Recommended Posts

Publicado

ola a todos, sou novo neste fórum e fico muito contente por o ter encontrado, da para perceber que participam neles pessoas bastante disponíveis a ajudar.

Bem sou muito recente neste hobby mas ja tenho lido muitas coisas, o que tenho lido é em saites brasileiros, e ha muita coisa que não percebo.

E o seguinte queria iniciar uma pequena plantação no meu aquário, é apenas de 17 litros, mas irei mudar para um maior.

1º duvida que tipo de plantas posso plantar, onde posso encontrar essas plantas, existe algum site? o co2 serve mesmo para que? depois sempre que cai uma folha vcs tiram? e como fazem a poda? retiram parte de agua tem material apropriado para o efeito como o fazem.

2º o substrato, um bom substrato é constituído pelo que? Humos? laterita? o que sao mesmo e onde posso adquirir?

3º iluminação existe tempo determinado para ter a iluminação ligada? o meu aquario passa cerca de 17 horas com luz é muito ou tem a ver com o tipo de planta?

4º que tipos de madeira posso inserir no aquario, sei que a madeira mais rija é a melhor mas em Portugal que tipo de arvores serão as melhores

são muitas duvidas, so com aquilo que tenho lido e visto as vezes escapa qualquer coisa ficava bastante contente com esta ajuda.

se tiveram links ou posts ideais para poder tirar algumas duvidas agradecia ainda não percebo muito bem como funciona o forum

Publicado:

Olá, baigodes.

E o seguinte queria iniciar uma pequena plantação no meu aquário, é apenas de 17 litros, mas irei mudar para um maior.

Na minha humilde opinião, não há muito que possas fazer com um aquário de 17 litros, o melhor é investir num maior, com filtragem e iluminação correspondentes. Um aquário grande é muito mais fácil de manter que um pequeno.

1º duvida que tipo de plantas posso plantar, onde posso encontrar essas plantas, existe algum site? o co2 serve mesmo para que? depois sempre que cai uma folha vcs tiram? e como fazem a poda? retiram parte de agua tem material apropriado para o efeito como o fazem.

Podes consultar o site da Tropica, tem muita informação:

http://www.tropica.com/

Se és novo na aquariofilia deves começar com plantas mais fáceis, com iluminação e fertilização qb. Depois de teres alguma experiência podes ir evoluindo para coisas mais complicadas.

Podes comprar plantas em lojas de aquariofilia, mas informa-te primeiro, para não levares um barrete. Plantas fáceis são, por exemplo, feto de Java (microsorum pteropus), musgo de Java (versicularia dubyana ou taxiphyllum barbieri), anúbias diversas , algumas echinodorus, cryptocorynes, valisnérias.

Quando uma folha cai tem que ser removida. Principalmente num aquário de 17 litros, uma folha podre pode contaminar a água rapidamente. Também deves podar imediatamente qualquer folha em mau estado, uma nova vai substituir essa rapidamente.

Eu troco 30% da água todas as semanas. Uso um aspirador barato de plástico que comprei no hipermercado. Aproveito a troca de água para aspirar os detritos do areão. Depois reponho com água da torneira tratada com um condicionador para tirar o cloro e metais pesados. Só precisas de um balde e um aspirador.

Coloco fertilizante líquido em cada troca de água. Se depois embarcares mesmo a sério nos aquários plantados, tens que dosear cada nutriente separadamente com esquemas diários e semanais. Já ouvi falar em trocas semanais de 50% nesse tipo de aquários. Os peritos estão aí para te ajudarem.

2º o substrato, um bom substrato é constituído pelo que? Humos? laterita? o que sao mesmo e onde posso adquirir?

Há substratos para aquariofilia nas lojas, de marcas conceituadas. Mas os entendidos poderão esclarecer-te melhor.

O substrato coloca-se sobre o vidro do fundo, depois coloca-se a areia por cima. Pelo que percebi já tens o aquário montado, o melhor seria esvaziá-lo e começar de novo. Não dá para colocar substrato num aquário já montado.

3º iluminação existe tempo determinado para ter a iluminação ligada? o meu aquario passa cerca de 17 horas com luz é muito ou tem a ver com o tipo de planta?

Isso é um exagero, 8 horas deve ser suficiente. Não tens imensas algas?

4º que tipos de madeira posso inserir no aquario, sei que a madeira mais rija é a melhor mas em Portugal que tipo de arvores serão as melhores

Não podes simplesmente colocar madeira no aquário, apodrece e destrói-te o aquário todo. Podes comprar madeira já tratada ou arranjar as madeiras correctas e tratá-las pessoalmente. Procura neste fórum, tens muitos tópicos sobre isso.

Publicado: (editado)

O meu grande problema é que sou de castelo branco e não existem lojas especializadas neste hobby, so encontro em hipermercados, também temos lojas mas umas vez perguntei qual era o ph da agua e dos peixes a senhora disse que era um ph bom!!! por isso por aqui não temos mt por onde escolher nos hipermercados espécies com ph diferente todas misturadas enfim..

se houver alguma loja online seria melhor para encomendar equipamento adequado, hoje vou dar uma volta e ver se existem esse tipo de plantas, pelo menos por ca, gostava de fazer um pequeno plantado no de 17 L tenho visto alguns aquários e 8 e 10L mesmo muito bonitos, uma coisa que tem sempre plantado tem que ter um filtro uv?

ja agora que tipo de pedras posso usar para ficar com o ph mais acido?? e que pedras para o ph mais alcalino?

se usar turfa como utilizar? é para colocar so no filtro? a turfa não turva a agua?

eu tenho 17 horas pk passo muito tempo ao pc e o meu aquário esta bem perto, é que eu gosto bastante de olhar para eles, penso que tem um efeito terapêutico lol relaxante, mas estou a ver que é um erro grande, ha tambem tenho um desses asoiradores, mas não é muito forte :S.

bem obrigado pela resposta, ;)

cumprimentos

Editado por baigodes
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!