Esterlizador UV - conselhos!?


Recommended Posts

Boa noite, estou a pensar instalar um esterlizador UV no meu aquario e gostava de me informar melhor com voces, visto muitos de vós já os utilizarem nos vossos aquarios desde há muito.

Tenho algumas particulas estranhas na água desde há bastante tempo e começam a aparecer alguns pequenos pontos verdes de algas espalhadas pelos vidros, apesar da equipa de limpeza estar reforçada... ancistrus, beaufortia leverettis, neritinas... Para além disto, 3 peixes morreram com apodrecimento de barbatanas devido a infecções bacteriológicas e com um filtro UV poderia ter sido evitado.

 

Aquário:

100x40x50, com cerca de 150 litros uteis de água.

Filtro Fluval 305 - 1000L/h.

Estou a pensar seriamente daqui a poucos meses adquirir um tanque maior com as medidas aproximadas de 150x50x50 e o esterlizador UV passaria para essa configuração de aquário.

 

Qual a marca que utilizam e potência de lâmpada aconselhada? Horas de funcionamento diárias?

Como e onde se instala o esterlizador UV no aquario, na mangueira de entrada de agua no aquario ou na de saida?

Aqui um esquema seria bem vindo :yb668:

 

Obrigado.

Editado por KenzoPT

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

sabendo que nestas andanças as coisas são um pouco pela experiencia de cada um, vou tentar deixar aqui alguma ajuda.

 

No meu caso:

Aquario 100x50x70

Cardinais + Red Cherry + Ottos

Misto de plantas (valisnérias, echinodorus, hygrophilas, anubias)

Tronco grande

Filtro Eheim 2217

UV - JBL 9W ligado 24/7.

 

Assim que comprei o filtro as particulas em suspensão e a turvidez desapareceram completamente e em definitivo ao fim de 2 dias.

A água ficou limpíssima. Neste aspecto 5*!

O filtro não teve efeito nas algas das plantas ou do tronco. Essas vou limpando e aspirando.

Problemas de germes, doenças ou peixes "ratados"? Nunca tive, e aparentemente os Red Cherrys não andam muito chateados porque tenho femeas com ovos.

 

Informações que pude ler no manual do meu filtro UV.

No site da JBL.de pode-se obter mais informações, incluindo tabelas de dimensionamento e aplicação dos filtros.

 

Montagem

Em aquarios instalar DEPOIS do(s) filtro(s).

Em lagos: Instalar ANTES do fluxo de entrada no(s) filtro(s). Lagos novos devem ter um processo de ciclagem de água de 4 a 8 semanas antes da instalação do filtro UV, de forma a permitir o estabelecimento de bactérias no(s) filtro(s).

 

Uso continuo ou em intervalos? Depende das prioridades:

O filtro deve ser desligado durante tratamentos, pois pode causar degradação das substancias activas dos medicamentos.

Alguns tipos de fertilizantes e vitaminas podem tambem ser afectados pelo filtro UV, pelo que tambem nestes casos se deve evitar o uso permanente do filtro.

Todavia, com os devidos cuidados, não existe problema em deixar o filtro permanentemente ligado.

 

No caso dos aquarios de água salgada e lagos é recomendado o uso permanente.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, estou a pensar instalar um esterlizador UV no meu aquario e gostava de me informar melhor com voces, visto muitos de vós já os utilizarem nos vossos aquarios desde há muito.

Tenho algumas particulas estranhas na água desde há bastante tempo e começam a aparecer alguns pequenos pontos verdes de algas espalhadas pelos vidros, apesar da equipa de limpeza estar reforçada... ancistrus, beaufortia leverettis, neritinas... Para além disto, 3 peixes morreram com apodrecimento de barbatanas devido a infecções bacteriológicas e com um filtro UV poderia ter sido evitado.

 

Aquário:

100x40x50, com cerca de 150 litros uteis de água.

Filtro Fluval 305 - 1000L/h.

Estou a pensar seriamente daqui a poucos meses adquirir um tanque maior com as medidas aproximadas de 150x50x50 e o esterlizador UV passaria para essa configuração de aquário.

 

Qual a marca que utilizam e potência de lâmpada aconselhada? Horas de funcionamento diárias?

Como e onde se instala o esterlizador UV no aquario, na mangueira de entrada de agua no aquario ou na de saida?

Aqui um esquema seria bem vindo :)

 

Obrigado.

 

Viva...

Ligação do UV- como ja foi dito sp dp da saida do filtro.

 

Horas de ligação - Homestamente descordo do pessoal que põe ligado 24H/7, n vejo a necessidade. Aquilo esteriliza a agua que por la passa. Para mim duas horas diárias chegam. Poupo electricidade, aumento o tempo de vida da lampada, n tenho a fauna em ambiente totalmente estéril e a agua está cristalina.

 

Filtro - Quanto menor caudal, melhor. AI ve as especificações do fabricante. mas eu actualmente tenho um Aquamedic de 11W ligado a um eheim 2213 de 440l/h e mm assim, n perdia nada em que o caudal fosse um pouco menor.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Quanto ás algas das plantas tou a ver que a unica solução é a sua remoçao manualmente. Mas depois dessa trabalho todo, com o UV nao voltam a aparecer mais, certo? No meu caso tenho filtros com muito debito de agua. 1050 l/h é o menos que tenho. Secalhar vou ter que arranjar uma bomba qualquer ou outro filtro... Que aconselham? Em termos de W da lampada e bomba ou filtro? No meu caso tenho um aquario com 500 lts

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Quanto ás algas das plantas tou a ver que a unica solução é a sua remoçao manualmente. Mas depois dessa trabalho todo, com o UV nao voltam a aparecer mais, certo? No meu caso tenho filtros com muito debito de agua. 1050 l/h é o menos que tenho. Secalhar vou ter que arranjar uma bomba qualquer ou outro filtro... Que aconselham? Em termos de W da lampada e bomba ou filtro? No meu caso tenho um aquario com 500 lts

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente as algas...n tem nada a ver. Elas vão voltar a crescer, a n ser aquelas que vivem em suspensão que provocam a denominada green water.

 

Os W é da lampada. O caudal é do filtro. EU com ja disse tenho uv com lampada de 11w à saida de um filtro de 440l/h. Para o teu caso tens duas opções, ou um uv com lampada mais potente para o teu filtro de 1050l/h ou outro filtro com menos debito e um uv mais fraco.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Ptuga

<Quote>"..Honestamente descordo do pessoal que põe ligado 24H/7, n vejo a necessidade. Aquilo esteriliza a agua que por la passa...".</Quote>

 

Acaba por depender da relação entre quantidade de água, litragem/hora do filtro, potência da lampada UV em watt e um pouquinho de escolha pessoal.

Julgo que apenas o exagero e o descuido levam à esterilização total da água do aquario.

 

Fora isto, o uso não permanente "apenas" permite gerir melhor a duração de vida da lampada, e a poupança energética.

 

Aceito a discorda neste aspecto, mas não é nada que não se resolva ligando o filtro UV ao mesmo temporizador da iluminação.

 

Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para quem procura algo para utilizar 2 a 4h dia tem sempre uma solução bastante simpática sem ter de colocar uma UV em serie ao filtro porque depois teremos de adquirir a UV conforme a tiragem do filtro, passa pela aquisição de um filtro interno com UV, existe por exemplo no ebay por 25 a 30e, é económico e adatável a qualquer aquário, tem uma potência de 9w ou 11w com 500 a 800l/h, lembrem-se que este artigo não é para substituir um filtro apenas uma UV independente e submersa.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.