pedrolena Posted December 1, 2009 Share Posted December 1, 2009 boas! tenho uma Rocha Morta cheia de algas, assim como o areão... Aparece só depois de acender a luz, passado uns 45 minutos é ver evoluir... na Rocha viva não se nota... serão diatomáceas ou ciano? na parte traseira do aqua aparecem umas pintas brancas estáticas. O que serão? Atenciosamente, Pedro Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocostal Posted December 2, 2009 Share Posted December 2, 2009 Boas Pedro, Penso ser normal. Também me aconteceu no início. Em que valores tens os fosfatos e nitratos? No meu caso quando os fosfatos vieram a 0 a equipa de limpeza debelou o problema. Aqui só tens de ter atenção a teres equipa para tarefas específicas. Por exemplo um eremita não vai limpar as algas do vidro. O que tenho no meu são 20 eremitas de patas vermelhas e verdes que limpam o areão e algumas rochas (o meu areão ficou branquinho depois de ter estado todo castanho) e 6 turbos que tratam do vidros e das rochas também. Já agora, não tens nenhuma lâmpada que possa ter um espectro mais para o amarelado pois não? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 2, 2009 Author Share Posted December 2, 2009 (edited) não... só tenho as de origem as duas T5 24w 10000 actinicas... o meu aqua é um nano de 100l e tenho uns 5 ermitas e 5 turbos... os fosfatos, estiveram a 1... depois comprei a resina (1 semana e meia) e não baixam mais dos 0,5... tenho feito as TPAs, já foram 20% da água... mas nada ainda! Quanto à resina, tenho a dose equivalente para os litros do aqua... será que posso adicionar mais um bocado? Os nitratos estão entre 0 e 20. Edited December 2, 2009 by pedrolena Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocostal Posted December 2, 2009 Share Posted December 2, 2009 Boas Pedro, Podes adicionar o que quiseres. Eu tenho 5 vezes a recomendada para o meu aqua. A resina de fosfatos funciona fixando os fosfatos até ao ponto de saturação. Ou seja quanto mais tiveres mais tempo vai demorar até que sature. Normalmente diz na caixa qual a quantidade que consegue fixar (20000 a 25000mg tipicamente mas depende das marcas). Se a marca for boa mesmo quando saturada não volta a libertar os fosfatos para a água. Tem atenção que algumas marcas não são próprias para água salgada, já que se "recarregam" numa solução de água salobra e neste caso num salgado não serve de nada pois libertam todo o fosfato. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 2, 2009 Author Share Posted December 2, 2009 então vou já aumentar a dose... a minha resina é da Tropic Marin elimi-phos longtime... penso que será boa... Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocostal Posted December 2, 2009 Share Posted December 2, 2009 É fácil fazeres as contas. Se tens 5mg/l e tens por exemplo 100 litros, então tens de colocar quantidade suficiente para absorver 500mg de fosfato, ou melhor, para precipitar 500mg de fosfato, pois os testes apenas medem a quantidade de fosfatos livres na água. Atenção, lava primeiro a resina para ela libertar aquele pó branco inicial. Os fosfatos não são mais do que os compostos utilizados nos adubos e portanto uma pequena quantidade é suficiente para teres "comidinha" para tudo o que seja alga. Depois de os colocares a zero tens de ter em atenção que eles entram por várias vias: - Comida dos peixes, principalmente a congelada ou viva; - Água de reposição ou de TPA: faz o teste dos fosfatos à água que estás a utilizar e valida a quantidade que entra por litro. A resina que tens de colocar de tempos a tempos tem de ser a suficiente para nesse intervalo de tempo absorver o proveniente destas duas fontes. A segunda á fácil de calcular. mas a primeira depende muito da quantidade e tipo de comida que estás a dar aos vivos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 2, 2009 Author Share Posted December 2, 2009 bem-haja, camarada. Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocostal Posted December 4, 2009 Share Posted December 4, 2009 Boas pedro, Como está isso? JC Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 4, 2009 Author Share Posted December 4, 2009 Bem, João... tudo na mesma como a lesma. Comprei o carvão activado e dobrei a dose de resina e nada! Vamos esperar mais uns dias para ver... Teste feitinho agora: 0,5 fosfatos... Link to comment Share on other sites More sharing options...
jc.gomes Posted December 4, 2009 Share Posted December 4, 2009 não... só tenho as de origem as duas T5 24w 10000 actinicas... o meu aqua é um nano de 100l e tenho uns 5 ermitas e 5 turbos... os fosfatos, estiveram a 1... depois comprei a resina (1 semana e meia) e não baixam mais dos 0,5... tenho feito as TPAs, já foram 20% da água... mas nada ainda! Quanto à resina, tenho a dose equivalente para os litros do aqua... será que posso adicionar mais um bocado? Os nitratos estão entre 0 e 20. Duas T5 de 24W para 100 litros não será pouco? No mínimo eu indicaria adicionar mais uma ou duas dessas lâmpadas. Relativamente aos fosfatos curaste a rocha viva antes de a colocar no aquario? Verifica tb se não tens alguma matéria em decomposição em algum lado, isto é, se não existe um foco de contaminação. Normalmente existe um ciclo que é preciso completar. A qualidade da rocha viva como era? Esta durante o transporte costuma degradar-se, dai existir a cura da rocha viva que serve para a recuperar dos danos e tempos de transporte. Feedback aquariofilia.netPlantado DiscusProjecto Reff Blog Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 4, 2009 Author Share Posted December 4, 2009 Duas T5 de 24W para 100 litros não será pouco? É um plug and play... serve para o que pretendo. (corais moles e peixes) Relativamente aos fosfatos curaste a rocha viva antes de a colocar no aquario? Eu não! Já tive uma crise de diatomáceas. Mas entretanto desapareceram. Já é a segunda! Verifica tb se não tens alguma matéria em decomposição em algum lado, isto é, se não existe um foco de contaminação. Nada à vista. Pelo menos de peixes e equipa de limpeza. Normalmente existe um ciclo que é preciso completar. A qualidade da rocha viva como era? A pessoa que me vende o material é muito de confiança. A RV estava muito maturada e é bastante porosa. d Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 4, 2009 Author Share Posted December 4, 2009 hoje apareceram à noite, umas bolhinhas de ar junto à algaria. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 5, 2009 Author Share Posted December 5, 2009 Quando se ligam as luzes Final do fotoperíodo Link to comment Share on other sites More sharing options...
joaocostal Posted December 5, 2009 Share Posted December 5, 2009 Boas Pedro, São diatomáceas. As bolas de oxigénio é o resultado da fotosinteses dessas algas. Nem me parecem assim muitas e penso ser normal durante a colonização da rocha. Se aumentares o fotoperiódo as algas verdes vão sobrepor-se a essas e mais tarde a coralina. Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrolena Posted December 5, 2009 Author Share Posted December 5, 2009 tenho fotoperiodo de 9h (16h - 01h) devo aumentar gradualmente, não é? como recomendas e qual o fotoperíodo que recomendas? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Alexandre Monteiro Posted December 5, 2009 Share Posted December 5, 2009 Pelo que li o teu aquário ainda está a maturar assim sendo poderias diminuir ao fotoperiodo. Com que agua fazes as TPA`s ? E já fizes-te o teste de silicatos á agua de reposição? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Conceição Posted December 24, 2009 Share Posted December 24, 2009 Já agora, quantas horas de luz tens por dias? MEGA ARQUIVO Link to comment Share on other sites More sharing options...
Desdemona Posted January 5, 2010 Share Posted January 5, 2010 olá, boas o meu aqua também está em inicio de ciclo e apareceram as alguinhas castanhas, mas o que me preocupa é os valores de amónia e de nitratos que registei, amónia 0,03 e nitratos 10mg/l. Não sei se é normal ou não esses valores contudo tenho umas fireworms que me parecem estar mortas...embora não tenha certeza, poderá ser isso que está a elevar os valores? Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
nuno rogerio Posted January 5, 2010 Share Posted January 5, 2010 olá, boas o meu aqua também está em inicio de ciclo e apareceram as alguinhas castanhas, mas o que me preocupa é os valores de amónia e de nitratos que registei, amónia 0,03 e nitratos 10mg/l. Não sei se é normal ou não esses valores contudo tenho umas fireworms que me parecem estar mortas...embora não tenha certeza, poderá ser isso que está a elevar os valores? Cumps Boas, não te preocupes com isso, tens o aquário montado á uma semana e pouco, essas algas e esses valores vão corrigir-se com a maturação do aquário. Faz umas tpa's regulares e não "embarques" em pressas de meter já vivos no aquário, deixa as coisas seguirem o seu rumo natural, só precisas ter paciencia, não sei como estas a fazer a reposição da água evaporada, mas se poderes o ideal é ser com água de osmose com kalk, e deixar o tempo passar, com esse tempo de aquário é um perfeito desperdicio de dinheiro estar a fazer testes á água. Nuno Link to comment Share on other sites More sharing options...
Desdemona Posted January 5, 2010 Share Posted January 5, 2010 Foi o que me pareceu :D, mas tenho lido que a maturação do aqua leva cerca de 2 meses, está correcto? outra coisa tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas. Poderão também estar a alterar os valores, correcto? e já agora...o meu aqua é de 98ltr tenho as duas lâmpadas de origem, era originalmente um aqua de agua doce, as lâmpadas são de 28 watts, ambas, e só dizem "Nature", que é branca e a outra diz "Day", que é azulada, têm ambas 590mm, que acham disto? Muitooooo obrigada este forum é um espectáculo! Link to comment Share on other sites More sharing options...
nuno rogerio Posted January 5, 2010 Share Posted January 5, 2010 Foi o que me pareceu :D, mas tenho lido que a maturação do aqua leva cerca de 2 meses, está correcto? outra coisa tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas. Poderão também estar a alterar os valores, correcto? e já agora...o meu aqua é de 98ltr tenho as duas lâmpadas de origem, era originalmente um aqua de agua doce, as lâmpadas são de 28 watts, ambas, e só dizem "Nature", que é branca e a outra diz "Day", que é azulada, têm ambas 590mm, que acham disto? Muitooooo obrigada este forum é um espectáculo! "tenho algumas fireworms...n me lembre se referi isto antes, mas, eu penso que elas estão mortas" não tens a certeza que estão mortas? Se estão, tira-as, mas cuidado nunca mexas nestes "bichinhos" directamente com as mãos, se estão vivas deixa-as estar, são benéficas ao sistema. Quanto á iluminação, por agora é mais que suficiente, enquanto estiver a fazer o ciclo não necessitas de mais iluminação, quando for para iniciares a introdução de vivos, tens que estudar primeiro o que queres manter no teu aquário e depois adquirir iluminação adequada. O tempo de maturação ... não existe tempo especifico estipulado, mas sim o meu conselho vai para deixares ciclar uns 2 a 3 meses, pois eu sei, a e tal é chato olhar para o aquário só com agua e rocha deixa lá meter um peixito e um coral, só para dar vida a isto, mas ... sim é muito importante um inicio bem calmo e ponderado, deixar a natureza actuar e não correr riscos desnecessários, ainda mais num aquário mais pequeno em que a margem de manobra para os erros é muito, muito reduzida, em que qualquer descuido pode-se tornar num problema difícil de solucionar. Nuno Link to comment Share on other sites More sharing options...
Desdemona Posted January 5, 2010 Share Posted January 5, 2010 ok nuno, muitissimo obrigada, acho que vou mesmo seguir o concelho e esperar uns 2 meses até lá pôr algum peixito. Quanto à iluminação depois logo melgo a malta aqui forum... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts