Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas! Tou a começar a ficar com as algas descontroladas no aqua. Tenho 6 otocinclus que já não dão conta do recado. Estou na dúvida entre comprar mais otocinclus (aqua de 150 x 50 x 60) ou Farlwella acus (4 ou 5 exemplares), contudo não sei qual o comportamento delas com os discus nem se são realmente boas para combater as algas. Também já pensei nas Neritina natalensis, contudo tenho o pH a 6, temperatura a 29 graus e a dureza um pouco lá para baixo. Acham que mesmo assim elas se aguentam?

Estou mais virado para as Farlowellas. O que acham?

Editado por hmyxis
Publicado:
Acho que devias era tentar saber o que te provoca as algas ao invés de meter peixes para as controlar.No futuro que fazes aos peixes?Supondo que as algas desaparecem ?

Está bem visto. Associei as algas à temperatura do aqua k tá sempre a 28-29 graus (mas não posso baixar). Têm cerca de 6 a 8 horas de luz diária. São duas lâmpadas JBL T5, mas não sei a potência e, sinceramente, nem sei qual a potência mais indicada para o aqua em questão. Por outro lado, tenho a ideia que 6 otocinclus são poucos para o tamanho deste aquário. Se calhar estou errado. Quanto a ferro, etc., não tenho esses testes nem nunca fiz, porque não é propriamente um plantado. Achas que devo avaliar isso? O que aconselhas?

Publicado:

Já escrevi isto noutros posts: no meu caso a redução na alimentação foi o que limpou as algas do aquário. Não adicionei nenhuma fauna para as combater. O aquário tem uns P. corneus que talvez comam algumas algas, mas eles sempre lá estiveram, mesmo quando havia algas.

Publicado:

Testa os nitratos e fosfatos a ver,são dos testes mais importantes quando tens algas.

http://www.guitarfish.org/algae

vai ai e vê qual a tua alga e já vês algumas soluções e motivos que te possam ter levado a ter algas.

Publicado:
Testa os nitratos e fosfatos a ver,são dos testes mais importantes quando tens algas.

http://www.guitarfish.org/algae

vai ai e vê qual a tua alga e já vês algumas soluções e motivos que te possam ter levado a ter algas.

Ok! Vou arranjar esses testes. Tenho um kit, mas não inclui esses. Não me parece que seja comida a mais, pk ela não dura mt tempo no aqua. Mesmo qd há uns detritos tenho uns 8 Macrobrachium jelskii k dão conta do recado.

Obrigado!

Cumps

Paulo

Publicado:

Em primeiro lugar, antes de começar a luta contra as algas, há que identificar o tipo de alga, o que por vezes é dificil. Identificando o tipo de alga, ficamos a saber mais sobre as possiveis causas e a forma de combate-las.

Há certas plantas como por exemplo a Cerotophylum que absorve grandes quantidades de nutrientes e que libertam na água substâncias que inibem o crescimento das algas.

O problema de algas também pode ser devido a níveis elevados de fosfatos e as causas podem ser diversas, desde fertelizantes, comida e água da torneira. Se o problema for fosfatos, há produtos como o PhosGuard da Seachem e o Phosban da Two Little Fishies que removem os fosfatos e silicatos. As resinas também ajudam a melhorar e a manter um bom estado da água, como por exemplo o Purigen da Seachem. Quanto à filtragem biológica o De Nitrate e o Matrix, ambos da Seachem são um grande contributo para a degradação de composto orgânicos.

Quanto a peixes comedores de algas, há os LDA 25 (pitbull) que são muito ligeiramente maiores que os otocinclus, são talvez mais resistente e comem algas razoalvelmente. As raposas voadoras (crossocheilus siamensis)é que são autênticas máquinas de destruir algas.

Publicado:

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t98029.html

para identificares e saberes o porque.

as farlowellas são peixes muito sensíveis não os ponhas em situações extremas.

quando dizem que um peixe é limpador de algas não quer dizer que ele vá comer tudo o que seja alface a frente.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Publicado:

Vou ver isso com mais detalhe (obrigado pelo artigo). Assim que tiver mais tempo (tenho exames esta semana) colocarei aqui o setup do aquário e os valores dos testes e darei mais novidades. Penso que não deve haver grandes laterações dos parâmetros da água. Sempre atribuí o maior crescimento de algas ao número insuficiente de otocinclus. Nunca sequer cheguei a dar-lhes comida em comprimidos, nem courgettes por achar que não necessitavam. Contudo, algo se pode estar a passar. Vou verificar tudo.

Obrigado a todos!

Abraços