Quero me iniciar neste hobby! (Duvidas!!!)


Rafu

Recommended Posts

Ja li o topico "sticky" (http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380).

Mas tenho muitas duvidas e receios ainda.

 

1) Pretendo comprar um aquario 70x40x40 (112 litros), sao boas medidas ? acharei calhas de iluminacao para este tamanho ?

existe alguma proporcao que deve ser seguida para o tamanho de aquarios ? (base / altura etc)

 

2) Li no forum que nao é aconselhavel plantas artificiais e enfeites, mas sinto receio em colocar plantas vivas pois parecem ser dificeis de cuidar. o que aconselham ? eu queria troncos e pedras mas tenho dificuldade em achar aonde moro D:, sao comercializados em lojas de aquarismo ?

 

3) Que tipos de peixe é recomendavel para um iniciante ? ouvi dizer que ciclideos ficam enormes (15cms!!!), gostaria de peixes menores , mas tambem gostaria de uma boa variedade e cor no meu aquario, o que recomendam ?

 

 

 

 

acho que o que mais me preocupa agora é o layout do aquario, nao sei por onde começar e nem o que poderia colocar dentro =/

ajuda ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao primeiro ponto não sei esclarecer-te muito bem,mas decerto que alguém o fará.

 

Quanto ao segundo, as plantas vivas não são muito dificeis de cuidar se puseres substrato no fundo do aquário, que lhes vai dar os nutrientes que precisam. Além disso também podes comprar plantas de espécies mais resistentes, que os peixes não comam ou que não necessitem de muita luz. Mas podes por apenas os troncos e pedras, que estão disponiveis em lojas da especialidade ou lojas de animais.

Para um iniciante recomendo peixes como guppys e neons são peixes que vivem em cardume, são pequenos, muito coloridos e dão muita vida ao aquário.

 

Os ciclídeos são mais sensíveis e crescem muito para o tamanho do aqua que pretendes, por isso não aconselho.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1) Pretendo comprar um aquario 70x40x40 (112 litros), sao boas medidas ? acharei calhas de iluminacao para este tamanho ?

existe alguma proporcao que deve ser seguida para o tamanho de aquarios ? (base / altura etc)

é considerado um aquario relativamente pequeno, por isso tens que ter atenção às especies que podes usar. Penso que mais tetras ou algo semelhante. Nao podes por espécies de ciclideos neles, incluindo ciclideos africanos e americanos como escalares ou discus. Para começar são boas medidas, sim. Comecei com bem menos... e a maioria também. no entanto, o recomendado é que o aquario tenha pelo 100 cm de comprimento, onde já podes manter algumas espécies mais complexas e em maior quantidade.

 

nos peixes de agua doce o mais importante é o comprimento, o resto também é importante, a altura é menos relevante nos de água doce, mas importante nos de água salgada. o aquario que queres comprar tem uma altura excelente, uma largura excelente, mas o comprimento não é excelente, mais uns 30 cm ja ficava muito bom.

 

existe sim uma proporção, se é um aquario feito, nao te interessa isso muito... so interessa se fores a fazer tu mesmo.

 

2) Li no forum que nao é aconselhavel plantas artificiais e enfeites, mas sinto receio em colocar plantas vivas pois parecem ser dificeis de cuidar. o que aconselham ? eu queria troncos e pedras mas tenho dificuldade em achar aonde moro D:, sao comercializados em lojas de aquarismo ?

Não coloques plantas artificiais, é dinheiro muito mal gasto, com o dinheiro de uma ou duas artificiais compras uma verdadeira, que tem aspecto muito mais atraente, e que se vai desenvolver. decididamente: verdadeiras!

 

Há plantas super-fáceis de cuidar, e que basta luz pobre e solo pobre.

 

valisnerias, anubias e musgo de java desenvolvem-se bem em ambientes com uma luz fluorescente normal e areão normal. para ter um belo aquario estas tres bastam!

 

Já há outras espécies que requerem cuidados minimos como as criptos(substrato bom), mas pouco exigentes quanto a luz.

depois há as mais exigentes (e mais caras) como as echinodorus, essas precisas de ter atenção à luz, ao substrato e a fertilização, além de precisarem de espaço maior, aquario com 100 Litros no minimo.

 

3) Que tipos de peixe é recomendavel para um iniciante ? ouvi dizer que ciclideos ficam enormes (15cms!!!), gostaria de peixes menores , mas tambem gostaria de uma boa variedade e cor no meu aquario, o que recomendam ?

Não podes manter ciclideos nesse aquario, é demasiado pequeno para esse genero de peixes.

 

eu para um aquario dessa dimensão decididamente recomendaria cardumes de Tetras (há muitas espécies diferentes) e Barbos Tigre. decididamente nao recomendaria guppies, platties e outros peixes desse genero. Os tetras sao peixes pequenos relacionados com as piranhas, e por isso muito espevitados, relativamente agressivos (nada de grave) e energéticos. os barbo tigre é a mesma coisa que os tetra, so que são originarios de Sumatra, e lindos como tudo, tb relativamente agressivos /brincalhões.

 

# Tetra (Neon) Cardinal (Paracheirodon axelrodi) <- muito popular entre adeptos de aquarios plantados (peixe fluorescente), um cliche...

# Neon Verdadeiro (Paracheirodon innesi) <- popular (peixe fluorescente)

# Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi) <- popular (peixe fluorescente)

# Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus)

# Tetra Preto (Gymnocorymbus ternetzi) <- popular (fica muito bem circulando entre valisnerias)

# Matogrosso (Hyphessobrycon eques)

# Tetra Fantasma Negro (Hyphessobrycon megalopterus)

# Tetra Fantasma Vermelho (Hyphessobrycon sweglesi)

# Rosáceo (Hyphessobrycon erythrostigma)

# Tetra Buenos Aires (Hyphessobrycon anisitsi) <- popular (excelente cardume)

# Tetra Silver-Tipped (Hasemania nana)

# Tetra Glowlight (Hemigrammus erythrozonus)

# Pristella (Pristella maxillaris)

# Tetra Olho-de-Fogo (Moenkhausia sanctaefilomenae)

# Tetra Imperador (Nematobrycon palmeri) <--- high end tetra

# Tetra Congo (Phenacogrammus interruptus) <--- caríssimos, peixe de cardume de excelência, tens que comprar vários, minimo 5, mas cada um é a 7 euros e tal!

 

para além dos tetra compraria uns limpa-vidros (para limpar vidros e plantas), dois otos chegam. depois precisas de um bicho ou um peixe para limpar o fundo dos restos de comida, cuidado que há peixes de fundo que crescem muito! Há umas corydas, mas disso nao percebo.

 

para tetras o teu aquario é excelente! a maior parte dos tetras (senao todos) são peixes de cardume e deves comprar no minimo 3 de cada especie, mas um cardume a sério deve ter 5 elementos. Podes juntar diferentes tetras num cardume, eu ja pus 5 tetras buenos aires e um tetra preto, e formavam um unico cardume, de 6. cardume é os peixes andarem de um lado para o outro sempre juntos, é algo que dá vida ao aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao Hobby, depois de entrar, já não ha volta a dar...

 

Acho que estás a começar pelo lado errado. Ou seja antes do aquario deves pensar nos peixes que queres e depois sim pensar no resto.

 

A única questão que deves ponderar relativamente ao aquario e a sua relação com os peixes é o espaço disponível, ou seja não podes pensar em peixes que precisem de um aquário maior doque o espaço disponível para o colocar.

 

Assim e antes de mais, há muitos ciclídeos e uns grandes (até muito grandes +25cms) outros menores, muito menores, procura bem e vé aqueles que mais gostas, certamente haverá peixes mais dificeis de manter e outros mais fáceis.

 

Depois de saberes quais os peixes que gostas e que conseguirás manter com o teu nível de experiencia, deves investigar o que é necessário: Qual a dimensão do aquario, o tipo de água (Ph, dureza) e qual a decoração necessária para os mesmos.

 

Vais decobrir que certos peixes, não precisas de usar plantas para teres um aquário bem espectacular.

 

Muitas vezes vejo referido que um aquário de 100L é pequeno, pois mas isso é hábito que já percebi existir, posso te dizer que tenho aquários de 1000L como também de 30L e todos têm o tamanho certo, para o que lá dentro vive. A lógica é quanto maior o volume de água menos problemas vais ter a manter os parametros e menos problemas com a água váo ter os teus peixes, claro está se mantiveres uma densidade baixa, porque teres mais água mas também mais peixes, vais ter o mesmo problema). Quanto maior o volume de água maiores são os custos de aquisição dos diversos componentes.

 

Ao inicio os ciclideos não me chamaram muito a atenção, mas isso muda com o tempo e com a tua aprendizagem, verás que passados alguns anos a tua visão mudará muito.

 

Dou-te um conselho importante para começares, tenta saber o PH da tua água e procura peixes que se adequem mais ao tipo de agua que tens, pois para começar vai ser mais fácil.

 

(em relação aos ciclídeos vé os conchiculas, são fáceis de manter e divertidos, não precisam de um aquário gigante e também não ficam grandes - praí 4 cm, para além de serem peixes que conseguirás criar com alguma facilidade. Se pretenderes alguns avisa, tenho cá bastantes:) )

 

Espero ter ajudado e qualquer coisa manda MP que terei todo o gosto em ajudar.

assinatura-forum_II.jpg


Moderador | Membro #:9

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agradeço muito a todos que responderam, realmente este forum é ótimo!

realmente acho que ciclideos nao sao para mim(ainda).

 

vamos la.... medi o espaço em que o aquario ficara e 100cm de comprimento seria perfeito para o local , mas percebi que a largura teria que ser 35...., poderia ficar algo como 100x35x40 , o que acham ???

 

pesquisei e vi que os tetras sao peixes tropicais, gostei da ideia de ter eles no meu aquario em cardume!

Mas algo que eu tambem gostaria seria algum peixe um pouco maior e vistoso para acompanhar os tetras... algo que viva em harmonia com eles, algum peixe que nao fique muito grande é claro, pois meu aquario é pequeno..... o que me recomendam??? (alem dos peixes limpadores)

 

ja comecei a ter uma boa ideia do que quero dentro do meu aquario , obrigado a todos.

Editado por Rafu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

rafu, peixes maiores e vistosos sao os ciclideos. com 100 cm de comprimento já podes manter muitos ciclideos americanos espectaculares, é o que mantenho e recomendo. depois metes uns tetra. mas atenção que os tetras sao espevitados demais e vao por muitos ciclideos americanos num canto, tens um peixe bonito mas nao o ves na sua plenitude, porque tem medo das pestinhas. Penso que so os Neon e os tetra congo são perfeitamente compativeis com ciclideos pacificos e vistosos como escalares ou discus. Mas ainda como nao tenho tetra congo nao sei bem! E, ao preço a que estao!!! Os neon como cardume não são grande espingarda na minha opiniao. mas toda a gente compra. Sao baratos, pequenos e fluorescentes, nao ocupam muito espaço...

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só por curiosidade quando dizes que os Tetra Congo são caros a que preço te referes?

7 euros e tal cada... tens que comprar um minimo de 5. dá 37,5 euros +- foi o que estive a ver e num sitio que tem bons preços. E depois nem sei se sao mesmo os ideiais, mas pelo que li da net, mas ja li muita coisa contraditoria.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo!

 

A melhor dica que te posso dar é:

 

Não faças já um grande investimento. As medidas para o aquario que apresentas são muito boas para começares e ganhares experiência, depois com o tempo e com mais leitura ficas um expert!

 

O melhor que tens a fazer é leres bem este forum. Acabas por encontrar as respostas as tuas perguntas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso é muito pequeno, mas ha muitos com esse tamanho, mas porque tao pequeno? podes ter um ciclideo com o dobro desse tamanho num aqua de 100 cm.

 

peixes vistosos para um aquario de 100 cm, tens os Escalares que atingem 15 cm.

 

Freshwater_angelfish_biodome.jpg

 

há varias variações... a introdução de um escalar num aquario tem que ser respeitado todos os passos de habituação á agua como é explicado no saco onde é vendido o peixe. depois de adaptado o escalar é um peixe resistente e muito interactivo. é dos peixes mais populares mantidos em aquario.

 

Os ramirezi, podes ter em aquarios mais pequenos que 100 cm, mas diz-se que sao pouco resistentes, 5 cm de dimensao.

Papiliochromis-ramirezi2.jpg

 

ciclideo boca-de-fogo 12 cm.

img_3083.jpg

 

ciclideos anoes com as dimensoes que queres, mas sao dificeis de encontrar, excepto o primeiro em variações coloridas:

# Apisto Agassizi (Apistogramma agassizii)

# Apisto Arua (Apistogramma arua)

# Apisto Bandado (Apistogramma bitaeniata)

# Apisto Cacatua (Apistogramma cacatuoides)

# Apisto Gephyra (Apistogramma gephyra)

# Apisto Gossei (Apistogramma gossei)

# Apisto Macmasteri (Apistogramma macmasteri)

# Apisto Miua (Apistogramma sp. 'Miua')

# Apisto Nijsseni (Apistogramma nijsseni)

# Apisto Pulchra (Apistogramma pulchra)

# Apisto Regani (Apistogramma regani)

# Apisto Trifasciata (Apistogramma trifasciata)

# Apisto Rio Uaupes (Apistogramma uaupesi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui em uma loja de aquarismo hoje , irei comprar um aquario de 100x40x50 ( 200 litros ).

 

estava olhando alguns filtros externos "Hang On", acho que esse tipo de filtro seria o mais em conta e melhor para um iniciante como eu , estou certo ?

sera necessario usar mais que um filtro para 200 litros ??

 

obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui em uma loja de aquarismo hoje , irei comprar um aquario de 100x40x50 ( 200 litros ).

 

estava olhando alguns filtros externos "Hang On", acho que esse tipo de filtro seria o mais em conta e melhor para um iniciante como eu , estou certo ?

sera necessario usar mais que um filtro para 200 litros ??

 

Boas,

 

Não há filtros para iniciantes, há filtros melhores e piores, e tu queres um filtro bom, não vais comprar uma coisa pior para daqui a uns tempos estares a trocar e gastar mais dinheiro e pôr o outro de lado. Aliás, o iniciante até comete mais erros, por isso quanto melhor o filtro mais margem de segurança tens.

 

Os de mochila não são maus, mas os melhores mesmo são tipo "canister", um eheim 2215, ou 2217 se quiseres uma filtragem mais potente para cargas biológicas maiores, dá perfeitamente. Mas há outras marcas no mercado que também são de confiança, eu pessoalmente gosto dos eheim. São coisa que pode andar a volta dos 100 euros, depende do modelo e da loja, mas este é daqueles casos em que o barato agora pode acabar por sair caro depois.

 

Boa sorte.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fui em uma loja de aquarismo hoje , irei comprar um aquario de 100x40x50 ( 200 litros ).

 

estava olhando alguns filtros externos "Hang On", acho que esse tipo de filtro seria o mais em conta e melhor para um iniciante como eu , estou certo ?

sera necessario usar mais que um filtro para 200 litros ??

 

obrigado!

Aquário muito bom, parabens =D faz bom uso dele. Ao menos assim evitas de andar a trocar de aquario de 6 em 6 meses... já poupas dinheiro.

 

nao é preciso mais que um filtro para um aqua de 200 L, pessoas como eu usam mais que um, que é para aproveitar o que sobra de aquarios anteriores menores.

 

não metas guppies nisso... ou outros peixes desse genero. se queres reprodução sem te dar trabaho no aquario, e fascinio a ver, experimenta o ciclideo africano kribensis (ciclideo aconselhado a quem quer se iniciar com ciclideos) ou o ciclideo mesoamericano boca-de-fogo .

 

Kribensis (vulgo Krib)

cichlids15.jpg

 

foi com os kribensis que o hobby dos ciclideos africanos começou, se bem que hoje uma boa parte aquariofilistas prefiram usar os ciclideos dos lagos africanos perto de onde se situa moçambique, de mais exigente manutenção.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Em que resultou o aqua é muito pequeno a nivel de altura para escalares a meu ver....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.