[HELP] Discos Doentes - ofegantes junto à superficie


Recommended Posts

Olá!

 

tenho 4 discus no meu aqua de 240 litros (mais alguns cardinais e corys).

 

o problema é que dois deles andam sempre a respirar junto à superficie, e bastante ofegantes.

Como um dos que não anda à superficie está com feses brancas e pensei serem parazitas intestinais, no entanto já tiveram isso no passado e nunca ficaram ofegantes! Isto pode torna-los ofegantes e a respirar junto à superficie?

 

Que tratamento devo fazer? flagyl?

entretanto desliguei a injeção de CO2 e aumentei a temperatura para 30ºC, adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros de água.

 

os parametros da água parecem normais, os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado.

 

Sugestões?

 

obrigado,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os nitritos andam à volta dos 10mgs/litro, tb não me parece exagerado.

Os nitritos e amônia devem ser sempre 0.

Ou então andar sempre no valor mínimo da escala do teste.

 

Os nitratos, quando possível também não devem ter valores exagerados pois podem vir a provocar problemas.

 

Com os nitritos nesse valor estão muito provavelmente a ser intoxicados.

 

Faz uma troca de água de 50% no mínimo agora bem como fazeres trocas de água diárias durante os próximos dias.

Não ligues o CO2...

 

Evita usares qualquer tipo de produto ou medicamento no aquário comunitário. Deves procurar sempre fazer isso num aquário à parte.

Os discos que têm feses brancas devem ser separados e deves fazer um tratamento com Flagyl.

 

Verifica o porquê de teres os nitritos tão altos (aquário mal ciclado, uso de medicamentos no aquário, má manutenção ao filtro (lavagem incorrecta das cerâmicas), etc).

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

olha eu ja tive os nitritos altos, pus um saco de rede(aproveitei um saco de alhos vazio) com leca (se não souberes procura no google), e baixaram no dia seguinte.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado nunomiguel e hotrodder.

Pois também achei estranho os nitritos estarem a 10, as palhetas não funcionam mesmo, aquilo dá mais ou menos uma indicação mas não é nada rigoroso.

Hoje fiz testes com o kit da Sera e NO3=0 Yes! o problema continua a ser os discos :oops:

 

O CO2 está desligado mas aqueles dois continuam junto à superfície. Estive a ler sobre os parasitas das guelras e pelo que conclui, se fossem parasitas destes eles andavam mais de lado e não na vertical, e teriam um opérculo mais aberto que outro.

 

Comprei comida viva para lhes dar, larva de mosquito vermelha, tirando os que andam à superfície os outros comem bem :roll:

 

Vou esperar mais um pouco a ver se melhoram.

Depois estava a pensar em fazer uma TPA de 50% e dar-lhes Flagyl, posso faze-lo no aqua comunitário? pelo que li não afecta as bactérias do filtro e mudar os discus íria causar ainda mais stress.

Será que foi alguma coisa na agua quando fiz TPA pela ultima vez?!?

 

Têm alguma dica que me possam dar sobre o melhor a fazer?

obrigado,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação.

 

Temperatura mais alta => metabolismo mais rápido => maior necessidade de oxigénio e também de comida

 

É uma aproximação bastante grosseira, pela qual peço desculpa, mas que creio que ajuda a explicar mais ou menos a relação entre os diferentes factores.

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . Se o filtro biologico estivesse bom deverias ter nitratos e não nitritos. Como o Nuno te disse os nitritos (NO2) têm que ser 0 porque são extremamente toxicos ainda para mais em àguas moles e ácidas .Mas os nitratos é natural que existam, já que são o produto final da nitrificação exercida pelas bacterias aerobicas,e são muito menos tóxicospara os peixes.

Antes de tudo confirma o teste de nitritos porque se não tens nitratos é lógico que tenhas nitritos o que significa que o teu filtro não está maduro ou as bacterias morreram por alguma razão.

Depois aumenta a oxigenação .

E só depois deves pensar em vermes das guelras .

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO3 (Nitratos ) e NO2 nitritos não são a mesma coisa . ...

Cump.

Rui

 

É o que dá entrar em panico e fazer um post às 4 da matina :!:

Eu queria dizer Nitratos :oops:

 

Hoje consegui chegar mais cedo, vou fazer os testes e verificar os parâmetros.

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado a todos. Contra a inexperiência a melhor solução é passar por elas, um gajo nunca está preparado para o inesperado e a tendência é ir logo a correr para os medicamentos e outras acções que podem até ter efeitos agravantes da saúde dos nossos peixes. ;)

 

O aumento da temperatura deve ser acompanhado de um aumento da oxigenação.

...

Bem visto, uma aproximação grosseira mas na qual aqui o rokie não pensou. Não fosse a boa circulação de água e o resultado poderia ser pior.

 

Tenho de deixar aqui também um grande obrigado ao Jorge Costa que gastou uma data de tempo à conversa comigo. Obrigado pelos conselhos.

 

Como provavelmente este assunto poderá também interessar, ou vir a interessar, a outros que, tal como, eu vêm os seus belos discus em dificuldades e não sabem o que fazer. A situação é a seguinte:

Identificação do problema - Domingo Dois discus a respirar junto à superficie de forma ofegante e aparentemente com esforço. A restante fauna parece normal.

 

Dei-lhes comida e observei-os a comer, nenhum parece comer grande coisa, muito menos os doentes. Tentei ver as fezes, e após várias tentativas, lá vi um com um grande fio branco! Parasitas!?! ou tavez não. Curiosamente o que tinha as fezes brancas era o que comia mais. Pode não ser parasitas, pensei eu. Facto que já confirmei, nem sempre fezes brancas obrigam a doença de parasitas intestinais.

Acções: aumentei a temperatura.

 

Segunda: Só chego a casa bastante tarde, vou observar os discus e dos doentes o mais pequeno parece pior! :D parece com maior dificuldade em respirar e a nadar de marcha atrás a respirar ao cimo de água!

Acções (ainda panico): adicionei 3 colheres de sopa de sal aos 240 litros ajuda a matar os parasitas e não "afecta" os peixes. De manhã, na terça, adiciono Sera Mycopur e Ectopur, era o que tinha em casa para combater os vermes das guelras. Desligo a injeção de CO2.

 

Terça: finalmente chego a casa um pouco mais cedo, vou ver os discus e dos doentes o maior já dá umas voltinhas e nem sempre está a respirar junto à superfície. O pequeno continua.

 

Faço os testes como deve de ser:

Temp.=30º

Cond.=1160 (por causa do sal, costuma ser 300 a 350)

PH=7 (com CO2 costuma ser 6.8)

GH=10

KH=4

Fe=0 (coitadas das plantas, por ora vão ter de aguardar)

NH4/3=0

NO2=0

NO3=0

PO4=0

O2=2a5mg/l (não é fácil uma leitura clara pelas cores, mas será no máximo 5, deveria ser pelo menos 8 certo :?:)

 

;) Estou convencido que provavelmente serão mesmo vermes das guelras mas não sei como ter a certeza.

:D coloquei a pedra difusora para aumentar a oxigenação.

:D CO2 continua off até os discus melhorarem.

:D vou baixar a temperatura dos 30 para os 29ºC.

:D vou monitorar o apetite dos discus e observar as fezes deles para ver se continuam brancas.

:D ver se a respiração deles melhora com a oxigenação.

:D como agora a agua está com medicamento estava a pensar numa TPA de 50% amanhã ou depois.

:D tenho-lhes dado de comer: granulado Sera, receita coração de boi congelado, larvas de mosquito pretas, larvas de mosquita vermelhas (vivas). Por vezes dou também krill e dáfnias tudo liofilizado.

 

:!: Graças às vossas dicas ainda foi possível corrigir alguns erros e evitar outros :wink: Espero que os Discus melhorem :!:

 

PS: é engraçado ver os cardinais a tentarem comer as larvas de mosquito vermelhas :D

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Os discus já parecem melhores, a concentração de O2 era baixa e as minhas acções provavelmente agravaram mais a situação, obrigado pelos conselhos para oxigenar :lol:

 

Os dois discus que estavam doentes já andam pelo aqua, se bem que meio escondidos e não os vejo comer.

 

:( fiz uma troca de 50% da água.

 

agora as minhas dúvidas:

:lol: Devo colocar carvão activado, uma vez que coloquei tratamento :lol:

:lol: convém adicionar vitaminas :D

 

que conselhos me dão?

 

obrigado pela ajuda,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João

Considero muito importante a tua experiência e testemunho.

De facto a concentração de O2 dissolvido é um dos factores mais importantes e infelizmente mais descurados nos nossos aquários.

Quantos de voçês testam o O2 dissolvido ( Ok eu sei que não há muitas marcas com este teste no mercado ).

Uma baixa concentração de O2 é muito frequente em aquários de Discus porque :

-são aquários geralmente altos

- com pouca circulação ( porque os Discus não gostam de correntes ,mas não precesamos de exagerar)

- são aquários com temperaturas elevadas acima de 28º

Ora, uma concentração baixa de O2 significa também um potencial redox baixo o que contribui para o desenvovimento de bacterias patogénicas.

Por vezes basta não limparmos os filtros mecânicos para haver uma diminuição do caudal do nosso filtro, e uma acumulação de matéria orgãnica que contribuem para uma maior diminuição da concentração de O2 dissolvido ( no primeiro caso por uma diminuição da agitação da sup. da água e no segundo por um maior consumo para "queimar" essa matéria orgãnica .

 

Deves por carvão mas eu dispensava as vitaminas.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

 

Só para dizer que os meus menidos já estão melhor :D Muito obrigado a todos. :D

 

:( Um facto curioso é que a hierarquia mudou, o nº 2, que não foi afectado, passou a nº 1. O 2 que ficaram doentes ainda andam mais recatados que o habitual, mas não aparentam estar doentes.

 

Entretanto descobri também que o filtro está com um caudal cerca de 25% inferior ao normal devido à colocação de uma material da JBL para remover nitratos (NitratEx). Estes sacos não permitem grandes fluxos para que as bactérias que consomem os nitratos se desenvolvam.

 

Sempre a aprender :wink:

 

Abraços,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voilá

Há sempre uma causa e normalmente o erro é sempre nosso.

Cump.

Rui

 

é verdade, e se não me tivesses chamado a atenção provavelmente não teria descoberto.

 

Cumprimentos,

João Lopes Farinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais