Iluminação para aquário


Recommended Posts

Reactivei à alguns meses um aquário herdado, com mais de 30 anos.

O aquário tem dois vidrinhos pequenos nas laterais, que suportam dois vidros que servem de tampa. A semana passada, aquela porcaria descolou toda e tenho um acrílico provisoriamente a servir de tampa...

Queria pôr iluminação, e o meu problema é o seguinte:

Tenho camarões crystal red, e apesar de já ter lido que se eles tentarem fugir do aquário é porque tenho algo de muito errado com os parametros da água, julgo que será preferível prevenir...

 

Logo, será que à problema de voltar a colar os vidrinhos, e pôr uma calha de iluminação por cima dos vidros de tampa? Será que eles aquecem e criam algum problema? (partem?)

Ou é preferível tirar os vidros, pôr uma calha de iluminação "normal" e confiar que os parametros vão continuar bem e que os camarões não vão passear?

Ou ainda manter só um dos vidros de tampa e arranjar uma calha que caiba - exactamente - na largura do vidro que vou tirar? (se existir)

 

Sou novata nestas andanças, e qualquer ideia que possam dar é uma ajuda importante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui perceber bem o que pretendes.Mas certo é que tens ai algo de errado nos parâmetros,talvez nitratos ou nitritos.Certo também é que eles não devem saltar fora,podem vir á superficie mas depois não vão conseguir subir pelo vidro mas devias medir os níveis ai na água.

Sobre o colar não te esqueças que tem que ser silicone sem fungicida.Mas se colocasses cá uma foto talvez percebesse-mos melhor o que pretendes.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, os camarões ainda não foram a lado nenhum, a água está bem.

A questão é que me disseram que os camarões poderiam sair (trepando pelo silicone), até à borda e depois não sei, talvez praticar bungee jumping sem corda :P ? E que num aquário com camarões era importante tê-lo bem fechado...

 

A minha dúvida é, caso seja verdade que eles podem fugir, se posso ter o vidro de tampa e a iluminação logo por cima?

 

Fotos não ponho, para já tenho vergonha ;) ! Mas faço um desenho se ajudar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, boa, gosto de desenhos!!! Faz aí um...

Olha, na minha opinião, e do pouco que sei, creio que não há problem em por a calha por cima do vidro. Apenas tens de ter atenção pra que as lâmpadas não tenham contacto directo com o vidro. Se comprares uma calha específica ( própria pra aquáriofilia ) esta deverá trazer, creio eu!!! uns suportes laterais pra que esta fique um pouco acima do nivel superior do aqua.

Agora quanto aos camarões treparem... só percebo de camarões de pôr á mesa!

lol

2v81ojd.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.