Reds nocturnos


E-nuno

Recommended Posts

Olá!

 

Tenho um colónia de Reds que calculo que tenha mais ou menos 20 elementos... e digo calculo porque raramente os vejo. Vou vendo um ou outro de vez em quando...

 

Sei que estão lá porque eu ponho comida e a comida desaparece, e ontem liguei a luz do aqua durante a noite e era um vê se te havias de camarões a esconderem-se. É normal os Red Cherries terem estes hábitos nocturnos?

 

Devido a uns problemas com uma anubia tive o aqua durante uns tempos com um ciclo de luz com 4 horas de iluminação ligada (ao fim da tarde/ noite) e iluminação natural fraca (de uma janela) o resto do dia) agora que a anubia está bem voltei a por um ciclo de luz mais próximo do normal (mais ou menos 10 horas de luz artificial e o restante sem luz). Será que esta mudança gerou a alteração no comportamento dos camarões? antes disso eles vagueavam normalmente durante o dia...

 

Os camarões estão sozinhos só com caracóis (não ha peixes a meter medo aos bichos :slbsmile:)

 

Obrigado

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Capacidade: cerca de 15L

Iluminação: lampada de 15W

Filtro: Interno, Micron, debita cerca de 50 L/h

 

 

Fauna: Red Cherries (digo 20 mas é uma estimativa... não os tenho visto mesmo...)

Ampulárias

Melanoides

 

Flora: Musgo de java

Feto de java

Anubias

Uma Cladophora aegagrophila

 

Parâmetros: Temperatura: 23º

NO3: 10

NO2: 0

GH: 4

KH: 3

pH: 6,8

 

Fotos não tenho mas posso assegurar que eles estão bem vermelhinhos e que volta e meia vejo mais alguns juvenis a aparecer. A única coisa que mudou ultimamente é que há uns tempos eu punha comida e 10 minutos depois estavam a comer e agora quando ponho comida de dia mas fica lá e eles só se alimentam à noite :Fade-color

 

PS: fui procurar na caixa de correio e os camarões foram para o aqua no início de Março.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tens a flora bem desenvolvida? Se isso tiver bem plantado é normal que haja lá comida suficiente e os camarões nem se preocupam em ir á comida que deitas, pois estão servidos....

 

 

ver 20 pode significar que tens 50 ou 100.... depende.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Olá :mrgreen:

 

Tens a flora bem desenvolvida?

 

Sim... o plantado está bem exuberante e eles têm bastante onde se esconder.

 

os camarões nem se preocupam em ir á comida que deitas, pois estão servidos....

 

Mas eles comem na mesma a comida que eu lá deito :D nunca fico com restos... a única diferença é que desaparece de noite. Mas continua aparentemente tudo bem... só pus aqui a dúvida porque foi uma mudança de comportamento e foi assim um bocado repentina :Fade-color

 

ver 20 pode significar que tens 50 ou 100.... depende.

 

Pois... também já pensei nisso. Não queria que o aqua ficasse sobrepovoado. Não me tenho preocupado porque não parece que isso esteja a acontecer. De qualquer maneira em Março eles eram só 5 e tive 2 baixas logo no início por um motivo que ainda estou para saber qual foi e depois das 2 fêmeas que ficaram a primeira que ficou ovada perdeu os ovinhos todos também não sei porque de maneiras que os primeiros nascidos no aqua vieram já no Verão :)

 

Apartes à parte, obrigado pelas respostas :)

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se eles comem então não vale a pena te preocupares muito.... vai reparando se encontras alguma fêmea com a sela e nessa altura os machos tem que aparecer (ficam malucos e andam pelo aquário todo).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se li bem o aquário só tem 15L é normal a taxa de reprodução ser baixa, devido à falta de espaço....

 

cuidado com a manutenção do aquário.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Se li bem o aquário só tem 15L é normal a taxa de reprodução ser baixa, devido à falta de espaço....

 

cuidado com a manutenção do aquário.

 

cumps

 

Exactamente com esse aqua de 15 litros é normlaissimo so teres 20, certamente q nao tereas muito mais, nem daqui a um ano.

 

abrç, é como tuod, se nao ha espaço para mais, eles nao vão haver :(

1kab6.gif

Golf 4 TDI 115hp Highline -Clica na imagem para entrar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Poderás dizer as dimensões do aquário?

 

Já agora experimenta a comprar umas pastilhas de spirulina e dar lhe uma pastilha ai de dois em dois dias que em logo os vez a multiplicarem-se. Em principio ai o problema não e a falta de espaço (15L é um exagero para tão poucos camarões) mas sim a falta de fonte de alimento. Experimenta e logo vez se se multiplicam ou não.

 

Espero ter ajudado

 

Miguel

 

P.S: Cuidado com os parâmetros de nitritos e nitratos. É o suficiente para te matar as crias de camarões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais