Falta de Luz no Aqua?


Recommended Posts

Olá Pessoal ......

 

Tenho um aquario de 80cm*30cm*40cm e tenho algumas duvidas ......

 

 

a lampada que vinha com o aquario era uma sun-glo de 60 cm 20watts com 125 lux e 4500 k .

 

Tenho plantas naturais plantadas no aqua ( as quais não sei o nome ) mas que estão a ficar com algum mau aspecto. Parecem queimadas e os trocos que tenho no aqua estão a ficar com uma especie de musgo esverdeado( Tambem existes plantas com os mesmos sintomas ). Tive o cuidado de oxigenar a agua com uma bomba de ar com dois difusores.

A fauna do aqua são apenas 5 neons e um limpa-vidros.

 

A minha questão é se a iluminação é o suficiente e se não o que colocar de luz . ( Só tenho uma calha para 1 lampada). Será já a questão dos nitratos nitritos ou amónia que faz aquilo? Será a falta de luz?

 

agradeço informações... :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi. é engraçado que no meu aqua mais pequeno tive uma sun glo e as plantas estavam com o mesmo aspecto, assim que as muei para o maior Pimba. Mas é um facto que tens pouca luz, e o facto de estares a injectar oxigenio tb nao ajuda nada, so é benéfico durante a noite. tenta aumentar um poquito a luminosidade e experimenta uma receita de co2 caseira. encontras aqui no forum. De certeza que vais notar diferença. Ah e oxigenio durante o dia nem pensar. pq vais com isso expulsar o pouco co2 existente na água e as plantas necessitam dele para a fotossintese.

 

Cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah e oxigenio durante o dia nem pensar. pq vais com isso expulsar o pouco co2 existente na água e as plantas necessitam dele para a fotossintese.

 

Cumps

Expulsa o CO2 como?

 

Que eu saiba o2 e co2 têm vidas independentes no aqua e o facto de teres injecção de o2 apenas satura a água de o2, não tendo efeito sobre a concentração de co2...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ai um bocado de confusão acerca do O2 e CO2... o oxigénio e o dióxido de carbono teem concentrações independentes na água...pode-se ter muito O2 e muito CO2 como pouco O2 e pouco CO2, isto exceptuando claro concentrações extremamente elevadas dos dois mas que para a aquariofilia é um caso que nao interessa.

 

Depois o que ele está a fazer é a injectar ar que para alem de Azoto, oxigénio, dióxido de carbono tem tambem variados outros gases. mas cujo efeito é manter os niveis de O2 e CO2 constantes e de valor igual á concentração de equilibrio.

 

Pode perfeitamente continuar com aeração durante o dia e durante a noite, especialmente num aquario com poucas plantas onde nem durante o dia a produção de oxigénio chegará para fornecer os peixes de oxigénio, especialmente com uma iluminação fraca.

 

Passos a dar para melhorar?

 

-Ler bastante

-Aumentar a iluminação se possivel quer através de modificação da calha quer atraves da compra de uma calha nova ou usada.

-Aumentar o número de plantas

-Começar com fertilização

-Começar com injecção de CO2

 

os passos por esta ordem

 

ou então se nao aumentar a iluminação optar por plantas com baixas necessidades de luz

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso ke se á muito CO2 á pouco O2

o mm acontexe no inverxo pois

o Co2 vai ocupar o espaxo na agua que daria lugar ao O2 causando axim espulção do O2 para a atmosfera

nunca á exesso dos 2 pode aver sim é equlibrio entre os 2

 

é como dissolveres açucar na agua até não poder mais, onde o açucar vai ocupar os espaços vasios entre as moleculas de agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao era a isso que eu me estava a referir just me. O que queria dizer é com a aeração como tu sabes vais promover as trocas gasosas, á superficie certo?

Ora o co2 está tb incluido nessas trocas, e ao fazer a aeração durante o dia vais expulsar o co2 (o pouco que tem, principalmente se nao faz injecção) da água. eu sei que podes ter concentrações distintas. Não me expliquei bem desculpem.

 

O ice tb tem razão, hás-des ter um equilibrio.

cumps

Marco_fontes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para concentrações baixas de O2 e CO2 que é o caso da aquariofilia o O2 e CO2 são completamente independentes, até porque eles não existem como moléculas independentes na água, existem como elementos quimicos diferentes.... assim o CO2 com a água origina ácido carbonico, etc e as plantas não teem que forçosamente utilizar a molécula O2 para respirar e a molécula CO2 para a fotossintese.

 

O equilibrio é aquele que falei da concentração de equilibrio...mas nao é entre o O2 e o CO2 é a de equilibrio com a atmosfera. Se não fizeres aeração num aquario sem agitação superficial...a certa altura as plantas ficam sem CO2 na água, nao tendo fontes de carbono, ao aerares o que vais estar a fazer é a forçar a concentraçã ode equilibrio com a atmosfera, ou seja, a garantir sempre uma concentração de CO2 na água, o mesmo é valido para o O2.

 

Se pensares num sistema fechado ao fim de algum tempo as plantas morrem, nao por falta de O2 mas sim por falta de CO2 :oops:

 

porque elas utilizam o CO2 para sintetizar açucares e depois alimentarem-se destes e utilizarem-nos no seu crescimento, ja que os açucares são basicamente reservas energéticas.

 

Resumindo, num sistema sem injecção de CO2 a aeração é benefica tanto para peixes como para plantas, num sistema com injecção de CO2 a aeração não é benéfica pois ai sim "expulsa" o CO2 a mais forçando concentrações de equilibrio.

 

Não esquecer o ter em conta o número e tamanho de peixes vs numero, tamanho e capacidade de fotossintese das plantas aquando da injecção de CO2 sem aeração.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.