Socorro! tenho um "anjo da morte" no aquário!!!


Sotsabem

Recommended Posts

Boas! sou nova por aqui assim como no mundo da aquariofilia... o meu namorado meteu-me o bixinho dos aquários e não resisti a montar um...

É um aqua com cerca de 100L, plantado com vários pés de uma espécies semelhante a um escovilhão (peço descupla mas não me lembro do nome da planta...), um pouco de musgo de java que me parece estar a apodrecer uma vez que apresenta uma cor verde muito escura... um pouco estranha... Fiz o revestimento com substrato vegetal para as plantas (granulado), areia de praia lavada, algumas pedras vulcânicas que fervi e 2 troncos de madeira que comprei numa loja da especialidade e também fervi.

 

Fiz a ciclagem durante 2 semanas tendo colocado um pouco de carne a apodrecer para criar bactérias (indicações do meu namorado). Ao fim de 2 semanas, tinha uma infestação de algas negras por todo o aquário... revestiram os troncos e fizeram uma camada junto à superfície da água, penso que se designa "filme". Troquei a água quase toda, fiz tratamento para as algas e passado uns dias passei para lá 5 guppys (que tinha num aquário pequenino e sem condições nenhumas, inclusivé estiveram imenso tempo em água fria! ficaram super resistentes!!!) e 3 corydoras. Duas semanas depois, estando os vidros a ficar bastante sujus, comprei 3 limpa vidros, 2 ancystrus, 5 rasboras arlequim e 2 plattys cor de laranja... ora começou o descalabro: um limpa-vidros já chegou morto a casa, um platty morreu ao segundo dia e as rasboras foram morrendo a pouco e pouco... com medo de que as restantes podessem morrer por serem poucas, uma vez que são peixes de cardume, fui compar mais 6... entretanto morrey uma corydora e as rasboras foram morrendo até não restar nenhuma... a impressão com que fiquei foi que um dos limpa-vidros (otto) é muito agressivo uma vez que passava a vida a perseguir todos os peixes do aquário... reparei que algumas rasboras tinham as barbatanas e rabo mordidas... Entretanto comprei mais um platty vermelho para fazer companhia ao platty cor de laranja que ainda estava vivo... hoje tirei as últimas 3 rasboras mortas, o limpa vidros mais submisso e o platty cor de laranja também morreu...

:(

será tudo obra de um limpa-vidros muito agressivo ou terei alguj outro problema no aquário? já fiz os testes à água 2 vezes e está tudo nos dentro dos parâmetros normais... (ph, amónia, nitratos e nitritos)

 

Alguma sugestão? estou farta de gastar dinheiro em peixes e os únicos que "estão como o aço" são os guppys com os quais não tive cuidado nenhum... ironia!

 

cumprimentos e desculpem lá o testamento...

Sotsabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

coloca aqui os parâmetros da água, que filtro usas, etc. para que o pessoal te possa ajudar...assim é difícil.

 

E sê bem vinda ao forum. :(

Editado por loco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas ...

 

areia da praia lavada ??????

para alem de poderes introduzires doenças e parasitas no aqua , ainda tens uma areia cheia de conchas , tens o ph a quanto ? a areia da praia faz subir o ph , e dos peixes que descreves , se nao me engano os guppys sao dos que toleram subidas de ph e alguma salinidade ...

posso estar enganado , foi so uma ideia.

 

quais os parametros exactos da agua ? ph , amonia , etc.

o filtro , o termoestato , luz , etc.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu "anjo da morte" podem ser dois... amónia e nitritos.

 

Obviamente que para confirmar, só com testes, mas se não os tiveres, faz TPA´s de prevenção. ("nunca" são demais)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a impressão com que fiquei foi que um dos limpa-vidros (otto) é muito agressivo uma vez que passava a vida a perseguir todos os peixes do aquário... reparei que algumas rasboras tinham as barbatanas e rabo mordidas...

As rasboras deveriam ter as barbatanas "mordidas" talvez por uma infestação de fungos e bacterias, ja me aconteceu com 2 peixes mais debilitados e acabaram por morrer com as barbatanas a desfazerem-se, mas nao devido a mordidelas dos outros peixes. Isso é fulminante, em 2 dias o peixe morre se nao for tratado com anti-fungicos (por exemplo: backtopur).

 

Outra coisa, quando trocaste a agua quase toda, ainda por cima com apenas 2 semanas de ciclo, deves ter ficado com a colonia de bacterias quase a zeros e com imenso amoniaco na agua, dai os peixes irem morrendo.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que tens prai um conjunto de varios factores.

 

1) Carne a apodrecer para criar bacterias. Não me parece de todo uma boa ideia.

2) O musgo a apodrecer, parece-me demasiado tempo de luz.

3) Entrada de 5 guppies e 3 corys. Parece-me que entrou "gente" a mais quando ainda tinhas mto poucas bacterias.

4) Entrada de 3 limpa vidros, 2 ancystrus, 5 rasboras arlequim e 2 plattys. Acho novamente que entrou muita "gente" ao mesmo tempo.

5) Os otocinclus sao vegetarianos e nao sao agressivos. Provavelmente nao tens otos. Tens Chines Algae Eaters. Ja me tentaram vender um como sendo um otocinclus numa loja.

6) So os guppies permanecem....... ja viste se por acaso o teu pH nao esta alto?

7) A areia da praia, pode ter introduzido alguma salinidade na agua alem de ter subido o pH. As corys, se nao me engano, nao suportam sal. O pH dos platys anda pelos 7.6. As rasboras preferem a pH mais perto do neutro ou mesmo mais acido.

 

Mete o setup do teu aquario

Medidas, parametros da agua, testes, luz e horas de luz.

Existem apenas 10 tipos de pessoas. Os que sabem binario e os que nao sabem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais