Perguntas sobre leds da compra conjunta


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas,

 

Este tópico vem em seguimento desta compra conjunta: Encomenda à ampoule-leds.fr, Fecha dia 28/12/2009.

 

Alguns membros colocaram no pedido artigos como leds, soltos penso eu de que.... o que queria saber é como pensa montar isso?

 

gostaria de esclarecer isto antes de fechar a encomenda e porventura não será só útil a mim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 55
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas, no que me diz respeito, com esta quantidade toda que pedi, pretendo apenas usar uma parte na aquariofilia, a restamte vou utilizar por pequenas coisas cá por casa como iluminações indirectas e afins...

 

De momento já me encontro em construção de uma calha com led´s de alto rendimento, os quais estou a encastrar numa placa de 5mm de aluminio..

 

Futuramente, já ando a pesquisar o mercado para placas já com as pistas, o que não está a ser facil..

 

Entretanto, vou mesmo fazendo todas as ligações com o ferro e estanho, que remédio...

 

 

 

 

PedroC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estás a seguir algum esquema?

 

Em termos de aquariofilia (é o que se enquadra nesta área) pensas isolar isso? se sim como o pensas fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Para um Aqua com 200x60x60, sem plantas exigentes, nomeadamente echinodorus, cryptos. anubias e pouco mais, que aconselhas.

 

A minha calha é suspensa como podes ver na minha assinatura.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, estou a colocar filas de 3 em serié+ respectiva resistência por 4 filas paralelas...

 

É para um cubo...

 

Para já não estou a pensar em isolar, é para aqua de camarões, temperatura mais baixa, logo menos evaporação. de qualquer forma não sou muito a favor de aquas destapados..

 

 

Quanto á calha que futuramente irei fazer, vai praticamente ficar isolado, isto é se fiseres um furo com 5mm numa chapa dissipadora de calor e colocares um led de 5mm e colares por trás, vai ficar isolado, fica apenas a parte acrilica em contacto com humidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok Pc_one, entendido (acho eu hehehe).

 

PedroSantos,

 

Vais colocar dentro dessa calha? Quanto mede a calha? ou seja, que espaço útil tens de comprimento para colocar as calhas de leds?

Editado por Hugo R. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se só tem 1,50m terá que optar por 1 de 48ldes e outra de 24 leds, uma tem 83cm e outra 34cm, acho eu...

 

colocaria 3 fileiras de 48+24 leds

 

6500k

12000k

12000k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, mais umas perguntas.

 

Como sabem quantas e quais as resistências a colocar?

 

E como fazem com a placa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Imagina que tens uma fonte de 12v

 

imagina um led de 3 a 3,4v

 

isto é 4 led´s * 3v = 12v dá a conta certa

 

ou

 

3 led´s *3,4v =10,2 só tens que adicionar uma resistência que consuma o resto até aos 12v

 

Esta parte é aquela a que ainda não me aconselhei, pois não sei se o rendimento do led é o mesmo quer a 3 quer a 3.4v ou em qualquer valor intermédio!?

 

Ou podes ainda fazer a ligação como indica no site de 1 led mais uma resistncia que eles aconselham e que te permite fazer a ligação a 12v

 

A capacidede de nº de led´s por fonte de alimentação é só fazer as contas aos mA de cada led até perfazer o total da fonte de alimentação...

 

 

Quanto ás placas, é mais dificil, porque tens que encontra-las já com estas disposições feitas nas pistas o que não é facil e que tenha conhecimento não se fazem por medida..

 

 

Mas há tantos membros que se dizem expert nesta matéria e alguns até já o provaram???!!

 

Deixo aqui um apelo á sua intervenção...

 

 

PedroC

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelas tuas contas um transformador de 12v dá para 4 leds de 3v? :s

 

como raio fazem eles as calhas de 24 e 48 leds? LOL

 

Não pesco mesmo nada disto :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, vamos lá ver se consigo ajudar.

 

Antes de mais, para cada LED deve haver uma resistência ligada em série e não um conjunto de LED's com uma só resistência. Essa situação de somar as voltagens para saber quantos LEd se ligam é errada.

 

Outra situação que é preciso ter em conta é que os LED duram cerca de 50.000 horas e em alguns casos 100.000 horas em condições óptimas de utilização, o que implica utilizar um estabilizador de corrente entre a ligação da fonte de alimentação e o circuito com os LED's.

 

Vamos por pontos:

 

Formula para calcular o valor da resistência do LED.

 

R=V/I

Onde:

R - Resistência.

V - Queda de tensão pretendida. (V da fonte - V do LED)

I - Intensidade de corrente (neste caso do LED)

 

Assumindo que temos uma fonte de alimentação de 12V e um LED 5mm alto-brilho, vamos calcular a resistência:

 

R=V/I

 

V= Voltagem da fonte - Voltagem do LED

V= 12-3,4

V= 8,6V

 

I= Intensidade de corrente do LED

I= 20mA

I= 0,02A

 

Sabendo estes valores torna-se fácil calcular a resistência:

 

R=V/I

 

R= 8,6/0,02

R= 430 Ohm

 

Agora só temos que encontrar a resistência aproximada no mercado, e sempre com o valor superior para não correr o risco do LED queimar.

 

A resistência neste caso será de 470 Ohm.

 

Ter atenção que estes valores são meramente indicativos, diferentes LED têm diferentes V e I.

 

O estabilizador é muito fácil de fazer, bastando somente alguns conhecimentos básicos de electrónica. Caso haja interesse poderei também explicar como se faz.

 

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kaloyo obrigado pela tua participação :)

 

Claro que há interesse, mostra lá isso lol

 

Acho que vou comprar os 50 leds nem que fique com eles aqui parados hehehe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Pic_17339_2.jpg é o esquema que estou a utilizar nos de alto fluxo...

 

 

O que está mal....?

 

Ainda vou é queimar tudo....

 

12 leds é demasiado ;) ... penso que 3 leds seria o aconselhado...

Eu tenho um foco com 119 leds e lá dentro estão cerca de 400V!

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um foco com 119 leds e lá dentro estão cerca de 400V!

Pedro Ferrer

Isto não deve ser bem assim, se tanto tens 230/240v a não ser que tenhas um PT á porta de tua casa!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Isto não deve ser bem assim, se tanto tens 230/240v a não ser que tenhas um PT á porta de tua casa!!!

 

O foco tem fontes de alimentação, que funcionam como pontes rectificadoras.

Entra 220VAC e sai 400VDC...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O foco tem fontes de alimentação, que funcionam como pontes rectificadoras

 

Assim ja entendo, mas isso quer dizer o quê, que os led´s estão todos ligados em série!!!?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Assim ja entendo, mas isso quer dizer o quê, que os led´s estão todos ligados em série!!!?

 

São 119 leds distribuídos por 3 secções.

Em cada uma das secções os leds estão ligados em série...

Se um se fundir, como já aconteceu... fico com uma secção às escuras...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aí é que está o erro. Os LED não se ligam em série mas sim em paralelo e cada um com a sua resistência.

 

Vamos a contas para ficarmos a entender todos.

 

Imaginemos que temos uma fonte de alimentação de 12V-1A e que cada LED é de 3V-20mA.

Ligando em série (maneira errada):

 

Nº Led = 12/3 = 4

 

Neste caso só podemos ligar 4 LED porque 3x4=12V.

 

Ligando em paralelo, com a devida resistência em cada LED:

 

Neste caso a Tensão de Alimentação (12V) não vai ser de grande importância, interessa-nos saber a potência da fonte, que neste caso é de 1A

 

Então temos:

LED - 20mA=0.02A

Fonte - 1000mA=1A

 

NºLED=1/0.02=50

 

Neste caso podemos ligar 50 LED.

Claro está que estas contas são feitas a pensar na situação ideal. Na realidade devemos deixar uma margem de manobra para não queimar a fonte de alimentação.

 

Como podem ver a diferença é enorme...

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Vamos a contas para ficarmos a entender todos.

 

(...)

 

Então temos:

LED - 20mA=0.02A

Fonte - 1000mA=1A

 

NºLED=1/0.02=50

 

Neste caso podemos ligar 50 LED.

 

Meu amigo, se os leds são de 20mA, nem se dê ao trabalho de fazer uma calha de leds... pois esse valor está longe do valor de um led de alto brilho...

Esse valor (20mA) é de leds de sinalização e não de iluminação...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Editado por Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Não tem que ser necessariamente só LED sinalizador.

 

Tenho utilizado LED superflux para iluminação e o consumo não deixa de ser de 20mA e debitam 3 lumen.

Claro está que só estão a iluminar cubos vodafone, e com 12 tenho uma luz bastante razoável.

 

Efectivamente quando queremos algo de maior intensidade teremos que optar por LED com maior consumo. Tenho tido bons resultados também com LED's com um consumo de 350mA debitando estes 95 lumens.

 

O meu objectivo foi esclarecer as ligações, claro está que não se torna vantajoso iluminar 200 litros com LED superflux, mas a teoria é a mesma.

 

Cumprimentos

 

PS: Os LED que utilizo são estes:

Superflux

PowerLED

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como indica na imagem postada acima, os meus são de 350mA e posso dizer que apenas 4 num cubo de 30cm, brilham bastante...

 

Meu amigo, se os leds são de 20mA, nem se dê ao trabalho de fazer uma calha de leds...

 

E com cerca de 300 led´s, o que achas que vai dar???

 

Neste caso só podemos ligar 4 LED porque 3x4=12V

 

OK, mas se utilizares os dois sistemas de forma mista, podes utilizar da mesma forma os 50...

 

 

Mas eu continuo com uma dúvida: 1 led de 3 a 3.4v dá o mesmo rendimento, funcione a 3v quer a 3.4v

 

 

Pedro C.

Editado por pc_one
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu continuo com uma dúvida: 1 led de 3 a 3.4v dá o mesmo rendimento, funcione a 3v quer a 3.4v

 

 

Pedro C.

 

É e não é!

 

As contas das resistências são sempre levadas em conta mediante a voltagem máxima do LED.

 

Vamos aos exemplos que acho que é mais fácil de entender:

 

Utilizando a fórmula que já tinha escrito anteriormente e tendo como base de partida uma fonte de alimentação de 12V\1A e LED de 3,4V\20mA.

R=V/I

 

R=(12-3,4)/0.02

R=8,6/0.02

R=430

 

Temos então neste caso que utilizar uma resistência de 430 Ohm.

 

Utilizando a mesma formula mas optando por fornecer somente 3V de tensão ao LED:

R=V/I

 

R=(12-3)/0.02

R=9/0.02

R=450

 

Temos então neste caso que utilizar uma resistência de 450 Ohm.

 

Concluímos então que existe uma diferença de 20 Ohm, logo, em teoria o exemplo 2 irá debitar menos lumen. Mas como não temos resistências a nível comercial com estes valores teremos que utilizar o valor standard de mercado que é de 470 Ohm para os dois casos. Logo em termos de luminosidade irá ser a mesma coisa.

 

Não sei se me fiz entender, qualquer dúvida é só dar uma apitar.

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que percebi, quer dizer que na prática, estes ainda ficam é a funcionar a menos de 3v, isto sem pensar nos 5% de tolerância da resistência...

 

 

Eu ja percebi que não és adepto de leds em série, mas isto que dizer que se tivermos uma fonte de 12v constantes, lucramos em fazer séries de 4 led´s, pelo menos asseguramos os 3v...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais