Aqua 54 L - Problema de Algas? Ajuda para compreender (Pág. 2)


Stockinger

Recommended Posts

Sim Stockinger isso no tronco é 'normal' (coloquei as ' pq nem sempre acontece mas são mais as vezes que acontece do que o contrário).

 

Não há razão para preocupações com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Tens tido problemas com o Termostato?!?! Comprei o mesmo Kit que tu e por mais que eu tente aumentar a temperatura nao consigo...

 

Dantes ligava e depois desligava... agora ja nem liga... fim de semana vou ja direito à dos espanhois!!!

 

Cumps. AJ

 

Não. Simplesmente precisei de perceber que o valor que o termostato está regulado não é o da temperatura real da água. Isto é, no meu caso, o termostato regulado para 24º C corresponde a uma temperatura da água de 26º C. Tenho-o mantido assim, e a temperatura está sempre estável, e o termostato liga e desliga sem problemas.

 

Verifica se não é esse o problema.

 

 

Obrigado pelas respostas.

 

 

Amanhã vou fazer uma análise ás plantas, parece-me que estão a crer murchar, mas não tenho a certeza. Se calhar faz falta fertilizante, se calhar devia ter uma camada de areia e não só areão...ai ai.... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu vinha regulado para os 22º e a agua marcava 20º!! Aumentei para 26º... e o resultado... 20º... cheguei a regular para o maximo e o resultado era sempre o mesmo!

 

Hoje fui reclamar e deram outro... apesar de ser de outra marca... Aquaclear 50W.

 

Boa sorte com o teu Aqua!! Ta bem porreiro!! :D

 

Cumps. AJ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu vinha regulado para os 22º e a agua marcava 20º!! Aumentei para 26º... e o resultado... 20º... cheguei a regular para o maximo e o resultado era sempre o mesmo!

 

Hoje fui reclamar e deram outro... apesar de ser de outra marca... Aquaclear 50W.

 

Boa sorte com o teu Aqua!! Ta bem porreiro!! bigsmile

 

Cumps. AJ

 

Tu foste trocar um jagger por um aquaclear? Isso é a mesma coisa que trocares vinho por água :thumbup3:

 

Vai lá à loja e exige um igual ao que tinhas, apesar de serem mais caros são bem melhores, não é a sorte que equipa os aquários MP e vem sempre com um eheim ao lado, das melhores marcas do mercado e por sinal das mais caras também. Segue o meu conselho que não te arrependes, e podes dizer ao dono da loja que vá enganar a família dele, ele ainda ficava a ganhar uns euros com essa troca =)

 

cumpz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas plantas, nomeadamente as do lado direito (maiores), as folhas estão a começar a ficar com alguns buracos e meio transparentes.

 

Que causa poderá ser? Falta de nutrientes? Muita luz (a iluminação está ligada entre as 8h45m e as 21h30m, é muito?)?

 

O aquário não recebe luz solar.

 

 

Amanhã a ver se coloco aqui umas fotos de pormenor, para ver o que posso fazer ás plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas plantas, nomeadamente as do lado direito (maiores), as folhas estão a começar a ficar com alguns buracos e meio transparentes.

 

Que causa poderá ser? Falta de nutrientes? Muita luz (a iluminação está ligada entre as 8h45m e as 21h30m, é muito?)?

 

O aquário não recebe luz solar.

 

 

Amanhã a ver se coloco aqui umas fotos de pormenor, para ver o que posso fazer ás plantas.

 

Boas,

 

Falta de nutrientes? Pode ser mas duvido...

 

Muita luz? Jesus mais de 12 horas? Estás bem? Mete em média 8 horas por dia, 9 no máximo. Mas também não é por isso...

 

Olha quase de certeza, aliás corto os pulsos se não tiveres grande carga de caracóis no teu aqua!

 

Costumam vir nas plantas e são mesmo uma praga, sempre que vires 1 tira e mete ao lixo.

 

Tens 2 coisas a fazer tiras as plantas, troncos e pedras e passa tudo por água e reza para não sobrar nenhum.

 

Ou metes uma folha de couve no aqua que os caracóis vão todos lá parar, depois é só tirar a folha e reza para não sobrar nenhum =)

 

Se realmente tiveres praga de caracóis tens pano para mangas =)

 

Cumpz e boa sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Falta de nutrientes? Pode ser mas duvido...

 

Muita luz? Jesus mais de 12 horas? Estás bem? Mete em média 8 horas por dia, 9 no máximo. Mas também não é por isso...

 

Olha quase de certeza, aliás corto os pulsos se não tiveres grande carga de caracóis no teu aqua!

 

Costumam vir nas plantas e são mesmo uma praga, sempre que vires 1 tira e mete ao lixo.

 

Tens 2 coisas a fazer tiras as plantas, troncos e pedras e passa tudo por água e reza para não sobrar nenhum.

 

Ou metes uma folha de couve no aqua que os caracóis vão todos lá parar, depois é só tirar a folha e reza para não sobrar nenhum =)

 

Se realmente tiveres praga de caracóis tens pano para mangas =)

 

Cumpz e boa sorte...

 

Pois algures tinha lido entre 10 e 14h de iluminação daí estar com esses tempos. Mas pelos vistos posso baixar, e sempre contribuo infimamente para a diminuição do efeito de estufa :lol:

 

Quanto a caracóis, epa se estão lá não os vejo. São assim tão pequenos? Eu duvido, até porque são pequenos buracos nas plantas. Mais daqui a pouco já afixo fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar mais um post aqui ficam duas fotografias com uma panorâmica das plantas e do tronco com bolor:

 

Aquario_1.jpg

 

Aquario_2.jpg

 

E agora um grande número de dúvidas que me assolam e gostaria de ver esclarecidas antes de avançar.

 

1) Em que altura devo iniciar os TPAs? Sei que durante a ciclagem não, então inicio tipo 1 semana depois de ter peixes no aquário?

 

2) Ok compro os peixes, todavia não deverei deitar a água do saco no aquário para evitar transportar doenças. Então qual o procedimento para transferir os peixes do saco para o aquário? (Li no ABC do Aquário, que deveria primeiro colocar o saco na água do aquário para ambientar os peixes á temperatura, depois ir colocando água do aqua no saco para ambientar os peixes ás condições químicas da água e por fim abrir o saco e colocar tudo dentro do aqua. É um bom procedimento?)

 

3) Passados 9 dias de Ciclagem, medi o pH: Situa-se pelos 7,5. Portanto ligeiramente alcalino, ao contrário do que pensava, o tronco não acidificou. Talvez algumas pedras do areão estejam a contribuir. Todavia a água da torneira já tem um pH médio a rondar os 7,2. A temperatura está estável nos 26º C.

 

Desta forma estou a pensar para primeiros peixes (claro que não entrarão no aquário ao mesmo tempo mas faseados): Corydoras e Platys. Parecem-me perfeitamente compatíveis e adequados ás condições do aqua. Que me dizem? Estou a pensar 3 exemplares de cada. Relembro que é um Aqua de 54 L (60 x 30 x 30 cm).

 

4) Por questões de disponibilidade de estar em casa, preferia que o aqua tivesse iluminado tipo até ás 22h. Se quiser um ciclo de 9h de iluminação, posso só ligar a iluminação ás 13h? O aqua não recebe luz solar directa.

 

E penso que para já são as dúvidas que me pairam no espirito.

 

Obrigado desde já a todos pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...tronco com bolor:

Tira-se fora do aqua e raspa-se o bolor/fungo/alga com uma escova das unhas e regressa ao aqua limpinho!

 

1) Em que altura devo iniciar os TPAs? Sei que durante a ciclagem não, então inicio tipo 1 semana depois de ter peixes no aquário?

Penso que o correcto é logo que o ciclo esteja completo, mas podes ver melhor aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

2) Ok compro os peixes, todavia não deverei deitar a água do saco no aquário para evitar transportar doenças. Então qual o procedimento para transferir os peixes do saco para o aquário? (Li no ABC do Aquário, que deveria primeiro colocar o saco na água do aquário para ambientar os peixes á temperatura, depois ir colocando água do aqua no saco para ambientar os peixes ás condições químicas da água e por fim abrir o saco e colocar tudo dentro do aqua. É um bom procedimento?)

Eu nunca ponho o saco dentro do aqua, sabe-se la por onde aquilo pousou!

Despejo a água e os peixes num balde pequeno (2 a 3l) e uso 2 tubos de 6mm unidos por uma torneira de plástico para fazer um sistema de conta-gotas.

Primeiro, deixo correr alguma água durante 1 min, e depois fica com um fio de água muito reduzido durante 10min, depois corto a água durante 10min e volto a por o fio durante 10min,etc. até a água no balde triplicar.

É preciso controlar a temperatura, se for necessário podes por o balde dentro do áqua para igualar as temperaturas (durante os 10min de paragem), pois o balde deves saber por onde andou e deve estar impecavelmente limpo.

 

Desta forma estou a pensar para primeiros peixes (claro que não entrarão no aquário ao mesmo tempo mas faseados): Corydoras e Platys. Parecem-me perfeitamente compatíveis e adequados ás condições do aqua. Que me dizem? Estou a pensar 3 exemplares de cada. Relembro que é um Aqua de 54 L (60 x 30 x 30 cm).

Desde que a filragem seja de pelo menos 3 vezes o volume do aqua por hora e o volume do filtro seja de 3% a 4% o volume do aquário, em principio podes ter como limite 1cm de peixe por litro.

Se não tiver uma filtragem tão boa, então deves usar a regra de 1polegada de peixe por galão de água US.

1 polegada = 2,54cm e 1 galão US é cerca de 3,8l logo o teu áqua levaria no máximo 36cm de peixe.

(atenção que o comprimento do pexie não inclui a cauda)

 

4) Por questões de disponibilidade de estar em casa, preferia que o aqua tivesse iluminado tipo até ás 22h. Se quiser um ciclo de 9h de iluminação, posso só ligar a iluminação ás 13h? O aqua não recebe luz solar directa.

Acho que não há mal nenhum, mas ainda não me decidi a fazer o mesmo, pois alimento a bicharada 2 vezes por dia e de manhã o aqua estaria às escuras, as minhas luzes ligam às 7h e desligam às 15h, mas fica sempre alguma luz ambiente e quando chego a casa ligo apenas uma luz para alimentar e depois de meia hora desligo.

 

Espero ter ajudado

 

Abraço

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários.

 

Tira-se fora do aqua e raspa-se o bolor/fungo/alga com uma escova das unhas e regressa ao aqua limpinho!

 

Li algures, que se fizer isso vou estar a fazer reset ao ciclo do tronco. E que voltará a aparecer. Naturalmente desaparecerá ao fim de um mês segundo li.

 

 

Acho que não há mal nenhum, mas ainda não me decidi a fazer o mesmo, pois alimento a bicharada 2 vezes por dia e de manhã o aqua estaria às escuras, as minhas luzes ligam às 7h e desligam às 15h, mas fica sempre alguma luz ambiente e quando chego a casa ligo apenas uma luz para alimentar e depois de meia hora desligo.

 

De facto era exactamente esse ponto que pensava, a alimentação dos bichos e os meus horarios laborais. Como fazia para alimentar se tivesse o aqua ás escuras. Assim acho que consigo arranjar uma solução satisfatória.

 

 

Mais comentários são sempre bem-vindos.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um bocado inspeccionei o aqua e cheira-me que assim de um dia para o outro ganhei algas, do tipo castanho, no filtro, folhas de plantas, termómetro....

 

Ora aqui vão umas fotos:

 

Algas_1.jpg

 

Algas_2.jpg

 

Algas_3.jpg

 

 

Isto surge numa altura, em que hoje baixei a temperatura para 24º C, e reconfigurei o programador para 8h de luz diarias.

 

Será normal? O que fazer nesta fase? É natural que haja nutrientes em excesso na água, o aqua está a ciclar, tenho adicionado um floco pequeno de comida por dia para ajudar o ciclo...

 

 

Agradeço os vossos comentários.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um bocado inspeccionei o aqua e cheira-me que assim de um dia para o outro ganhei algas, do tipo castanho, no filtro, folhas de plantas, termómetro....

 

Boas, penso que são cianobactérias, de facto nem são sequer algas, também tive isso no fim do ciclo (o ciclo do meu aqua foi bem curto) mas como os 3 primeiros peixes foram ancistrus, deram logo cabo disso e nunca mais tive essas "algas" castanhas.

 

Penso que os Ottocinclus affinis ou outro do mesmo género também as comem, não se pode é alimentar em demasia; mas isso já por si só é a regra de ouro de aquariofilia, seguida de TPA's de 25% ou mais todas as semanas.

 

Abraço e vai postando noticias.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas algas são provocadas normalmente por silicatos e pouca iluminação e são normais em aquas novos.

Como deves ter um T8 de 18W em 54 litros aconselho a que aumentes o fotoperiodo para 12 horas para compensar a pouca luz que tens, se correr bem elas acabam por desaparecer.

 

Por acaso é uma 15 W.... aconselhas que periodo de iluminação então?

 

Fico mais descansado então.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que entendi tens a iluminação dentro da tampa e não é fácil colocar outra lâmpada portanto deixa estar a luz ligada 12 horas.

 

Correcto está dentro da tampa e para colocar 2 lampadas so mesmo uma nova tampa, o que nesta fase do hobby (a iniciar), não me iria meter nisso.

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom passados 15 dias de vida do Aqua aqui ficam os resultados de uns testes mais completos (só não tenho o da dureza da água, mas sei que a que sai da torneira é dura):

 

Temperatura = 24º C (estabilizados)

pH = 8,0 (anda próximo deste valor pela cor do teste, que dá numa gama de intervalos de 0,5, eu diria que em rigor anda entre os 7,5 e os 8,0)

Amónia abaixo de 0,1 mg/L

Nitratos (NO3) = 0 mg/L

 

 

O tronco que tem apresentado bolor, começa o mesmo a mostrar sinais de extinção em certas partes (principalmente onde surgiu primeiro).

As plantas apresentam sinais de crescimento, e a nasceram ramificações novas, apesar de algumas folhas menos bonitas.

 

Algumas cianobactérias (acastanhadas) na zona do termometro, folhas de plantas e filtro, mas sem sinais de quererem aumentar e não são muitas.

 

Algas não se vislumbra nada de assinalar, penso que só lá numa pequena zona está um fio tipo teia de aranha, que será certamente uma alga.

 

Que me dizem?

O pH é que tem um valor um pouco mais alto. Se bem que a saída da torneira já ronda os 7,2. Logo com TPA's deverei conseguir baixá-lo.

 

 

Tenho vontade de este sábado adicionar os primeiros peixes: 2 corydoras (ou deverei optar pela introdução primeira dos Platys)? Deverei fazer alguma TPA antes da introdução dos peixes? Depois de introduzir quantos dias deverei esperar para efectuar uma TPA? Deverei monitorizar nos primeiros dias a qualidade da água, de forma a assegurar-me que tudo corre bem, correcto?

 

 

Eu sei que se fala em 1 mês de ciclagem, mas tenho vontade de ver habitantes no aqua.

 

Obrigado a todos pelos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom arrisquei e já estão instalados os dois primeiros inquilinos do aqua....

 

2 Coridoras Aeneus (Bronze).

 

Têm um aspecto bastante saudável e parecem estar a adorar o novo espaço. Pelo menos têm-no explorado bem e activamente. Vasculham cada pedrinha, cada canto, em busca de algas e de restos de comida que ainda estão no fundo e que fui adicionando para fazer a ciclagem.

 

De notar que as adicionei com a luz apagada, o que também tem contribuido para estarem mais activas.

 

Também comprei alimentos para peixes de fundo, pois sei que é preciso alimentá-las convenientemente. Por agora, deixo-as apenas explorar e alimentarem-se do que há.

 

A única coisa que ainda não sei, ou melhor, não perdi ainda tempo a identificar é se são machos ou fêmeas.

 

Comentários são sempre bem-vindos.

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal gostava que me dessem dicas de qual a melhor forma de alimentar as Coridoras... Tenho receio de dar comida a mais.

 

Outra coisa, é normal elas serem muito activas? As minhas correm o aquário todo, vasculham todo o fundo, bem como o vidros de cima abaixo, e por vezes até vêm à superficie (algo que li ser normal).

 

A questão é? É normal as coridoras frequentarem niveis que não os do fundo?

 

 

Obrigado pela ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal gostava que me dessem dicas de qual a melhor forma de alimentar as Coridoras... Tenho receio de dar comida a mais.

 

Outra coisa, é normal elas serem muito activas? As minhas correm o aquário todo, vasculham todo o fundo, bem como o vidros de cima abaixo, e por vezes até vêm à superficie (algo que li ser normal).

 

A questão é? É normal as coridoras frequentarem niveis que não os do fundo?

 

 

Obrigado pela ajuda.

 

Boas Stockinger,

 

Para alimentar coridoras podes meter flocos que elas comem quando forem para o fundo, mas existe umas pastilhas cor-de-rosa da SERA, chama-se VIPACHIPS compra que são excelentes para os peixes do fundo, como tens o aquário à pouco tempo e não tem grande comer no fundo para elas comerem metes 1 por dia, passado duas semanas diminuis para 1/2 por dia, agora isto varia conforme o numero de coridoras que tenhas, se tiveres 10 coridoras não vais dar meia pastilha, mas como tens 2 meia pastilha chega. Isto que te vou dizer a seguir é valido para todos os peixes, com o passar do tempo escolhes 1 dia da semana para não dar de comer, por exemplo à 4ª não metas comer no aqua para eles digerirem melhor o que tem no estômago, depois na 5ª dás o comer normalmente.

 

As coridoras são activas em qualquer parte do dia, mas à noite são muito mais activas, já agora a pastilha deves meter quando a luz se desligar para os outros peixes não comerem o comer dos bichos, mas como só tens 2 coridoras no aqua podes dar a qualquer altura. Isso de vasculhar o aqua todo é porque o comer é pouco verás que com o decorrer do tempo elas vão-se habituar a esperar que tu lhes atires comer para dentro, portanto se com o passar do tempo vires elas a ficarem mais paradas não te assustes, é normal pois estão à espera da hora do comer =)

 

As coridoras são peixes do fundo mas podem dar as suas voltas pelo meio, pela superfície, basicamente por todo o lado não te preocupes...

 

cumpz e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Stockinger,

 

Para alimentar coridoras podes meter flocos que elas comem quando forem para o fundo, mas existe umas pastilhas cor-de-rosa da SERA, chama-se VIPACHIPS compra que são excelentes para os peixes do fundo, como tens o aquário à pouco tempo e não tem grande comer no fundo para elas comerem metes 1 por dia, passado duas semanas diminuis para 1/2 por dia, agora isto varia conforme o numero de coridoras que tenhas, se tiveres 10 coridoras não vais dar meia pastilha, mas como tens 2 meia pastilha chega. Isto que te vou dizer a seguir é valido para todos os peixes, com o passar do tempo escolhes 1 dia da semana para não dar de comer, por exemplo à 4ª não metas comer no aqua para eles digerirem melhor o que tem no estômago, depois na 5ª dás o comer normalmente.

 

As coridoras são activas em qualquer parte do dia, mas à noite são muito mais activas, já agora a pastilha deves meter quando a luz se desligar para os outros peixes não comerem o comer dos bichos, mas como só tens 2 coridoras no aqua podes dar a qualquer altura. Isso de vasculhar o aqua todo é porque o comer é pouco verás que com o decorrer do tempo elas vão-se habituar a esperar que tu lhes atires comer para dentro, portanto se com o passar do tempo vires elas a ficarem mais paradas não te assustes, é normal pois estão à espera da hora do comer =)

 

As coridoras são peixes do fundo mas podem dar as suas voltas pelo meio, pela superfície, basicamente por todo o lado não te preocupes...

 

cumpz e boa sorte

 

Muito obrigado pela ajuda.

 

De facto estou encantado com estas duas coridoras, e penso mesmo juntar mais algumas. Elas as duas fazem umas danças engraçadas e pelo que li, se forem mais da mesma espécie mais engraçado é.

 

Quanto a comida a que tenho para peixes de fundo é da Sera - Plankton Tabs que são verdes. Ontem devoram uma num instante.

 

Hoje ao almoço coloquei-lhes alguns flocos mas não muitos. Daqui a pouco vou colocar-lhes meia pastilha ou isso.

 

 

Uma questão importante: quando faço uma TPA ou quando deverei fazer?

 

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda.

 

De facto estou encantado com estas duas coridoras, e penso mesmo juntar mais algumas. Elas as duas fazem umas danças engraçadas e pelo que li, se forem mais da mesma espécie mais engraçado é.

 

Quanto a comida a que tenho para peixes de fundo é da Sera - Plankton Tabs que são verdes. Ontem devoram uma num instante.

 

Hoje ao almoço coloquei-lhes alguns flocos mas não muitos. Daqui a pouco vou colocar-lhes meia pastilha ou isso.

 

 

Uma questão importante: quando faço uma TPA ou quando deverei fazer?

 

 

Obrigado.

 

Boas Stockinger,

 

Desculpa só responder agora,

 

Sim mete coridoras todas iguais que é muito mais bonito de se ver. Plankton tabs também serve =)

 

Quanto as tpas podes fazer 10 litros por semana, mas eu aconselho-te de 3 em 3 dias trocas de 5L (1 garrafão de água).

 

Uma dica para as tpas é enches 1 garrafão de água e deixas sem a tampa num sitio qualquer, nesses 3 dias vai-te evaporar o cloro que é prejudicial para os peixes, depois pegas num garrafão de água vazio e enches com a água do aquário, usa uma mangueira para fazer a tpa, depois metes a água que está no outro garrafão para dentro do aqua mais uma vez com mangueira contra o vidro para não remexer o fundo do aqua e voilá está feita a tpa :)

 

Podias era meter umas fotos do teu aqua para eu ver :thumbup3:

 

cumpz e vai dando noticias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Stockinger,

 

Desculpa só responder agora,

 

Sim mete coridoras todas iguais que é muito mais bonito de se ver. Plankton tabs também serve =)

 

Quanto as tpas podes fazer 10 litros por semana, mas eu aconselho-te de 3 em 3 dias trocas de 5L (1 garrafão de água).

 

Uma dica para as tpas é enches 1 garrafão de água e deixas sem a tampa num sitio qualquer, nesses 3 dias vai-te evaporar o cloro que é prejudicial para os peixes, depois pegas num garrafão de água vazio e enches com a água do aquário, usa uma mangueira para fazer a tpa, depois metes a água que está no outro garrafão para dentro do aqua mais uma vez com mangueira contra o vidro para não remexer o fundo do aqua e voilá está feita a tpa :thumbup3:

 

Podias era meter umas fotos do teu aqua para eu ver :dry:

 

cumpz e vai dando noticias...

 

Não faz mal a demora.

 

Já fiz uma TPA e correu bem, quer dizer ao aproveitar para retirar duas folhas duma planta, acabei por arranca-la desastrosamente aquela pernada só. E acabei por não voltar a colocá-la.

 

Deverei optar por TPAs de 10 L de semana a semana, porque de 3 em 3 dias 5 L, nem sempre poderei fazer essa tarefa.

 

Quanto a fotos, hei-de tirar umas com as coridoras. Mas uns posts acima, já lá tenho algumas (se calhar na página 1).

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos,

 

Estive dois dias fora, e portanto os peixes tiveram sem comer 2 dias. E estão saudáveis (não lhes vejo qualquer sinal de doença, e alimentam-se sempre bem). Hoje já lhes dei comida.

 

Todavia, as denominadas cianobactérias (faladas acima) parece que cresceram parecendo-me agora algas castanhas, nas pedras e vidros do aquário (no da frente andei a limpar, mas no vidro de trás nota-se bem se virmos de lado).

 

Existem também uma ou outra tipo longos fios de cabelo que saem das plantas. Tenho várias folhas de plantas todas castanhas devido a isso. Em duas plantas, havia um genero de rede também acastanhado que eu removi.

 

Vamos a testes feitos hoje, e que me deixam perdido (pois pensei que tinha tido uma subida de nitratos):

 

Nitratos = próximos de 0 mg/L

Amónia = próxima de 0 mg/L

pH = 7,5

 

Coloco em causa os testes de Amónia / Nitratos. Será que os reagentes estarão em condições? Não é estranho 30 dias depois do inicio do aquário, e com peixes há uns 12 dias (apenas 2 coridoras) ter estes valores?

Eu os testes que tenho são uns kits da WaterLife que comprei no Jumbo Natureza.

 

Que testes aconselham?

 

Outra coisa, as plantas estão a crescer rápido e bem, principalmente as que tenho junto ás pedras. Uma das pernadas em 2 dias cresceu bem 1 cm (ou próximo disso).

 

A última TPA foi na sexta-feira passada, e estou para fazer uma nova. E nesta pretendo passar o filtro por água, do aqua claro.

 

Para elucidar melhor, deixo algumas fotografias, incluindo de uma das minhas coridoras.

 

Aquaalgas_3.jpg

 

Aquaalgas_2.jpg

 

Aquaalgas_1.jpg

 

Aqua_Coridora.jpg

 

Obrigado pelos comentários.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas castanhas costumam aparecer em montagens recentes é normal.

 

Existem mais duas causas possíveis para o aparecimento dessa alga, lâmpadas velhas e forte concentração de silicatos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Lê novamente isto:

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

 

Qual é o periodo de luz que estás a dar no aqua?

 

Vê no topico de plantas pois haverá concerteza opr lá algo sobre essas algas e como combater as mesmas...

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Lê novamente isto:

 

http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html

 

Qual é o periodo de luz que estás a dar no aqua?

 

Vê no topico de plantas pois haverá concerteza opr lá algo sobre essas algas e como combater as mesmas...

 

Boa sorte.

 

8h é o periodo de luz diário (e o aqua é novo, pelo que tem 1 mês a utilização da lâmpada), e o aquario não apanha luz solar directa.

 

Vou investigar...

 

Obrigado.

Editado por Stockinger
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.