Farlowella acus - bom comedor de algas?


hmyxis

Recommended Posts

Boas! Tou a começar a ficar com as algas descontroladas no aqua. Tenho 6 otocinclus que já não dão conta do recado. Estou na dúvida entre comprar mais otocinclus (aqua de 150 x 50 x 60) ou Farlwella acus (4 ou 5 exemplares), contudo não sei qual o comportamento delas com os discus nem se são realmente boas para combater as algas. Também já pensei nas Neritina natalensis, contudo tenho o pH a 6, temperatura a 29 graus e a dureza um pouco lá para baixo. Acham que mesmo assim elas se aguentam?

Estou mais virado para as Farlowellas. O que acham?

Editado por hmyxis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias era tentar saber o que te provoca as algas ao invés de meter peixes para as controlar.No futuro que fazes aos peixes?Supondo que as algas desaparecem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que devias era tentar saber o que te provoca as algas ao invés de meter peixes para as controlar.No futuro que fazes aos peixes?Supondo que as algas desaparecem ?

 

Está bem visto. Associei as algas à temperatura do aqua k tá sempre a 28-29 graus (mas não posso baixar). Têm cerca de 6 a 8 horas de luz diária. São duas lâmpadas JBL T5, mas não sei a potência e, sinceramente, nem sei qual a potência mais indicada para o aqua em questão. Por outro lado, tenho a ideia que 6 otocinclus são poucos para o tamanho deste aquário. Se calhar estou errado. Quanto a ferro, etc., não tenho esses testes nem nunca fiz, porque não é propriamente um plantado. Achas que devo avaliar isso? O que aconselhas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já escrevi isto noutros posts: no meu caso a redução na alimentação foi o que limpou as algas do aquário. Não adicionei nenhuma fauna para as combater. O aquário tem uns P. corneus que talvez comam algumas algas, mas eles sempre lá estiveram, mesmo quando havia algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa os nitratos e fosfatos a ver,são dos testes mais importantes quando tens algas.

http://www.guitarfish.org/algae

 

vai ai e vê qual a tua alga e já vês algumas soluções e motivos que te possam ter levado a ter algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testa os nitratos e fosfatos a ver,são dos testes mais importantes quando tens algas.

http://www.guitarfish.org/algae

 

vai ai e vê qual a tua alga e já vês algumas soluções e motivos que te possam ter levado a ter algas.

 

Ok! Vou arranjar esses testes. Tenho um kit, mas não inclui esses. Não me parece que seja comida a mais, pk ela não dura mt tempo no aqua. Mesmo qd há uns detritos tenho uns 8 Macrobrachium jelskii k dão conta do recado.

Obrigado!

Cumps

 

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar, antes de começar a luta contra as algas, há que identificar o tipo de alga, o que por vezes é dificil. Identificando o tipo de alga, ficamos a saber mais sobre as possiveis causas e a forma de combate-las.

Há certas plantas como por exemplo a Cerotophylum que absorve grandes quantidades de nutrientes e que libertam na água substâncias que inibem o crescimento das algas.

O problema de algas também pode ser devido a níveis elevados de fosfatos e as causas podem ser diversas, desde fertelizantes, comida e água da torneira. Se o problema for fosfatos, há produtos como o PhosGuard da Seachem e o Phosban da Two Little Fishies que removem os fosfatos e silicatos. As resinas também ajudam a melhorar e a manter um bom estado da água, como por exemplo o Purigen da Seachem. Quanto à filtragem biológica o De Nitrate e o Matrix, ambos da Seachem são um grande contributo para a degradação de composto orgânicos.

Quanto a peixes comedores de algas, há os LDA 25 (pitbull) que são muito ligeiramente maiores que os otocinclus, são talvez mais resistente e comem algas razoalvelmente. As raposas voadoras (crossocheilus siamensis)é que são autênticas máquinas de destruir algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t98029.html

 

para identificares e saberes o porque.

 

as farlowellas são peixes muito sensíveis não os ponhas em situações extremas.

 

quando dizem que um peixe é limpador de algas não quer dizer que ele vá comer tudo o que seja alface a frente.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou ver isso com mais detalhe (obrigado pelo artigo). Assim que tiver mais tempo (tenho exames esta semana) colocarei aqui o setup do aquário e os valores dos testes e darei mais novidades. Penso que não deve haver grandes laterações dos parâmetros da água. Sempre atribuí o maior crescimento de algas ao número insuficiente de otocinclus. Nunca sequer cheguei a dar-lhes comida em comprimidos, nem courgettes por achar que não necessitavam. Contudo, algo se pode estar a passar. Vou verificar tudo.

Obrigado a todos!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais