Ajuda para plantado


mpvieira

Recommended Posts

Olá, boa noite.

Queria iniciar um plantado, porém nunca fiz nenhum e necessito de esclarecimentos e ajuda.

 

Aqua de 118cm(comp) x 45 cm(alt) x 40cm(larg)

Calha Boyu lampadas compactas 4 x 36 watts

Controlador de Co2

Areão do rio com cerca de 5 mm

 

Discus e corydoras

 

1- Com este equipamento posso colocar um tapete de Cuba?

Vai necessitar de muitas podas?

A base do tapete apodrece fácilmente?

Dura bastante tempo?

 

2 - que substracto fértil devo comprar e que altura deve ter?

 

Grato pela atenção dispensada

Manuel Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boa noite.

Queria iniciar um plantado, porém nunca fiz nenhum e necessito de esclarecimentos e ajuda.

 

Aqua de 118cm(comp) x 45 cm(alt) x 40cm(larg)

Calha Boyu lampadas compactas 4 x 36 watts

Controlador de Co2

Areão do rio com cerca de 5 mm

 

Discus e corydoras

 

1- Com este equipamento posso colocar um tapete de Cuba?

Vai necessitar de muitas podas?

A base do tapete apodrece fácilmente?

Dura bastante tempo?

 

2 - que substracto fértil devo comprar e que altura deve ter?

 

Grato pela atenção dispensada

Manuel Vieira

 

 

Para ter um plantado o substrato é muito importante, especialmente se irás ter cuba que se apresenta muito dificil de manter numa fase inicial.

O areao de rio não tem nutrientes, dai não ser uma boa hipotese para um plantado.

Para substratos

ADA aquasoil

ELOS terra/mineral

Saechem Flourish

ou

Um fertilizante base mais akadama especial, esta hipotese será sempre mais económica mas também eficaz.

 

A base da cuba não apodrece e não necessita de podas, visto que lança runners que se colam ao substrato.

 

Sobre a altura do substrato deve ter no min 5cm à frente e 8 cm atrás, portanto para contas, comp*larg*5,5 por exemplo uma média, isto é apenas um exemplo, porque a altura pode variar conforme as plantas que irás colocar, se tiveres muitas com necessidades de mais substrato para as suas raizes, terás de ter mais substrato.

Mas na pesquisa das plantas normalmene vem info. sobre as mesmas.

 

Boa sorte, mais dúvidas chuta

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ter um plantado o substrato é muito importante, especialmente se irás ter cuba que se apresenta muito dificil de manter numa fase inicial.

O areao de rio não tem nutrientes, dai não ser uma boa hipotese para um plantado.

Para substratos

ADA aquasoil

ELOS terra/mineral

Saechem Flourish

ou

Um fertilizante base mais akadama especial, esta hipotese será sempre mais económica mas também eficaz.

 

A base da cuba não apodrece e não necessita de podas, visto que lança runners que se colam ao substrato.

 

Sobre a altura do substrato deve ter no min 5cm à frente e 8 cm atrás, portanto para contas, comp*larg*5,5 por exemplo uma média, isto é apenas um exemplo, porque a altura pode variar conforme as plantas que irás colocar, se tiveres muitas com necessidades de mais substrato para as suas raizes, terás de ter mais substrato.

Mas na pesquisa das plantas normalmene vem info. sobre as mesmas.

 

Boa sorte, mais dúvidas chuta

 

Olá pedro, boa noite.

 

Se bem entendi, devo colocar:

 

1 - Um substrato fértil, (ADA aquasoil ou , ELOS terra/mineral ou Saechem Flourish)

 

Quantos cm de altura deste substrato fértil?

 

2 - Por cima do substrato fértil colocar Akadama especial.

Quantos Cm de altura deste?

 

Era isto que sugerias, ou eu compreendi mal?

Desculpa as dúvidas, mas eu nem sei o que são estes substratos, por isso vou limitar-me a comprar e colocar nas proporções que me indicares.

Cumprimentos

Manuel Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que te dei foi exemplos de marcas de sustratos ferteis muito utilizados em aquários plantados.

ADA, ELOS, SAECHEM são alguns exemplos de marcas, mas tem muitas mais.

A akadama é usada em alternativa a estes por ser mais económica, bastando usar um fertelizante como base e depois colocas a akadama ou akadama especial por cima.

Para fertelizante base tens Humus, tens outras hipoteses como JBL, Sera, etc que apresentam compostos com os nutrientes essenciais para as plantas.

O fertelizante que comprares tem a informação sobre a quantidade por litro.

 

O substrato deve ter uma posição inclinada da frente para trás, por causa das raizes das plantas, porque as plantas que ficam na parte posterior necessitam de mais sustrato para fixarem as suas raizes. Quando estudares as plantas para o aquário, ficas a saber as suas necessidades.

 

Um exemplo: um aquário deve ter 3 a 5 cm à frente e 6 a 9 atrás, tudo depende do que irás fazer.

 

Dá uma vista de olhos a estes sites que te darão mais informação:

 

Algas e necessidades

Muito bom para aprender

Plantas

Mais informação sobre aquapaisagismo

 

Consulta ainda a ELOS, ADA e SAECHEM para tirar dúvidas sobre os produtos deles, acima de tudo, os substratos

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tapete de cuba ele "não apodrece"... se tiveres pouca luz o que vai acontecer é que ele vai crescer em altura e abafar as folhas debaixo que vão acabar por morrer e ficarem despidas.

 

Parece-me que ainda poderás ter pouca luz mas, como tens 45 cm de altura mais 3/4 que coloques de areão, à frente, talvez dê. Se vires que ela não desenvolve para os lados mas, em altura mete outra de 36w.

 

Como o António Pedro referiu podes sempre optar várias soluções...uma das mais económica - Akadama normal ou especial (existem membros e lojas que têm a um preço interessante)e, por baixo humus plus da prodak e laterite (espetáculo), ou qualquer outro.

 

Existem inúmeros produtos para o que queres e várias opiniões sobre eles, bem como vários tópicos sobre o assunto. Para que este não se torne mais um tópico...à preguiça da leitura e da pesquisa...sugiro-te que pesquises; encontrarás as tuas interrogações levantadas e respondidas por outros membros. :Fade-color

 

Cumprimentos.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao tapete de cuba ele "não apodrece"... se tiveres pouca luz o que vai acontecer é que ele vai crescer em altura e abafar as folhas debaixo que vão acabar por morrer e ficarem despidas.

 

Parece-me que ainda poderás ter pouca luz mas, como tens 45 cm de altura mais 3/4 que coloques de areão, à frente, talvez dê. Se vires que ela não desenvolve para os lados mas, em altura mete outra de 36w.

 

Como o António Pedro referiu podes sempre optar várias soluções...uma das mais económica - Akadama normal ou especial (existem membros e lojas que têm a um preço interessante)e, por baixo humus plus da prodak e laterite (espetáculo), ou qualquer outro.

 

Existem inúmeros produtos para o que queres e várias opiniões sobre eles, bem como vários tópicos sobre o assunto. Para que este não se torne mais um tópico...à preguiça da leitura e da pesquisa...sugiro-te que pesquises; encontrarás as tuas interrogações levantadas e respondidas por outros membros. :Fade-color

 

Cumprimentos.

 

Arlindo

 

Fico muito grato aos dois pela valiosa ajuda.

Podem parecer coisas elementares, mas para um iniciado, é um ponto de partida importante para a pesquisa.

Cumprimentos

Manuel Vieira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais