recuperação de aquario oferecido


Recommended Posts

Meu nome é Artur e vivo em palmela.

 

Agradeço a todos os que podem me ajudar a esclarecer duvidas e a aprender.

 

________________________________________________________________________

 

Actual setup! (projecto em curso!!!) 02/02/2010

 

Aquario 120x50x40 (Comprimento x Altura X Largura)

 

SUMP 67x37x45 (Já comprada, aguardo a entrega da mesma)

 

Escumador Redsea prizm pro (a ser colocado na SUMP)

 

Bomba de circulação 2 VP-202 (12.000L/H) com redução de potencia.

 

Luminaria bettaluz 118cm c/ 3 lampadas T8 de 105cm 40w cada.

Power Glo 40W

Life Glo 40W

Marine Glo 40W (actinica)

 

Aquecedor c/ regulador Eden 425 300W

 

Filtro UV 2W com bomba (190L/H)

 

movel DIY 120x100x40 (Comprimento x Altura X Largura)

 

Parametros em 05/02/2010 (após 3 semanas com agua, luzes apagadas e bombas de circulação)

 

PH - 8,0

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Densidade - 1,026

Temperatura - 25

 

 

______________________________________________________________________

Historia:

 

Numa conversa com amigos sobre o interesse em voltar a ter aquarios, um deles disse que conhecia uma pessoa que tinha um para oferecer, achei que era brincadeira mas mesmo assim disse que aceitava, afinal era verdade e assim começa este aquario marinho.

 

Depois de retirar o unico sobrevivente, esvaziar o aquario, retirar todo o equipamento, rochas e areira, foi feito o transporte de tudo para casa.

 

Em casa foi criado um lugar para o sobrevivente com o escumador, areia e algumas rochas.

 

 

Equipamento oferecido:

 

Aquario 120x40x50

Escumador Redsea prizm pro

Aquecedor c/ regulador Eden 425 300W

Bomba circulação JBL pro flow 1000 (1000L/H)

Bomba circulação Resun SP 2500 (1400L/H) avariada (levei um choque ao fazer o teste)

Filtro UV 2W com bomba (190L/H)

Luminaria bettaluz 118cm c/ 3 lampadas T8 de 105cm :

(lampadas a funcionar 2 balastros avariados)

Power Glo 40W

Life Glo 40W

Marine Glo 40W

 

e ainda

 

Filtro Fluval 404 + Filtro UV 25W

Movel aberto inchado por infiltração de agua.

 

Projecto:

 

Montar aquario de agua salgada provavelmente com biotipo da nossa costa.

 

DIY:

 

Movel

Com as seguintes medidas (comprimento x altura x profundidade) 120 x 100 x 45 estou a estudar a melhor maneira, já vi muitos topicos e ja tenho algumas ideias, falarei disso mais a frente em promenor.

 

Sump

Para colocar o escumador e outro equipamento, acho que o escumador a funcionar faz muito barulho!!! (será só o modelo em questão ?) depois de decidir sobre o móvel será o proximo projecto.

 

Overflow

Visto pretender ter Sump e o aquario não tem nehuma coluna seca ou furo, resta-me ou furar o aquario e fazer uma coluna seca ou fazer um Overflow. Confesso que a coluna seca com furação agrada-me esteticamente, mas estou mais inclinado para fazer um Overflow, ja tenho visto alguns DIY e estou a recolher ideias para tomar a decisão final.

 

Duvidas:

 

Para já gostaria de saber se o equipamento é adequado e opniões sobre Movel, Sump e Overflow.

Se é normal o barulho do escumador?

Como saber se os filtros UV (lampadas) estão a funcionar?

Lampadas não sei se são as indicadas para aquarios marinhos?

 

Cumprimentos.

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já gostaria de saber se o equipamento é adequado e opniões sobre Movel, Sump e Overflow.

Se é normal o barulho do escumador?

Como saber se os filtros UV (lampadas) estão a funcionar?

Lampadas não sei se são as indicadas para aquarios marinhos?

 

Cumprimentos.

Colocar sump é uma boa ideia porque se fica com mais litragem e permite manusear tudo dentro da sump á vontade.

As lampadas UV ja devem tar desgastadas, se nunca as mudou. Normalmente têm um nº de horas de utilização.

Relativamente as lampadas é pouco.

Eu colocaria pelo menos 4X 54W T5.

 

O aquário tb é muito estreito, em água salgada normalmente têm-se larguras maiores.

O ruído do escumador deve vir da bomba. Possivelmente deve ser possível substitui-la, ou pelo menos limpar a ver se passa.

Tb é preciso bomba de circulação a funcionar (Tunze-Boa,Cara; SunSun-Chinesa,Barata)

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Artur, boa tarde.

Em primeiro lugar, não indicas de onde és pelo que não sabemos se queres fazer um aquário da costa atlântica, algarvia ou ilhas. Não é costume ver “vivos” à venda mas penso que há vários membros a manter aquários da costa obtendo muito “vivos” por recolha directa. Atenção que podem surgir problemas com o pessoal do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade. Quem já fez mergulho na costa mediterrânica espanhola já deve ter sido visitado pelos inspectores que vão aos barcos fiscalizar tudo o que lá existe e até os fatos dos mergulhadores se apanhados quando a sair da agua (pelo menos foi o que vi num programa no Odisseia).

Por outro lado não recomendo este tipo de aquário porque no Verão vais ter picos de calor muito elevados e dificuldade em manter o aquário numa temperatura razoável para os seus habitantes. Começa a pensar num potente refrigerador e respectivo consume energético.

Pouco mais poderei escrever para ajudar sobre aquários da costa porque não percebo nada.

Quanto ao aquário, não sei se será igual a um que eu tenho de água doce e que foi adaptado para água salgada. O meu penso que seja da Aquapor e não são bem 120cm e nem 40cm de largura. Efectivamente é muito alto para tão pouca largura e esta não ajuda muito à disposição das rochas e, no meu caso, dos corais. Mas funcionou durante vários anos.

Quanto ao escumador, também tenho um e para aquários pequenos parece corresponder. Presentemente, o meu está pendurado num aquário 100x40x50 iluminado com 2 T5 de 39W e com vários corais incluindo SPS. Esses escumadores são recomendados, segundo a marca, para aquários de 400l. Efectivamente a bomba é muito barulhenta e como tenho o aquário no “hall” de entrada o som propaga-se pela casa toda pelo que, para dormir, tenho que reduzir o fluxo durante a noite ou fechar a porta do quarto.

O aquecedor parece-me suficiente. A “Bomba circulação JBL pro flow 1000 (1000L/H)” não conheço. A “Bomba circulação Resun SP 2500 (1400L/H)” não me parece má, enquanto funciona, pois tenho uma como retorno e tem cumprido. Não são muito caras e se a tua avariou deita fora para evitar um acidente grave. Como já foi escrito antes, e bem, compra bombas de circulação porque hoje me dia já quase ninguém usa cabeças motorizadas (power heads) em aquários de recife e penso que nos salgados da costa também não.

O “Filtro UV 2W com bomba (190L/H)” não conheço. A “Luminaria bettaluz 118cm c/ 3 lampadas T8 de 70cm” não conheço e o “Filtro Fluval 404 + Filtro UV 25W” também não conheço. Apesar da muita discussão que há a volta dos filtros “UV” e “UV-C” penso que não perdes nada em usar um apesar de aumentar o consumo energético e como já foi escrito, muda as lâmpadas porque podem ter ultrapassado o período de vida útil e não estarem a fazer nada. Quanto à iluminação, para recife recomendaria 3 ou 4 lâmpadas T5 de 54W mas para aquários da costa não sei se precisa de tanto.

Quanto à caixa depuradora (“sump”) embora só use desde Agosto de 2009 (mas com um Percula 90 desde Janeiro de 2003 com sistema de “sexto-vidro”) acho de todo recomendável e penso que no início deves mesmo ir para o “over flow box” porque se quiseres mudar de sistema (para um maior e mais eficiente) o aquário ainda fica em bom estado para vender por exemplo ao pessoal dos ciclideos africanos (grandes lagos Malawi, Tanganica) sul americanos ou dará um bom aquário de Discus.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas ajudas.

 

Neste momento ando de volta do basico para inciar o projecto "o móvel" e pouco tempo me resta para os outros detalhes. Tenho tido ideias para o overflow e para a sump, mas só vou concretizar quando souber como vou fazer o móvel.

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolim

 

Em primeiro lugar, não indicas de onde és pelo que não sabemos se queres fazer um aquário da costa atlântica, algarvia ou ilhas.

 

Como disse no inicio do tópico sou de Palmela.

 

Quanto ao facto de querer montar o biotipo de nossa costa prende-se com o facto de fazer caça submarina quando poderei recolher alguns vivos, apesar de tambem fazer mergulho, não é permitido recolher seja o que for quando se faz mergulho com garrafas, por isso fica fora de questão a recolha durante essa actividade. Mas isso de criar um biotipo ou um reef pode-se sempre reverter enquanto não estiver montado defenitivamente.

 

Tenho duas duvida sobre o escumador e podes me ajudar:

 

Existe um orificio na parte superior do escumador onde é feita a recolha da espuma, penso que seja o "ladrão" mas se for assim a agua "suja" escorre para dentro do aquario novamente, será isso ou terá outra função?

 

Ainda não acertei com a regulagem do escumador, ou tira pouca ou quase nenhuma espuma ou fica cheio de agua em pouco tempo, qual a situação ideal para regular o fluxo de agua no escumador?

 

Referente a profundidade do aquario, se por um lado é um problema para um aquario de agua salgada, por outro fica mesmo a medida para o sitio onde vai por, por isso terei que compensar uma deficiencia pela outra. Não sei se o aquario é um aquapro, pois não consigo identificar o fabricante do mesmo, mas posso dizer que tem o apoio do fundo e o suporte da tampa em cima em preto. Quando começar a montagem vou tirar fotografias.

 

Tenho que comprar mais duas bombas, uma para fazer a circulação dentro do aquario e outra para fazer o retorno da Sump para o aquario, ainda não decidi o que comprar nem onde.

 

Cumprimentos

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe um orificio na parte superior do escumador onde é feita a recolha da espuma, penso que seja o "ladrão" mas se for assim a agua "suja" escorre para dentro do aquario novamente, será isso ou terá outra função?

 

O ladrão é outra coisa, e é referente à zona da queda de água para a sump. Esse orifício serve para ligares uma pequena mangueira, daquelas de ar, para poderes esvaziar o copo do escumador sem o teres de desmontar. Podes utilizar a mangueira com uma tampa que retiras sempre que queres esvaziar o copo ou aberta por exemplo para uma garrafa, aumentando assim a "capacidade" teórica do copo do escumador. Atenção, se optares por colocar uma garrafa coloca-a dentro da sump, não vá o escumador desequlibrar e começar a deitar água para o copo e esvazia-te o aquário para a sala.

 

Ainda não acertei com a regulagem do escumador, ou tira pouca ou quase nenhuma espuma ou fica cheio de agua em pouco tempo, qual a situação ideal para regular o fluxo de agua no escumador?

 

Deves regular o mesmo para ter a espuma quase a cair para o copo, a uns dois centímetros, não te preocupes que assim que a carga orgânica aumentar ela vai lá chegar. A espuma deve ser o mais seca possível, para evitares ter um liquido pouco concentrado no copo (mais manutenção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rolim

Como disse no inicio do tópico sou de Palmela.

 

 

Ups, desculpa pois nao rerive essa frase quando comecei a responder depois de ler

 

 

 

Quanto ao facto de querer montar o biotipo de nossa costa prende-se com o facto de fazer caça submarina quando poderei recolher alguns vivos, apesar de tambem fazer mergulho, não é permitido recolher seja o que for quando se faz mergulho com garrafas, por isso fica fora de questão a recolha durante essa actividade. Mas isso de criar um biotipo ou um reef pode-se sempre reverter enquanto não estiver montado defenitivamente.

 

OK, sendo assim sera mais facil pois ja conheces bem o meio onde as criaturas vivem. Quanto a "aquarios da nossa costa" penso que ha varios Membros a mante-los e o bom mesmo seria perder algum tempo a ver o "setup" deles e depois entrar em contacto com alguns para conversarem e ver os aquarios deles montados. Quando comecei nso aquarios de Recife, e sem nunca ter passado por qualquer outra experiencia em aquariofilia, ajudou-me muito alguns alguns aquarios que fui observando, quer em lojas quer em casa de outras pessoas e principalmente pelo conversa sobre as montagens, manutencoes e as suas opinioes.

Infelizmente, sobre "aquarios daa nossa costa" nao te posso ajudar porque nunca tive e apenas conheci um em casa de um amigo que faz mergulho e caca submarina, que vive perto da Naturline mas durou pouco tempo pelas dificuldades de manutencao e acabou por se mudar para os ciclideos africanos

 

 

Existe um orificio na parte superior do escumador onde é feita a recolha da espuma, penso que seja o "ladrão" mas se for assim a agua "suja" escorre para dentro do aquario novamente, será isso ou terá outra função?

 

o escumador tem duas partes sendo a de baixo onde produz as bolhas para "agarrarem" a materia organica e a transportarem, em espuma, para a aprte de cima, que se separa para proceder a limpeza. Nesta parte de cima, do lado por onde entra a espuma existe um buraco, por baixo, e penso que te refiras a esse. Sera?

Se for este, penso que seja para permitir ter o escumador a trabalhar sem estar limitado ao tamanho do copo de recolha. Ou seja, podes ligar essa saida a um esgoto e nao tens que te preocupar mais com a limpeza do escumador. Errado porque o escumador deve ser limpo regularmente para nao permitir que aquela "pasta" que fica por dentro esteja em contacto com agua que por ali passa mas que volta ao aquario. Mas a ideia de ter o escuamdor a trabalhar sem ter que limpar e esvaziar o copo era interessante pois so seria necessaio tempo para a manutencao (por exemplo, limpeza da bomba).

O meu foi comprado em segunda mao e vinha sem a borracha que devia estar a tapar esse orificio. Resultado? Tive que instalar um tubo e escoar para dentro de um balde porque esta no "Hall" de entrada e longe de qualquer ponto de esgoto. De maneira nenhuma essa agua deve voltar ao aquario. Mas estando o escumador pendurado no vidro lateral do aquario penso que nao havera essa risco pois a agua suja ira para o chao se o buraco nao estiver tapado mas logo a noite vou ver isso melhor.

Por outro lado, no caso do meu, deixei uma vez ficar a trabalhar em "escape livre" e o que aconteceu foi que encheu o copo e em vez de escoar o excesso por esse orificio, como era muito, levantou a tampa e comecou a "babar" pelo escumador e parede abaixo...

 

 

Ainda não acertei com a regulagem do escumador, ou tira pouca ou quase nenhuma espuma ou fica cheio de agua em pouco tempo, qual a situação ideal para regular o fluxo de agua no escumador?

 

Certo. Penso que seja um problema de afinacao destes escumadores. Eu tenho passado pelo mesmo problema. como diz o "joaocostal" e bem:

«Deves regular o mesmo para ter a espuma quase a cair para o copo, a uns dois centímetros, não te preocupes que assim que a carga orgânica aumentar ela vai lá chegar. A espuma deve ser o mais seca possível, para evitares ter um liquido pouco concentrado no copo (mais manutenção)»

Sera necessario alguma paciencia para ir afinando com a peca que controla a entrada de ar para fazer as bolhas e tambem com a peca que controla a quantidade de agua saida do aquario (peca no cimo do tubo) para se conseguir optimizar o escumador. Nao sera facil e pode requerer afinacoes periodicas, penso que sempre pela tentativa porque ainda nao encontrei outra forma, que pode existir.

Quanto a capacidade para retirar agua em excesso, ja tentei usa-la para fazer as mudas de agua mas requer muita atencao porque assim que o copo enche tem que se reduzir o fluxo ate o copo ficar novamente vazio (pelo orificio de descarga) ou la se comeca a "babar" pelo escumador e parede abaixo.

Apenas uma chamada de atencao para quem possa ter muitas saidas/perdas de agua pelo escumador: Nunca provei nem medi mas a logica leva-me a pensar que sera seguramente agua salgada logo cuidado com a reposicao, que quanto a esta devera ser com agua salgada e nao doce para manter a salinidade pelo que convem ter atencao a saidas exageradas de agua pelo escumador, principalmente por parte de quem tenha sistemas de reposicao automatica de agua doce.

 

 

Referente a profundidade do aquario, se por um lado é um problema para um aquario de agua salgada, por outro fica mesmo a medida para o sitio onde vai por, por isso terei que compensar uma deficiencia pela outra. Não sei se o aquario é um aquapro, pois não consigo identificar o fabricante do mesmo, mas posso dizer que tem o apoio do fundo e o suporte da tampa em cima em preto. Quando começar a montagem vou tirar fotografias.

 

Pelo que descreves parece ser mesmo igual ao meu. Custam cerca de quatrocentos e quarenta Euros e sao para agua doce tendo de origem duas lampadas T8. O que eu fiz foi tirar a tampa e instalar uma calha com 4 T5s de 54W mas depois passei para uma calha de apenas duas mas devia ter usado duas brancas e uma azul. O tampo do movel, efectivamente tem 40cm de largura mas como ja reparaste o aquario nao vai de lado a lado pelo que tem menos de 40Cm de largura e o mesmo se passa quanto aos 120cm de comprimento. Mas o meu funcionou durante alguns anos como aquario de Recife e correspondeu. Estava desmontado desde Agosto e foi recentemente montado de novo para resolver uma situacao temporaria com um aquario que comecou a verter. Por isso, nao sendo perfeito, pode funcionar e vai permitindo testar a aprender muito. Efectivamente penso que tens muito a ganhar de arrumares o movel e mandares fazer um que te permita ter uma caixa depuradora ("sump") por baixo.

 

 

Tenho que comprar mais duas bombas, uma para fazer a circulação dentro do aquario e outra para fazer o retorno da Sump para o aquario, ainda não decidi o que comprar nem onde.

 

Sim, sem caixa depuradora penso que deves ter, pelo menos, uma bomba de circulacao de cada lado. Com caixa depuradora e respectiva reposicao podes pensar em fazer a reposicao por um lado e ter uma bomba de circulacao do outro lado. Mas tudo vai depender dos "vivos" que pretendas la ter pois ha uns mais exigentes por correntes fortes, outros por correntes fracas e alguns menos exigentes quanto a correntes. De qualquer modo penso que deves evitar as cabecas motorizadas ("power heads") como bombas de circulacao mas estou a pensar em termos de corais e nao sei como sera quanto aos animais da nossa costa. Eu tenho um aquario de 1,98m com uma Resun 15000, uma Vortech MP40 e uma cabeca motorizada antiga de grande potencia (e consumo energetico) e parece haver peixes que gostam de se ir meter na corrente da cabeca motorizada. Gostos...

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Layout acabado já com a calha montada!

 

gallery_43109_1960_30428.jpg

 

gallery_43109_1960_19460.jpg

 

gallery_43109_1960_19270.jpg

 

Infelizmente ainda não tenho a SUMP continuo à espera que a entreguem para finalizar o aquario, neste momento esta de luzes apagadas e apenas a circular.

 

Alguma sugestão ou conselho será sempre bem vindo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Artur,

 

Vou dar-te a minha opinião quanto ao layout, acho que deverias mudar a disposição da rocha, o conceito até está bem, a disposição das mesmas é que não, tens 3 "torres" muito altas e muito na vertical em vez disso deverias ter a rocha mais estendida na horizontal o que te daria muito mais base para a colocação de corais, a rocha está muito próxima do nível da água logo não podes colocar ai corais que cresçam muito, rapidamente ficam no limite de altura, do lado direito parece que tens a rocha encostada ao vidro, não faças isso, vai ser um sitio onde nunca vais poder limpar e acaba por ficar sempre com algas.

 

Dá para ver que tens umas peças de rocha que te dão para fazer algo melhor com a sua disposição, claro isto tudo se pretenderes colocar corais.

 

Nuno

Editado por nuno rogerio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Artur,

 

Vou dar-te a minha opinião quanto ao layout, acho que deverias mudar a disposição da rocha, o conceito até está bem, a disposição das mesmas é que não, tens 3 "torres" muito altas e muito na vertical em vez disso deverias ter a rocha mais estendida na horizontal o que te daria muito mais base para a colocação de corais, a rocha está muito próxima do nível da água logo não podes colocar ai corais que cresçam muito, rapidamente ficam no limite de altura, do lado direito parece que tens a rocha encostada ao vidro, não faças isso, vai ser um sitio onde nunca vais poder limpar e acaba por ficar sempre com algas.

 

Dá para ver que tens umas peças de rocha que te dão para fazer algo melhor com a sua disposição, claro isto tudo se pretenderes colocar corais.

 

Nuno

 

Obrigado pela Opnião.

 

Vou tentar alterar para reduzir a altura, no entanto, sei que não será facil, já que o aquario só tem 40 cm lateral.

 

Assim que encontrar uma solução volto a colocar fotos, afinal este projecto ainda agora começou!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela Opnião.

 

Vou tentar alterar para reduzir a altura, no entanto, sei que não será facil, já que o aquario só tem 40 cm lateral.

 

Assim que encontrar uma solução volto a colocar fotos, afinal este projecto ainda agora começou!!!

 

 

Eu sei o que isso é :bad-words: o meu também só tem 40 cm, dá uma olhada aqui de como ficou:

 

gallery_17688_1822_128672.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novo layout 05/02/2010

 

Parece-me que agora está com melhor aspecto e mais funcional!!

 

Continuo com o problema da pelicuala de fundo, mas para corrigir teria que esvaziar o aquario e retirar toda a RV e a areia, espero que a coralina corriga a situação no futuro.

 

gallery_43109_1960_77377.jpg

 

gallery_43109_1960_69414.jpg

 

gallery_43109_1960_54294.jpg

 

gallery_43109_1960_113443.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parametros em 05/02/2010 (após 3 semanas com agua, luzes apagadas e bombas de circulação)

 

PH - 8,0

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Densidade - 1,026

Temperatura - 25

 

Parece-me que está a correr bem, digam a vossa opnião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Parâmetros:

 

PH 8,0

Amónia 0

Nitritos 0,1

Nitratos 5

Ca 460

KH 60

Densidade 1,026

Temperatura 25

 

Finalmente chegou a SUMP ( + 80 litros)

 

gallery_43109_1960_18143.jpg

 

gallery_43109_1960_15196.jpg

 

Agora só falta colocar uns corais moles.

 

Estou a pensar em começar a colocar :

 

equipa de limpeza :

 

Cerith (Cerithium sp.)

Ermita patas vermelhas (Clibanarius sp.)

Ermita patas azuis (Clibanarius tricolor)

Lysmata Debelius

 

corais:

 

Zoanthus sp

Protopalythoa sp

Xenia umbellata sp

Sinularia sp

Sphaerella spp

Actinodiscus sp

 

O que acham ?

Editado por Artur Jorge Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Artur,

 

Muito cuidado com essa montagem.

 

Valida se deligando apenas a bomba de retorno o escumador não te vai esvaziar esse lado da sump e ficar com os termostatos a seco...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Artur,

 

Muito cuidado com essa montagem.

 

Valida se deligando apenas a bomba de retorno o escumador não te vai esvaziar esse lado da sump e ficar com os termostatos a seco...

 

Boas João,

 

Tomei o cuidado para garantir que mesmo que houvesse um entupimento ou uma falha na bomba de retorno não houvesse excesso ou falta de agua nem na sump nem no aquario. Por isso se houver uma falha de agua na bomba de retorno o que vai acontecer é que o escumador vai deixar de ter agua antes de faltar agua para o termostato pois o tubo do escumador esta a superficie.

 

mas obrigado pela dica na mesma!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...