Ajuda pleaseee


rp_69

Recommended Posts

Olá a todo o pessoal do forum que tá a ler isto, precisava de uma informação... Tenho um betta splendens acho eu que é esse o nome e gostava de saber se posso usar uma planta como suporte para ele fazer o ninho. Já agora se me puderem ajudar gostava que me explicassem melhor os próximos passos a tomar depois de ter ambos os bettas macho e fêmea. Abraço a todos e Bom natal!! :mrgreen:bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok metes ambos os bettas num aquário , nao muito grande com cerca de 10-11cm de água, irás precisar duma tampa boa pois quando ele fizer o ninho de bolhas qt menos contacto com o ar melhor.

 

depois não podes ter nenhum tipo de areão no aquario ou tartarugueira ou cubo, pois após a libertação dos ovos o macho irá andar constantemente apanha-los e a por no ninho , pois eles acabam por cair e ele continua a apanha-los e se houver areão eles podem ficar escondidos e ele nao os vê

 

quando puseres os 2 bettas no aquario, certifica-te que tens a betta em metade de um garrafa transparente com furos ou num frasco de modo a que ela vejo o macho e vice versa , mas sem haver contacto pois precisam de alguns até "se conhecerem" melhor , quando as riscas horizontais (stress) se tornarem verticais podes libertar a betta pois significa que ela aceitou o macho mas vê se o ninho ta grande e consistente. após darem o chamado abraço e cairem os ovos e bom que observer e tires a fêmea caso começem a ficar agressivos.

 

e sim para ajudar o ninho podes por plantas flutuantes ou um pedaço de esferovite lavado côncavo.

 

boa sorte e feliz natal.

 

p.s. posso me ter esquecido de alguma coisa mas o pessoal deve ajudar

Editado por pintttt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos que responderam agora já sei mesmoooo o que fazer provavelmente irei por ai uma foto do aquário onde estão os bettas para me poderem dizer se está bom ou se esta alguma cena mal . :puppydogeyes:

Editado por rp_69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as fotos:

O Aquário completo - http://i840.photobucket.com/albums/zz322/r...s/aquabetta.jpg

Os bettas - http://i840.photobucket.com/albums/zz322/r...ttas/bettas.jpg

A planta onde espero que faça o ninho - http://http://i840.photobucket.com/albums/...ttas/planta.jpg

é tudo se puderem digam-me se está alguma cena que faça com que o betta não faça o ninho ou alguma coisa assim...

Editado por rp_69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º tira a areia ! Como é qe o macho via os ovos filho ?

2º o aqua nao deve ter mais qe 10cm de agua ...

3º A qe temperatura tens a agua ? --.

 

Ok vou tirar a areia e meter la um termostato esqueci-me disso -.-' , obrigado por me teres lembrado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

tenho uma duvida e para nao tar a criar um topico novo praticamente semelhante a este decidi comenter neste, assim sendo, vou tentar agora a minha primeira reproduçao de bettas e a minha duvida é a seguinte, ja esta paraticamente tudo apostos no aquario, o meu macho ta q nem pode, ja lhe cheira a festa, penso q a minha femea tb ja esta consciente do tratamento q vai levar, a minha duvida é, penso q a minha femea ja está preparada, ja tem o ponto branco, e penso q as riscas ja estao na vertical, desta forma já posso a soltar? depois de a soltar mais ou menos quanto tempo devo de estar atento a fim de ver se akilo dá ou nao, para nao correr o risco do o macho matar a femea.

 

cump e obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

tenho uma duvida e para nao tar a criar um topico novo praticamente semelhante a este decidi comenter neste, assim sendo, vou tentar agora a minha primeira reproduçao de bettas e a minha duvida é a seguinte, ja esta paraticamente tudo apostos no aquario, o meu macho ta q nem pode, ja lhe cheira a festa, penso q a minha femea tb ja esta consciente do tratamento q vai levar, a minha duvida é, penso q a minha femea ja está preparada, ja tem o ponto branco, e penso q as riscas ja estao na vertical, desta forma já posso a soltar? depois de a soltar mais ou menos quanto tempo devo de estar atento a fim de ver se akilo dá ou nao, para nao correr o risco do o macho matar a femea.

 

cump e obrigado ;)

Então mas já tudo mesmo pronto?? O macho já fez o ninho?Não tens nenhum areão no fundo??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ela ja se apresenta como dizes e se o macho ja construiu o ninho, solta-a ...

 

Dps de darem os abraços, tiras a femea para evitar qe coma os ovos ... (ha femeas qe podem ficar junto com o macho a cuidar dos peqenotes, mas pelo sim pelo nao, tira-a quando acabarem a festa) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ela ja se apresenta como dizes e se o macho ja construiu o ninho, solta-a ...

 

Dps de darem os abraços, tiras a femea para evitar qe coma os ovos ... (ha femeas qe podem ficar junto com o macho a cuidar dos peqenotes, mas pelo sim pelo nao, tira-a quando acabarem a festa) .

 

Boas ;)

 

ya já fez e pelo menos ela ja aparenta tar pronta e nao foge do macho, como é a minha primeira vez tou assim um pouco inexperiente, a minha famea as vezes tb é um pouco agressiva smpre foi é rija bang mas agora com o macho acalmou,dai eu achar q dps de ela por os ovos deva de tirar logo.

 

no aquario nao tenho nada, apenas termostato, um planta e o fundo escuro, tipo um esferovite escuro ;) tudo feito com base, naquilo q tenho lido nos topicos deste forum ;)

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pll,

 

bem a minha primeira tentativa nao correu muito bem, na primeira vez as gotas provocadas pelo vapor destruiram.me um pouco do ninho entao tive de aguardar mais um tempo, dps tentei mas achei q o macho tava um pouco agressivo entao decidi fazer uma tentativa mais tarde, com isto fiquei com algumas duvidas, é natural o macho assim que se solta a femea dar-lhe umas pancaditas e abrir-lhe as guelras? outra duvida é de devo de manter o aquario fechado ou nao?

 

cump :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pll,

 

bem a minha primeira tentativa nao correu muito bem, na primeira vez as gotas provocadas pelo vapor destruiram.me um pouco do ninho entao tive de aguardar mais um tempo, dps tentei mas achei q o macho tava um pouco agressivo entao decidi fazer uma tentativa mais tarde, com isto fiquei com algumas duvidas, é natural o macho assim que se solta a femea dar-lhe umas pancaditas e abrir-lhe as guelras? outra duvida é de devo de manter o aquario fechado ou nao?

 

cump :)

sim umas pancadinhas para a enviar para debaixo do ninho porém se ela nao apresentar riscas ou nao mostrar interesse em seguir o macho deixa a ficar na garrafa um pouco mais.

 

quanto ao dono deste post, por amor de deus nao uses essa planta, vai dar asneira....ou metes uma boa ou entao nao metes, e usas um bocado de esferovite eu uso folhas de amendoeira da india.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

acabei de ter a minha 3ª tentativa de reproduzir bettas. nas duas primeiras nao tive suceso, experimentei quase tudo, nesta ultima usei esferovite para proteger o ninho. ontem pelas 19h soltei a fêmea e ate as 00.00 só vi lutas. hoje pelas 7 da manha quando fui observar o aqua fiquei triste, o ninho tinha sido totalmente destruído com as lutas durante a noite. mas quando voltei pelas 12.30 tive uma surpresa o ninho estava reconstruido e os bettas a acasalar. agora é só esperar para ver quantos alvins nascem :) depois dou noticias.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

voltei a tentar e consegui, a femea esta a por ovos, ambos devem de ser inexperientes, tanto o macho como a femea. penso é q o macho nao esta a por os ovos no ninho. agora nao sei se esta a come-los, será mesmo assim?

 

cump

Editado por fLiPadO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

voltei a tentar e consegui, a femea esta a por ovos, ambos devem de ser inexperientes, tanto o macho como a femea. penso é q o macho nao esta a por os ovos no ninho. agora nao sei se esta a come-los, será mesmo assim?

 

cump

 

ja retirei a femea, como ela começou a fujir do macho achei melhor, tiveram praticamente toda a tarde a acasalar, espero q daqui a uns dias ja tenha os pecanotes.

 

cump

Editado por fLiPadO
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja retirei a femea, como ela começou a fujir do macho achei melhor, tiveram praticamente toda a tarde a acasalar, espero q daqui a uns dias ja tenha os pecanotes.

 

cump

 

O macho tem estado a por os ovos no ninho?

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O macho tem estado a por os ovos no ninho?

 

Cump

 

boas, teve alturas q parecia q ele os estava a comer, mas havia outras alturas e parecia q ele os pos no ninho, tive de retirar a femea pq a certa altura ela começou a fujir do macho.

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, teve alturas q parecia q ele os estava a comer, mas havia outras alturas e parecia q ele os pos no ninho, tive de retirar a femea pq a certa altura ela começou a fujir do macho.

 

cump

 

Boas,

 

retirar a fêmea foi uma boa decisão. Quanto ao macho, em principio está a cuidar do ninho e dos alevins como deveria. Vai alimentando-o ( só por causa das dúvidas, e para ele não morrer à fome, lol ) e confirma se ele continua a cuidar dos alevins. Toma atenção para que ao fim de umas duas semanas ele não se comece a alimentar com eles...

 

Normalmente só faço criação de Bettas no verão ( poupo no aquecimento, lol) mas todos os anos me corre bem, e asseguro-te que nem me preocupo muito com eles...é só alimentar bem e dar uma aqua com agua parada :shocked028:

 

Se quiseres tenho aqui ainda fêmeas deste verão, estão com um aspecto fantástico, e posso-te ceder uma...se tiveres mais que um aqua disponível é uma boa maneira de assegurares mais descendência, maior variedade genética e mais importante que tudo isso...maior sucesso ;)

 

Abraço

 

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

retirar a fêmea foi uma boa decisão. Quanto ao macho, em principio está a cuidar do ninho e dos alevins como deveria. Vai alimentando-o ( só por causa das dúvidas, e para ele não morrer à fome, lol ) e confirma se ele continua a cuidar dos alevins. Toma atenção para que ao fim de umas duas semanas ele não se comece a alimentar com eles...

 

Normalmente só faço criação de Bettas no verão ( poupo no aquecimento, lol) mas todos os anos me corre bem, e asseguro-te que nem me preocupo muito com eles...é só alimentar bem e dar uma aqua com agua parada :dancing:

 

Se quiseres tenho aqui ainda fêmeas deste verão, estão com um aspecto fantástico, e posso-te ceder uma...se tiveres mais que um aqua disponível é uma boa maneira de assegurares mais descendência, maior variedade genética e mais importante que tudo isso...maior sucesso surprised

 

Abraço

 

Pedro Silva

 

Boas Pedro,

 

desde ja agradeço a tua disponibilidade e simpatia, neste momento estou com duas femeas q me parecem do mesmo tipo de cauda, enquanto o macho é crown tail, ele durante o dia de hoje parece q teve a tratar do ninho, em principio os alevins nascem hj, vai fazer as 48h, vamos ver, se houver novidades comunico. se tudo correr bem com esta minha primeira criaçao, porque nao fazer-mos umas trocas de peixes para ver no q dá futuramente. (retirar a fêmea foi uma boa decisão. Quanto ao macho, em principio está a cuidar do ninho e dos alevins como deveria. Vai alimentando-o ( só por causa das dúvidas, e para ele não morrer à fome, lol ) e confirma se ele continua a cuidar dos alevins. Toma atenção para que ao fim de umas duas semanas ele não se comece a alimentar com eles...) é sem duvida uma boa opçao ;) mas nao resisti em tentar fazer uma criaçao :medieval_mace:

A minha grande duvida foi se ele realmente comeu os ovos ou se os pos no ninho, tenho ideia q sim, vamos ver eheh :pompomgirl: mas alguns deve de ter comido.

Obrigado pelos os conselhos e mais uma vez pela simpatia e disponibilidade.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se olhares para o ninho com atenção deves conseguir ver os ovos lá. Normalmente estão todos aglomerados e são mais baços que as bolhas de ar que formam o ninho ;)

 

Espero que corra tudo bem, certifica-te de que tens alimento para os alevins nos primeiros dias após a absorção do saco vitelino ;)

 

Se isso correr tudo bem fico à espera de fazermos uma troca :)

 

Sangue novo e de criação caseira é sempre bem vindo cá em casa ;)

 

Boa sorte,

 

qualquer dúvida, manda mensagem.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais