Parâmetros de água (resultados estranhos)


Recommended Posts

Boas,

 

Não consigo perceber o que se passa com agua no meu aquario (Fluval 180l) que foi montado em Julho 2009.

 

Parametros de agua:

 

PH - 7,5

KH - 3

GH - 11

NH3/NH4 - 0

 

Tenho um tronco e 3 rochas artificias (todo comprado na Jardiland), areia também foi comprada nesta loja.

Faço TPA semanais de 20l usando agua da fonte (PH - 5.5, KH - 3, GH - 5, NH3/NH4 - 0) mas o GH continua estar alto e o PH também fica nos 7,5.

 

Para perceber o que se passa com água resolvi fazer 3 testes:

 

1º recipiente uma rocha do aquario com água fa fonte (PH - 5.5, KH - 3, GH - 5, NH3/NH4 - 0)

2º areia do aquario com água fa fonte (PH - 5.5, KH - 3, GH - 5, NH3/NH4 - 0)

3º areia que ainda não foi usada com água fa fonte (PH - 5.5, KH - 3, GH - 5, NH3/NH4 - 0)

 

Deixei a ficar uma semana.

 

Resultados dos testes:

 

1º - PH - 7,5, GH - 8, KH - 5

2º - PH - 7,5, GH - 5, KH - 3

3º - PH - 7,5, GH - 7, KH - 4

 

Alguem sabe esplicar o que se passa? Tive azar com material que comprei?

Editado por alexporto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi pena não teres efectuado mais um teste só com a água.

 

O que eu penso é que a água depois de sair do poço altera as suas propriedades e eleva naturalmente o pH.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Hugo, com a informação dada, vê-se que o areão está a alterar os parâmetros da àgua, mas se o que é pretendido é ter um PH baixo, vale apena substituir o areão por um inerte ou por substrato à base de argila, esses acidificam a água e diminuem a dureza.

Cumprimentos

Pedro Pinto

 

Água Natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi pena não teres efectuado mais um teste só com a água.

 

O que eu penso é que a água depois de sair do poço altera as suas propriedades e eleva naturalmente o pH.

 

 

Os testes da água de fonte foram feitos do garrafão que tinha em casa já uma semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Boa noite a todos.

Na minha opinião é qualquer coisa que tens no aquario que te faz subir a dureza.

É assim, a dureza da água que tens no aquario é que te está a fazer subir o pH dessa maneira. Os 2 parâmetros estão interligados.. A dureza da água tem efeito tampão na água do aquário, isto traduzido para portugues corrente quer dizer: a dureza influencia o pH na medida em que, por muito que este varie (ou pelo facto de o tentares acertar ou por juntar água com um pH mais baixo), a presença de iões/minerais (dureza) na água vai fazer com que, ao longo de algum tempo, este volte sempre ao valor inicial.

Portanto, enquanto não conseguires baixar a dureza e tirar qualquer decoração e material que possa estar aumentar este parametro, o teu pH vai estar sempre alto ao fim de uns dias, por muito que tentes baixar com aditivos ou por injecção de CO2 ou o que quer que seja..

 

Posso dar uma sugestão? Experimenta usar turfa granulada no filtro durante uns dias (sempre com analises ao pH tb p n baixar demais), que te baixa o pH e a dureza ao mesmo tempo. Assim podes conseguir acertar o teu pH e mante-lo assim. Há uma marca que não tinge a água e que costumo usar - aqua vital.

 

espero ter ajudado..

boa sorte.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

Boa noite a todos.

Na minha opinião é qualquer coisa que tens no aquario que te faz subir a dureza.

É assim, a dureza da água que tens no aquario é que te está a fazer subir o pH dessa maneira. Os 2 parâmetros estão interligados.. A dureza da água tem efeito tampão na água do aquário, isto traduzido para portugues corrente quer dizer: a dureza influencia o pH na medida em que, por muito que este varie (ou pelo facto de o tentares acertar ou por juntar água com um pH mais baixo), a presença de iões/minerais (dureza) na água vai fazer com que, ao longo de algum tempo, este volte sempre ao valor inicial.

Portanto, enquanto não conseguires baixar a dureza e tirar qualquer decoração e material que possa estar aumentar este parametro, o teu pH vai estar sempre alto ao fim de uns dias, por muito que tentes baixar com aditivos ou por injecção de CO2 ou o que quer que seja..

 

Posso dar uma sugestão? Experimenta usar turfa granulada no filtro durante uns dias (sempre com analises ao pH tb p n baixar demais), que te baixa o pH e a dureza ao mesmo tempo. Assim podes conseguir acertar o teu pH e mante-lo assim. Há uma marca que não tinge a água e que costumo usar - aqua vital.

 

espero ter ajudado..

boa sorte.

 

cumps

 

Agradeço seus comentários. Tem toda lógica que alguma coisa (areia ou decoração) está subir a dureza e PH.

Foi por isso é que fiz os testes fora do aquario.

 

Mas ainda não consigo perceber o que causa esta subida. Areia ou rochas ou as duas coisas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço seus comentários. Tem toda lógica que alguma coisa (areia ou decoração) está subir a dureza e PH.

Foi por isso é que fiz os testes fora do aquario.

 

Mas ainda não consigo perceber o que causa esta subida. Areia ou rochas ou as duas coisas?

 

Pois... As rochas artificiais são de que material? Normalmente esse tipo de decorações para aquarios costumam ser feitas com resinas sinteticas, e não costumam interferir nos parametros da água.

Eu acho mais provável ser a areia.. que tipo de areia tens?

E já agora, se puderes poe fotos das decorações e da areia que tens no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.