Iniciar-me na Aquariofilia


Ric.Gomes

Recommended Posts

Há filtros que já vêm com o sistema de torneiras. Por exemplo os Eheim ecco já vêm com isso - dá uma vista de olhos aos preços.

 

Há outros filtros que têm de ficar com as torneiras na mangueira, é o caso da gama classic.

 

De modo geral é muito mais fácil fazer a manutenção com torneiras (duplas). Imagina que abres o filtro... a água vai descer pelas mangueiras, não há nada que a pare!

 

Imagina que queres levar o filtro para outro local (para limpar a cabeça), se está agarrado às mangueiras como o vais retirar (é que, na maioria dos casos não dá jeito estar a retirar as mangueiras)

 

Vê este preçário e olha para os filtros, é de um patrocinador do fórum: http://eheimexternos.weebly.com/uploads/4/...ernos_eheim.pdf

 

Em alguns não compensa comprar no exterior, outros talvez...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 82
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

bons preços! obrigado. se quiser adquirir um a este preço como devo faze-lo?

 

e já agora no caso de comprar um com torneiras compraria o 2213 invés do 2211 certo?

 

em relação ao termostato alguma sugestão?

 

obrigado cumps,

Ricardo Gomes

Editado por Ric.Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

termostato tenta olhar mais para a qualidade do que pró preço, é uma peça super importante e muitas vezes relegada para 2 plano.

 

Um termostato que avaria ou não funcione correctamente (há muitos) é uma dor de cabeça garantida.

 

Tens marcas como Jaeger que dão algum descanso pela sua qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente encaro este hobbie como não sendo elitista.

Existe no mercado boas escolhas baratas, basta estar atento.

Discordo com a dificuldade em arranjar peças, pois se a loja for em condições as peças suplentes arranjam-se em meia dúzia de dias e isso não quer dizer que a marca é má.

 

A questão está em anteciparmo-nos, ou seja, adquirir pelo menos, se o desejarmos, as peças de desgaste maior ou que podem avariar mais frequentemente (rotor/veio). É uma questão de previsão. E na maioria dos casos nunca as vamos utilizar pois hoje em dia a qualidade está patente nas marcas mais conhecidas deste mercado.

 

Quanto ao filtro externo deverás ver se o mesmo é pratico a limpar, a ligar, qual o volume que faz com as matérias filtrantes, consumos, etc.

 

O termoestato é bom se a temperatura da água se aproximar da temperatura marcada do mesmo e se não acontecer ou é falta de calibragem ou defeito (calibra-se ou troca-se na loja, mediante fundamento).

 

Bomba de ar só se se gostar das bolhinhas, pessoalmente não gosto.

 

Se quiseres gastar dinheiro em termometros digitais, todos xpto, pensa ante no filtro melhor que possas comprar ou termoestato.

 

Uma recomendação: vê por ti próprio, analisa bem, pergunta, pesquisa e compara. Quanto mais esclarecido estiveres melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

termostato tenta olhar mais para a qualidade do que pró preço, é uma peça super importante e muitas vezes relegada para 2 plano.

 

Um termostato que avaria ou não funcione correctamente (há muitos) é uma dor de cabeça garantida.

 

Tens marcas como Jaeger que dão algum descanso pela sua qualidade.

 

obrigado pelo conselho :thumbup3:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente encaro este hobbie como não sendo elitista.

Existe no mercado boas escolhas baratas, basta estar atento.

Discordo com a dificuldade em arranjar peças, pois se a loja for em condições as peças suplentes arranjam-se em meia dúzia de dias e isso não quer dizer que a marca é má.

 

A questão está em anteciparmo-nos, ou seja, adquirir pelo menos, se o desejarmos, as peças de desgaste maior ou que podem avariar mais frequentemente (rotor/veio). É uma questão de previsão. E na maioria dos casos nunca as vamos utilizar pois hoje em dia a qualidade está patente nas marcas mais conhecidas deste mercado.

 

Quanto ao filtro externo deverás ver se o mesmo é pratico a limpar, a ligar, qual o volume que faz com as matérias filtrantes, consumos, etc.

 

O termoestato é bom se a temperatura da água se aproximar da temperatura marcada do mesmo e se não acontecer ou é falta de calibragem ou defeito (calibra-se ou troca-se na loja, mediante fundamento).

 

Bomba de ar só se se gostar das bolhinhas, pessoalmente não gosto.

 

Se quiseres gastar dinheiro em termometros digitais, todos xpto, pensa ante no filtro melhor que possas comprar ou termoestato.

 

Uma recomendação: vê por ti próprio, analisa bem, pergunta, pesquisa e compara. Quanto mais esclarecido estiveres melhor.

 

Pois entendo... se calhar não serei é o melhor a analisar o tipo de ofertas que o mercado tem porque sou um novato nisto... ainda não consigo fazer a diferenciação da qualidade dos artigos no mercado, e portanto, peço ajuda para adquirir produtos de valores acessíveis e que por experiência própria os membros saibam que são produtos de qualidade razoável... por isso é que a minha analise tem de ser feita muito relacionada com conhecimentos de outros membros por agora.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a titulo de exemplo eu comecei com um kit da aquapor comprado numa grande superficie para saber como é que o vicio ia ficar, não era nada xpto no entanto foi o suficiente para eu perceber o que queria.

 

Actualmente mandei fazer o aquario, comprei um filtro e aquecedor externos e no entanto o termoestato que tinha ainda funciona bem como os filtros internos.

 

Basicamente o que te quero dizer é que quase tudo pode ser aproveitado para montagens futuras, nem que seja para um aqua hospital/quarentena.

 

A vida está cara e o dinheiro para este hobbie vai-se de uma forma que nem se imagina e é natural que também as pessoas não queiram qualquer coisa. É compreensivel.

 

Sem te dar marcas e tentando orientar-te no sentido em que faças as tuas esolhas de uma forma ponderada 8tens muita sorte pois ainada não compras-te nada por isso será facil evitares alguns erros).

 

Recomendo-te:

1º O maior aquario que possas ter em casa (pois quanto maior maior litragem menos hipoteses dos erros acontecerem depressa)

 

2º Mediante o tamanho do aqua que possas ter considera mandar fazer se for uma media grande

 

3º Filtro interno (os bons) são quase ao preço de filtros externos que não ocupam espaço dentro aqua e são mais faceis de manter

 

4º Termoestato terá que ser de acordo com a litragem e existem n marcas do mercado que te dão garantias, prefere aqueles que têm alguma segurança em caso de falta de água/electricidade, se cumprem as medidas da Comunidade Europeia (se estão certificados)

 

5º Calma e resiste a impulsos.

 

Posso apenas dar-te o meu exemplo pessoal: estou a montar um aquario novo lá em casa e há 3 meses que ando a reunir o material (pesquisei, perguntei, poupei e comprei) podia ter comprado melhor? sim podia, mas o que comprei adequa-se aquilo que quero fazer do meu aquário e da minha disponibilidade pessoal e financeira.

 

Boas escolhas.

 

Existem optimas marcas...compara...compara e boas escolhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Ajuda! Thanks! :P

 

em relação ao ponto 1... o aquário vai ficar no meu quarto que é talvez a divisão mais pequena da casa :S vai ter de ser mesmo um de apenas 54L (60*30*30), até pq é o que ja tenho e escuso de gastar mais dinheiro a comprar outro aquário...

 

no ponto 3 eu estou mesmo decidido a comprar um externo... nada de muito caro mas prefiro externo (da-me A PRINCIPIO menos dores de cabeça na manutenção e os tempos de limpeza são mais espaçados)

 

em relação ao ponto 4.. o termostato... isso tem vindo a dar-me muitas dores de cabeça.. há tanta coisa referenciada como bons equipamentos e com grande fiabilidade que não sei mesmo :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Ajuda! Thanks! :animal_fish:

 

em relação ao ponto 1... o aquário vai ficar no meu quarto que é talvez a divisão mais pequena da casa :S vai ter de ser mesmo um de apenas 54L (60*30*30), até pq é o que ja tenho e escuso de gastar mais dinheiro a comprar outro aquário...

 

no ponto 3 eu estou mesmo decidido a comprar um externo... nada de muito caro mas prefiro externo (da-me A PRINCIPIO menos dores de cabeça na manutenção e os tempos de limpeza são mais espaçados)

 

em relação ao ponto 4.. o termostato... isso tem vindo a dar-me muitas dores de cabeça.. há tanta coisa referenciada como bons equipamentos e com grande fiabilidade que não sei mesmo :S

 

 

1º Eu comecei com um aqua de 50 litros. Vai em frente pois já o tens mesmo.

 

2º A comprar um filtro externo para esse aqua, terás que ter em conta que depois um dia se porventura desejares comprar um aqua maior terás que ter em conta que o filtro externo que compres agora poderá não servir no futuro...porque não ponderar a compra de um filtro interno (dá mais trabalho é certo, mas se calhar será a escolha acertada). Pessoalmente e para esse aqua apostava num filtro interno, mediante o preço deles e da marca, claro.

Se o aqua fica no quarto e se tiveres o sono leve, tem atenção à qualidade do mesmo, pois o barulho do filtro (interno ou externo) poderá incomodar-te.

É algo que terás de ter em conta.

 

3º Aposta num termoestato de marca com pelo menos 75 watts, que tenha protecção a nivel baixo de água, que tenha alguma resistencia à queda, que dê garantias (há marcas que dão 3 anos de).

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Eu comecei com um aqua de 50 litros. Vai em frente pois já o tens mesmo.

 

2º A comprar um filtro externo para esse aqua, terás que ter em conta que depois um dia se porventura desejares comprar um aqua maior terás que ter em conta que o filtro externo que compres agora poderá não servir no futuro...porque não ponderar a compra de um filtro interno (dá mais trabalho é certo, mas se calhar será a escolha acertada). Pessoalmente e para esse aqua apostava num filtro interno, mediante o preço deles e da marca, claro.

Se o aqua fica no quarto e se tiveres o sono leve, tem atenção à qualidade do mesmo, pois o barulho do filtro (interno ou externo) poderá incomodar-te.

É algo que terás de ter em conta.

 

3º Aposta num termoestato de marca com pelo menos 75 watts, que tenha protecção a nivel baixo de água, que tenha alguma resistencia à queda, que dê garantias (há marcas que dão 3 anos de).

 

:animal_fish: vou em frente!

 

2º tou quase decidido posso vir a arrepender-me mas tenciono comprar o Eheim Classic 2211 (para já sem as torneiras o orçamento não da para tudo não posso gastar muito ou gastar o que gostaria)

caso compre um aquario com dimensões maiores posso sempre optar por complementar o sistema de filtragem com um outro filtro trabalhando em sintonia com o 2211 (segundo li creio que isso seja possível e conseguir resultados satisfatórios mas com maior trabalho de manutenção, sinceramente não creio que mude de aquario posso é ir mudando o layout do meu...)

 

3º O termostato sera em principio o Jager 100W (ou 75 mas nas lojas online que consultei estavam esgotados e a diferença d preço nao é nada de mais... creio que nao faz mal ter uns Watt a mais lol)

 

obrigado pela ajuda,

Grande Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse ehiem já foi descontinuado.

Verifica o 2213, acho que esse já vem equipado com tudo. Confirma isso.

 

Pessoalmente não comprava filtros externos que não trazem nem mangueiras nem torneiras.

Procura bem pois existem filtros externos que provavelmente pelo mesmo preço ou um pouco mais já trazem as mangueiras, as torneiras e as materias filtrantes.

 

Procura ainda mais... se calhar esperando um pouco mais poderás juntar mais algum dinheiro comprar algo "mais" completo...quer da ehiem quer de outra marca.

 

Eu por exemplo tenho um filtro JBL que dá até aquarios de 100 litros e trazia tudo (mangueiras, torneiras e material filtrante).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que esse ehiem já foi descontinuado.

Verifica o 2213, acho que esse já vem equipado com tudo. Confirma isso.

 

Pessoalmente não comprava filtros externos que não trazem nem mangueiras nem torneiras.

Procura bem pois existem filtros externos que provavelmente pelo mesmo preço ou um pouco mais já trazem as mangueiras, as torneiras e as materias filtrantes.

 

Procura ainda mais... se calhar esperando um pouco mais poderás juntar mais algum dinheiro comprar algo "mais" completo...quer da ehiem quer de outra marca.

 

Eu por exemplo tenho um filtro JBL que dá até aquarios de 100 litros e trazia tudo (mangueiras, torneiras e material filtrante).

 

Consultei ainda em algumas lojas e ainda tinham o 2211 com tudo a excepção das torneiras... achas o 2213 já um pouco mais completo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O 2213 é o modelo a seguir, terá maior potência (litros por hora) e terá maior capacidade para matérias filtrantes (muito importante este ponto).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais completo pois penso que já tem tudo.

Ora do que é que te adianta estares a comprar um filtro que não vem equipado com tudo, não podes ligar portanto se calhar com mais uns euros terás o modelo acima com tudo?

Confirma isso e vais ver que vale a pena esperar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mais completo pois penso que já tem tudo.

Ora do que é que te adianta estares a comprar um filtro que não vem equipado com tudo, não podes ligar portanto se calhar com mais uns euros terás o modelo acima com tudo?

Confirma isso e vais ver que vale a pena esperar.

 

 

Sim tenho tempo e vou vender a PSP... visto que ta aqui a ganhar pó e ta nova mal lhe toco.. só vício na PS3 :music_singguitar: assim vou buscar dinheiro a outro lado pa n ficar com um grande debito nas contas :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o que tem sido dito, 2213, pois já vem com "tudo".

 

Umas torneiras duplas custam mais de 20€, se não me engano.

 

Relativamente à questão de onde se pode comprar, no link que te dei deves ter indicações do fornecedor, mas caso não existam, é a primefish. (é patrocinador do fórum, não sei se há patrocinadores com melhores preços para este filtro)

 

Nesse caso- não me pronuncio sobre os outros, só o 2213 - acho que não compensa estar a mandar vir o filtro da Alemanha. (o meu foi comprado nessa empresa).

 

Já agora, vê também os aquecedores: um Jager de 75W custa menos de 13 € (não sei se para esse aquário necessitas de mais - os meus de 50W conseguem uma boa temperatura num aquário de 54 L). De qualquer forma, os de 100W são pouco mais caros (embora eu não recomende potência "a mais" nos aquecedores).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou consultar isso rapidamente já informo de qualquer coisa...

 

 

Bem rondam todos os valores de 59 a 61 euros... tudo na mesma conta de valores

...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem rondam todos os valores de 59 a 61 euros... tudo na mesma conta de valores

...

Então deve ser essa a tua referência: o 2213 por cerca de 60€ com torneiras duplas, mangueiras e esponjas.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal nova questão, tenho assim mais ou menos definido o que gostaria de comprar mas queria saber a vossa opinião sobre a compatibilidade dos peixes que tenciono comprar e ver a questão do excesso de lotação do aquario..

 

ora aqui vai:

 

para a equipa de limpeza

1 pit bull

1 limpa vidros comum

 

em seguida

4 neons

4 neons negros

 

invertebrados

4 bumblebee

4 red crystal

 

 

 

já agora gostava de saber se são espécies fáceis de arranjar nas lojas ou se tem outras espécies que se adaptem a este aquario, caso incompatibilidade de algum dos mencionados... podem reformular ai a elite toda menos os camarões xD quero DEFINITIVAMENTE camarões no meu aquario... de resto estou aberto a sugestões

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Fico contente em ver essa tua preparação.

Um conselho simples:

Tenta saber qual é o PH que te sai da torneira, verifica como é o GH e KH, pois é importante não só como conseguirás uma estabilidade no aqua bem como as especies que se dão com o teu PH.

 

Já sabes mudanças bruscas no PH podem provocar a morte dos peixes.

 

Existem testes (eu uso de fita, são menos precisos mas consegues ter um registo dos valores) que te podem dar essa informação.

É mais um investimento eu sei, mas é também uma garantia.

 

Se não puderes adquirir os testes, tenta saber junto da empresa de abastecimento de águas quais são os valores (é obrigatória a sua publicação num orgão de comunicação) ou então parece-me que existem lojas que te podem fazer um pequeno teste à água, mas isto não é certo e nem sei quais.

 

Quanto aos peixes é sempre bom comprares numa loja de confiança sendo o ideal numa loja de aquariofilia pois conseguem arranjar peixes que dificilmente se encontrarão numa loja de animais comum.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem lá vou ter de gastar mais um dinheirinho.. ;) no problem!

 

mas achas que as espécies são compatíveis? caso se verifique que o ph é apropriado para todos? (segundo consegui ver o ph desejado por todas as espécies que quero colocar varia de 6.5 a 7.0.. achando um meio termo entre estes valores poderão sair todos satisfeitos?)

 

e em relação a sobrelotação? não há crise?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que encontrar um equilibrio.

 

Tem atenção que os limpa vidros (ottos) são peixes de cardume.

 

Que peixe é o pit bull, relembra-me...é peixe gato?

Cuidado com as dimensões.

 

Deves fazer a conta aos peixes com tamanho adulto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Terás que encontrar um equilibrio.

 

Tem atenção que os limpa vidros (ottos) são peixes de cardume.

 

Que peixe é o pit bull, relembra-me...é peixe gato?

Cuidado com as dimensões.

 

Deves fazer a conta aos peixes com tamanho adulto.

 

 

é otto também... pode atingir ate 6 cm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.