Escolher bomba de retorno


Recommended Posts

Gostaria de saber qual o caudal indicado de uma bomba de retorno para um aquário salgado de 130x60x60 com 468 litros.

Já estive a ver, e encontrei as Eheim 1000 com caudal dos 150-1000L/hora, a compact+ 2000 com caudal de 1000-2000L/hora, e as Eheim Universal. Devo escolher as Universal ou as Compact+, e quanto ao caudal? Fiquei com a ideia que estas são das melhores bombas, mas estou aberto a novas sugestões.

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Penso que, para essa litragem, convém uma bomba um pouco mais potente, apesar do retorno não precisar de muito fluxo. Sugiro-te uma Eheim Compact+ 3000, que por sinal, é a que eu tenho. :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não ha litragem ideal para fazer o retorno, mas convem que seja pelo menos 1000l/h.

 

Eheim, NewJet, Sicce, deltec, são algumas marcas pelas quais podes optar!

 

Eu tenho NewJet 2300k/h e estou satisfeito com ela!

Feedback das minhas vendas Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres força bruta:

aqua-medic_oceanrunner-pumps.jpg

Ocean%20Runner%20OR.jpg

 

Ocean Runner. Gastam é um bocado para ter essas potencias.

Editado por jc.gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para retorno, pelo menos de 2000lt/h.

Não vale a pena ser muito forte, senão a sedimentação não se vai fazer de uma forma mais eficaz na sump.

Podes optar por uma marca que tenha baixos consumos energéticos e de qualidade. Eu opto por Eheim ou Sicce, a nível de qualidade/preço é satisfatório.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Eu tenho um aquário de 200L.

A minha bomba de retorno é 1x Aquaclear Powerhead 901 – 3500L/h, ligada a SCWD.

Consome 65W. (anunciados)

Estou a ponderar trocar para Eheim +2000 que consome 38W.

Faz menos caudal, mas penso que os ~3500l/h são em demasia, visto que o escumador não filtra isso tudo nesse espaço de tempo.

Parece-me que vou ter que abdicar do SCWD devido ao menor caudal....

Outra razão que me leva a trocar de bomba, é que pretendo associa-la a uma UPS... e 38W sempre são mais confortáveis que 65W... aquando da aquisição da UPS...

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na minha opinião a escolha da bomba de retorno deve entre outras coisas basear-se se a agua do retorno vai alimentar directamente o escumador ou se vai directamente para a sump.

 

- Se vai para o escumador, então uma bomba com um maior caudal será o ideal para que tenhas agua suficiente para o alimentar.

- Se vai para a sump, neste caso a bomba não necessita de ter um caudal muito elevado, porque como já aqui foi dito pelo Pedro Conceição, a agua ao passar lentamente pela sump vai fazer uma melhor sedimentação dos detritos na mesma.

 

Depois desta escolha deves ter em atenção o consumo (w), o ruído produzido pela bomba e o preço.

 

Como os outros users vou deixar-te também aqui uma(s) outra(s) opção em termos de bomba, neste caso vou falar também do que tenho no meu aquário e que estou bastante satisfeito, as bombas em causa são Sicra (Syncra) silent da SICCE.

 

SICCE BOMBA SYNCRA SILENT 2.0 de 950 l/h a 2.150L/H 32W - 49€

SICCE BOMBA SYNCRA SILENT 3.0 de 1100 l/h a 2.700L/H 45W - 64€

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois da vossa ajuda, cheguei a uma lista de 3 bombas de retorno:

- EHEIM COMPACT+ 5000

- EHEIM Universal 1262

- Sicce Multi 4000

A Sicce é a mais barata, agora será que vale a pena o investimento para as Eheim? E relativamente ás da Eheim, a compact+ 5000 é pouco mais barata que a Universal, no entanto tem mais caudal, será que a Universal é suficientemente melhor que a compact+?

Eu estou mais inclinado para a compact+.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

na minha opinião a escolha da bomba de retorno deve entre outras coisas basear-se se a agua do retorno vai alimentar directamente o escumador ou se vai directamente para a sump.

 

- Se vai para o escumador, então uma bomba com um maior caudal será o ideal para que tenhas agua suficiente para o alimentar.

- Se vai para a sump, neste caso a bomba não necessita de ter um caudal muito elevado, porque como já aqui foi dito pelo Pedro Conceição, a agua ao passar lentamente pela sump vai fazer uma melhor sedimentação dos detritos na mesma.

Devemos ter atenção também, caso vá alimentar o escumador que é o débito de entrada dele. São poucos os escumadores que têm bomba de re-circulação e necessitam de algo a alimentar, por isso nem sempre se pensa nisso.

Caso se tenha um escumador que necessite de ser alimentado, muita das vezes é para ter cerca de 1000 a 2000 lts/h, por isso no vale a pena ter muita potência. Eu acho que chega bem 2000 a 3000lts/h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devemos ter atenção também, caso vá alimentar o escumador que é o débito de entrada dele. São poucos os escumadores que têm bomba de re-circulação e necessitam de algo a alimentar, por isso nem sempre se pensa nisso.

Caso se tenha um escumador que necessite de ser alimentado, muita das vezes é para ter cerca de 1000 a 2000 lts/h, por isso no vale a pena ter muita potência. Eu acho que chega bem 2000 a 3000lts/h.

No entanto as bombas perdem potencia com a altura, curvas e depois aquilo que parecia fácil e que tinha caudal suficiente pode ficar muito á justa.

Uma bomba de 3000 l/h pracima é boa aposta porque depois na pratica esse valor vai ser imensamente reduzido.

Eu diria entre os 3000 l/h e os 4000 l/h.

Mas isso tb depende de bomba para bomba e é preciso ler com atenção a curva de potencia com a altura. Há bombas que podem dar menos l/h mas terem maior capacidade de elevação em altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devemos ter atenção também, caso vá alimentar o escumador que é o débito de entrada dele. São poucos os escumadores que têm bomba de re-circulação e necessitam de algo a alimentar, por isso nem sempre se pensa nisso.

Caso se tenha um escumador que necessite de ser alimentado, muita das vezes é para ter cerca de 1000 a 2000 lts/h, por isso no vale a pena ter muita potência. Eu acho que chega bem 2000 a 3000lts/h.

O escumador vai ser um ATB 2nd line small, 4000 litros/hora água e 1500 litros/hora ar, que vai ficar em baixo na sump.

Editado por Quintino
Link to comment
Partilhar nas redes sociais