Finalmente! O meu 1º aqua salgado! :D


vewinhah

Recommended Posts

Boa tarde!

Após 3 anos de água doce (sei que é muito pouco), decidi começar o meu aqua de água salgada!

Pesquisei imenso, li livros, fiz perguntas.. e finalmente, e após TANTA trapalhada.. está mais ou menos começado!

Aconteceu-me de tudo.. 1º o aquário, que era novo, estava mal vedado num dos cantos... pimba! água salgada no chão! 2º a tinta preta com que pintaram a coluna seca começou a sair... pimba! água toda preta.. Resultado: DESESPERO TOTAL!,, lá me safei e consegui resolver tudo.. (claro que não consegui sozinha :P) e 3º a calha de iluminação que encomendei veio com 4 mossas tão valentes que nem a conseguia regular para o aquário.. e agora, ao verem as fotos, vão ver como me resolvemos esse problema.. está um susto, mas ao menos há luz, enquanto não vem outra calha!

 

Setup:

 

Aquário: 110x60x50

Sump: 60x50x50

 

Circulação: Bomba Tunze 6045 (daqui a uma ou 2 semanas compro mais uma, mas acho que vou apostar numa tunze daquelas reguláveis)

 

Bomba de retorno: Resun que faz 320 L/h (vou trocar por uma Eheim Compact Marine)

 

Iluminação: .... nem sei o que dizer! lol tenho aquela coisa de 160W só para safar... mas o meu namorado quer LED's.. eu não tenho tanta certeza disso.. enfim! temos que resolver isto rapidamente!

 

Rocha Viva: 55Kg

Areia Viva: 30Kg

 

A rocha viva, a areia, e a água vieram de um aquário já com alguns anos.

 

Escumador: Deltec MCE 600

 

Aquecimento: 2 x 125W Jagger

 

Controladores: pH, Orp e Temperatura

 

Ainda me falta muita coisa... quero comprar um osmorregulador, um reactor de Kalk.. talvez uma osmose inversa.. (estava a pensar fazer a reposição com água de garrafão)

 

As trocas parciais, vou fazer com água natural, do cabo raso, e quando não puder lá ir, faço com sal e água de garrafão.

 

De momento não tenho peixes.. só invertebrados e seres estranhos.. todos os dias vejo coisas novas! É fascinante! :) Agora percebo prque se chama Rocha Viva e Areia Viva.. lol

 

Tenho uma estrela de areia.. uma pata de Offiurus, uns Ermitas.. uns caracóis com um corninho (não sei o nome), umas larvas horrorosas que também não sei o que é e umas coisas que parecem umas mini-anémonas que não sei se é bom ou mau.. podem ver nas fotos a baixo.

 

Corais: Zoanthos, Xénias, Um Actinodiscus Vermelho e Sarcophytons

 

dsc3037.jpg

 

dsc3038.jpg

 

dsc3039x.jpg

 

dsc3040.jpg

 

dsc3042.jpg

 

Alguém mes diz o que é isto? (foto a baixo)

 

dsc3043i.jpg

 

dsc3044.jpg

 

dsc3048n.jpg

 

Agradeço comentários!

Não sei se estou contente com o layout... mas a Luz também não ajuda muito!

 

Quero fazer um agradecimento especial ao user rolim, pelas ajudas todas que me tem dado! bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

a "coisa" castanha com tentáculos é uma aptásia, tira a pedra e queima-a com um ferro de soldar, ou vinagre numa seringa, ou coze a pedra ou diz-lhe que vamos ter o Sócrates como primeiro ministro por mais quatro anos, o importante é matá-la, a ela e às amigas dela se as tiver :)

Reproduz-se muito rapidamente e pode queimar os corais que pretenderes ter no futuro.

 

Na foto onde tens o sarco, aquelas "folhas" verdes também me parecem ser uma alga cujo nome agora me escapa mas bem chatinha de erradicar e que também convém eliminares o quanto antes.

 

Cuidado com os LEDs...dependendo do que quiseres manter no aquário pode não ser a iluminação adequada atendendo ao estado actual de evolução dessa tecnologia.

 

De resto, não dá para ter uma ideia clara do layout.

 

Vai colocando novidades da evolução bang

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ja resolvi o meu problema com as Aptasias! Comprei 2 Lysmata seticaudata para comerem as mais pequenas, e comprei um produto que me aconselharam na Fishplanet o Aptasia X para matar as maiores... agora nem vê-las! :( Espero que não voltem a aparecer!

 

Também já tenho calha de iluminação! Comprei uma calha 4X54 (T5).. por agora só tenho 4 luzes brancas.

 

Aqui vai uma foto do geral:

 

 

dsc3054.jpg

 

 

O que acham? Não me parece muito parecido com o que tenho andado a ver aqui no forum.. deve ser por faltar côr! =p

 

Já tenho os meus 1º habitantes, sem ser a equipa de limpeza: 3 Chromis viridis :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, já está a ficar jeitoso!

 

somente perdia mais tempo agora de início no layout, tenta que as pedras maiores fiquem a servir de base.

 

aconselho a substituires as abraçadeiras de metal por abraçadeiras de plástico ( as de retorno )

 

coloca a bomba de circulação para cima, para mexer mais a água no cimo!

 

A água não faz muito barulho a cair na coluna seca?

 

de resto impéc...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, faz imenso barulho! lol Como faço para evitar isso?

 

Vou então colocar a bomba de retorno mais para cima, obrigado pela dica!

 

Quanto à rocha, pus as mais estáveis em baixo para servir de prato, e ter umas "grutas".. Não sei bem como ei de melhorar aquilo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para evitares tens que fazer um durso:

 

De R.Ferreira de Almeida;

 

- Furado ou não

Isto depende se queremos ter sump ou não . Se optarmos por sump ,o que é sempre melhor , podemos furar o aquário no fundo , no meio ou a um canto e fazer uma coluna seca( caixa de vidro á volta do furo com um “pente” por cima por onde escoa a água ) para que a camada superficial da água decante libertando-se daquela irritante película de óleo e poeiras que vemos á superfície dos aquários sem sump. A altura coluna seca vai determinar a altura da água no aquário e dar protecção para que se faltar a electricidade a água do aquário não baixar para além da coluna seca.

As colunas secas tendem a fazer barulho quando a água escoa mas isto pode ser minorado através da construção de um Durso - http://www.aurx.net/saltwater/durso.html ...

 

mais...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...05&hl=durso

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...99&hl=durso

 

 

Mexe na b.circulação e não na de retorno!

 

 

O melhor mesmo para fazeres um layout a teu gosto é demorares um pouco, tenta colocar pedras maiores a servirem de base e depois vai tudo...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Durso:

IMG_2779.jpg

 

Lê este tópico: AtéqueEnfim reef... no post#16, tens lá tudo bem explicado. ;)

 

Relativamente à bomba de circulação, o que o Filipe dizia era para colacares a bomba como está esta (a do lado direito), ou seja, a apontar para a superificie da água e não para baixo:

 

Reef400L028.jpg

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras. ;)

 

Quanto ao layout, também concordo que precisa de umas mexidas... segue as sugestões do Filipe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai a alteração que fiz no layout:

 

dsc3072.jpg

 

 

Acho que ficou bem melhor!

 

Agora falta-me côr!

 

Estou é com uns problemazinhos.. as minhas donzelas de noite vão sempre parar à Sump.. de manhã tenho que ir sempre com um camaroeiro pescá-las e voltar a colocá-las no aquário.. alguma sugestão?

 

Outra: tenho monstros no meu aquário! Umas larvas horrorosas que me comeram um camarão (Lysmata).. será que as tire do aquário.. aquilo veio tudo com a rocha viva.. e acho que também tenho uns quantos offiurus muito pequenos.. Há problema? Ou deixo-os ficar?

 

Obrigado! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva, está melhor mas tenta perder mais tempo na sua construção...

 

tenta arranjar uma luz mt fraca , tipo uma moon light para elas verem algo!

 

Essas larvas são boas para comer restos de comida animais mortos etc...

 

elas não atacam os camaroes, somente se o mesmo estiver morto!

 

os ofiuros são bons também...

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra: tenho monstros no meu aquário! Umas larvas horrorosas que me comeram um camarão (Lysmata).. será que as tire do aquário.. aquilo veio tudo com a rocha viva.. e acho que também tenho uns quantos offiurus muito pequenos.. Há problema? Ou deixo-os ficar?

 

Obrigado! :oops:

 

Boas Vewinhah,

 

Provavelmente são fireworms. As fireworms são detrivoros e raramente atacariam um camarão. O que pode ter acontecido é que o camarão morreu e eles apenas o comeram depois.

 

É algo parecido com isto?

4144479703_85890af7f4_b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim!! É isso mesmo.. mas não é muito azul.. é mais esbranquiçada.. Acho que ja sei porque é que elas comeram o camarão.. ele realmente ja devia estar muito mal, porque ao mexer no layout devo tê-lo esmagado sem querer.. mas pensei que ele tinha ficado bem.. mas pelos vistos não. =p

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tenho mais habitantes no meu aqua.. 2 Amphiprion ocellaris, 1 Paracanthurus hepatus e uma anémona Macrodactyla doree.

 

Comprei a anémona por causa dos palhaços.. mas eles ate agora não ligaram nenhuma.. será que vão acabar por "adoptá-la"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

. Acho que ja sei porque é que elas comeram o camarão.. ele realmente ja devia estar muito mal, porque ao mexer no layout devo tê-lo esmagado sem querer.. mas pensei que ele tinha ficado bem.. mas pelos vistos não. =p

 

 

loooooooool

Editado por FilipeASilva

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.