Primeira postura :) Muitas duvidas


Vti_co

Recommended Posts

Boas a todos.

À cerca de uma semana verifiquei alguns comportamentos estranhos em 2 dos meus discus num comunitario e decidi tentar ver se se tratava de um casal e separei-os para um cubo de 150 lts.

Qual nao é o meu espanto quando tive a primeira postura :puppydogeyes:

Adicionei azul de metileno liquido que foi adquirido na farmacia (no frasco apenas diz soluto de azul de metileno 2%). Como nao sabia a quantidade a quantidade meti algum até a agua ficar azulada.

Agora vêm as duvidas

1- terá sido muito azul de metileno?

2- quanto tempo levam a eclodir?

3- devo alimentar os pais? Se nao, quando o devo começar a fazer?

4- com quantos dias após ecludirem devo começar a alimenta-los e quais as opçoes de comida que tenho para lhes dar? Ja sei que artemia recem eclodida é uma boa opçao mas gostava de saber se há mais?

5- o filtro de fundo de esponja devo mante-lo ou retirar?

6- ja ouvi dizer que se deve usar formol mas nunca usei nem sei se deva. Nem sei para que serve.

7- alguma coisa mais que deva saber?

Desde já agradeço imenso.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá lá pessoal. Uma ajuda. Nao os queria deixar morrer. Há pouco fui ve-los e nao sei se vi o que realmente me pareceu mas parecia que os avelins tinham os rabos de fora e a cabeça dentro do ovo.

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Então nesse caso estão a eclodir (grande ajuda...lol). Parabéns! Tens um casal! Não te sei dizer a quantidade que se deve colocar, nem se o que colocaste é suficiente ou demais. Contudo tem em conta que se diz azul de metileno a 2%, isso significa que: tens 2g por cada 100ml de solução, ou seja, 2000mg por cada 100ml, o que dá uma concentração de 20mg/ml. Sei te dizer que não convém abusar da dosagem. Segundo consta pode esterilizar os machos. Deixa os pais fazerem o papel deles. Fica tranquilo que não tarda aparece um expert em reprodução de discus para te dar orientações mais específicas (em princípio amanhã, porque a estas horas...)

Boa sorte!

Cumps.

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos.

À cerca de uma semana verifiquei alguns comportamentos estranhos em 2 dos meus discus num comunitario e decidi tentar ver se se tratava de um casal e separei-os para um cubo de 150 lts.

Qual nao é o meu espanto quando tive a primeira postura :)

Adicionei azul de metileno liquido que foi adquirido na farmacia (no frasco apenas diz soluto de azul de metileno 2%). Como nao sabia a quantidade a quantidade meti algum até a agua ficar azulada.

Agora vêm as duvidas

1- terá sido muito azul de metileno?

2- quanto tempo levam a eclodir?

3- devo alimentar os pais? Se nao, quando o devo começar a fazer?

4- com quantos dias após ecludirem devo começar a alimenta-los e quais as opçoes de comida que tenho para lhes dar? Ja sei que artemia recem eclodida é uma boa opçao mas gostava de saber se há mais?

5- o filtro de fundo de esponja devo mante-lo ou retirar?

6- ja ouvi dizer que se deve usar formol mas nunca usei nem sei se deva. Nem sei para que serve.

7- alguma coisa mais que deva saber?

Desde já agradeço imenso.

Cumps

 

Demoram uns 3 dias, penso eu. No início alimentam-se através de um "muco" produzido pelos pais. Só depois é que dás artémia (aos 15 dias? Não tenho a certeza). Podes manter o filtro de esponja se for daqueles ligados à bomba de ar. Se forem com cabeça motorizada podem-te sugar os alevins. Temperatura a 29-30 graus. O formol é usado como prevenção para certas doenças, em dosagens muito específicas.

Nunca reproduzi discus, nem tentei. O mais parecido que reproduzi foram escalares, mas a diferença não é muita. Na minha opinião até dá menos trabalho, pois não tens que começar logo a eclodir a artémia, uma vez que de inicio alimentam-se do "muco" produzido pelos pais.

Se procurares aqui nos tópicos do fórum decerto que encontras mais informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1- terá sido muito azul de metileno?

 

Nao sei a quantidade para te responder mas o que usa normalmente para concentração de 1% 2ml para 100litros

 

2- quanto tempo levam a eclodir?

 

36horas mais ou menos

 

3- devo alimentar os pais? Se nao, quando o devo começar a fazer?

 

sim deves mas pouca quantidade para nao sujar muito a agua

 

4- com quantos dias após ecludirem devo começar a alimenta-los e quais as opçoes de comida que tenho para lhes dar? Ja sei que artemia recem eclodida é uma boa opçao mas gostava de saber se há mais?

 

ao fim de 5 dias deves começar a alimentação tens duas opções artemia recem eclodida ou artemia descapsulada que é dificil de arranjar!

 

5- o filtro de fundo de esponja devo mante-lo ou retirar?

 

Deves manter mas assim que nascerem depois do primeiro dias reduz o caudal se tiver muito forte

 

6- ja ouvi dizer que se deve usar formol mas nunca usei nem sei se deva. Nem sei para que serve.

 

Sim deves mas so se os alevins apresentarem sintomas de parasitas externos

 

7- alguma coisa mais que deva saber?

 

nada de mais e boa sorte qualquer coisa apita

 

abraço

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado a todos pela ajuda de todos

 

Qual a artemia que custumam usar para eclodir? Eu experimentei uma vez com aqueles saquinhos de 1€ da SERA mas eclodiram muito poucas. A unica diferença que notei foi umas coisinhas brancas entre os ovos mas eram poucas. Será isso a artemia? eclodida?

Qual é a reacçao dos avelins com parasitas quando se deve de utilizar o formol? Coçam-se?

Desculpem la tantas perguntas mas queria que coresse tudo bem :)

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

as artemias são de coloração laranja, em relação ao facto de eclodirem poucas pode ser devido a não teres posto o sal indicado, não teres deixado uma lampada a iluminar a temperatura ser muito baixa.

Os alevins ainda tão pequenos não consegues ver se têm parasitas e melhores deixa-los crescer se vais agora utilizar formol o mais certo e acabares com todos eles.

 

Cump

Marques

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

As saquetas de artemia da sera ja trazem o sal. É só adicionar na água. Tavam a uma temperatura de 27 graus. Agora nao sabia era que tambem precisavam de iluminaçao...

Cumps

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As saquetas não tazem o sal se comprares uma embalagem lê as instrções nao tm nada que saber adicoas o sal e depois deixas eclodir

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As saquetas não tazem o sal se comprares uma embalagem lê as instrções nao tm nada que saber adicoas o sal e depois deixas eclodir

 

Boas

nao devemos estar a falar da mesma artemia entao. :x aqui vai umas fotos

artemia1.png

 

e agora das instruções

artemia2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essa temperatura na minha opinião e muito baixa, eu tenho uma melhor taxa de eclosão com temperaturas de 29º.

 

Cump

Marques

ola marques

e como faz para manter a temperatura na garrafa visto nao se inserir nenhum termostato na mesma?

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Cá estou eu de novo com duvidas. ;) hoje de manha quando fui espreitar eles ja tinha largado o cone. Agora o que acontece é que só 2 ou 3 é que estao agarrados aos pais. Todos os outros andam a nadar pelo aqua. Será isto normal?

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

é uma das situações que por vezes acontece quando os pais tem pouca experiencia, outras vezes quando existe demasiado movimento na agua do aquario eles tambem têm dificuldade em agarrar-se.

Cump

Marques

Pois... Então deve mesmo ser mesmo por falta de experiencia pois já fiquei surpreendido de para uma primeira postura nao terem comido logo os ovos ou os avelins. A unica coisa que tenho no aqua é o termostato e o filtro de fundo de esponja o qual eu reduzi mesmo muito as bolhas. Por movimentação da agua nao acredito.

Mas sendo assim não há nada a fazer não é? Vão acabar por morrer. Tendo eles começado a nadar hoje valerá a pena eclodir já artemia.

Mais uma vez muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que não vale apena nesta altura eclodires artemia, pois os que sobreviveram podem alimentar-se de apenas do muco dos pais. Reparaste se eles se agarraram a esponja do filtro ? uma vez aconteceu-me isso por isso sempre que tenho uma desova depois deles terem nascido e ja no fim do segundo dia quando s epreparam para nadar eu retiro o filtro de esponja e fica apenas uma pedra difusora até eles estarem já bem agarrados aos pais.

 

Cump

Marques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acho que não vale apena nesta altura eclodires artemia, pois os que sobreviveram podem alimentar-se de apenas do muco dos pais. Reparaste se eles se agarraram a esponja do filtro ? uma vez aconteceu-me isso por isso sempre que tenho uma desova depois deles terem nascido e ja no fim do segundo dia quando s epreparam para nadar eu retiro o filtro de esponja e fica apenas uma pedra difusora até eles estarem já bem agarrados aos pais.

 

Cump

Marques

 

boas

no filtro não

no principio nadavam por todo o aqua mas agora mantêm-se quase todos a um canto superior do cubo e a mae sempre perto deles. Mas mesmo assim estes nao se agarram a ela. Nadam por ali naquele canto e lá de vez em quando se dirigem a mae mas por curtos espaços de tempo ( cerca de uns 20, 30 segundos).

 

Marques muito obrigado

Nao sei se está recordado mas há uns meses tive em sua casa com a minha rapariga e trouxe 4 juvenis daí :) já estão grandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agora que me dizes recordo-me sim, poem umas fotos deles para ver como eles estão.

 

 

Cump

Marques

agora aqui comigo só tenho de um deles e foi tirada com o tele. Já não tenho a certeza da estirpe k me disse mas penso k fosse cobalto com algo mais

naseiqual.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais