Anonimato


André Limede

Recommended Posts

Pois é...não sei se algumas pessoas se lembram...se se lembrarem, chamem-me preguiçoso á vontade...eheh :bs_quesexclaim:

 

Para quem não sabe, tenho um aquário de 96 litros á pouco mais de um ano...NUNCA "viu" 1 peixe...até é com uma certa vergonha que escrevo isto...porque aqui normalmente, compram tudo e no dia a seguir está montado...

Na ultima montagem andava todo preocupado com as fertelizações e etc...e deve ter sido isso que me lixou...porque andei com aquilo logo ao principio, com carradas de luz....

 

Bem, agora é começar tudo de novo, a ver se tudo vai ao sitio ainda antes do final deste ano! (tenho de ter prazos longos.... :wacko: )

 

O aquário já tem areão/areia...depois posso pôr uma foto, para terem noção de como está.

O próximo passo vai ser as pedras e os calhaus :lol:

Depois de escolher bem as plantas (não quero ter uma plantadozão....uma coisa leve)

Estou a pensar numa planta que me dê até 2/3 do aquário, robusta e de folhas largas (género Cryptocotyne ou Echinodorus) mais uns fetitos e uma planta alta e esguia mas com um caule forte (género rotala...).

Depois de ter o aqua cheio e com tudo a trabalhar, na 1ª semana vou fazer mudas diárias de 10l para ver se a coisa asenta...também pretendo ter CO2 caseiro.

Depois, nas 1ªs 2/3 semanas, devo ligar só 2 lãmpadas de 24 watts e não devem haver fertelizações...para ter menos problablidade de criar algas... :?

No fim disso, se tudo correr bem, meto tudo normal e junto os 2 guppys que tenho....

 

Já agora deixo o set-up...

 

aquário: 80x30x40

filtro: eheim classic 2211

calha: 3x24watts

não sei se há mais alguma coisa assim muito importante a dizer... :roll:

 

Bem, se acharem que alguma coisa está mal, é dizer sff... :D

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma coisa está mal? ALGUMA COISA ESTÁ MAL? Então andas meia vida desaparecido e atreves-te a colocar um tópico sem fotos?!?

 

Pelo menos metias lá os bichos que andam aí por casa a reproduzir-se desenfreadamente... a propósito, queres que te ofereça uns bichos-pau, são muito engraçados, sempre podes ter um áqua para eles que demore menos tempo a estar funcional, ou não!

 

Deixa-te de conversas e mete aí as fotos ou despacha-te com a montagem!

 

Ficamos à espera

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá ai está...agora não fiquem desanimados... :music_singguitar:

 

PB130341.jpg

 

PB130343.jpg

 

PB130345.jpg

 

PB130346.jpg

 

Usei areão mais grosso, que é para "arejar" bem as raizes das plantas...como disse, o aquário não está grande coisa...mas acho que chega para aprender a trabalhar com isto...eheh ;)

 

Digam o que acham da disposição dos calhaus sff :D

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto da disposição dos maiores, dir-se-ía que estão bem dispostos, felizes vá, mas as pedras pequeninas não gosto, a tua mãe deve ficar feliz por seres assim tão arrumadinho, já eu não, gosto delas "ao calhas", calhaus é ao calhas, também há bichos-calhau, mas isso já é outra história, só conto quando calha!

 

Vai lá desarrumar isso... Quando pões as plantas? É que assim não tem "planta" nenhuma!

 

Aguardamos! :animal_fish:

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

As Echinodorus são plantas muito exigentes em termos de fertilizante.

Sem substrato fértil não vais conseguir grande coisa delas.

 

Ainda bem que não tem água...

Tira tudo e aplica o que aprendeste, inclusive a colocação das pedras.

O substrato é fundamental para qualquer Aqua, sem ele não tens plantas ou as que tens não se vão desenvolver como deveriam (excepção claro para as anubias e as flutuantes).

 

Gostei todavia da parte de fazer as coisas com calma.

Não querer montar um Aqua num só dia é um bom avanço teu.

Estas no bom caminho.

Como recompensa, não te volto a oferecer novamente um xisto muito mais XPTO que esses que aí tens, mas dou-te os meus parabéns, o que parecendo pouco é muito mais que nada.

 

 

Abraço

P.S. posta aí umas fotos do substrato fértil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ohh....já me estão a lixar :? tchii...

 

Eu quero plantas de baixa manutenção...nada muito por ai além, o orçamento agora não dava para tal coisa :D eu tenho é os "comprimidos" de fertelização, posso não pôr essa planta, aquilo é um exemplo de plantas que eu gosto...porque ainda não estudei bem a parte das plantas...as pedras, os xistos até nem acho mal, as outras acham que devia pôr como...quando estava a pô-las deu-me emsmo branca de imaginação :P eheh

 

Não quero um aquário que me dê grande trabalho...agora 10º ano, qualquer coisa vai a média pelo cano :lol:

Por isso, se souberem plantas grandes e de folha larga aconselhem ai ;) senão me engano existem anubias desse tipo...estou certo?

 

Este aquário, voltando a referir, é só um "prótotipo", é apenas a minha base de aprendizagem, apesar de ainda não ter tido nenhum peixe, já aprendi muito com ele...depois de algum tempo com ele (é melhor que dure :( ) devo fazer aquários, que acho que nunca vi por aqui, mas devem existir, monoespécie....assim dá menos trabalho :lol:

 

Pronto, já estão a ver onde quero chegar...obrigado a todos pelo apoio ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila,

tou a ver que isto tinha mais movimento antes das fotos...assustaram-se :eusathink:

 

Aqui fica uma pequena duvida:

já me disseram que os classic (filtro) são complicaditos de ferrar....alguem conhece uma maneira mais simples do que ter de andar a soprar água pelos tubos??

 

Cump :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quem te disse isso não percebe nada de 'Classics'...

São tão ou mais fáceis de ferrar que os outros.

 

No meu caso (2213) faço assim: Tenho o filtro abaixo do nível da água, portanto é só fechar as torneiras, tirar o filtro, limpá-lo e recolocar que ao reabrir as torneiras a água vai entrar e expulsar o ar 'ferrando' o filtro impecavelmente.

 

Já leste algo acerca de Dry-start?

Dá uma pesquisada e verás que não é nenhum bicho de sete cabeças.

É prático, cómodo e barato além de ser 'à prova de algas'.

Lê e se tiveres dúvidas pergunta que há de haver quem te responda, nem que seja eu...

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheh, obrigado babykhan :oops:

 

Então, basta-me encher o filtro com água (está dentro do móvel, portanto debaixo do nivél de água) fechar as trancas e ligar e está pronto....certo? depois basta desligar (fechar as torneiras é que não percbi bem :lol: ) abrir as trancas fazer o que tenho a fazer e depois voltar a ligar.....correcto?

 

Sim, sei o que é dry-start....dá para fazer com qualquer tipo de plantas?? pensei que fosse só com plantas de tapete....tenho que ler mais um pouco então.

 

Cump :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

André o Dry-start da para quase todas as plantas de aquario. E muito facil, basta colocar as plantas no sitio do aquario desejado, humedecer o substracto, vidros... E colocar aquele plastico de cozinha no topo do aquario. Depois basta abrir um cantinho do papel e borrifar agua la para dentro quando precisar. Eu fiz assim e resultou apsar de nao ter obtido muitos resultados devido a ter comprado plantas ja muito debeis.

 

Cumprimentos do Nuno Toste

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, basta-me encher o filtro com água (está dentro do móvel, portanto debaixo do nivél de água) fechar as trancas e ligar e está pronto....certo? depois basta desligar (fechar as torneiras é que não percbi bem :oops: ) abrir as trancas fazer o que tenho a fazer e depois voltar a ligar.....correcto?

Boas

 

Sim.

 

Com o filtro abaixo do nível da água, é só fechar as torneiras, tirar o filtro, limpá-lo e recoloca-lo que ao reabrir as torneiras a água vai entrar e expulsar o ar e ferrar novamente o filtro.

 

Como o Nuno Toste já te explicou (muito bem) dá para quase todas as plantas.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ia mesmo agora pôr aqui uma coisita...xD

Também és da Figueira é? Fixe :(

 

Ora aqui está uma pequena selecção...

 

Aqua.jpg

 

A azul: feto de java

 

A vermelho: Cladophora aegagrophila (?????)

 

Qual a melhor anubia que melhor aqui ficaria? e lá atrás...que espécies de rotalas cham fáceis de manter para dar uma vista de olhos?

 

Cump :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Btw, as minhas plantas estao a precisar de uma poda ... Sao quase todas da mesma especie, mas se qiseres dou-te as qe podar :S Nunca consigo arranjar qem as qeira e acabam por ficar numa taça e com o tempo vao para o lixo ...

Se qiseres diz ... Dps nao sei é como tas dar :$

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oila,

e o que acham de Rotalas Indica ou Rotala sp. ''green'' para o fundo? são muito dificeis em termosa de cuidados ou de encontrar por ai??

 

Mais uma coisa, acham que aquelas bolas de musgo ficam bem naquele sitio ou nem por isso? ;)

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nop, não pus...mas se for preciso para algumas mais exigentes no que toca a substracto posso pôr umas placas de humus da prodac, que pelo que já vi dão bons resultados... :D

 

E o efeito que isso te dá no aqua? é porreiro?

 

Cump ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.