, os peixes devem ser de tamanho ligeiramente menor, igual ou maior. mas é concerteza um peixe pacifico

 

Se sim, quantos casais colocar nesse 180 litros?

a regra é um casal em aquario com 80 cm. Não precisas de por mais que um casal... eles reproduzem-se no aquario, garante apenas que tens um macho e uma femea. A femea tem a barriga gorda e muito vermelha, o macho não, é mais delgado.

 

Costumam atacar plantas?

não. não atacam plantas

 

O que comem???

ração de peixes tropicais normal e comida caseira que queiras dar (ervilha, por exemplo)

 

E num aqua de 20 litros? Dá para ter um casal? É muito pequeno, não é?

extremamente pequeno. Um NAO redondo.

 

se estás interessado em iniciar-te em ciclideos este é mesmo o peixe indicado, e apto a comunitarios, com um comportamento muito interessante e diferente (a femea é que toma a iniciativa e é a mais colorida, ao contrario dos outros peixes). no entanto, desaconselho mante-lo com neons ou bebados (especialmente se tiverem debilitado), a femea kribensis é que é meia louca, de desconfiar, o macho passa a vida numa onda zen, tudo em paz e harmonia. Camarões só com o camarão madeira grande.

 

sugiro-te também um casal de ciclideos americanos de nome ciclideo boca-de-fogo, como segundo casal a manter no mesmo aquario. Os kribs e os boca-de-fogo não se dão. Mas como são pacificios é algo muito interessante de ver. Além de que os boca-de-fogo acho que sao mais interessantes que muitos ciclideos africanos e muito coloridos especialmente nas suas lutas (lutas deles é só tipo pavão e correr atrás).

 

 

cumps.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a ambos.

Acho então que vou optar por meter um casal de Kribensis no grande e ver algo acerca dos boca-de-fogo (alguma ideia de preço???)

Depois escolho a restante fauna...

A flora estará sempre limitada pela minha fraca iluminação. A menos que consiga convencer a minha mulher a comprar uma calha nova LOL

Se bem que no passado consegui ter um aqua bonito. Logo se vê...

 

Quanto ao pequeno, uns camarões e talvez meta uns quantos peixes banais para depois tentar criar um plantado agradávelzito... fica sempre bem na sala.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os boca-de-fogo estão a 5 euros. é mais caro que os kribs, mas acredita que valem a pena. compra também um macho e uma femea (casal).

 

outros peixes, mete um cardume, pelo menos 5 elementos, ai já tens opções vistosas, como os barbos tigre e os peixes arco-iris.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda!

 

Vou começar asap a desmanchar o actual para depois limpá-lo.

Depois tenho pela frente dois valentes desafios:

1. não deixar as plantas morrerem no processo (pk não consigo fazer tudo no mesmo dia. Vai demorar uns 2 ou 3 dias...)

2. criar o ciclo de azoto em tempo recorde pois preciso de receber os Kribensis asap. Tenho alguma fé que vou conseguir sem grandes sobressaltos pois tenho um filtro ciclado e plantas para ajudarem. Com introdução de bactérias e trocas de água se os testes o exigirem, acho que vou conseguir.

 

Vamos ver. Vai ser cansativo... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantém o filtro a funcionar no aquário de 20 Litros, ou noutro recipiente.

Ou então deixa sempre o filtro ligado. Durante todo o processo, se não desligares muito tempo, o filtro vai continuar ok.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mantém o filtro a funcionar no aquário de 20 Litros, ou noutro recipiente.

Ou então deixa sempre o filtro ligado. Durante todo o processo, se não desligares muito tempo, o filtro vai continuar ok.

 

Percebido! Assim não mato as bactérias que estão no filtro :girlhitboy:

Vou deixá-lo sempre ligado mas terá de ser fora do aquario pois vou tirar o areão todo.

Tenho receio de o meter a funcionar no 20 litros que tenho. Deve ter demasiada força e vai levantar o areão todo...

Devo optar por um balde... aproveito e meto lá as plantas e o termostato.

 

OB!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se fores meter barbos tigre mete barbos já grandinhos, pequenos não. tb não podes meter otos, para além dos neons e bebados. há gente que mantem junto, e eu tb já mantive, mas não me parece uma boa mistura, os kribs (ambos os sexos) são oportunistas e não negam por a boca a uma carcaça, a um peixinho debilitado ou quem sabe a dormir durante a noite, isso não sei ao certo, mas tenho suspeitas. com os boca-de-fogo podes meter tudo e mais alguma coisa.

 

No inicio os kribs são timidos, os boca de fogo dão-lhes umas corridas, mas quando ficam ambientados é diferente, respondem às investidas e pesquisam o aquario todo à procura do que houver. Os kribs fazem covas para a desova ou para descansarem, mas os peixes de fundo, daqueles paradinhos, roubam-lhas...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... começo a ficar apreensivo quanto aos kribs... não quero ter um aqua de 180litros com um cala de kribs e pouco mais... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que nao deves ter receito, apenas atenção às mini-companhias. São ciclideos, entendes? os ciclideos dos lagos africanos entao é que esquece, isso nem se pode juntar com nada. os kribs podes.

 

eu tenho varios peixes com os kribs. so nao meto mais porque o aquario perde a graça com a miscelanea. mas tenho muitos, desde Escalares (que é ciclideo), bocas-de-fogo (ciclideo), cardumes de tetra buenos aires e arco-iris neon, vários generos de caramujo e peixes de fundo, mesmo pequenos como o peixe-gato banjo, que é um peixe que nem se mexe. Os simpaticos escalares, um ciclideo americano, tb não se recomenda mini-companhias... e é dos peixes mais populares em aquariofilia.

 

todos os peixes têm condicionantes, nao só os kribs... tipo os neons tb não se recomendam misturar com escalares, pelo mesmo motivo.

 

alternativas nao te faltam para esse aquario! os kribs são aptos a aquarios comunitarios: isto é com as especies que desejares e plantas.

 

vou fazer um post com o meu setup actual e ves como tenho muita variedade no aquario. O camarao madeira fez muda de carapaça, e quando faz muda fica fragil. e nao teve problema algum... ninguém o chateou.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas...

Tenho um casal num aqua de 60cm /cerca de 54l / junto com viviparos (espadas e molly´s),tambem ca anda um Betta(o que é arriscado) e uma ra aquatica....

Nesse aquario podes criar um mundo infinito para os kribs e companhia,tenta colocar peixes rapidos (EX:neons,tetras do congo....) Ha tantos , o problema dos kribs e que protegem o local de postura e as suas crias,mas é uma area limitada desde que exista esconderijos e plantas para que os outros peixes se possam esconder no momento das investidas dos kribs ,o que nao quer dizer que eles vão estar sempre a atacar(isso tambem muda de peixe para peixe...ha peixes mais agresivos outros mais pacificos )

Mete os Kribs que não te vais arrepender,estou a escrever e aver a minha femea a dançar para o macho ,esta com uma coloraçao linda...

Fica bem....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ve este aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=87148. eu acho que está brutal. se puseres um casal e um carmude de tetras do congo nao te vais arrepender

Link to comment
Partilhar nas redes sociais