ocealaris tenta 'adoptar' zoanthus


Alberto Magalhães

Recommended Posts

Boas...

 

Necessitava da ajuda do forum para saber se este é um comportamento normal e ter a certeza que em nada afectará o peixe e o coral.

 

Desde há uma semana que o meu ocealaris tenta utilizar a zoanthus tal como se fosse uma anémona. Lá o vejo a tentar 'furar' o coral para obter alguma protecção (digo eu..)

 

Será normal?

 

Já o outro ocealaris que tenho, não liga nenhuma ao coral.

 

Obrigado

abraço

alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá curioso_am

 

Como julgo deves saber...não há duas pessoas iguais...quer em forma de pensar,ser ou estar...assim o comportamento desse oceláris è absolutamente natural.

Boas Festas

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal os palhaços fazerem simbiose com corais. Nos zoanthus não é muito usual, mas acontece, o que não é 100% bom, pois estes vão passar a vida a fecharem-se.

 

simbiose

s. f.

1. Associação recíproca de dois ou mais organismos diferentes

 

Se eles se fecham é sinal de desagrado logo não há associação. Se houver simbiose, é óbvio que não se fecham.

 

Abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pelas vossas respostas.

 

 

Infelizmente parece que a coisa não está a correr bem.

 

No occealaris estão a surgir algumas manchas pretas que julgo possa ter haver com alguma alergia ao coral.

 

O coral também parece que estar a ficar com os polipos fechados.

 

Alguam sugestão para acabar de vez com esta "relação", pois o occealaris continua na sua investida.

 

Obrigado

Abraço

Alberto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar o nome que quiseres, na nossa gíria chamamos simbiose. :D

Já agora, encontras a palavra sump?

 

 

A sump is a "low space that collects any often-undesirable liquids such as water or chemicals".

 

Trata-se de um estrangeirismo.

 

Abraço!

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava mesmo a referir procurares sump onde encontraste simbiose....num dicionário português, assim é batotice, pois referes uma coisa recorrendo a uma fonte de informação e depois vais verificar outra noutro local. :D

 

Sobre o palhaço, é normal que criem manchas derivado aos corais. Normalmente eles superam e ficam bem, mas os corais é que podem ficar maus.

 

Experimenta colocar outro coral mole...talvez um Sarcophyton, Lobophyton, Sinularia, Xenias...ou um LPS, como as Euphyllias. Estes são os corais que mais toleram os palhaços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Experimenta colocar outro coral mole...talvez um Sarcophyton, Lobophyton, Sinularia, Xenias...ou um LPS, como as Euphyllias. Estes são os corais que mais toleram os palhaços.

 

Quando recomecei a povoar o meu aquário em Abril/09, os primeiros vivos que entraram foi 2x Ocellaris e 1x Sarcophyton... na esperança de constatar a tal simbiose...

Até hoje não os vi lá...

 

O meu Gobiodon Okinawe é que agradece... ele considera o Sarco, a sua mansão! :D Ele simplesmente desaparece lá dentro... bigsmile

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...