Qualidade da água produzida por osmose. Como determinar.


Recommended Posts

Finalmente, ao fim de 1 semana e meia, chegou o meu medidor electrónico de conductividade que mandei vir dos states.

 

Vou poder saber com rigor quando é que a membrana da minha OI tem que ser mudada e se realmente valeu ou não a pena esperar tanto tempo por uma coisa destas.

 

Podem ver o medidor aqui:

 

http://www.onlinewaterstore.com/itemdetail578.htm

 

Não paguei o preço apresentado nessa página porque essa loja também tem leilões no ebay. Ficou em US$24.99 + US$10 de transporte. por um semelhante em Portugal pediram-me 100eur e entregavam em duas semanas.... viva a globalização!!!!!!

 

É muito fácil de usar. Carrega-se no On e mergulha-se num copo com a água que se quer medir. A leitura estabiliza nuns 5 a 10seg e é dada em ppm (partes por milhão).

 

Primeiro enxaguei bem um copo de vidro com água da torneira e verifiquei se tinha algum tipo de depósitos calcários agarrados e que conduzem a leituras erradas. Depois enchi o copo e medi. Fiquei chocado. 634 ppm. Isto é muito alto, esta água é uma verdadeira bo#ta.

 

Depois a prova de fogo da OI (sem resinas!!!). O mesmo procedimento para o copo, uns segundos e.... 28 ppm!!!!

 

(28/634)*100 = 4,42 =» 100 - 4.42 = 95.58% de taxa de rejeição da minha membrana. Acho que é um bom valor se atendermos que muitas nem 90% conseguem.

 

Na minha membrana vem escrito que a taxa de rejeição anda à volta dos 96% por isso acho que é um valor muito próximo. No entanto estas membranas conseguem taxas de 98% em condições ideais o que produziria, para água 634ppm de entrada, à saída da membrana TDS = 13ppm

 

No meu caso as condições estavam longe de ser ideais uma vez que a pressão àquela hora 20:30 era de aprox. 3.5 bar e a temperatura da água também não está a 25ºC. O ideal para a pressão é ser acima de 4bar. Lá mais para a noitinha já devo ter essa pressão.

 

Só para quem ainda não se convenceu que deve usar resinas depois de uma osmose: 0 ppm!!! É fácil e produz a melhor água que possam encontrar.

 

Não se esqueçam que se a água da companhia da vossa região for mais pura melhor será a água produzida pela membrana e mais próximo do zero será o resultado.

 

Só mais uma coisa para todos e em especial a alguns lojistas, esta osmose custou 149eur preço final com portes e taxas, ah! e produz 283 litros por dia!!!!!

 

Espero que tenham ficado com água na boca ;) :D :D :lol::lol:

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu comprei um aparelho de OI na Redfish por um preço interessante, pelo menos até agora era o meu pensamento, mas agora acho que talvez não tenha sido tão bom negócio - o aparelho faz aproximadamente 60 litros por dia, mas não sei qual a pressão de entrada (se estarei a forçar demais a membrana), uma vez que as contas que faço baseiam-se no facto de me dizerem que faz 60l por dia o que dividido por 24 horas deverá dar 2,5 l por hora. Acho tudo isto um pouco vago para uma membrana tão sensível...

 

Depois este é um aparelho que tem apenas um pré-filtro onde coloquei carvão activado (será que fiz bem?).

 

Bom, resumindo, gostava de saber como é que posso determinar a pressão de entrada ideal para a membrana?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ver os dados da minha membrana aqui:

 

http://www.dow.com/webapps/lit/litorder.as...10.pdf&pdf=true

 

A pressão optima é 50psi.

 

À noite a pressão da rede na minha casa (R/C) passa os 40psi.

 

A tua procura no site www.filmtec.com. 99% de certeza que é uma filmtec.

 

Uma coisa te garanto, de certeza que não tens pressão a mais, o mais provável é teres a menos. Se tiveres menos de 35psi a membrana não está a produzir bem. É por isso que é aconselhável ter uma coluna com uma resina de desmineralização a seguir à OI. Assim sabes que a água é sempre pura.

 

Fizeste bem em por o carvão activado antes da membrana. Se não pusesses agora não tinha membrana já que o cloro da água destroi as membranas (TFC) num instante. Tens que mudar o filtro de carvão quando detectares cloro na água a seguir ao filtro, antes da membrana. Ainda não o fiz mas acho que os testes de cloro das piscinas dãopara isso. Tenho que comprar um para experimentar.

 

Para seberes a pressão que tens à entrada tens que comprar um manómetro de pressão que se vende em qualquer casa de ferramentas ou torneiras etc. O meu custou 4€ mas já vi no aki a 3€. Aquilo normalmente tem uma rosca de 1/4 ou mais que enroscas num "T" de latão que colocas na canalização antes da OI. Depois é só ligar a torneira e vês logo a pressão.

 

Eu liguei a minha à torneira que alimenta a máquina de lavar loiça. Tive que comprar adaptadores para os diferentes diâmetros da torneira e da peça que liga à osmose. Depois de tudo vedado com fita de teflon estava pronto a funcionar. Demorei uma horita a fazer isso.

 

Se precisares de ajuda nalguma coisa diz.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLá Manklit,

 

Obrigado pelas dicas, vou comprar o tal manómetro. Como também moro num R/C e tenho um pátio, tenho a OI na torneira do pátio que é de 1/4, por isso não vai ser dificil fazer a ligação.

 

Obrigado,

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Não quero de maneira nenhuma que se sinta lesado por ter comprado a osmose aqui na Redfish, por isso pode devolver-me o filtro e sem mais perguntas ser-lhe-á restituída a totalidade do dinheiro que pagou.

 

Agradecia apenas que o fizesse durante os próximos dias.

 

Atenciosamente,

 

Eduardo Telles Santos

Redfish, Lda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eduardo,

 

Não entendo o teu comentário e também não percebo porque é que me tratas na 3ª pessoa! Sou cliente da Redfish e tenciono continuar a ser, pois sempre fui bem tratado e atendido...

 

Não me sinto lesado por ter comprado o Filtro de OI e várias vezes o aconselhei a outras pessoas, porque estou realmente satisfeito! Não tenho dúvidas que o valor que paguei pelo filtro é justo e acima de tudo muito competitivo, pois no mercado português dificilmente se compra por menos! Neste tópico, caso não tenhas reparado discutia-se uma compra por internet e como tal não podemos comparar as duas realidades. Eu tenho consciência disso, pois se comprei o aparelho em causa, foi porque achei que era e é um bom negócio.

 

Penso que não haverá dúvidas que o negócio que o Manklit fez é efectivamente muito bom, e as duas situações não deverão ser misturadas.

 

Acho que este Fórum é um meio de exprimirmos as nossas opiniões e como tal, foi o que fiz... espero que isso nunca ponha em causa a minha relação com a Redfish!!!

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diogo,

 

Relativamente à 3ª pessoa na minha escrita é uma questão de hábito que não deves levar a mal, e pela qual peço desculpa.

 

Relativamente à tua relação com a Redfish, nunca ela esteve, está ou estará em causa. E por causa dessa mesma excelente relação é que te pus à vontade para devolveres o filtro, visto a política da Redfish, e esta já está provada e comprovada por todos os seus clientes, é a de bem servir a um preço justo (só não mandamos vir directamente da Tailandia :twisted: ), e não gostaria de ter um cliente e AMIGO com dúvidas relativamente a essa situação e muito menos descontente com uma compra feita aqui na loja.

 

Relativamente à compra feita através da Internet abestanho-me de fazer comentários visto ser suspeito para falar, e as minhas palavras poderem ser mal interpretadas.

 

Abraço,

 

Eduardo Telles Santos

Redfish, Lda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Eduardo,

 

Não esperava outra coisa da Redfish, por isso sou cliente e AMIGO e vou continuar a ser.

 

Quando tenho dúvidas e/ou estou descontente, manifesto isso directamente às pessoas certas... Por acaso tenho uma dúvida! Sabes me dizer qual o espectro das lampadas daylight T5 39W?

 

Um abraço,

Diogo

 

PS - olha que na Tailândia é capaz de valer apena...!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

As daylight T5 Osram com que nós equipamos os reflectores de Aquaconnect aqui na loja são de 6000ºK, visto ser a lâmpada aconselhada pelos fabricantes. Existe uma lâmpada que eles chamam de "Full Spectrum" mas que tem um valor $$ substâncialmente diferente (o dobro para ser mais exacto) e apenas diferem em 500ºK (6500ºK), o que nos levou a nem sequer as ter aqui na loja visto não valer a pena, trabalhando com as mesmas apenas por encomenda.

 

Se precisares de saber mais qualquer coisa apita!

 

Relativamente ao teu filtro de osmose, posso apenas garantir-te que talvez exista uma diferença substâncial em termos de qualidade relativamente ao filtro referido neste fórum. Posso indicar-te também que,caso haja alguém interessado,posso arranjar também dos USA filtros de osmose para 1250L/24h (Mil duzentos e cinquenta litros por 24h, para que não pensem que me enganei) por cerca de 500€ já com o transporte e taxas incluídas. Mas te garanto que não era um filtro que eu usasse em minha casa, ou nos meus peixes.

 

Mas como te disse, não quero opinar visto ser suspeito para falar!

 

Cmpts,

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Diogo ontem estive a fazer testes à qualidade da agua que sai da osmose de um aparelho igual ao teu e fiquei muito satisfeito. Tudo a zero e com PH por volta dos 5.5 se a memória não me atraiçoa! testes efectuados com os medidores tradicionais.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sr. Eduardo

Não consigo perceber porque o sr. não usaria o aparelho de osmose que está a referir, pois a meu ver o dito aparelho deve de ser igual á grande maioria, o que pode mudar é a qualidade dos filtros e da membrana, não é?

Uma vez que o aparelho que o sr. vendeu não trazia qualquer filtragem anterior á membrana a única diferença será a própria membrana que, com a diferença dos preços praticados poderemos comprar outra, caso não gostemos da original e ainda sobra para comprar uns peixinhos.

 

Um abraço

Escuta os outros, ainda que sejam torpes e ignorantes;

cada um deles tem também uma vida que contar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo, obrigado pela informação das lâmpadas e volto a referir que não tenho dúvidas em relação à qualidade do filtro.

 

Sérgio, também já fiz testes e posso dizer-te que também os meus resultados foram excelentes. Não me lembrei de medir o PH e o Potencial Redox (logo os 2 testes que tenho medidores digitais!!!), por isso vou medir e já digo qualquer coisa.

 

Tenho dúvidas em relação à utilização do OI, no facto de estar ou não a forçar a membrana pela pressão da água.

 

O que faço é abrir muito pouco a água por forma a deixar o que sai da membrana a pingar prefezendo ao fim de 1 hora os tais 2,5 litros. Estarei a fazer bem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Diogo também tenho dificuldade em acertar com aquilo, para ajudar um pouco já procurei aquele manometro de que o Manklit falava mas no aki não tinham todo o material necessário e então não comprei. Tento ajustá-lo da mesma forma que tu deixo-o a funcionar um pouco e depois de + - perfazer os tais 2,5 l por hora coloco o recepiente.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Zé,

 

Efectivamente a diferença entre ambos os filtros está na qualidade dos pré-filtros e da membrana, qualidade essa em termos de resistência, porosidade e longevidade.

 

O que normalmente acontece, e escrevo com conhecimento de causa, é que as membranas de osmose não se limitam à quantidade de água para a qual são destinadas, aguentando normalmente caudais/pressões acima daquelas para as quais são projectadas.

 

A membrana de 60L/24h que o Diogo adquiriu aqui na Redfish, além do pré-filtro de sedimentos de 5 microns que tem (contráriamente ao que referiu na sua mensagem) e de trazer um compartimento que lhe serve para adicionar um dose de carvão para retirar o cloro, tem capacidade de produzir sem perda de qualidade (pelo menos uma perda que seja considerável e refiro-me a um valor superior a 10%), conforme eu dizia esse mesmo filtro pode produzir até 150L/24h. Mas tudo tem algum custo e referente à membrana ela produz essa quantidade de água pura à custa da longevidade da mesa, pois vamos forçaá-la a uma pressão para a qual ela não está preparada para trabalhar.

 

A minha suspeição relativamente à membrana comprada pela net passa precisamente por aí, e não digo isto para defender o meu produto mas todos os filtros de osmose no mercado da aquariofilia, em que os preços são idênticos variando pouco entre si. E uma coisa é certa, os custos das membranas de osmose são sempre relativas à sua capacidade, e como de certeza ninguém inventou novamente a pólvora e começou a fazer membranas mais baratas, a minha suspeita ganha alguma força! E não esquecer também que os americanos têm por hábito fazer o que acabei de descrever, não só pela facilidade com que o mercado deles lhes fornece alternativas mas também porque para um americano pagar 200€ por um filtro de osmose inversa que lhe dura 2 anos (e não digo com isto que é o que irá acontecer aos filtros em questão) e depois tem que lhe trocar a membrana ou qualquer outra peça, ou mesmo comprar um filtro novo, não é o mesmo que para um europeu pagar os mesmos 200€ e esperar que o filtro lhe dure pelo menos 5 anos sem precisar de lhe trocar pelo menos as peças mais caras.

 

Não nos podemos também esquecer de um pormenor importante! Quem vende pela internet não tem normalmente que pagar custos com ordenados, manutenção da loja, não tem stock e apenas depois de feito o pagamento por parte do cliente é que vai comprar o produto e enviá-lo, esperando por sua vez que lho entreguem para o poder mandar, e assim o cliente espera 3 meses para que o filtro lhe chegue a casa. Depois o que acontece também é que quem compra pela net, pouco acompanhamento tem e se necessitar de peças para o seu filtro arrisca-se a ter o seu filtro parado outros três meses à espera das peças, isto se conseguir diagnosticar qual o problema com o seu filtro e não comprar as peças erradas que com certeza não lhas aceitarão de volta. É um risco que fica sempre para o cliente, há quem não o queira correr e também há quem o corra. Isto faz normalmente com que os preços sejam mais baixos mas.....Não se esqueça também que comprar nos States neste momento é efectivamente mais barato, devido em grande parte ao valor do dólar que está em baixa.

 

Havia aqui pano para muitas mais mangas e pouco tempo para as coser.

 

A aquariofilia quer-se com muito bom senso e imaginação, e é isso que pode fazer dela um "hobby" mais em conta.

 

Atenciosamente,

 

Eduardo Telles Santos

Redfish, Lda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo,

 

Foi precisamente pelas razões que evocas-te que eu comprei o filtro aí. Podia ir buscar um outro qualquer, concerteza mais barato a um qualquer site... mas agora não poderia ver respondidas as minhas dúvidas...

 

Bom, passando à frente pois este tópico é sobre a qualidade da água que produzida por osmose e não sobre a melhor ou pior compra!!!

:(

 

Acabei de medir os 2 parâmetros que faltavam - o PH e o Potêncial Redox - na Torneira; na OI e no Aqua (calibrei os instrumentos antes de medir):

 

PH Torneira - 8,6

PH OI - 8,4 (Sérgio tens que me explicar esses 5,5!!!)

PH Aqua - 8,1 - por causa da adição de Kalk diária

 

PR Torneira - 470 mV

PR OI - 323 mV

PR Aqua - 246 mV

 

Ora bem, estou preocupado!!! Em relação ao PH parece-me tudo bem, mas agora em relação ao Potencial Redox já estou um pouco preocupado. Se o nosso objectivo é aumentarmos o PR para uma estabilização dos outros parâmetros no aqua deviamos colocar apenas água da torneira, pois esta tem um PR mais alto!!!

 

Qual é a Vossa opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo o que querem fazer com as medições do pH da agua de osmose bem como do seu potencial redox.

 

A unica maneira que tem de avaliar o que entra e o que sai é através da conductividade. Só com essa leitura podem ver se a água produzida é ou não de qualidade.

 

Se leram a primeira mensagem está lá tudo explicado.

 

Agora em relação às membranas...

 

Já tinha dito isto atrás mas volto a repetir, só existem dois produtores mundiais de membranas. A DUPONT e a FILMTEC. Esta última é uma subsidiária da DOW CHEMICAL uma das maiores empresas do mundo. A Dupont não tem muita expressão neste mercado por isso a grande maioria dos aparelhos de osmose que se vendem para aquariofilia são equipados por mambranas da FILMTEC. A aqua-medic, a minha, a kent, etc é tudo filmtec.

 

 

Em relação à diferença de preço não percebo o alarido e não percebo a insinuação de que se deve a um produto de menor qualidade. Sendo assim, pressuponho que os americanos usam sal Instant Ocean de pior qualidade que o que se vende cá. O nosso é o dobro do preço por isso a qualidade deve ser bem melhor.

 

Mas dou mais exemplos, aragamax. Quanto custa cá um saco? 3X mais! A nossa é três vezes melhor? Já agora podemos ir ver os preços dos iodetos metálicos, dos rectores de CO2... e os peixes? 15cts por um xanthurus???? Eles cá custam 20! Porque é que um peixe que vem do Mar Vermelho é mais caro em Portugal que nos states quando a viagem para lá é muito mais longa???

 

E as tridacnas? E a rocha? Rocha das fdji nos states vende-se a 2cts o kilo! É mais longe para Portugal pois é, mas para o xanthurus passa-se o inverso.

 

Já sei que vão dizer que os meus argumentos são fáceis de rebater porque o mercado americano é enorme e por isso as quantidades transaccionadas tambem o são tendo desta maneira os comerciantes acesso a grandes descontos.

 

Isto é verdade, concordo plenamente. Essa e o facto das lojas na internet terem a vantajem de não pagar as despesas associadas aos estabelecimentos tradicionais justificam os preços que alguns lojistas praticam em Portugal. Não vale é insinuar que a membrana que vem pela net dura menos tempo!!! Isso não ainda por cima para a mesma membrana.

 

Alguem conhece ou já ouviu falar da ENKROTT? Pesquisem isso e vejam os clientes que eles têm e já agora vejam qu etipos de membranas eles comercializam...

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem Manklit... marcas-te a tua posição!!! :)cabecadura:(

 

Bom, voltando aos parâmetros, apesar do Manklit, que por acaso até lançou o Tópico, não achar bem!!!

 

Estou a brincar, claro :shock: :D - queria apenas esclarecer 2 ou 3 pontos:

 

O valor do PH ser 5,5 só pode ser um engano pois a água da torneira em Lisboa sai sempre entre 8 e 9, pelo que a discrepância dos valores me indica um engano na medição.

 

Quando vieres cá (se vieres, pois não dizes nada!!) trás um pouco de água que podermos fazer uma nova medição. Se tens apenas carvão e a o pré-filtro não há razão para esse valor.

 

Na mensagem anterior referi que o PH do meu aqua era 8 e que isso se devia à adição de kalk. Pus-me a pensar e deveria ser exactamente ao contrário!!! Não faz muito sentido que o PH do meu aqua seja apenas 8, pois sempre foi 8,2 ou 8,3 e a única mudança foi a adição de Kalk de há duas semanas para cá - o valor devia ser mais alto e não mais baixo, não acham?!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

diogo, como medes o pH com monitor electrónico? Se assim for calibra novamente o electrodo com soluções novas.

 

Se adicionaste kalk depressa demais podes ter enfraquecido o kh o que faz com que o pH desça depressa principalmente à noite. Mas se estavas a adicionar hidroxido....

 

Se calhar vou a Lx amanhã mas ainda não tenho a certeza se vou nem a que horas vou. Se nos pudermos encontrar posso levar o meu conductivimetro e meço a água à entrada e à saída da OI para ver a taxa de rejeição. Não estou a insinuar/desejar que esta taxa seja baixa porque tenho 99% de certeza que não o é. Pelo menos 96% tem, que é o valor nominal para a filmtec com essa capacidade L/dia.

 

Só poderá ser menor se tiveres a pressão muito baixa ou se por alguma razão causaste danos à membrana. Não usar carvão ou carvão já gasto, ligar a osmose naqueles dias que a água sai dos canos quente sem deixar correr primeiro noutra torneira até ficar fria são os principais causadores das mortes prematuras das membranas.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Manklit,

 

A minha medição de PH é feita por um aparelho eletrónico e tive o cuidado de o calibrar antes de fazer as medições.

 

Quanto à membrana, temo que efectivamente ela possa estar danificada, pois não tenho muitos dos cuidados que mencionaste.

 

Se conseguires cá vir dá-me um toque (envio-te o nº de telemóvel por MP), para combinarmos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Manklit,

 

Para substanciar a minha opinião, e porque quando falo gosto de ter fundamento no que digo, e porque tenho em casa alguém que faz do tratamento de águas a sua profissão, disponho de alguns elementos para afirmar o que digo.

 

Mas não vale a penar aceitar a minha palavra e aconselho a todos a fazer uma busca rápida pela net, e com certeza vão encontrar alguns fabricantes de peso com produção própria de membranas para osmose.

 

Além de que existe um valente nº de tipos diferentes de membranas com caracteristicas técnicas diferentes entre si, isto dentro de cada um dos fabricantes, assim por exemplo temos:

 

A Duratherm, com os seguintes tipos de membranas que são por exemplo utilizados nos filtros da GE Osmonics:

 

Thin-Film: Type A, S, D, G, H, G-5, G-10, G-20, G-50 e G-80

Cellulose Acetate: Series CA, CD, CE e CG

Polysulfone e Polyethersulfone: Series E e P

PVDF, PTFE e Fluorocarbon: Series J e K

 

Acho que chega para exemplificar o que digo, mais se for ver o seguinte link http://www.tcn.zaq.ne.jp/membrane/english/.../MembManufE.htm encontra uma listagem extensa de fabricantes de membranas de osmose, cada uma com as suas caracteristicas técnicas.

 

As membranas que equipam os nossos equipamentos são fabricadas pela SAEHAN e são membranas de TFC, seja não tolerantes ao cloro. Mas também existem de CTA que são membranas resistentes ao cloro.

 

Fica também a informação para o Diogo que a membrana do teu filtro é fabricada na alemanha e tem os seguintes ratios de limpeza:

 

6-10º GH 1:3 11-15ºGH 1:4 16-20º GH 1:5 21-25º GH 1:7 acima de 26º GH 1:10 a uma pressão de 4 bar e a 15ºC.

 

Para mais informações estou disponivel no meu email eduardo.santos@redfish.com.pt visto estarmos a entupir o forum com uma discussão filisófica que nem a toda a gente poderá interessar.

 

Cmpts e saudações aquariofilas,

 

Eduardo Telles Santos

Redfish, Lda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Diogo

 

Antes de mais convém definir potencial redox - duma forma simplificada mede a capacidade de oxidar ( "queimar ") matéria orgânica ,juntando-lhes radicais livres de oxigénio. Duma forma indirecta indica também a quantidade de oxigénio dissolvido na água .Um potencial redox acima de 450mv poderá começar a esterilizar a água matando as bactérias e claro ser perigoso para os invertebrados e para o filtro biológico do nosso aquário. Mas estas concentrações apenas são atingidas usando cloro, KPO4 ou oozonizadores com capacidades elevadas .

A explicação das diferenças entre as tuas leituras de P. Redox é simples :

- água da torneira - O cloro que adicionam à água da companhia é das substancias mais oxidantes que existe a par do permanganato de potássio, e ajuda a torná-la potável

- agua de osmose - baixa porque removeste o cloro com o carvão

- água do aquário baixa porque tens matéria orgânica , mas neste caso seria melhor que estivesse acima dos 300 mv. Soluções : aumentar a capacidade do escumador. aumentar a circulação, usar carvão activado, destapar ou desobstruir a parte de cima do aquário. Mas como o teu aquário parece óptimo não te preocupes demasiado com o potencial redox a não ser que adiciones mais peixes.

 

Efectivamente existem algumas diferenças entre as membranas. Existem as CTA , as TFC ( a maioria ) ,as HiS e as Highflow .A diferença está na capacidade de retenção ( expressa em percentagem ). No entanto não nos podemos esquecer que a qualidade da água de osmose também depende da fonte de água , porque 96% de uma água extremamente dura , ou com uma percentagem de sólidos dissolvidos elevada é diferente de uma água já de si mole. Quanto maior for a quantidade de sólidos dissolvidos na água de que partimos melhor terá que ser a nossa membrana e na maioria dos casos teremos que fazê-la passar no final por uma resina de desionização que retire silicatos ( grande parte das membranas não os retira completamente ,mais uma vez dependendo da sua concentração inicial ) e estes são os responsáveis pelo aparecimento das diatomaceas ( "algas "castanhas ) sempre que mudamos ou repomos água.

Quanto á capacidade de produção por dia ,depende essencialmente da superfície de contacto da membrana. É uma falsa questão porque se eu tiver um aquário de 200lt que evapore 1%a 3 % por dia ( 2 a 6 litros ) ,e seu fizer uma mudança semanal de 10% ( 20 litros ) de que me serve ter uma membrana que produza 150 lt/dia se a vou ter que desligar e voltar ligá-la de 3 em 3 dias para que não se estrague ficando infectada. Claro que ao fazer este "flushing " obrigatório vou desperdiçar água .

Quanto á questão do preço , não é possível comparar mercados infinitamente pequenos como o Português com mercados infinitamente grandes como os EUA, para não falar da Net .A concorrência é excelente e faz baixar os preços mas sobretudo faz aumentar a qualidade dos produtos e dos serviços. Se os aquariofilistas virem que às vezes a diferença de preço para as compras on-line é apenas o IVA ( 19 %) ou mais qualquer coisa ,depois de todas as despesas, quando compararem produtos equivalentes , verão que se calhar compensa comprar em Portugal , e assim estão a ajudar as lojas a ter a variedade e a quantidade de peixes que desejam. Quando as diferenças forem grandes ,então como diz o Manklit – viva a NET e a globalização .

Gostaria de salientar que este FORUM tem sido para mim , e graças ao João Branquinho , uma das melhores coisas que se fizeram pela aquariofilia neste país porque tem permitido que os seus membros discutam livremente mas com elevação e sempre com uma atitude construtiva ,todas as questões .

QUE ASSIM CONTINUE!

Pela minha parte , muito Obrigado.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o manklit - a única maneira que conheço de avaliar uma membrana ao alcançe do aquariofilista é a condutividade (e indirecta e grosseiramente o pH ).

Na mensagem anterior em vez de membrana infectada queria dizer , obviamente, impactada.

Rui Ferreira de Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eduardo, não posso concordar contigo quando dizes que:

" Para mais informações estou disponivel no meu email eduardo.santos@redfish.com.pt visto estarmos a entupir o forum com uma discussão filisófica que nem a toda a gente poderá interessar. "

 

agora que, e tal como como foi dito pelo Rui, que temos finalmente em portugal um site com categoria elevada onde todos os que gostam deste hobby de uma forma mais ou menos amadora nos privassemos de ouvir a opinião de profissionais. Acho extremamente relevante a vossa opinião sobre os assuntos e só lamento que não opinem mais um pouco por aqui.

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos e se um dia se cansarem de escrever algo repetido não se importem! alguem ha-de-vos ficar eternamente agradecido.

Sérgio Dantas

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eduardo, discussão filosófica...

 

A informação que coloquei relativamente ao numero de fabricantes de membranas, não foi simplesmente inventada ou tirada do nada, como deve calcular (ou talvez não).

 

Quem me passou esta informação trabalha na 2º maior empresa de produtos quimicos... etc, etc não vale a pena estar a espôr o seu curriculo e formação mas posso garantir que é expert na matéria.

 

Já o confrontei com o site que o Eduardo indica e a sua resposta foi: membranas para uso doméstico como é o nosso caso, só a Dow (filmtec) e dupont, e nesse site a Dupont não aparece como fabricante de membranas para osmose inversa e por conseguinte pôs logo em causa o seu valor (do site).

 

Insisti na Sahean e disse-me que não a conhecia e que na Europa e Estados Unidos não conhece empresas que usem outras marcas senão dow e dupont mas principalmente a dow. Não cedeu na sua teoria dos dois fabricantes.

 

Percorri esse site e segui os links para os fabricantes de membranas (19 pelas minhas contas) e muito sinceramente, e estou mesmo a ser sincero, acho que a informação que vem no site é verdadeira e que como provou existem mais fabricantes de membranas.

 

Peço desculpa a si e principalmente ao forum pois já tinha insistido nesse ponto noutro tópico atrás. Espero que compreendam que apenas fiz fé naquilo que me disse uma pessoa que é especialista na área. Eu pelo menos assim o considero.

 

Em relação às compras na net escusado será dizer que sou um adepto fervoroso pois têm-me poupado uns trocos valentes.

 

Os preços praticados em Portugal chateiam sempre "a malta" devido à possibilidade de comparação com os preços no estrangeiro.

 

As diferenças de preços não se limitam apenas a Portugal/USA mas também Potugal/Alemanha e neste caso só se põe a questão do transporte. Até há uns anos atrás só comprava nos USA mas ultimamente tenho comprado muito na Alemanha.

 

Não se trata apenas da questão dos preços, há também a variedade e a possibilidade de escolha de muitas marcas e acessórios. Em relação a estes tem sido mais rapida a obtenção de acessórios, pricipalmente EHEIM, nas lojas online alemãs do que numa loja em Portugal.

 

O ajudar as lojas em Portugal devia partir primeiro das proprias lojas. Ao baixar os preços aumentavam o numero de clientes e por conseguinte a procura e a variedade.

 

Se calhar se os lojistas se organizassem entre si e importassem grandes quantidades de material/animais para repartir por todos, conseguiam preços muito mais competitivos. Se cada um importar duas ou três caixas de cada vez e se contarmos ainda com as mortes dos bichinhos os preços serão sempre altos.

 

Tenho ideia, mas não a certeza, que neste campo é cada um por si e o segredo é a alma do negócio. Se assim é, acho que todos saímos prejudicados.

 

Outra coisa que acho que deviam ponderar era a abertura de lojas on-line tipo sewatec ou similares. Talvez atraíssem para o hobby mais gente de diversos pontos do país e não apenas de Lisboa como se verifica actualmente.

 

 

manklit

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rui e Eduardo,

 

Em primeiro lugar, gostaria tal como o Sérgio de agradecer a Vossa participação neste tópico, porque ela, sem dúvida o enriqueceu e poderá ser consultado por muitos (eu inclusivé). Esta Vossa prestação é sem dúvida a razão pela qual sou cliente assíduo das duas lojas...

 

Rui, como deverias saber, :D :D :( pois foste tu que me vendes-te o escumador, ele está sobre dimensionado para o meu aquário! Tenho carvão activado (aliás aconselhado pelo Ricardo Rodrigues ou pelo Paulo) e uma vez que coloquei as HQI´s, já destapei o aqua. O último parâmetro é a circulação - tenho neste momento 5500 litros/hora a circular no meu aqua mas tenho a impressão que tenho algumas zonas mortas - vou tentar alterar esta situação.

 

Atrevendo-me a responder pelo Rui e pelo Eduardo, gostava de dizer ao Manklit que a organização entre diversas lojas já existe em Lisboa e que todos eles não são só concorrentes - existem relações comerciais e por vezes de amizade entre eles... :shock:

 

Importa também referir que não comparávamos os valores do PH e Potencial Redox para verificar a qualidade da membrana, mas apenas para avaliar a situação de cada um! Como o Rui sabe eu já trabalhie numa empresa de tratamento de águas e apesar de não ser de forma alguma um expert, tenho algumas luzes. Digamos que há pessoas mais iluminadas... cabecadura:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais