Carlos Trabuco Publicado Dezembro 17, 2009 Publicado Dezembro 17, 2009 (editado) Ora viva amigos. Decidi acabar com a criação de discus, pois aqui nos Açores é extremamente dificil vende-los, nem ao preço da chuva as poucas lojas aqui existentes, os compram, e ainda tenho cerca de 400 disquitos para vender. Enfim paciencia, vou ter que os manter. Como indica o titulo desde tópico quero iniciar-me na agua salgada, pois "acho" que me vai dar menos trabalho e despesas do que criar discus. Tenho um aquario com as seguintes dimensões: 150cm (comp.)x 55cm (alt.)x 45 (prof.) +/- 375 litros brutos. As questões que pretendo colocar, para já, são as seguintes: 1- Não pretendo ter uma sump, pois não tenho espaço suficiente para tal. Qual o escumador que me aconselham? 2- Quantidade de rocha viva e morta que tenho de colocar? 3- Posso fazer uma "cama" com areia de praia "areia basáltica" e depois colocar areia de coral por cima? Pretendo desta forma poupar alguns preciosos euritos. 4- A iluminação vai ser DIY, ja esta a ser construida, e vai ter 4 tubos T5, dois dos quais actinicas, e 2 HQI de 70W, totalizando 350W. Estou a pensar em colocar uma moonlight, tambem. Acham suficiente? 5- Reactor de cálcio, vai ser necessário ja no principio? 6- Bombas de circulação, quantas e de que potência? 7- Tenho um filtro externo fluval 305 de 1000 l/h e 2 internos igualmente de 1000 l/h. Posso usa-los para alguma coisa, nomeadamente para circulação, ou outra coisa qualquer, por exemplo, para colocar carvão activado? Não me lembro de mais nada para já. Pretendo manter corais, em numero suficiente, e poucos peixes. Agradeço, desde ja, toda a vossa preciosa ajuda e todas as dicas que me possam dar em todos os aspectos. Um grande abraço a todos e um bem Hajam. Carlos Trabuco Editado Dezembro 17, 2009 por Carlos Trabuco
Alexandre Monteiro Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 Viva Na minha opinião quanto á iluminação 2x70w será pouco, o ideal para esse aquário seria HQI 3x150w e T5 2x80w principalmente se a ideia for os corais duros. Quanto ao reactor de cálcio não será necessário no inicio. Bem vindo aos salgados Um abraço Alexandre Monteiro
jc.gomes Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 (editado) Ora viva amigos.Decidi acabar com a criação de discus, pois aqui nos Açores é extremamente dificil vende-los, nem ao preço da chuva as poucas lojas aqui existentes, os compram, e ainda tenho cerca de 400 disquitos para vender. Enfim paciencia, vou ter que os manter. Como indica o titulo desde tópico quero iniciar-me na agua salgada, pois "acho" que me vai dar menos trabalho e despesas do que criar discus. Tenho um aquario com as seguintes dimensões: 150cm (comp.)x 55cm (alt.)x 45 (prof.) +/- 375 litros brutos. As questões que pretendo colocar, para já, são as seguintes: 1- Não pretendo ter uma sump, pois não tenho espaço suficiente para tal. Qual o escumador que me aconselham? 2- Quantidade de rocha viva e morta que tenho de colocar? 3- Posso fazer uma "cama" com areia de praia "areia basáltica" e depois colocar areia de coral por cima? Pretendo desta forma poupar alguns preciosos euritos. 4- A iluminação vai ser DIY, ja esta a ser construida, e vai ter 4 tubos T5, dois dos quais actinicas, e 2 HQI de 70W, totalizando 350W. Estou a pensar em colocar uma moonlight, tambem. Acham suficiente? 5- Reactor de cálcio, vai ser necessário ja no principio? 6- Bombas de circulação, quantas e de que potência? 7- Tenho um filtro externo fluval 305 de 1000 l/h e 2 internos igualmente de 1000 l/h. Posso usa-los para alguma coisa, nomeadamente para circulação, ou outra coisa qualquer, por exemplo, para colocar carvão activado? Não me lembro de mais nada para já. Pretendo manter corais, em numero suficiente, e poucos peixes. Agradeço, desde ja, toda a vossa preciosa ajuda e todas as dicas que me possam dar em todos os aspectos. Um grande abraço a todos e um bem Hajam. Carlos Trabuco O aquario tem bastante comprimento que é bom para os Tanq, mas a profundidade é muito curta. Relativamente a não ter sump num aquario dessas dimensões era bom ter... 1- Escumador: Deltec APF600 2- Podes ir para 50-50. Uns 20Kg de cada talvez. 3- Não sei se é grande ideia. Muito do pessoal é apologista de uma camada de areão de 2cm so para enfeitar. Evita crash de nitritos ou nitratos mais tarde e é mais facil de manter. Basta teres uns hermitas e outras equipas de limpeza que mantêm esse areão limpo. Se precisares tb aspiras muito facilmente uma pequena camada. Uma DSB não podes mexer senao provocas um crash ao libertares a porcaria toda que la está. 4- É suficiente. 5- Não. Pensa no método de Balling. 6- 1x Vortech MP40W ou 2x Stream 4000/5000 l/h (Tunze- melhores, SunSun- chinesas) mais uma dessas power head que tu tens. 7- Como não vais ter sump, pesquisa como usar o filtro externo nesses casos. Relativamente as power heads usa uma em conjunto com duas stream. Editado Dezembro 17, 2009 por jc.gomes Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Carlos Trabuco Publicado: Dezembro 17, 2009 Autor Publicado: Dezembro 17, 2009 O aquario tem bastante comprimento que é bom para os Tanq, mas a profundidade é muito curta.Relativamente a não ter sump num aquario dessas dimensões era bom ter... 1- Escumador: Deltec APF600 2- Podes ir para 50-50. Uns 20Kg de cada talvez. 3- Não sei se é grande ideia. Muito do pessoal é apologista de uma camada de areão de 2cm so para enfeitar. Evita crash de nitritos ou nitratos mais tarde e é mais facil de manter. Basta teres uns hermitas e outras equipas de limpeza que mantêm esse areão limpo. Se precisares tb aspiras muito facilmente uma pequena camada. Uma DSB não podes mexer senao provocas um crash ao libertares a porcaria toda que la está. 4- É suficiente. 5- Não. Pensa no método de Balling. 6- 1x Vortech MP40W ou 2x Stream 4000/5000 l/h (Tunze- melhores, SunSun- chinesas) mais uma dessas power head que tu tens. 7- Como não vais ter sump, pesquisa como usar o filtro externo nesses casos. Relativamente as power heads usa uma em conjunto com duas stream. Viva Alexandre e jc.gomes. Desde ja agadeço a vossa preciosa ajuda. De facto eu gostaria de ter uma sump, mas a realidade é que não tenho onde a colocar, pelo menos perto do aquario, dai ter de optar por um escumador externo ou um que seja para colocar dentro do próprio aquario. Julgo haver modelos adequados para estas duas vertentes. Ja estive a pesquisar informações e relatos sobre esse Deltec APF600, parece-me ser bastante eficiente, por aquilo que dizem varios utilizadores do mesmo, e a um preço, mais ou menos, adequado " cerca de 400 euros). Jc.gomes, achas que 40 kg de rocha é suficiente?? Eu estava a pensar algo mais, do género, 60 Kg. Ou seja, 40kg de rocha viva e 20kg de morta. Quanto à areia da praia, eu pensei de duas formas: Por um lado ja vem com micro-organismos, que julgo serem benéficos para o acuario, por outro lado, usava menos areia de coral, e assim poupava alguma coisa. Estarei errado? No que respeita à iluminação eu tambem acho ser suficiente para "todos" os tipos de coral, mas no entanto vou pensar se merece a pena colocar 2 HQI de 150W, e manter as 4 T5, com a configuração que referi. Só não quero ver é o contador de energia electrica correr que nem um cavalo, como o que acontece agora. Ja li algures sobre o métodp de balling, mas não sei do que se trata. Vou pesquisar melhor. Quanto às power heads, qual a diferença entre essa vortex e as stream? Um abraço Carlos Trabuco
jc.gomes Publicado: Dezembro 17, 2009 Publicado: Dezembro 17, 2009 Viva Alexandre e jc.gomes.Desde ja agadeço a vossa preciosa ajuda. De facto eu gostaria de ter uma sump, mas a realidade é que não tenho onde a colocar, pelo menos perto do aquario, dai ter de optar por um escumador externo ou um que seja para colocar dentro do próprio aquario. Julgo haver modelos adequados para estas duas vertentes. Ja estive a pesquisar informações e relatos sobre esse Deltec APF600, parece-me ser bastante eficiente, por aquilo que dizem varios utilizadores do mesmo, e a um preço, mais ou menos, adequado " cerca de 400 euros). Jc.gomes, achas que 40 kg de rocha é suficiente?? Eu estava a pensar algo mais, do género, 60 Kg. Ou seja, 40kg de rocha viva e 20kg de morta. Quanto à areia da praia, eu pensei de duas formas: Por um lado ja vem com micro-organismos, que julgo serem benéficos para o acuario, por outro lado, usava menos areia de coral, e assim poupava alguma coisa. Estarei errado? No que respeita à iluminação eu tambem acho ser suficiente para "todos" os tipos de coral, mas no entanto vou pensar se merece a pena colocar 2 HQI de 150W, e manter as 4 T5, com a configuração que referi. Só não quero ver é o contador de energia electrica correr que nem um cavalo, como o que acontece agora. Ja li algures sobre o métodp de balling, mas não sei do que se trata. Vou pesquisar melhor. Quanto às power heads, qual a diferença entre essa vortex e as stream? Um abraço Carlos Trabuco Sobre areia não tenho grande conhecimento. Talvez alguem saiba melhor. Essa rocha toda parece ser excessiva, mas isso tb depende dos gostos. A power-head manda o fluxo para a frente direcionado. As stream pumps mandam o fuxo mais disperso e com muito mais fluxo. A Vortex é igual as outras stream a diferença é que a parte electrica fica fora do aquario e consegue chegar aos 12.000 l/h e tb consome pouco. E tb é programavel para simular ondas e mar agitado, etc. Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
joao_judicibus Publicado: Dezembro 18, 2009 Publicado: Dezembro 18, 2009 Boas Jc, A Vortech em nada tem haver com as outras bombas e só quem as experimentou pode constatar o que digo e render-se. Tinha 2 tunze no meu aqua e troquei por 1 vortech apenas. Tenho mais corrente agora, e MUITO mais natural do que tinha com 2 tunze. E só tenho a Vortech a 60/70% da capacidade. Ajudando o amigo Carlos.: 1 - Pensa bem na questão da Sump, pois vais ficar extremamente limitado na escolha do escumador. APF600 ou MCE600 são iguais, ambos fazem a mm quantidade de ar e dão para a mesma litragem ( cerca de 250/300 lts ), com poucos peixes. 2 - Se puderes meter só RV melhor. Não faças grandes montes de rocha. Eu tenho 40, num aqua com 500 lts. É preferível ter menos rocha, para toda ela ser bem oxigenada ( e só assim funcionar na perfeição ), do que ter grande volume de rocha e metade dela nem sequer ajuda na filtração, apenas está lá para gerar sedimentos.... Portanto, faz antes ao contrário, faz o Layout que gostas, ilhas, lagoa, etc, e se chegares ao fim e só tiveres usado 20/25kg, está óptimo. 3 - Cama com essa areia está fora de questão. Faz antes uma camada mais fina, e usa somente Aragonite ( areão de coral ). 4 - Em relação há calha, apenas com T5 para essa altura ficavas mais bem servido, já para não falar na mistura de lâmpadas que consegues fazer. Partido para as Hqi, metia de 150w, pois hoje em dia os fabricantes de lâmpadas, raramente fazem de 70w, começam logo nos 150w. 5 - Se já tiveres Reactor de Cálcio, guarda-o aí para montares no futuro ( caso a ideia seja teres Sp's ) Caso ainda não o tenhas pensa no balling. Mais simples de manter... No entanto um reactor de Kalk para a evaporação é sempre recomendado. 6 - Circulação, como já tinha mencionado em cima, caso tenhas hipóteses Vortech. Só irias precisar de uma bomba.... 7 - Os filtros, não os montava. O externo se conseguisses esconder as tubagens, deixava-o montado, para esporadicamente meter carvão e umas resinas. Abraço Abraço, João Judicibus
jc.gomes Publicado: Dezembro 18, 2009 Publicado: Dezembro 18, 2009 (editado) Boas Jc, A Vortech em nada tem haver com as outras bombas e só quem as experimentou pode constatar o que digo e render-se. Tinha 2 tunze no meu aqua e troquei por 1 vortech apenas. Tenho mais corrente agora, e MUITO mais natural do que tinha com 2 tunze. E só tenho a Vortech a 60/70% da capacidade. Sim, eu disse que era igual as outras no sentido de estar na categoria Stream. No entanto é outro campeonato dentro das stream. Pode fazer 12.000 litros hora..... 5 - Se já tiveres Reactor de Cálcio, guarda-o aí para montares no futuro ( caso a ideia seja teres Sp's ) Caso ainda não o tenhas pensa no balling. Mais simples de manter... No entanto um reactor de Kalk para a evaporação é sempre recomendado. Aconselhas um reactor de Kalk ligado á reposição ou so a pingar á noite? E usando o método de Balling arruma-se o Kalk ou faz-se pingar kalk á noite e de dia fica o Balling? Thanks Editado Dezembro 18, 2009 por jc.gomes Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog
Carlos Trabuco Publicado: Dezembro 19, 2009 Autor Publicado: Dezembro 19, 2009 (editado) Boas Jc, A Vortech em nada tem haver com as outras bombas e só quem as experimentou pode constatar o que digo e render-se. Tinha 2 tunze no meu aqua e troquei por 1 vortech apenas. Tenho mais corrente agora, e MUITO mais natural do que tinha com 2 tunze. E só tenho a Vortech a 60/70% da capacidade. Ajudando o amigo Carlos.: 1 - Pensa bem na questão da Sump, pois vais ficar extremamente limitado na escolha do escumador. APF600 ou MCE600 são iguais, ambos fazem a mm quantidade de ar e dão para a mesma litragem ( cerca de 250/300 lts ), com poucos peixes. 2 - Se puderes meter só RV melhor. Não faças grandes montes de rocha. Eu tenho 40, num aqua com 500 lts. É preferível ter menos rocha, para toda ela ser bem oxigenada ( e só assim funcionar na perfeição ), do que ter grande volume de rocha e metade dela nem sequer ajuda na filtração, apenas está lá para gerar sedimentos.... Portanto, faz antes ao contrário, faz o Layout que gostas, ilhas, lagoa, etc, e se chegares ao fim e só tiveres usado 20/25kg, está óptimo. 3 - Cama com essa areia está fora de questão. Faz antes uma camada mais fina, e usa somente Aragonite ( areão de coral ). 4 - Em relação há calha, apenas com T5 para essa altura ficavas mais bem servido, já para não falar na mistura de lâmpadas que consegues fazer. Partido para as Hqi, metia de 150w, pois hoje em dia os fabricantes de lâmpadas, raramente fazem de 70w, começam logo nos 150w. 5 - Se já tiveres Reactor de Cálcio, guarda-o aí para montares no futuro ( caso a ideia seja teres Sp's ) Caso ainda não o tenhas pensa no balling. Mais simples de manter... No entanto um reactor de Kalk para a evaporação é sempre recomendado. 6 - Circulação, como já tinha mencionado em cima, caso tenhas hipóteses Vortech. Só irias precisar de uma bomba.... 7 - Os filtros, não os montava. O externo se conseguisses esconder as tubagens, deixava-o montado, para esporadicamente meter carvão e umas resinas. Abraço Viva Amigo João Judicibos e jc.gomes. De facto o espaço que tenho é muito limitado para montar uma sump. Dentro do móvel, onde tenho o aquario, é para esquecer. Num dos lados do dito movel tenho somente um espaço entre a parede e o mesmo de apenas 55cm, será que uma sump de 50cm (alt.) x 55cm (frente) x 35cm (fundo) é suficiente? Se for, ainda posso construir uma. No que respeita à RV, talvez tenhas razão, vou começar com 30 kg de inicio, e com o evoluir do projecto, verei se realmente necessito de mais. A minha intenção mesmo, é ter o máximo de corais possiveis, e poucos peixes (palhaços, tangs, zebrassomas, etc.) Mas poucos uns 6 ou 7. Reactor de cálcio ainda não tenho, nem escumador, nem bombas, na verdade o unico que tenho é só mesmo o aquario que referi no meu primeiro post, por isso mesmo, antes de cometer asneiras, estou a pedir a vossa ajuda. Claro que antes de tudo tenho que vender, ou dar como prenda de Natal, todos os discus que tenho (são cerca de 400) criação minha. Vai ser dificil !! Quanto às lãmpadas são todas de borla e as que eu quizer, por isso quero montar uma calha como deve ser. Heiiii mas não quero ver o contador eléctrico correr a galope, como o que esta a acontecer actualmente. Realmente é pena não poder usar areia da praia. Lá vou ter então de investir na aragonite. Um abraço Carlos Trabuco Editado Dezembro 19, 2009 por Carlos Trabuco
Recommended Posts