Betta come própria cauda


wendy

Recommended Posts

Olá..

Estou mesmo com azar.. Apaixonei-me por um Betta e não pensei duas vezes e trouxe-o para casa.

Tenho-o num aquário com 10l com filtro e temperatura 25ºC.

Alimentaçao Nutron Tubifex e bloodworms.

Tenho-o a menos de 1 mês e a 1 semana teve ictio, na qual realizei o tratamento e pareceu-me ter obtido bons resultados.

O problema é que ao terminar o tratamento do ictio, uma barbatana pareceu-me um pouco "roída". Pareceu-me extranho, uma vez que não tinha mais nenhum peixe no aquário. Mudei 50% da água porque pensei que podia ser do producto do tratamento.

Resulta que cada vez a barbatana está mais pequena. Ontem é que vi que é ele que a anda a roer..

Não sei o que posso fazer..

 

Comprimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente esse roer é o teu betta a tentar coçar-se. Esses sintomas são tipicos de uma infecção bacteriana/fungica que corroi as barbatanas do peixe. Ao sentir-se incomodado o peixe pode tentar livrar-se desse fungo e se calhar parece que tá a roer-se. Existem tratamentos, mas procura-os o quanto antes porque a partir de certo estado de deterioração a barbatana não voltará a crescer.

 

Vai correr bem, n t preocupes isso n é raro :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente esse roer é o teu betta a tentar coçar-se. Esses sintomas são tipicos de uma infecção bacteriana/fungica que corroi as barbatanas do peixe. Ao sentir-se incomodado o peixe pode tentar livrar-se desse fungo e se calhar parece que tá a roer-se. Existem tratamentos, mas procura-os o quanto antes porque a partir de certo estado de deterioração a barbatana não voltará a crescer.

 

Vai correr bem, n t preocupes isso n é raro ;)

 

 

Muito obrigada.. eu pensei que não era normal ou o betta tinha problemas psicológicos :D

Mas ele não tem nenhuma mancha nem nada extranho.. como é que ele pode ter adquirido essa infecção se não inserí nada novo no aquário, para além do termóstato e termómetro e foram previamente lavados cuidadosamente.

 

Comprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!

 

Normalmente essa doença é derivada da poluição na água (excesso de comida na água e trocas de água pouco frequentes). Visto o teu betta ter acabado de sair de uma recuperação de ictio, (estava enfraquecido) e possivelmente os parâmetros da água não serem os melhores, acabou por apanhar mais uma doença. É muito frequente isso acontecer, uma doença leva a outra e por aí fora.

Arranja um fungicida e trata-o, normalmente ao fim de 3 dias deverá estabilizar. E aos poucos as barbatanas irão crescer.

 

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá bom dia!

 

Normalmente essa doença é derivada da poluição na água (excesso de comida na água e trocas de água pouco frequentes). Visto o teu betta ter acabado de sair de uma recuperação de ictio, (estava enfraquecido) e possivelmente os parâmetros da água não serem os melhores, acabou por apanhar mais uma doença. É muito frequente isso acontecer, uma doença leva a outra e por aí fora.

Arranja um fungicida e trata-o, normalmente ao fim de 3 dias deverá estabilizar. E aos poucos as barbatanas irão crescer.

 

Espero ter ajudado!

 

 

Como costumo realizar trocas parciais de água 1 vez por semana, uma vez que tenho filtro e coloco-lhe comida suficiente e ele come-a em segundos, por isso deduzi que não se devesse à poluição na àgua.

Como tal, também não pensei que fosse causado por fungos, porque só afectava a barbatana caudal e é a única que ele consegue "morder". As outras estão intactas. A medida que o tempo passava, as outras permaneniam intactas e a barbatana caudal só diminuía, quando ele se lembrava de morde-la um pouco. Durante dias permanecia intacta. E andou assim 3 semanas.

Apenas apresentava tecido necrosado nas pontas das barbatanas "mordiscadas". E como estou a estudar enfermagem, e ja realizei várias vezes desbridamentos (cortar tecido necrosado), pensei que o melhor seria retirar o tecido necrosado, para facilitar o crescimento de novo tecido saudável.

 

Foi então que desinfectei o material (neste caso tesoura de enfermagem, era o que tinha a mão), coloquei o betta na rede (mas continuou dentro do aquário), e cortei só as partes pretas. Demorei ainda algum tempo. No final, coloquei soro fisiológico num cotonete e passei apenas no sítio onde realizei o desbridamento.

 

Se fiz bem ou mal não sei. Basei-me nos meus conhecimentos. E o importante é que o betta esta vivo e a cauda está a começar a crescer novamente :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Fizeste bem! Embora não fosse necessário, é possível que o que fizeste tenha acelerado o crescimento das barbatanas. É bom saber que o fizeste, e que correu bem, pois poderá ser útil não só para mim, como para outras pessoas no futuro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais