Dúvida de Plantas para o 1º Aquário


Ed_boy

Recommended Posts

Será que posso por uma carpete no meu aquário misturado com plantas de cano alto?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por plantas para fazer um tapete...

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que esteja a falar de plantas de tapete e de caule.

 

Sim pode, claro que as de caule convêm ficarem na parte traseira do aquário....

 

Convêm é saber se tem as condições necessárias para as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembra-te que para teres as plantas saudaveis, precisas de certas condições:

Temperatura, luz, substrato fertil e em alguns casos até mesmo co2

 

Isto tudo depende dos tipo de plantas.

Quanto a teres plantas de tapete e de caule juntas não a problema

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato fértil? Que tipo?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E é preciso ter muitos cuidados com esse solo?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei dois diferentes qualquer um foi 5 estrelas....

 

Terra para bonsai e húmus de minhoca biológico ...

 

Isto funciona mas é muito arriscado, para não falar que duram muito menos tempo. o barato pode sair caro.

O mais aconselhável é comprar substrato fertil proprio para aquario, encontras alguns baratos a partir de 7 eur.

Por cima e como foi dito tens que colocar substrato inerte.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato inerte pode ser um areão?

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas explicações

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o melhor solo de um aquario e colucar no fundo um bom substracto fertil com humos de minhoca misturado, uma camada de akadama por cima (pode ser da normal) e a possibilidade da tal camada inerte que pode ser areia da praia bem pasturizada e lavada ou um areao proprio para aquarios.... tenho aquarios com estas descrições e uso tanto areao como areia de praia e mantenho boas plantas e ainda adc fertelizante liquido mt rico em ferro e adc co2 por botija.

 

Mantenho cabomba, (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], valisnerias, e mais uma data delas que nao em recordo dos nomes, tenho que fazer um inventario um dia destes.... aconcelho-te umas ampularias pomacia brigesi para irem fazendo a limpeza do plantado eliminando algas e restos de plantas para que estas nao se decomponham e nao desiquilibrem os niveis de amonia e nitritos...

 

Edição: Uma boa luz e imprescidivel, cada caso e um caso e a luz que precisas depende das plantas que queres manter, rapido crescimento, lento, maior necessidade de luz ou nao... etc... tenho ouvido falar mt bem das T5 em comparação com as t8 pois as primeiras tem maior rendimento e performance. na luz teras que ter atenção aos wats e kelvins consuante o tipo de plantas que iras manter.

Editado por ricost89

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens por exemplo a naturpets que vende a 15 - 18 aerios 15 litros de akadama... e chamo a atenção que areia de praia, rochas sedimentares e certos tipos de areoes a base de calcario aumentam o ph enquanto a adição de co2 na agua faz baixar o ph.... pelo forum encontras muitos topicos sobre estes temas.

 

Quanto ao co2 em especifico, podes optar por receitas de fermentação ou por uma botija ou extintor de co2 com rosca onde anexes um nanometro com regulador de pressão onde possa encaixar um tubo de ar, uma valvula anti-retorno propria pro efeito e um difusor de vidro proprio para co2...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei dois diferentes qualquer um foi 5 estrelas....

 

Terra para bonsai e húmus de minhoca biológico ...

 

 

Uma correção a akadama nao se trata de uma terra mas sim de um tipo de argila cozido que nao necessita de qualquer preparo e pode ser colocado directamente no aquario mas tal como referes deve-se colocar algo por cima para nao se te ruma nevoa castanha de particulas em suspensao e para evitar a erosao d apropria argila pela agua... akadama por si so pois ela nao e inerte mas apenas tem alguns macro nutrientes e e insuficiente para as nossas plantas ficando mesmo a faltar um substracto fertil por baixo para que a propria akadama absorva os nutrientes alem de que adição de ferro e potassio seja imprescidivel an coluna de agua... no minimo o ferro para amnter as folhas verdinhas e saudaveis... cuidado com o excesso de ferro pois cria umas algas filamentosas castanhas horriveis que eu por acaso tenho e estou a espera da minha encomenda de ampularias para limpar esta praga que me pos o aquario um bocado feio e me infestou as plantas.... ja usei carvao activo , ja curtei a luz, tapei aquario, removi-as manualmente, fiz TPA e mesmo assim nao me livro destas algas horriveis.... atenção mais uma vez ao ph pq um aquario plantado por si so tb faz baixar o ph particularmente, se deixares muitos restos do plantado em decomposição, boas equipas de limpeza são as neritinas, ampularias e camaroes... alguns peixes tb ajudam... espera por profissionais que te possam elucidar um pouco mais...

Ricardo Costa

Meu E-Mail: ricardo_costa_89@hotmail.com

-------------------------------------------------------------------

Saudações de Setúbal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui o nosso colega é um bom exemplo pela qual não devemos utilizar o humus, o problema não está só no ferro, mas também nos nitratos e nos fosfatos em que o humus é rico.

Vai ser mesmo muito dificil conseguir eliminar esse problema, só com quimicos. Vai ser algo crónico enquanto os elementos referidos não desaparecerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto funciona mas é muito arriscado, para não falar que duram muito menos tempo. o barato pode sair caro.

 

 

Já usei em dois aquas um de 60 e outro de 260 e sem problemas de crescimento....

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já usei em dois aquas um de 60 e outro de 260 e sem problemas de crescimento....

 

Eu também já pensei em fazer o mesmo num dos aquas, mas informei-me muito bem acerca do assunto.

O problema não é o crescimento, mas tudo o resto que está envolvido.

É também uma opção, mas ao seguir essa opção a pessoa tem que estar ciente dos beneficios e dos riscos que envolve.

Eu pessoamente não acho uma escolha aconselhável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, boa refutação.......

 

Um dos problemas já foi descrito acima, aconselho a ler as varias participações.

Atenção que não estou a duvidar minimamente que tenha corrido bem contigo, eu sei muito bem que é possivel e já o disse; mas não deixa de ser apenas a tua opinião e a tua escolha.

Não me leves a mal mas a minha refutação sempre foi muito melhor do que aquela que fizeste para defender a tua opinião. Se existe varios topicos dedicados ao assunto porque motivo iria repetir a mesma coisa?

Encontra-se lá tudo o que é necessário saber para uma escolha consciente.

E mais não digo do assunto porque é um offtopic desnecessário.

Editado por Ruy M.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem tópicos acerca do assunto, não vou estar a repetir tudo. È so procurar.

 

Isso não foi uma grande ajuda para o autor do tópico e para quem o está a seguir.

A repetição da informação nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário. E seria de todo interessante ler e apreciar os vários pontos de vista neste assunto.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.