Como desinfectar plantas?


nunomvilela

Recommended Posts

Boa noite, deram-me plantas recentemente porque o aquário onde estavam perdeu toda a população devido a uma qualquer praga( bacterias, parasitas não sei bem). Como devo proceder para desinfectar as plantas antes das introduzir no meu aquário? Peço ajuda neste tema pois sou iniciante em aquários em geral mas muito mesmo em plantados. Obrigado. bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nuno,

 

Não leves a mal, mas de certeza que tens mais que te preocupar do que desinfectar plantas... MUITO raramente são culpadas de qualquer morte (até hoje nem nunca ouvi um relato...). Empenha-te na leitura de artigos aqui pelo fórum para melhor perceberes a química e vida que se desenvolve no teu aquário!

 

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha dúvida surge pelo facto de as plantas estarem num aquário contaminado e vai no sentido de se ao passar as plantas para o meu não irão trazer qualquer bactéria, virús ou parasita que venha agarrado à planta? Não sei se a minha dúvida será algo estupida mas como disse estou a iniciar-me nisto.

Obrigado pela resposta, qualquer ajuda é bem vinda.

Editado por Fernando Freire
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que eu costumava fazer era um banho de 20/30 minutos em água com sal e vinagre.

 

O vinagre tratava dos caracois e o sal de alguns dos parasitas.

 

Mas nessa alturas tinha Dolares de Prata, e comprava mais plantas que comida.... hoje em dia as aquisições de plantas são mais esporádicas...

 

PauloA :medieval_mace:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo com a minha opinião: Para quê complicar quando não vale a pena? Sal? isso só faz mal às plantas. Caracóis?? Mais tarde ou mais cedo eles aparecem!

 

Não vale a pena complicar... a aquariofilia implica conhecimentos, mas para aquários bem mantidos e tratados o mais importante é não inventar problemas onde não os há.

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Continuo com a minha opinião: Para quê complicar quando não vale a pena? Sal? isso só faz mal às plantas. Caracóis?? Mais tarde ou mais cedo eles aparecem!

 

Não vale a pena complicar... a aquariofilia implica conhecimentos, mas para aquários bem mantidos e tratados o mais importante é não inventar problemas onde não os há.

Se algum dia escreverem uma bíblia dos aquários plantados, este tem de ser um dos mandamentos... :)

 

Abraço.

Luís Fortunato

 

PS: Os exames correram bem?

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís bigsmile

 

Tenho o conceito Nature Aquarium bem cravado em mim, lol

 

Correu tudo bem (menos 1),

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais