Experts em Iluminação


Recommended Posts

Boas.

 

Após alguns anos à volta da peixarada e do mato sei agora que qualquer lâmpada de cozinha não serve a totalidade das exigências dos seres habitantes dos nossos aquários.

 

Deste modo gostaria de saber a totalidade das características de uma lâmpada e suas funções.

 

Segundo apurei já sei das seguintes:

 

W - Watts (influência a quantidade de luz emitida=

Lux ou Lm ou Cd - Lux , Lumens ou Candelas (que é a "quantidade" luminosa que uma lampada emite

K - Kelvin (ou temperatura da lâmpada que quanto mais alto o valor mais fria e banca será a luz)

nm - Nanometros ( ou 10-9 metros que é o comprimento de onda)

 

Para o meu projecto DIY necessitaria de um conjunto de iluminação para biótipo Amazónico e de outro conjunto para Biótipo Tanganika

 

 

Que características terei que ter em conta?

O que me recomendam?

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tudo vai depender da existência de plantas, quantidades e exigências (mais no amazónico, pois o tanganika penso que não haja muita flora e a que há não será exigente)..

 

Se formos seguir a 'regra' do amazónico serão águas mais escuras logo pouca necessidade de luz....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tudo vai depender da existência de plantas, quantidades e exigências (mais no amazónico, pois o tanganika penso que não haja muita flora e a que há não será exigente)..

 

Se formos seguir a 'regra' do amazónico serão águas mais escuras logo pouca necessidade de luz....

 

 

a ideia é algo enormemente plantado biggrin.png' alt=':biggn:'>

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a litragem do aquário? para manter todas as plantas? (desde básicas até mais exigentes?)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são 300 lts e plantas relativamente exigentes.

 

 

ver aqui

 

fala-se que é necessario 1W por litro ou seja 300W de iluminaçao

 

mas pessoalmente acho que 250W e com um reflector de "luxo" consegue-se ter melhor aproveitamento que uma calha 300W normal...

 

nao so consegues ter um direcionamento da energia luminosa melhor, como tambem uma refracçao melhor com um reflector em condiçoes

 

o sr rui, da aquaden-ramirezi, tem reflectores muito bons para quem quer fazer um DIY

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a regra de 1w por litro não é bem uma regra é mais uma orientação e serve basicamente para aquários até 100 Litros....

 

Sim o Sr. Rui da aquaeden (patrocinador do fórum) tem tudo muito bom, é uma boa solução, nada melhor que ele para orientar a melhor calha e lâmpadas.

 

mas para dar uma ideia podemos pensar em T5 (ocupam menos espaço que as T8) mas tb não vi o tamanho do aquário (quanto mede?)

 

Mas penso que para zonas de plantas de tapete algo como T5 HO 54W 8000K SKY (DIMENSÕES:114,9CM.) para o resto como parece que o aquário irá ter duas frentes (visto dos dois lados) pode-se pensar em algo como T5 HO 54W 6500K CT (DIMENSÕES:114,9CM) completada com a sempre indispensável T5 HO 54W GROLUX (DIMENSÕES:114,9CM.)

 

Acho que este deverá ser o ponto de partida, mas isto é só a minha opinião, convinha tb saber as medidas do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a regra de 1w por litro não é bem uma regra é mais uma orientação e serve basicamente para aquários até 100 Litros....

 

Sim o Sr. Rui da aquaeden (patrocinador do fórum) tem tudo muito bom, é uma boa solução, nada melhor que ele para orientar a melhor calha e lâmpadas.

 

mas para dar uma ideia podemos pensar em T5 (ocupam menos espaço que as T8) mas tb não vi o tamanho do aquário (quanto mede?)

 

Mas penso que para zonas de plantas de tapete algo como T5 HO 54W 8000K SKY (DIMENSÕES:114,9CM.) para o resto como parece que o aquário irá ter duas frentes (visto dos dois lados) pode-se pensar em algo como T5 HO 54W 6500K CT (DIMENSÕES:114,9CM) completada com a sempre indispensável T5 HO 54W GROLUX (DIMENSÕES:114,9CM.)

 

Acho que este deverá ser o ponto de partida, mas isto é só a minha opinião, convinha tb saber as medidas do aquário.

 

 

As dimensões são

 

150*40*50 em que os 50 são a altura de água e sim o aquário tem duas frentes

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 150cm podes ir para as T5 de 80W :twisted:

 

Tapete vai desejar? dos dois lados ou só de um?

 

8000k (para tapetes)

grolux (para melhorar os vermelhos das plantas)

6500k (para o resto)

 

 

Agora depende de como se deseja colocar as plantas, tapete, moitas, caule , etc etc

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com 150cm podes ir para as T5 de 80W :P

 

Tapete vai desejar? dos dois lados ou só de um?

 

8000k (para tapetes)

grolux (para melhorar os vermelhos das plantas)

6500k (para o resto)

 

 

Agora depende de como se deseja colocar as plantas, tapete, moitas, caule , etc etc

 

é pá não sabia que havia t5 de 80 w ... o caso muda de figura então.... é que eu estava a pensar em DIY 4 x T8 de 54w.... neste caso vou ter de misturar T4 com T8 :P :P :D e nem se quer sei se os bastros são os mesmos..... :)

vou estudar mais um pouco o caso...

 

relativamente ao lado do tapete ainda n sei, só sei que terei um tapete...

 

obrigado pela dica!

Editado por iasilv

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T4 são aquelas que se vê á venda em todos os chinocas? :)

 

O máximo que encontrei delas foi com 6500k (sem ser nos chineses lol).

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

T4 são aquelas que se vê á venda em todos os chinocas? :)

 

O máximo que encontrei delas foi com 6500k (sem ser nos chineses lol).

 

 

hehehe enganei me.... o que queria dizer era t5...

Saudações!

 

[ Twin Aquas - FASE II ]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.