Aplicação de Vitaminas em Discus


Dave

Recommended Posts

Olá,

 

tenho desde ontem dois discus jovens e qdo os tentei alimentar pela primeira vez (larva de mosquito vermelha), eles não pareceram comer com grande vontade. Abocanhando as larvas, mas não engolindo grande parte delas... é normal enquanto se estão a ambientar? ou será motivo para preocupações?

 

Agradeço as vossas ajudas

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Semanas?? :lol: é que eles são pequenos ainda e como tal temo q sejam bastante sensíveis... mas para além da comida o resto até pareceu correr bem, desde que os pus no aquario, à noite já andavam a circular praticamente por todo o lado..

 

Obrigado pela dica :idea:

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

de qualquer das maneiras tenta variar na comida, os meus por exemplo não tocam nas bloodworms, só gostam de artemia.

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tocam nas bloodworms, só gostam de artemia

hotrodder, mas isso não é muito bom.

Deves procurar fazer com que comem outro tipo de comida. :idea:

 

é que eles são pequenos ainda e como tal temo q sejam bastante sensíveis

Os discus pequenos costumam ambientar-se mais rapidamente que os "maiores". Na alimentação acontece o mesmo.

 

Se não tiverem nenhum probema grave (parasitas, por exemplo) eles acabam por comer ao fim de uns dias. Varia a alimentação o mais possível.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelos novos peixes

 

 

Se eles comem (nos primeiros dias) qq coisa já é muito bom...vais ver que daqui a uma semana comem tudo.

 

Varia a comida....os meus mais pequenos até comem bem flocos.

 

Mostra ai umas fotos deles

 

 

Vai dando noticias

 

abraço

 

Pedro Miranda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado. Hoje já comeram artémia com muito mais pinta! :D :D

 

Talvez a maior preocupação agora se prenda com os níveis de amónia, vou tentar manter isso sob controle.. (claro q a alimentação ainda me deixa preocupado, mas tou mais tranquilo!)

 

 

Vou colocar umas fotos na secção de fotos, aproveito e coloco do aquario todo. :P

 

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez a maior preocupação agora se prenda com os níveis de amónia, vou tentar manter isso sob controle..

David, porquê este preocupação com a amônia?

:P

 

Se tiveres um pH baixo a amônia não te afecta tanto os peixes.

Se o aquário estiver bem ciclado e tiver uma boa colónia de bactérias no filtro não deves sequer detectar amônia nos testes.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tenho ouvido dizer que eles não toleram mesmo ámónia praticamente nenhuma. O meu pH anda à volta dos 7.2/7.0 (mas conto conseguir estabiliza-lo nos 7.0).

 

Uns dias antes de receber os discus fiz uma limpeza do areão e para isso tirei a água toda: para 1 alguidar foram 50 litros de água + os peixes, o resto da água (outros 50 litros - aspirados do fundo) deitei fora para poder tirar o areão e lavar mto bem para eliminar toda a amónia. Os filtros mantive sem limpezas. Depois voltei a por areao e fui enchendo aos poucos com água nova misturada com a água velha.

Se por um lado posso ter eliminado a amónia praticamente toda (pelo menos era esse o objectivo), também posso ter perdido bactérias alojadas no areao, mas como não mexi nos filtros, acho q não houve problema. Não sei? :P

 

Isto tudo para questionar se com esta operação do areao pus em causa o facto do aqua estar melhor ou pior ciclado, se terei interferido nas colónias de bactérias, ou se o facto de ter mantido os filtros intactos é suficiente para as bactérias se aguentarem...

 

Em relação aos testes de amónia... deu-me uma cor perto do castanho esverdeado?! algo entre os 0 e 0,25 se nao me engano, é mto estranho porque aquele tom não está na escala de cores nem se aproxima de nenhuma! Só calculo que seja uma cor antes dor verde e daí fazer uma estimativa.

 

 

Obrigado

 

 

Abraços,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque tenho ouvido dizer que eles não toleram mesmo ámónia praticamente nenhuma. O meu pH anda à volta dos 7.2/7.0 (mas conto conseguir estabiliza-lo nos 7.0).

Nenhum peixe tolera amônia. :D

 

Uns dias antes de receber os discus fiz uma limpeza do areão e para isso tirei a água toda: para 1 alguidar foram 50 litros de água + os peixes' date=' o resto da água (outros 50 litros - aspirados do fundo) deitei fora para poder tirar o areão e lavar mto bem para eliminar toda a amónia.[/quote']

A amônia não eliminas com limpeza de areão.

Consegues "controlar" com TPA's (em casos excepcionais (uso de medicamentos' date=' aquas ainda em ciclagem, etc)). A única maneira de eliminar a amônia é teres uma boa colónia de bactérias.

 

Os filtros mantive sem limpezas. Depois voltei a por areao e fui enchendo aos poucos com água nova misturada com a água velha.

Se por um lado posso ter eliminado a amónia praticamente toda (pelo menos era esse o objectivo), também posso ter perdido bactérias alojadas no areao, mas como não mexi nos filtros, acho q não houve problema. Não sei? :P

Os filtros estiveram desligados durante esse tempo? Se estiveram não deviam...

Sinceramente acho que deves ter perdido uma boa parte das bactérias.

 

Isto tudo para questionar se com esta operação do areao pus em causa o facto do aqua estar melhor ou pior ciclado' date=' se terei interferido nas colónias de bactérias, ou se o facto de ter mantido os filtros intactos é suficiente para as bactérias se aguentarem...[/quote']

Eu acho que não foi uma boa opção.

Para limpar o areão bastava teres aspirado e mais nada... :D

 

Em relação aos testes de amónia... deu-me uma cor perto do castanho esverdeado?! algo entre os 0 e 0' date='25 se nao me engano, é mto estranho porque aquele tom não está na escala de cores nem se aproxima de nenhuma! Só calculo que seja uma cor antes dor verde e daí fazer uma estimativa.[/quote']

Castanho esverdiado... acho que esse teste está estragado. Experimenta testar noutra água (da torneira/destilada) e vê se dá a mesma cor.

Já tive um assim. Dava essa cor em todas as àguas que testei.

Normalmente o teste costuma dar uma cor que vem na escala.

 

Acho que, se mexeste no aquário, vais ter um pico de amônia. E depois de nitritos, claro.

Verifica se os peixes estão bem. Faz umas TPA's diárias até a situação normalizar.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os filtros estiveram desligados durante esse tempo? Se estiveram não deviam...

Sinceramente acho que deves ter perdido uma boa parte das bactérias.

Yep... :) mantive-os desligados ainda durante algum tempinho..

 

Bem agora não há nada a fazer senão umas TPA´s valentes (todos os dias se calhar?!)

 

Obrigado! :shock:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vitaminas:

comprei um suplemento vitaminico - "Vitazin" - da waterlife, que vou começar a aplicar juntamente com a comida congelada como me foi dito na loja, deito as gotas para a chavena da comida, só que na embalagem diz "2 gotas para 4,5L", será que vou deitar tantas gotas na chavena quanto a litragem do aquario? (não vai ficar o medicamento demasiado concentrado?... para 100L teria de deitar aproximadamente 44 gotas numa chavena de comida )

 

Quanto à frequência, aconselham aplicar como refere a embalagem (2/3 vezes por semana) ou neste caso devo proceder doutra forma?

 

 

Parasitas:

Se por acaso tiverem parasitas... acho que a pessoa que os tinha anteriormente já tinha feito um tratamento com Flagyl à cerca de 1 mes.

Alguem me diz se devo voltar a fazer? Qual a frequencia aconselhada para tratamentos de desparasitação?

 

 

Obrigado.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Dave

As minhas vitaminas são compradas na farmacia e são as que são dadas às crianças. São mais baratas e dão o mesmpo efeito.

Normalmente dou 2 vezes por semana no pate caseiro, deitando umas gotas enquanto descongela.

Quanto ao flagyl só o utilizo quando suspeito que será benefico para a desparasitação. Não utilizo com prolafixia pois este produto segundo estudos efectuados e demonstrados em foruns estrangeiros torna-se prejudicial e por vezes com o abuso chega a esterelizar os peixes. Deve-se usar em casos pontuais de não periodicamnete.

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi Dave, para agua salgada utilizo um fishvits( complexo vitaminico e pigmentador) , mas o esquema é parecido para agua doce.

deixo descongelar o alimento numa chavena ( ou recipiente pq.) depois de descongelado cubro o alimento com a vitamina deixo ficar de molho ( para absorver) cerca de 30 min. e depois administro , isto cerca de 3 vezes /semana , em relaçaõ ao flagyl o Rui esta´certo (´só quando necessario) , se pudermos fugir a quimicos tanto melhor , se bem que as vezes é mesmo necessario, boa sorte...

 

 

abraço pxesp.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado quanto a isso fiquei esclarecido. :oops:

Já apliquei na comida seca mas acho que não apreciaram muito, apesar de terem comido alguma coisa.. depois volto a tentar na congelada da forma como foi dita.

 

Um dos discus após comer estava com umas fezes incolores/esbranquiçadas, receio que sejam parasitas internos!?

Também não quero aplicar logo flagyl sem ter a certeza, mas como posso ter a certeza se são parasitas e se devo passar ao tratamento?

 

Abraço,

David

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Dave

Um discu quando está doente dá a conhecer tal facto, fica a um canto, não come, fica stressado notando-se pois as riscas verticais que sobressaem e ao mesmo tempo as fezes mais parecem uma tripa.

Quando começo a notar estes sintomas no discu, dou-lhe 1 a 3 dias para me certificar. Então transferi-o para um aq. hospital para começar o tratamento se se verificar que de facto está doente.

Os meus discus ( 30 ) se eu quizer faço um relatório individual onde pode constar diversos factores como: Se é timido, se é agressivo, se é comilão ou se é um ilustre navegante que não liga a nada, etc, .

Com isto quero dizer que devemos conhecer os nossos peixes para sabermos se estão ou não doentes e não estarmos a injectar antibióticos ou outros remédios ao menor sintoma anormal.

O seu discu pode não ter degerido bem a comida, como também pode ser uma reacção a ter comido a comida ainda congelada, etc..

Por isso obersve bem e depois se mantiver esse estado, diga alguma coisa para os mais entididos o ajudarem

Até sempre

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a observar e eles continuam a comer o que lhes dou e nºao se escondem a um canto, se bem que um deles é constantemente perseguido (principalmente na hora da alimentação) pelo outro e aí noto-lhe um certo stress, deixando por vezes de comer tão bem como o outro. Está sempre a ser mordiscado como se o outro quisesse comer tudo e este não pudesse tocar na comida.. curiosamente o que mordisca é o mais pequeno e magro.

 

Quanto às fezes, o que as tinha esbranquiçadas, não tive oportunidade de voltar a ver e o outro parece tê-las normais. Talvez ainda não seja de aplicar para já flagyl..?

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais