Que bombas comprar


carromeu

Recommended Posts

Ola boa tarde

Gostava de saber para alem do escumador,do termostato,e do aparelho para fazer ondas,e tambem preciso uma bomba para filtrar a agua? Devido a ter pouco dinheiro queria mesmo saber se era necessario para começar um aquario de agua salgada.

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde

Gostava de saber para alem do escumador,do termostato,e do aparelho para fazer ondas,e tambem preciso uma bomba para filtrar a agua? Devido a ter pouco dinheiro queria mesmo saber se era necessario para começar um aquario de agua salgada.

obrigado

Boas gostava de saber que tipo de bomba de cirulaçao devo utilizar

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As da Tunze e da Vortech são das melhores..

 

Se tiveres dinheiro, podes comprar duas que se ligam a um controlador e assim fazes correntes alternadas.

 

depende do aqua e da finalidade do mesmo!

 

se vais ter um nanorref não necessitas de controladores, nem de Tunzes...

 

se for um aqua superior a 200 litros, é necessário já coisinhas mais potentes, assim como se pensares em teres corais duros!

 

Mas na minha opinião, as bombas de circulação são das últimas coisas a comprar...

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se fôr um nano não será necessário nada disso, axo eu..

 

Qual a litragem do aquário?

 

pedrolena, por acaso sempre pensei que pelo menos uma bomba de circulação se devia ter logo de inicio.. ou não? Para promover as trocas gasosas e a filtragem pela rocha viva?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedrolena, por acaso sempre pensei que pelo menos uma bomba de circulação se devia ter logo de inicio.. ou não? Para promover as trocas gasosas e a filtragem pela rocha viva?

 

 

Boas “vewinhah”

Pensavas bem e deves continuar a pensar assim porque um aquário sem circulação transforma-se num "charco" de água estagnada.

 

E como dizes, as trocas gasosas são muito importantes sobre tudo para o sistema ir buscar oxigénio ao ar envolvente (e por isso deve ter muita corrente na superfície do aquário) mas também podes usar um ozonizador para aumentar a oxigenação da água. Aparelho muito querido por uns e detestado por outros e que pode ser muito nefasto quer para o sistema quer para as pessoas da casa se usado incorrectamente.

 

Ou começas com aquário e caixa depuradora (vulgo "sump") podendo a bomba de retorno funcionar como bomba de circulação mínima ou se começares sem caixa depuradora e sem bomba de circulação nunca terás nada mais alem de um monte de agua que não serve para nada em termos de aquariofilia de recife, penso eu...

 

Para começar deves ter um recipiente, de preferência um aquário, onde irás por água e sal até teres a salinidade correcta à temperatura correcta logo também precisas de um termóstato para iniciar. Na primeira vez podes por água doce e ir juntando sal até ao valor correcto mas depois deverás fazer a mistura SEMPRE num recipiente à parte.

 

OK. O recipiente, a água, o sal e o termóstato. E tens que misturar a agua com o sal pelo que podes usar a bomba de circulação. Depois de teres os valores de salinidade correctos, se quiseres algo mais do que um recipiente para guardar agua salgada tens que pensar o que pretendes ter em termos de substrato. Podes/Deves ler este artigo ou outros

«Quanto a qual escolher e qual o tipo de substrato, penso que será útil ler isto (Choosing a Substrate for a Marine Tank):

http://www.practicalfishkeeping.co.uk/foru...ead.php?t=3341»

 

Quanto a substratos, já escrevi alguma coisa aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=833173

 

e com algumas outras indicações aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=831741

 

Determinas se queres sem substrato (há muitos nos EUA assim) ou com o que ajuda a manter o Ph (se for um substrato de boa qualidade) e à estética (dependendo dos gostos). Sem, fica mais fácil de limpar e eliminar resíduos. Com, tens ainda que decidir qual a espessura da camada que pretendes.

 

Se queres ter camarões Alpheu ou outros animais escavadores, obrigatoriamente te recomendo o uso de egg-crate no fundo e seria a primeira coisa a por no aquário. Faz alguns anos que fui a casa de um Membro e vi que usava uma parece de egg-ctare ao alto no vidro de trás do aquário para prender bombas com braçadeiras, numa altura em que ainda só tínhamos cabeças motorizadas (power heads) para funcionar e com ventosas que se estragavam rapidamente com a agua salgada e deixava as bombas cair para o substrato com os problemas dai inerentes. Na altura achei interessante mas passados alguns meses começaram a surgir as Wave-Mareas com ventosas muito fortes e resistentes e depois as primeiras bombas com imans. Mas ao desmontar um aquário onde tinha perdido um camarão Alpheu encontrei construções enormes debaixo do substrato e rochas que já nem me lembrava ter o que me levou a desconfiar que o camarão pode ter morrido numa derrocada e isso levou-me a pensar que as placas de egg-crates são indispensáveis para por no fundo do aquário e só depois a rocha assente de forma segura na placa e só depois a areia porque assim o “escavador” nunca correrá o perigo de tirar areia debaixo de uma rocha e depois levar com ela em cima que o esmagará e ainda pode por em risco a estrutura e o próprio vidro do aquário dependendo da queda das rochas.

 

Recapitulando, para começar:

Aquário, agua, sal, termóstato, densímetro (para medir a salinidade), bomba de circulação (que pode ser usada para misturar a agua e o sal). Começa a bomba de circulação a funcionar e não deve parar mais.

Se pretendes ter animais escavadores recomendo-te a placa de egg-crate no fundo do aquário e só depois começares a assentar as rochas de base e depois a areia. Podes iniciar com rocha morta e deixar estar algumas semanas para ficar bem “lavada” e depois de 2 ou 3 semanas fazer uma boa muda de água e começar a juntar rocha viva. A partir daqui e para manter a rocha viva tens que começar a ter muito cuidado com os parâmetros da agua, salinidade e temperatura correcta, Ph, dureza da água e atenção a amónia, posphatos, nitratos e nitritos.

Depois de começares a introduzir rocha viva deixa passar um par de semanas e tentar arranjar algumas Xenias (muita gente tem em excesso e apanha para deitar fora) e introduz no aquário o que te obriga a ligar também o sistema de iluminação, se não foi ligado antes. Na expectativa de que possa existir pólipos de corais nas rochas vivas muitas pessoas ao introduzirem rocha viva no aquário liga logo o sistema de iluminação.

 

Depois que ligares a iluminação a para promover alguma oxigenação podes introduzir alguns pés de Caulerpa ou um novelo de Chaetomorpha dentro de uma maternidade das usadas em agua doce mas só numa fase inicial porque depois deves passar as macro-algas para um refugio. Tens alguma vantagem na introdução que também varia com a origem porque podem vir de algum aquário com muita vida e trazerem muitos pequenos camarões mas como em tudo na aquariofilia de recife também pode trazer alguns animais indesejáveis.

 

Quanto a outros equipamentos, também já fiz algumas referências neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...st&p=834274

 

Se as Xenia resistirem começa a introduzir Sarcos (1 ou 2) e elementos para a equipe de limpeza, deixa passar algum tempo e se todos estiverem vivos e a evoluir bem podes começar a pensar na adição de peixes que deve ser gradual e até um certo limite.

 

Posto isto, não me parece ser possível iniciar um aquário sem bomba de circulação mas trata-se apenas de uma opinião pessoal e por isso vamos esperar por outras opiniões ou conselhos de que sabe.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais