1º Aquário de Invertebrados (Ajuda)


desteves

Recommended Posts

Viva

 

Depois de manter um comunitário durante um ano, os invertebrados começaram a despertar uma paixão e curiosidade muito grande. Daí ter arranjado um aqua para começar este novo projecto. Mas tenho ainda muitas duvidas e gostaria que me podessem ajudar nalguns aspectos. Vou deixar o setup que tenho em mente e algumas questões.

 

Filtro AquaEl 450l/h c/ EHEIM EHFI MECH e EHEIM Substract Pro

Termoestato 150w

Substracto ELOS Bottom Mineral e ELOS Terra

Entre outras coisas, mas estas as que me dão mais duvidas. E agora as questões.

 

- O aquário tem 120l. Não será grande de mais para uma colonia inicial de 10 camaroes ? Eles não stressam ?

- Quero manter um plantado. Não muito denso, mas com um bom tapete de cuba e umas anubias, valisnerias e talvez uma echinodorus e também um musgo. Tentei escolher bons substractos e a minha duvida é se não precisarei de CO2. Que dizem ?

- Tenho ouvido falar muito bem da comida Mosura e estava a pensar adquirir. Alguém tem experiencia com esta marca ? Recomenda ? Estive a ver e estava a pensar comprar tanto as pastilhas como o Bio plus, que indica dar um bom ambiente e boa qualidade de agua no aquário.

- Tenho uma luminária da BOYU com as seguintes caracteristicas:

 

FREQ: 50Hz

POWER: T5-21Wx3

 

A iluminação sempre foi assunto que me deixou duvidas pois nunca percebi bem de temp. de cor e quais as melhores, etc. A minha luminaria tem 3 lampadas de cor diferente. Uma mais amarelada, outra mais para o branco e uma completamente azul. É suficiente ou recomendam-me que troque as lampadas por umas especificas ?

 

Bom para já penso que é tudo. Desculpem a extensão mas quero ter a certeza que começo bem isto com a melhor informação possivel.

 

Agradeço desde já as respostas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá desteves e bem vindo a estas bandas.

 

10 camarões nesse aquário vão se sentir no meio do mundo hehehe mais a sério eles não ficam prejudicados será mais difícil é de ver os camarões....

 

A cuba penso que tenha que levar co2, pelo resto era dispensável.

 

 

A comida Mosura é excelente, mas se for possível compra outra(s) para se ir variando, ninguém gosta só de comer lagosta ;)

 

 

Não sei quais os espectros mas pela descrição da cor será uma quente (pelos 5000k, uma 'normal' 6500k e uma fria (azulada) 12.000k.

 

Se for perto disto para plantas está muito bem, para a fauna é igual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Hugo pelo interesse e ajuda :)

 

Eu não queria investir num kit CO2. É algo dispendioso. Achas que é de experimentar a cuba sem ele ou é mesmo para esquecer ?

 

Se eles se portarem bem também deixam de ser 10 rapidinho :D pelo menos conto dar-lhes condições para tal.

 

Se mais alguém quiser dar uma ajuda ou opinar, faça favor.

 

Amanha quero ver se faço a encomenda e depois começa-se a montagem, com fotos claro, que é o que o pessoal quer ver :)

 

Já agora, que invertebrados mais aconselham para limpeza de algas ? Estava a pensar por uns camaroes de amano. fazem bem a função ? Há melhores ?

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

OS camarões amano são excelentes para limpar algas, a criação é que é mais complicada, mas existem mais camarões para limpar algas, quase todos eles o fazem, é verdade uns melhores que outros, para mim os red cherrys são muito bons também, mas não sei até que ponto será boa ideia juntar uma espécie altamente reprodutora com outra menos reprodutora.

 

Acho que cuba sem CO2, sem iluminação forte e sem fertilizações adequadas é para esquecer....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo. Obrigado mais uma vez :character0050:

 

A minha ideia era fazer um aqua para crystal reds. Mas estou à espera de montar o aquário e ver os parametros que tinha para depois escolher os camarões. Não tinha em mente juntar CR com red cherrys, até porque tenho ideia de que os parametros de uns e de outros serão um pouco diferentes. Os de Amano eu sei que se reproduzem em agua salgada. A minha ideia também não era reproduzi-los. Era só equipa de limpeza e fazer criação de CR. Mas vou esperar pelos parametros do aquário. Se tiver um ph algo baixo fico-me pelos CR. Se for para o mais alto, talvez uns sulawesi ;)

Quanto à cuba, assim sendo, penso que vou mudar de ideias para tapete e talvez escolher um musgo bonito, para ver se não preciso de investir em CO2. Vamos ver como tudo se desenrola ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre a opção do pH baixo para CRS e pH talvez uns sulawesi espero que não seja em simultâneo lol

 

 

Vê se este tópico pode dar alguma ajuda: Plantas para aquários de invertebrados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não Hugo, claro que não :D

Ou tenho ph baixo ou alto. Logo, ou escolho uns ou outros :new-bday:

 

Esse tópico é sem duvida interessante. Acabou por me dar mais algumas duvidas. Por exemplo, um substrato fértil, neste caso o elos bottom mineral, permanece fértil por quanto tempo ? Eu para além de não querer usar CO2, também não quero usar fertilização.

Editado por desteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pergunta técnica sobre material da Elos, deves fazer na área deles, pois eles respondem sempre e com grande qualidade nas suas respostas.

 

Mas tb penso que não seja fácil essa resposta que procuras, pois poderá ter que levar em conta diversos factores como quantidade de plantas, se retiram muitos ou poucos elementos....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez diga na descrição do produto. Depois investigo melhor isso.

Em que lojas costumam comprar os vossos camarões ? Compram em Portugal ou fora ? É seguro mandar vir de fora ? A unica loja portuguesa que conheço que envia vivos é a crystalred.eu. Já alguém mandou vir plantas da aquaristic.com ? Chegam em bom estado ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom, vamos dar uma actualização nisto.

Como recebi umas plantas mais cedo do que estava a espera, resolvi montar o aquário antes de ter todo o harscape. Esta semana deve chegar o resto, que é mais um tronco sensivelmente do tamanho do que vão ver e umas dragon stones. Quanto a fauna também está pobre ainda. Deixo aqui o setup e duas fotos, ainda com a agua turva, mas já dá para ver.

 

Filtro Aquael 450 l/h (Para trocar por um mais potente, talvez um tetratec ex700, que dizem ?) c/ EHFI Mech e Substract pro da Eheim.

Termoestato 150 (Avariado, só aquece até 23º, mas já vem um novo a caminho)

Luminaria Boyu 3x21W T5 (Neste momento só com 2 lampadas. Alguém recomenda alguma para camarões ?)

 

Flora

Anubia barteri nana

Fissidens fontanus (Phoenix Moss)

 

Fauna

Para já, inabitado.

 

Quanto a qualidade da agua, é da torneira. Não sei o ph quando sai da torneira, mas depois de um pico de amonia que me levou para valores acima de 8, parece ter agora estabilizado nos 6.4. Estou a ciclar com bioplus da mosura. ainda só pus uma vez.

 

PS: fotos by nokia (com a 5d ali encostada) :shock:

 

07022010097.jpg

07022010099.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Testaste o tronco noutras posições, parece-me de se virares para a esquerda da imagem ficaria engraçado.

 

Claro que isso falta ai muita massa vegetal :shock:

 

sobre iluminação não vejo pq vás alterar (não pelos camarões).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Hugo. Quanto ao tronco, experimenteio em várias posições mas em qualquer delas o resultado era o mesmo. Ocupava pouco espaço. O tronco é pequeno para este aquário e por isso descidi comprar mais um. Escolhi um para por do lado direito deste, como que a apontar em sentido contrário. Explicar é dificil mas quando o material chegar e eu encaixar lá tudo vai-se perceber. Vamos ver é se fica bem :tapfoot:

Quanto á flora, estava inclinado para plantar umas valisnerias por trás dos troncos e passar as anubias para a frente, a seprar o tapete do tronco. Para isso conto também com a chegada das dragon stones. Vamos ver como corre. Para já, vai ciclando :roflroll2:

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva

 

Bom, hoje chegou mais algum material e o layout está quase como quero. Hoje os meus nitritos desceram e terminando o ciclo e fiz uma tpa. Aproveitei para mecher um bocado nos troncos e nas plantas e adicionei mais um tronco e umas dragon stones. A nivel de hardscape só falta o tronco afundar para poder por aquela pedra por trás do tronco da esquerda para tapar mais o termoestato. Quanto a plantas, ainda não sei bem o que comprar e aqui pedia a fossa ajuda. digam de vossa justiça e umas dicas de plantas que encaixavam bem :character0050:

Para já, estava a pensar por uma blyxa japonica atrás do primeiro ramo em baixo do trondo direito. De resto, faltam-me ideias/conhecimento.

Como o pessoal quer fotos, fica aqui uma geral. A agua está turva pois com a mexida no layout, borrei-a toda.

 

phpapo476pm.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva

 

Bom, ninguém liga ao meu aquário mas eu cá vou actualizando na mesma.

Troquei o filtro para um fluval 305 e o termoestato para um jagger 300w

Na entrada do filtro tenho uma esponja da sera e gostava de saber de quanto em quanto tempo se deve limpar.

Já chegaram o resto das plantas que queria e já dei o aquário por terminado. Agora é deixar desenvolver.

Ficam as fotos do aspecto geral do aqua e alguns novos habitantes :)

 

aq004.jpg

 

aq003.jpg

 

aq002.jpg

 

aq005.jpg

 

aq001.jpg

Editado por desteves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tem em atenção q nas anubias ou qualquer planta de rizoma o mesmo não se enterra, sendo preferível atá-las a um tronco ou pedra.

 

Boa sorte

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em evolucao constante..bom.. bom.. depois de tirares as pedras qe estao em cima dos troncos, no meio deles (dos troncos) se arranjares um feto de java assim po medio vai ficar 5 estrelas.. quanto a cuba..co2 ou isso nao da em nada..mas cuidado com camaroes, co2 a mais e adeus camaroes =/

 

ps: que esse fluval 305 tenha uma esponja na parte que suga a agua..se nao suga os camaroes =X

 

Para 1 aqua estas a ir pelo bom caminho =)

 

keep going !

Editado por menano
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Obrigado pelos comentários.

 

Ricardo, na foto dá ideia que as anubias estão todas enterradas no substracto mas não estão. Os rizomas estão de fora. Mas obrigado pela dica ;)

 

Menano pois da cuba já desisti. Tenho aquelas duas redes com fissidens à espera que cresça para fazer tapete com aquilo. Mas como é de crescimento lento, vai demorar. Um dos troncos já afundou mas o outro está complicado. E a esponja está lá. É daquelas da sera. gostava era de saber de quanto em quanto tempo se deve limpar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Obrigado pelos comentários.

 

Ricardo, na foto dá ideia que as anubias estão todas enterradas no substracto mas não estão. Os rizomas estão de fora. Mas obrigado pela dica :)

 

Menano pois da cuba já desisti. Tenho aquelas duas redes com fissidens à espera que cresça para fazer tapete com aquilo. Mas como é de crescimento lento, vai demorar. Um dos troncos já afundou mas o outro está complicado. E a esponja está lá. É daquelas da sera. gostava era de saber de quanto em quanto tempo se deve limpar.

 

 

"quanto em quanto tempo se deve limpar." 15 em 15dias prai..vai olhando para a esponja e assim qe notes uma diferenca de cor (sujidade a mais) tiras e lavas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já a limpei algumas vezes. pergunto isto porque nunca a vi suja embora uma das vezes, ao limpá-la saia agua castanha. O que noto é uma diminuição de caudal na entrada de agua no aquario. Passado uma semana, a agua sai muito devagar mesmo.

 

Outra coisa. Alguém usa alguma coisa para a agua ficar limpa ? Tenho algumas particulas flutuantes e a agua anda um pouco verde. Será que pôr carvão no filtro me resolve o problema ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mais uma duvida que me apareceu. Tenho 10 RCS. Para aí 6 fêmeas e 4 machos. Todas as fêmeas tem a sela bem visível já há 2 semanas. Quanto tempo costumam demorar a ovar ?

 

Se me puderem responder àquilo do carvão agradecia.

 

Abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...