Atlântida Reef


Carlos Trabuco

Recommended Posts

Boas ,o aquario tá bacano mas esse lcd se for para ficar onde está vai a viola num instante ,e o movel com os salpicos de agua vai ficar todo manchado .

Agora é preciso é muita calminha na introdução dos vivos para não dar raia.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ,o aquario tá bacano mas esse lcd se for para ficar onde está vai a viola num instante ,e o movel com os salpicos de agua vai ficar todo manchado .

Agora é preciso é muita calminha na introdução dos vivos para não dar raia.

 

Boa sorte

 

Viva lsdluis.

Não é LCD, é plasma e se for à vida....vai chamar-se LED TV. ;)

Mas não vai à vida não...bem espero eu.

E vou explicar, mais uma vez, o porque.

Eu criei discus, durante mais de 4 anos, e este aquario era o comunitário onde tinha alguns discus.

Esse Plasma sempre esteve ali, e o aquario tambem.

Como deves saber, para a criação de discus temos que ter a agua a 29ºC e, por vezes, a mais que isso e o plasma nunca avariou e havia muita evaporação, muita mesmo.

Sei que agora tenho o problema do sal, mas ja estou a engenhar uma protecção em acrilico, para ficar por baixo da televisão, e assim evitar que a evaporação e o sal atinjam a televisão.

Quanto ao móvel, ate agora não tenho visto nenhum salpico de agua, mas tenho o cuidado de o limpar todos os dias.

sim, vou ter calma, muita calma mesmo, na introdução de vivos.

daqui a unas 2 semanas vou introduzir umas xenias, só para ver como elas se vão dar.

Sei que a pressa me pode causar muitos desgostos e dinheiro perdido e...ele não abunda.

O meu obrigado pelo teu comentário.

Abraço

Carlos Trabuco

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro Carlos, Só um Aparte...

 

As xenias dão-se bem até no fundo de um poço :D Vai ser complicado avaliar a situação do aquário com base nas mesmas... eh eh

Parece-me tudo bem e um projecto com pernas para andar, mas na minha opinião o layout merecia umas "mexidas" diria até radicais...

 

Abraço

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Companheiro Carlos, Só um Aparte...

 

As xenias dão-se bem até no fundo de um poço :bs_quesexclaim: Vai ser complicado avaliar a situação do aquário com base nas mesmas... eh eh

Parece-me tudo bem e um projecto com pernas para andar, mas na minha opinião o layout merecia umas "mexidas" diria até radicais...

 

Abraço

 

Viva companheiro Verissimo :sorry:

Pois eu sei que as xenias são muito faceis de manter, por isso vou meter algumas, mais alguns corais que me vão ser oferecidos pelo Amigo Carlos Jorge.

Mais mexidas no layout?????? :D

Ja mexi umas 50 vezes nessas pedras e este foi o que consegui melhor.

Acho que, para já, não vou mexer mais, amigo Verissimo, até porque cada vez que mexo no layout fico 2 horas a olhar para as rochas, sem saber onde as vou colocar.

Mas se fosses tu, qual a volta que darias ali?

 

Abraço

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim à partida, a unica opinião que posso dar, é que como tens um comprimento considerável no aquário, podias deixar algum espaço livra entre varios montes de rocha, por exemplo fazer algumas torres em vez de um único muro de rochas...

 

A partir daí é contigo... se sobrar rocha não é problema, metes na sump mas se encaixares bem as rochas deixando na mesma algumas grutas e esconderijos duvido que sobre alguma rocha!!

 

Força nisso!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim à partida, a unica opinião que posso dar, é que como tens um comprimento considerável no aquário, podias deixar algum espaço livra entre varios montes de rocha, por exemplo fazer algumas torres em vez de um único muro de rochas...

 

A partir daí é contigo... se sobrar rocha não é problema, metes na sump mas se encaixares bem as rochas deixando na mesma algumas grutas e esconderijos duvido que sobre alguma rocha!!

 

Força nisso!

 

Viva Verissimo.

Já tive uma configuração parecida com essa que descreves, mas houve pessoal que não gostou muito e, eu confesso que tambem não gostei muito.

Parecia uns montes de pedra, sem qualquer naturalidade.

Mas ainda posso dar mais um jeito nas pedras, o layout ainda não é o final, e como tu sabes, muito melhor que eu, com o tempo vamos sempre mudando as coisas.

Realmente o layout é das coisas mais dificeis de acertar logo á primeira vez.

Depois, com a disposição dos corais, é que vamos vendo como melhorar as coisas.

Mas foi como disse no meu post anterior...já mexi muitas vezes na rocha e, sempre me pareceu algo complicado o layout.

Obrigado pelo teu comentário.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro,

 

O importante é mesmo ficar ao teu gosto pois é na tua sala que ele está situado e é o teu aquario!

O layout é mesmo algo que está sempre em pequenas mudanças!

 

Força nisso!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro,

 

O importante é mesmo ficar ao teu gosto pois é na tua sala que ele está situado e é o teu aquario!

O layout é mesmo algo que está sempre em pequenas mudanças!

 

Força nisso!

 

Espero que fique um aquario bonito, é pra isso que estou a trabalhar e a gastar dinheiro.

Com a minha paciencia, e com a experiencia e ajuda de todos voces, vou conseguir isso.

Mas claro, não quero colocar a fasquia muito alta, senão não a consigo ultrapassar.

Ainda se vivesse ai no continente era tudo muito mais facil porque exixtem lojas com tudo, agora as lojas aqui em Ponta Delgada, não têm nada de nada para agua salgada...nem sequer um simples teste.

Mas com a vossa ajuda vou ter um belo aquario.

Mais uma vez obrigado pelo teu apoio Amigo Verissimo.

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso grande parte do material compras sem dificuldades pela net... :D nós cá no continente tambem o fazemos!

 

O pior é mesmo a compra dos vivos para o teu aquário . . . :)

 

Força aí com calma!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso grande parte do material compras sem dificuldades pela net... biggrin nós cá no continente tambem o fazemos!

 

O pior é mesmo a compra dos vivos para o teu aquário . . . :)

 

Força aí com calma!

 

Ola de novo.

Pois é Verissimo, a compra de vivos vai ser um problema.

Nem todas as lojas enviam vivos aqui para os Açores e nem todas as transportadoras o fazem.

Quando for para comprar os vivos, vou ter de ver quem me quer enviar, de um dia para o outro.

Até que nem é dificil, mas tem que haver disponibilidade de quem vende.

Quanto a particulares, que tenham alguma coisa de vivos para vender, nomeadamente corais, a maior parte deles não enviam por CTT. Não entendo o porque, mas respeito.

La mais para a frente, verei isso e pode ser que entretando eu vá a Lisboa, em trabalho, nessa altura e traga comigo alguma coisa.

Amanha, se fizer bom tempo vou apanhar uns ermitas e uns camarões para po-los a trabalhar :D

 

Abraço

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva Pessoal.

Passados 1 mes e 1 semana, da instalação do meu aqua, queria aqui deixar-vos, para vossa apreciação, os resultados dos testes à agua efectuados ontem.

 

PH: 8,01

Densidade: 1024

Temperatura: 25,5 ºC

NH4: < 0,25 (possivelmente estará a zero)

NO2: 0

PO4: 0

NO3: 2,5 ppm (resolução baixa)

KH: 11,8

Magnésio: 1290

Cálcio: 450

 

Os testes são da salifert, o PH mediso com caneta e a salinidade com refractómetro.

 

Ontem introduzi, uns 60 ou 70 ermitas :confused4:, para irem limpando as rochas e, como meninos bem ensinados, já tenho a rocha toda limpa .

Já tenho algumas frags de corais, oferecidas pelo amigo Carlos Jorge, para ver como se vão dar no aqua. São elas, uma euphilia, palytoas, zoantos, xénias, discossoma azul, que entretanto já se dividiu em dois, e um vermelho. Os restantes não me lembro dos nomes. Mas são 10 frags ao todo.

 

Mas tenho uma dúvida. Não serão muitos eremitas no aquario? Alguns deles são bem grandes, e tenho receio que, com o tempo, façam alguma coisa aos corais.

 

Se alguem tiver corais ou frags que quiera vender e que esteja na disponibilidade de enviar para os Açores, que diga alguma coisa :)

 

Abraço a todos

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tenho uma dúvida. Não serão muitos eremitas no aquario? Alguns deles são bem grandes, e tenho receio que, com o tempo, façam alguma coisa aos corais.

 

Boas,

 

Os testes parecem bons, mas são muitos eremitas e muitos frags de uma vez com 1 mês de aquário montado :) Toma atenção as oscilações nos parâmetros da agua!..

 

Força aí!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os testes parecem bons, mas são muitos eremitas e muitos frags de uma vez com 1 mês de aquário montado :) Toma atenção as oscilações nos parâmetros da agua!..

 

Força aí!

 

Viva grande Verissimo.

Vou tomar atênção aos parametros da agua nos proximos tempos, mas parece-me que esta a ir tudo de vento em popa.

Se não for dos meus olhos, cansados, acho que a euphylia, a caulastrea e as palytoas, ja cresceram um pouquinho :) e ainda não tenho a calha definitiva.

Este fim de semana vou preparar a calha, pois já me chegaram as lampadas T5.

Vou então retirar metade dos eremitas, tambem me pareceu muita coisa, e os coitados já não tem nada que comer bowdown

Quem quizer eremitas, de borla, que diga. banana rock

 

Abraço e obrigado pelo teu comentario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

É isso mesmo, os bichos ficam sem nada de que se alimentar e depois puff, nao vão servir para nada...

Crescimentos nos corais com tão poucos dias?! Acredito ue poderá ser dos teus olhos cansados :D mas é possível...

 

Boa sorte com os progressos!

 

Cumps

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

É isso mesmo, os bichos ficam sem nada de que se alimentar e depois puff, nao vão servir para nada...

Crescimentos nos corais com tão poucos dias?! Acredito ue poderá ser dos teus olhos cansados :transport027: mas é possível...

 

Boa sorte com os progressos!

 

Cumps

 

Viva Verissimo.

Metade dos eremitas já foram devolvidos ao mar. è melhor assim, do que depois morrerem e ter picos de amonia, nitratos, etc.

Quanto aos corais, eu acho que sim ja se devenvolveram um pouquinho. Muito pouco, mas dá pra ver que sim.

Queria ver se arranjava mais alguns corais, mas esta muito, muito dificil de os arranjar. è um dos problemas de se viver em ilhas.

Obrigado pela tua força.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora cá vão umas fotos tiradas hoje.

Desculpem a qualidade das mesmas, mas a máquina é um quanto limitada e eu não sei mexer nela. è uma Sony Cybershot de 10.1 Megas :roflroll2:

A calha nova, já esta a bombar banana rock

Faltam fotos de uns pequenos zoantos, que não consegui tirar, e de um actinodisco azul e umas xenias, que se soltaram e estão entre as rochas.

 

DSC01443.jpg

DSC01442.jpg

DSC01441.jpg

DSC01440.jpg

DSC01439.jpg

DSC01438.jpg

DSC01437.jpg

DSC01436.jpg

DSC01435.jpg

 

Abraço A todos

Editado por Carlos Trabuco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá Companheiros.

Depois de, quase três meses, queria deixar-vos as ultimas notícias àcerca do meu reef:

 

Testes:

 

NO3=0

NO2=0

Amónia=0

PO4=0

KH=11,8

Ca=460

Mg= 1320

PH=8,41

Temperatura=25,2ºC

Densidade=1.024

 

O Ph e o Kh estão um pouco altos, espero conseguir reduzir com adição de àgua OI.

 

Fotos:

 

Geral do aquario

geralw.th.jpg

 

Alguns corais:

 

Xénias

xeniae.th.jpg

Sarcophypons

sarcophyton.th.jpg

Palythoas

palytoas.th.jpg

Este não sei o nome :D

76720991.th.jpg

Green Star Polyps e Zoantos

greenzoant.th.jpg

Euphylia

euphylia.th.jpg

Caulastrea Furcata

caulastrea.th.jpg

Actinodisco vermelho e azul

actinodisco.th.jpg

 

Montiporas que, acho que estão perdidas :cry4:

montipora.th.jpg

monti1.th.jpg

 

Deiam as vossas opiniões.

 

Abraço a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Viva Companheiros.

Depois de algum tempo sem actualizar este meu tópico e ao fim de 5 meses de montagem do meu reef, queria deixar-vos aqui a evolução do mesmo, assim como deixar-vos algumas fotos para vossa apreciação.

Tem sito um trabalho muito grato, pois os resultados estão à vista.

Vou começar por descrever todo o setup, manutenções e por fim algumas "bastantes" fotos que tirei hoje.

 

SETUP:

- Aquario 150x45x55 (comp x larg. x alt.)

- Sump 55x55x55 cm

- Escumador Deltec AP851 (grande máquina)

- Filtro interno eheim 750 l/h, dentro da sump, só com carvão activado

- 3 bombas de circulação sunsun 5.000 l/h ( agora só tenho duas ligadas, porque o ocellaris tiny, não se aguenta com a força)

- Iluminação: Calha com 2 T5 actinicas de 54W e 2 T5 brancas de 54W ATI e 2 focos HQI de 150W

- Overflow tunze 1500 l/h

- Termostátos 300W

- Bomba retorno eheim Compact 3000+

- Areia de coral 50kg

- Rocha viva cerca de 60 kg

 

CORAIS:

- Xenyas

- Caulastrea furcata e curvata

- Euphylia

- Actinodiscos verde estriados, vermelho, e azul que já deu 4 filhotes

- Dois Sarcophytons

- Duas montiporas. Estas montiporas chegaram mortas, quase, na sua totalidade, mas estão a recuperar

- Zoantos

- Palytoas

- Green star polips

- Clavulária

- Sinulária dura e flexibilis

- Ricordea

- Tenho mais 2 que não me lembro o nome.

 

PEIXES:

- 1 Paracanturus Hepatus com cerca de 4 cm

- 1 Ocellaris tiny com 2 cm

- 1 Pepino do mar

- Cerca de 10 camarões da nossa costa, acho que são o "qualquer coisa" Serratus

 

MANUTENÇÃO E ROTINAS:

- Mudanças de água dia sim, dia não, de 25 litoros com água natural. É corrigida a salinidade com agua de osmose.

- Adição de kalk, de dois em dois dias, pelo metodo do pinga pinga, na quantidade de 2,5 litros

- Adição dos componentes A+B, da warner marine, quando me lembro :medieval_mace:

- Adição de Zooplancton e phytoplancton 3 vezes por semana, da Brightwels Aquatics

- Adição de iodine da Sera Marin 4 gotas por dia

- Adição de magnesio da Sera Marin 2 vezes por semana

- Adição de stroncio Sera Marin 2 vezes por semana.

 

TESTES:

NO2- 0

NH4- <0,25

NO3- 0

PO4- 0

PH- 8,30

Temperatura - Varia entre os 25º e os 26º

KH- 10,6

Ca- 480

Mg- 1380

Densidade- 1.025

 

Testes Salifer, caneta de PH e Refractómetro.

 

FOTOS:

DSC01957.jpg

DSC01955.jpg

DSC01956.jpg

DSC01954.jpg

DSC01953.jpg

DSC01951.jpg

DSC01948.jpg

DSC01944.jpg

DSC01943.jpg

DSC01939.jpg

DSC01935.jpg

DSC01933.jpg

DSC01934.jpg

 

Amanha coloco fotos de mais corais.

 

Espero as vossas opiniões

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.