"Coral Farm" em video no YouTube


rolim

Recommended Posts

Gostaria de partilhar com todos os Membro estes dois enderecos que me foram enviados pelo Amigo Ricardo, o Membro RazsTec deste Forum.

 

http://www.youtube.com/watch?v=Sb2t-SXxbmk

 

http://www.youtube.com/watch?v=op559oMrJrg...feature=related

 

Vao ter oportunidade de ver o decorrer de uma visita a uma "quinta" de propagacao de corais nos EUA, se nao me engano no Estado da California (www.WetThumbFrags.net). Alem de ver os corais e o equipamento ainda podem assistir ao "fragar" de um coral duro SPS.

 

 

Mas nao pensem que so nos EUA ha "coisas " boas (o baixo custo energetico la ajuda) porque nao Europa tambem ha uma muito conhecida e onde alguns Membros deste Forum ja compraram "frags". A "Joe's KorallenFarmpage" em:

http://www.korallen-farm.de/

 

 

E para surpresa dos Membros mais recentes, que ainda nao conhecem, aqui fica o endereco de um Pioneiro nesta area que apresentou o seu projecto no "reefcentral.com"

http://www.reefcentral.com/forums/showthread.php?t=1215102

a 25 de Setembro de 2007 e que despertou a curiosidade de muitos aquariofilsitas em todo o Mundo e que se lancaram a descoberta desta nova forma de aquariofilia. E acreditem ou nao, estamos a falar de um Portugues, o nosso Colega de Forum, Membro Machado de Sousa

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...aded&start=

 

Aqui fica um excelente video, igualmente no YouTube:

 

 

Nao pensem que so o Eusebio, Figo e Cristiano Ronaldo elevaram o nosso Orgulho bem alto. Ha muitos protugueses bem mais dignos disso mas infelizmente nao tao conhecidos por forca de uma actividade menos conhecida do que o "desporto rei". Mas podem acreditar que Machado de Sousa esta, para mim e em termos Internacionais, para a Aquariofilia de Recife como so outros estao para um desporto de que nem gosto pelo muito que tenho visto e aprendido quanto ao "funcionamento"...

 

Espero que tenham gostado e aprendido alguma cosia com os videos.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim,

 

já conhecia alguns dos videos bem como o sistema do nosso colega Machado de Sousa (que tem andado desaparecido destas lides de foruns) mas valeu o post só pelo facto de num dos videos da farm americana ter ficado a conhecer aquele método que tem tanto de fantástico como de simples (e não são sempre assim as melhores ideias?) de manter a iluminação sobre "carris" e fazê-la deslocar-se ao longo do aquário...genial!

 

obrigado!

 

Abraço,

Rui Feliciano

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Rui Feliciano, boa tarde.

Existe outro ponto bastante interessante quanto a questao da iluminacao. Eu nao percebo nada disso e nao quero ir por ai em assuntos que depois nao poderei suportar e defender mas penso ser importante referir a questao da iluninacao quanto a temperatura de luz. Discute-se muito por causa da melhor ou pior iluminacao e muitas vezes as discussoes vao por caminhos em que no final o pessoal menos experiente nao chega a nenhuma conclusao.

Nunca trabalhei com agua doce mas penso que nos "Plantados" se usam lampadas com muitos amarelos e que tal promove a crescimento das plantas. Todos nos sabemos que a maior parte dos corais que temos possuiem "Zooxantelas"

http://pt.wikipedia.org/wiki/Zooxantela

E que ao fazerem a fotosintese libertam energia que sera consumida pelos corais e improtante para o seu crescimento logo sera importante uma boa alimentacao das referidas algas que com eles vivem em simbiose.

Uma vez, faz alguns anos, procurei ao dono de uma loja se era preferivel uma HQI de 10000K, 14000K ou 20000K ao que ele respondeu que a mais branca (10000K) era melhor para promover o crescimetno dos corais mas que se fosse para ter num aquario de casa que as mais azuis sao melhores para promover uma melhor tonalidade. Ha corais com flurescencia e sabemos que so actinicas a lampadas muito azuis promovem essa carateristica.

Como se pode ver, o "anfitriao" da "WetThumbFrags.net" e se percebi bem, referiu que utiliza lampadas com baixa temperaturta de cor o que penso ser claramente para promover o crescimento dos "frags" e depois utiliza as outras que penso ser para promover as cores e explorar melhor as imagens para promocao e venda dos "frags".

Penso que se podera concluir que, e corrijam-me se estiver enganado, devemos optar por brancos e amarelos (nos 10000K ou menos) para um "fragario" e roxos e azuis para ter em casa e claro esta que, no "fragario" sera importante passar as "mudas" por um aquario de azuis e roxos antes de os vender e principalemnete para quem vai ver e escolher e para irem mais adaptados ao tipo de luz que vao ter em casa de quem os compra.

Uma vez comprei no "Coralfrags.org" um "frag" de Montipora ao Victor Pestana que tinha sido criado numa estufa (com luz natural) e quando ele me o foi entregar a Damaia esteve a ve-lo no aquario com uma HQI de 10000K e na altura nao vimos grande diferenca mas passado algumas semanas comecou a notar-se uma cor mais interessante. Chegou muito palido e com o tempo adquiriu um castanho mais intenso que ainda hoje apresenta.

Julgo ser importante o desenvolvimento deste tema da temperatura de cor mas parece-me que ja ha outros topicos onde esta a ser efectuado.

 

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais