Futuro betário (ou beteira)


crush

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Não costumo parar por estes lados do fórum, normalmente só costumo andar pelo água doce...Mas queria tirar uma dúvida.

 

Estou a pensar comprar um betário (ou beteira?qual o nome mais correcto?) para oferecer à minha namorada, que ela é fascinada por bettas. Vi um na Ornimundo que é muito catita, que traz uma luz neon (penso) no fundo do aquário. No entanto, eu nunca tive uma beteira e tenho algumas dúvidas:

 

1º Já vi que neste tipo de aquas nanos para os bettas, não é preciso filtro. É mesmo assim? Então e como controlar a amónia, os nitratos e afins?

2º Sabendo que não há termostatos tão pequenos, como manter a temperatura mais ou menos controlada? A minha namorada tem neste momento um aquário maternidade que tem alevins de mollys, sem termostato também e a temperatura ronda os 21/22 graus. Os bettas aguentam essa temperatura?

3º Como se devem efectuar as TPAs? Como deve ser a água inicial? É preciso fazer o ciclo de azoto, ou colocando água e algum areão (é necessário, ou dispensa-se?é que com ele perde-se o efeito da lâmpada) já chega?

4º Para quem conhece o dito aquário, ou o estilo dele, é necessário arranjar um candeeiro ou não?

 

 

Agradecia que respondessem às minhas perguntas e que me dessem dicas para um principiante na manutenção de bettas. Não sou propriamente inexperiente em aquariofilia, mas nunca tive um betta sozinho. Queria que me dessem o máximo de conselhos, porque a minha namorada adora imenso bettas, mas é um bocado sensível. Ela teve um no aquário comunitário dela, mas não dorou uma semana e encontrou-o todo branco, o que não foi uma visão agradável e disse que não queria mais bettas, mas eu sei que foi da boca para fora. No entanto, não queria que tal cenário se repetisse...Pelo menos tão cedo, pois sei que eventualmente o betta acabaria por morrer...

 

(Eu sei que se calhar há quem vá dizer que deveria arranjar um aquário de 30 litros ou assim para o betta, mas por uma questão de espaço, não dá mesmo)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estes fóruns servem para perguntas, ideias e respostas. Por vezes elas não são o que esperamos. Quando nos queremos meter no mundo dos animais, sejam eles quais forem, temos de lhes dar o mínimo de condições. É um amigo novo que nós arranjamos, ou, adoptamos e os amigos têm de ser bem tratados. Os peixes não servem só de ornamento, para gládio dos nossos olhos. Eles sentem como nós, ficam felizes, ou infelizes, como nós. Tudo isto para dizer que, se não houver condições de darmos o mínimo de condições ao nosso novo amigo, há que repensar se de facto o devemos ter. Quanto aos parâmetros mínimos para um beta, temperatura etc., está tudo explicado nas páginas deste fórum.

 

Cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Com tanta pergunta até fiquei com preguiça de responder, lol

Antes de responder a essas perguntas todas, (e espero bem que alguém venha cá responder primeiro que eu, assim já não tinha de responder, hehehe) que peixes tem o comunitário dela e qual o tamanho dele? Pergunto porque, lá porque com o primeiro não tenha corrido bem, não quer dizer que corra mal com o próximo. E eles ficam melhor num comunitário desde que tenham determinadas condições.

 

 

Respondendo às tuas questões:

 

1 - Betário ou beteira? Olha também não sei, mas a mim soam-me mal os dois, não gosto nem nunca gostei de nenhum mas acho que podes aplicar os dois. Quem já tiver ouvido falar de bettas vai saber pela certa do que estás a falar.

 

2 - Não estou a ver qual é esse betário ou beteira, no entanto não aconselho nenhum inferior a 5 litros de capacidade.

 

3 - De facto não há necessidade de teres um filtro para um pequeno aquário com um betta, no entanto há alguns cuidados a ter para substituir o filtro. A presença de musgo de java, feto de java entre outras plantas apropriadas para bettas, são essenciais (não obrigatórias). Nada de aerão no fundo, se quiseres manter fácil a tarefa de limpeza do aquário. Trocas parciais de água duas vezes por semana (30%). Remover a sujidade maior e restos de comida regularmente, para evitar contaminação da água.

 

4 - A temperatura ideal é entre os 23 e os 28 graus. No entanto os bettas suportam temperaturas um pouco mais altas (não muito) e também mais baixas e neste caso se estivermos a falar de 21 a 22 graus e desde que não haja grandes alterações súbitas, o peixe aguenta perfeitamente. Não acredito é que consigas manter essa temperatura durante o inverno. Se estivermos a falar de um aquário com mínimo 5 litros de capacidade é possível arranjar um termostato para colocar lá dentro (embora um pouco caros).

 

5 - As TPA's já mencionei acima como devem ser feitas, o PH neutro é o indicado para os Bettas. Quanto ao ciclo do azoto, não necessitas fazer se colocares apenas água e plantas. No entanto uma boa ambientação é obrigatória. (Atenção que quanto ao ciclo do azoto para não gerar discussão falo pela experiência cá em casa, a minha água não é da rede e sei o que não preciso de fazer grandes controlos na água. Para quem tem água da rede deixar a água descansar cerca de 48H é essencial.)

 

6 - Os Bettas não exigem muita luz, no entanto se tiverem um luz realça mais as cores e o peixe fica mais bonito ainda.

 

P.S. Outra coisa não menos importante com os cuidados dos bettas é a alimentação. Deve ser variada e se possível maioritariamente comida congelada ou viva.

 

Espero ter respondido às tuas questões, pelo menos tentei. Continuo a achar que se o aquário comunitário tiver condições para ter um betta, que deve optar por essa opção. Não fica sozinho e fica com muito mais espaço e por experiência os bettas quando com mais espaço ficam ainda mais bonitos e podemos apreciar melhor o comportamento deles.

Editado por Diabrete
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Foram muito esclarecedoras!

 

O comunitário dela é pequeno (cerca de 17 litros brutos) e já está sobrepovoado. Neste momento tem 3 corydoras, 2 mollys e 2 platys. Felizmente tem-se conseguido manter um aquário aparentemente saudável, mesmo com o excesso de animais. Neste momento ela tem um aquário maternidade (na realidade é meu, mas não interessa lol) onde tem 20 alevins de mollys. Até podia ser esse aquário, só que não tem nem luz, nem termostato (já tem um pequeno filtro interior), para além de que é inestético (é daqueles em forma de cazinha à venda no Continente).

 

Bem sei que os peixes não servem para decoração, mas que fazem bem o papel, isso fazem. No entanto, nunca coloco a parte de decoração à frente do bem estar dos peixes. Daí ter vindo perguntar o que aconselhavam.

 

Já agora, sabem onde posso arranjar bettas juvenis na zona de Lisboa? É que por norma só encontro já bem adultos, mas preferia em juvenis, para ela poder ver a evolução do peixe, acho que seria interessante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas. Foram muito esclarecedoras!

 

O comunitário dela é pequeno (cerca de 17 litros brutos) e já está sobrepovoado. Neste momento tem 3 corydoras, 2 mollys e 2 platys. Felizmente tem-se conseguido manter um aquário aparentemente saudável, mesmo com o excesso de animais. Neste momento ela tem um aquário maternidade (na realidade é meu, mas não interessa lol) onde tem 20 alevins de mollys. Até podia ser esse aquário, só que não tem nem luz, nem termostato (já tem um pequeno filtro interior), para além de que é inestético (é daqueles em forma de cazinha à venda no Continente).

 

Bem sei que os peixes não servem para decoração, mas que fazem bem o papel, isso fazem. No entanto, nunca coloco a parte de decoração à frente do bem estar dos peixes. Daí ter vindo perguntar o que aconselhavam.

 

Já agora, sabem onde posso arranjar bettas juvenis na zona de Lisboa? É que por norma só encontro já bem adultos, mas preferia em juvenis, para ela poder ver a evolução do peixe, acho que seria interessante.

 

 

 

Oi! eu tenho alguns 70 com 2,5 meses... vou sábado a Lisboa... queres? posso arranajr-te quantos quiseres mas como são pequenos ainda não sei se são machos se são fêmes e podes vir a ter problemas se tiveres mais do que um macho no mesmo aquário... mas é na boa!!

 

Laura

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Laura (bonito nome, igual ao da minha mãe :D ) obrigado pela oferta. Infelizmente só agora é que vi a tua resposta e já deve ser muito em cima. Mas também não sabendo distinguir os sexos, seria complicado, porque eu queria um macho, que é mais bonito que uma fêmea...Mas obrigado pela oferta na mesma. Talvez um dia ainda me possas arranjar um...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais