Ajuda Peixe inchado !!


S-Bay

Recommended Posts

Sou ainda um pouco novo em aquariofilia...e acho que me deparei com o meu 1º peixe doente....tenho um betta...que há uns dias para cá tem andado bastante escondido...e começou a ficar com a barriga inchada...agora está com a barriga bastante inchada os ohos um pouco baços e salientes....será que algem me pode dar alguma dica...ou é o chamado " sem chance " ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora outra questão ... no caso de valer a pena tentar o salvar...e no caso te lhe der que dar algum medicamento ....ele enconta-se num aqua em comunidade com 1 escalar e alguns borbos tigre...para a administração de medicamentos na agua terei que o isolar dos outros???

 

Gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

O beta é o peixe mais facil de manter num espaço apertado por isso não terás qualquer dificuldade em o retirar para uma bacia (ou coisa assim) e tratar lá.

A coisa já deve estar muito adiantada e eu acho que é dificil salvar.

Eu tentava o bactopur direct.

 

Outra coisa. A generalidade dos barbos não é a melhor companhia para um beta, nem para os escalares. Têm tendencia a mordiscar as barbatanas dos outros peixes. Então quando elas são grandes adoram.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hidropsia, provavelmente... :idea:

A coisa já deve estar muito adiantada e eu acho que é dificil salvar.

Eu tentava o bactopur direct.

Concordo com o Jacinto.

 

Estes casos devem ser tratados mesmo no início.

O que acontece é que o peixe é atacado por diferentes bactérias no interior e que provocam danos graves no organismo do peixe levando a uma acumulação de líquidos dentro do mesmo.

Tal acontece, muitas vezes, devido às más condições em quais são mantidos os Bettas. Má qualidade da água, má alimentação, etc.

Para tratar estes problemas deve-se usar o Bactopur Direct (visto que o princípio activo do medicamento é "abosorvido" pelo peixe, logo actua no interior) e efectuar trocas de água parcias regulares (diárias) para manter a boa qualidade da àgua.

Há também quem aconselhe/use sal neste tipo de problemas (dizem qua ajuda o peixe a "libertar" fluídos).

 

De qualquer maneira, nestes casos, o mais certo é o peixe acabar por morrer. :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lamento imenso S-Bay.Tenho o meu Betta em tratamento desde ontem de manhã.Separado dos outros e com Bactopur.Gostava muito que não acontecesse o mesmo, mas não sei...Vou vê-lo de 10 em 10 min.Parece que está morto, no fundo e deitado de lado mas dou 1 toquezinho no balde e ele levanta-se e vem até à superficie e volta outra vez para baixo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que existe o risco de ser transmitido a outros peixes.Pelo menos é o que tenho lido.E pensando bem até morreu uma guppy com os mesmos sintomas há 2 semanas atrás.Agora é estar com muita atenção para verificar o quanto antes os sintomas da doença e atacar logo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui vai uma pequena ajuda.

Quem ja teve este tipo de doenca no aquario futuramente tenta que isso nao aconteca mais.

A receita e a seguinte desparasitar os peixes todos os meses ou de 3 em 3 meses e o melhor experimentem este medicamento Focus da seachem, espero ter ajudado

Saber esperar é uma virtude...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:D Aproveito também para dar mais uma dica: quando temos um aqua comunitário e quando for possível adquirir-se um aquário pequeno para quarentena dos peixes que compramos ou então resistir ao impulso de comprar quando os peixes chegam ao local de venda. É chato eu sei, mas pode evitar-se assim muitos problemas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais